terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Estudante de Aracati faz 14 provas em menos de 4h para concluir o ensino médio

Cada vez mais cearenses estão fazendo avaliações de conhecimento para antecipar a conclusão do ensino médio. O intuito é entrar o mais cedo possível na universidade. Jovens de 15 ou 16 anos têm que demonstrar que estão aptos para isso. Primeiro, sendo aprovados no Enem; e, por último, passando nas provas internas da própria escola. Acontece que nem sempre os colégios “facilitam” esse processo. Foi o caso do estudante Henrique Matias, de 16 anos de idade.

O cearense de Aracati, Henrique Sampaio, foi aplaudido pelos professore depois de ter terminado as 14 provas em apenas 3h30 na manhã desta terça-feira (22), no Instituto São José.

Após ter sido aprovado pela segunda vez seguida no Enem, ele recebeu autorização do Conselho Estadual de Educação(CEE) para fazer o exame na escola, que, por sua vez, se negou a realizar os testes. A direção doInstituto São José, localizado no município deAracati, a 148 Km de Fortaleza, só autorizou a realização da avaliação nesta terça-feira (22), último dia de inscrição nas universidades, após ligação do presidente do CEE, professor Edgar Linhares e reportagem publicada nesta segunda-feira (21) na Redação Web do Diário do Nordeste. A pauta foi sugerida pela própria mãe.

Maratona para se matricular na faculdade

O cearense teve que fazer 14 provas no mesmo dia para obter o certificado de ensino médio da escola de Aracati. O resultado foi surpreendente. Ele conseguiu terminar todos os testes em apenas 3h30. Ficou em sala de aula das 7h às 10h30 da manhã. “Tirei 10 na maioria das provas, 9 em algumas e 8 em duas. Não estava difícil. Só foi muito cansativo”, disse o estudante, que escolheu o curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Rio Grande do Norte (Ufersa), em Mossoró.

De acordo com a mãe dele, foi bastante desumano o fato de ser obrigado a fazer 14 provas. “Nós fomos avisados só no fim do dia anterior. Professores foram chamados às pressas para elaborarem as questões. 

Meu filho nem conseguiu dormir direito, ansioso, mas ele foi tão herói, que, depois de ter terminado, os professores o aplaudiram”, disse Alessandra. “Vamos pegar o certificado e levar agora mesmo para a universidade lá em Mossoró”, conta ela, antes de pegar a estrada rumo ao Estado vizinho ainda no fim da manhã desta terça-feira (22).

Mais dois mortos durante o velório de 5 amigos em São Paulo



Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas em um acidente entre um carro e uma camionete ocorrido na manhã desta terça-feira (22) na rodovia Brigadeiro Faria Lima, entre Barretos e Colômbia - São Paulo. 

As vítimas se dirigiam ao velório de cinco amigos, que faleceram ontem em decorrência de uma batida entre um caminhão e um carro que ocorreu na mesma estrada. Tanto os dois mortos no acidente desta terça, quanto os cinco na batida ocorrida ontem, eram funcionários da Usina Continental, de Colômbia. Walter Luís Augusto da Silva, 36, e José Luis Mantel, 40, seguiam para Colômbia nesta terça quando, por volta da 7h30, bateram de frente com uma camionete que tentava uma ultrapassagem, de acordo com a Polícia Militar. Eles morreram no local. 

As outras duas vítimas, que estavam na camionete, foram socorridas e levadas para um hospital particular de Barretos. Elas permaneciam internadas na unidade hospitalar até a manhã desta terça.

Filhos de motorista dizem que pai passou mal antes de levar Zezé Polessa

Luciana Lopes e Alexandre Lopes, filhos do motorista Nelson Anderson Lopes, que faleceu depois de levar a atriz Zezé Polessa para o Projac, prestaram depoimento na 32ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (22). A atriz ainda prestará depoimento, na próxima quinta-feira.

De acordo com o delegado Mauricio Mendonça, Luciana e Alexandre relataram que o pai, de 63 anos, estava se sentindo mal antes mesmo de ir trabalhar. Nelson disse aos filhos que iria ao hospital depois de deixar Zezé na gravação da novela "Salve Jorge", de Gloria Perez. No trajeto, a atriz teria discutido com o motorista pelo caminho tomado.

Lopes começou a passar mal depois de ter deixado a atriz no local das gravações e foi levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra, onde veio a falecer. "O Nelson ligou para os filhos dizendo que estava indo ao hospital. Quando os filhos chegaram lá, ele estava morto", prosseguiu o delegado.

Felipão chama Ronaldinho e Julio César para reestreia pela Seleção

Luiz Felipe Scolari está de volta à Seleção e trouxe o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, e o goleiro Julio César, do Queens Park Rangers, juntos. Os dois estão convocados para enfrentar a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, no estádio de Wembley, em Londres, partida que vai marcar a reestreia do treinador pelo Brasil. O meia Kaká, do Real Madrid, segue fora.

- De volta à Seleção. Feliz, muito feliz! - escreveu o R49 no Twitter logo após o anúncio.

A principal novidade da lista de 20 atletas é o zagueiro Dante (Bayern de Munique), convocado pela primeira vez para usar a amarelinha. Há seis atletas que atuam no futebol brasileiro: Neymar e Arouca (Santos), Luis Fabiano (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Fred (Fluminense) e Ronaldinho.


Motorista passa mal ao dirigir e se envolve em acidente em Iguatu


Uma colisão envolvendo veículos foi registrada em Iguatu. No início da manhã desta terça-feira, 22, um acidente de trânsito aconteceu na Rua Deodato Matos nas proximidades do quartel da Polícia Militar.

O incidente envolveu um Corsa Classic de placas OCS – 3659, sendo conduzido pelo senhor Juvenal Henrique da Costa, ‘Juvenal da Dimol’, de 73, colidiu na traseira de uma Scania de placas KEF – 5817, Teresópolis – RJ, que se encontrava estacionada, tendo como proprietário Vladimir de Oliveira.

O filho do senhor Juvenal, disse que esteve com seu pai no hospital e ao lado de médicos ficou detectado que ele passou mal ao dirigir e não conseguiu parar o veículo se envolvendo em um acidente, mas graça a Deus só teve danos materiais e ele passa bem. "Quero agradecer aqui a todos os amigos que nos ligaram preocupados e aproveito este momento para comunicar que foi apenas um susto”, disse Juvenal Junior (Júnior da Gráfica).

O motorista Juvenal Henrique começou a passar mal nas proximidades de um bar na Rua Deodato Matos, quando bateu no retrovisor  de uma saveiro de placas NUX – 2106, o mesmo não conseguiu parar o veículo e colidiu contra a traseira de uma carreta que estava estacionada em frente ao IBAMA de Iguatu.

Cearenses suspeitos de estelionato são presos em Pernambuco


A Polícia Civil de Petrolina,a 730 km de Recife, desarticulou nesta segunda-feira (21) uma quadrilha suspeita de estelionato. Os integrantes estariam  fazendo empréstimos em bancos particulares se passando por aposentados do INSS. O grupo é de Fortaleza. A quadrilha foi presa em flagrante em um banco no Centro da cidade pernambucana.

Quatro homens e uma mulher estavam tentando fazer um saque no caixa quando foram abordados pelos policiais. De acordo com a polícia civil, o grupo é suspeito de fazer empréstimo em correspondentes bancários se passando por aposentados ou beneficiários do INSS.

"Eles procuram identificar a pessoa com INSS que residem na cidade e com informações privilegiadas junto ao próprio INSS conseguem saber os endereços e a qualificação dessas pessoas. Diante desses dados eles falsificam essa documentação tais como RG e CPF e vão ao correspondente bancário e ali dão entrada no empréstimo. Efetivado o empréstimo eles vão ao banco e fazem o saque naquela conta corrente se passando por aquele beneficiário", explicou o delegado Magno Neves.

Com a quadrilha, a polícia civil encontrou documentos falsos, contratos de empréstimo em bancos particulares, vários chips,  celulares e R$ 5.500 mil em dinheiro. Segundo o delegado, o número de estelionatários pode ser bem maior. "Há indícios que há mais pessoas participando desse golpe. Porém, para não atrapalhar as investigações, nós ficaremos com essas informações somente com a polícia".

85 municípios cearenses registraram chuvas nas últimas 24h

Postos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registraram chuvas em 85 municípios do Ceará. Os índices pluviométricos mais altos foram registrados entre 10h35min da última segunda-feira (21) e 10h35 deste terça-feira (22) naregião Sul do Estado.

Novamente, a macrorregião do Cariri teve o maior número de municípios com chuvas, 36 no total. Os maiores índices foram registrados nas cidade de Granjeiro (75,2 mm) e Lavras da Mangabeira (70 mm). Já a cidade de Quixoá, no Sertão Central do Estado, registrou chuva de 69 mm.

Segundo a Funceme, as precipitações estão associadas ao avanço do sistema atmosférico Zona de Convergência do Atlântico Sul, com orientação Noroeste/Sudeste.

A previsão do tempo para as próxima 24h é de céu parcialmente nublado e chuvas isoladas em todo o Estado. Não houve registros de chuvas em Fortaleza.

Polícia recupera moto roubada e prende um dos acusados de praticar o delito em Acopiara


“Fiquei com muito medo ao ver uma arma apontada para mim. Na hora só rezava para que tudo ocorresse bem. Entreguei minha moto, meu celular e eles fugiram em alta velocidade”. Esse foi o relato do jovem Antônio Naeliton Vieira de Almeida, 25 anos, vítima de assalto na noite de ontem, 21, por volta das 20 horas, no município de Acopiara-CE.

Naeliton acionou a polícia instantes após o crime, e informou aos militares que a dupla teria o abordado e roubado sua moto Honda CG Fan 150 cilindradas, cor preta e placa NVD – 7796, além de um celular Galaxy Mini. Segundo a vítima, os acusados estavam em uma moto vermelha, sendo que um deles estava armado. Após o delito, ambos fugiram em direção à cidade de Mombaça.


Duas viaturas do Ronda do Quarteirão iniciaram as buscas e chegarem à localidade da vila Martins se depararam com dois homens de características semelhantes à informada pela vítima. No momento da abordagem um deles conseguiu fugir, dispersando-se da motocicleta roubada e entrando em um matagal de difícil acesso.

O outro acusado, Jose Roberto Ferreira Moreira, 26 anos, residente no Sítio Ipueiras, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Acopiara onde será autuado por roubo, artigo 157. Contra o mesmo, não constava nenhum registro no SIP (Sistema de Informações Policiais). A moto foi recuperada e entregue ao proprietário.

Carnaval de Acopiara será o maior do interior cearense

Homem é morto durante assalto a posto de combustíveis no Ceará

Um gerente de um posto de combustíveis no Distrito de Tabatinga, no Município de Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, foi morto com um tiro no início da tarde desta segunda-feira (21). De acordo com a Polícia Militar, o posto foi assaltado, a vítima não reagiu. Mesmo assim foi assassinado.

Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha 66 anos. Ele foi ao posto para  acompanhar o conserto de uma das bombas de combustível, quando dois homens em uma moto de cor preta pararam ao seu lado e anunciaram o assalto.

O gente foi obrigado a abrir um cofre na administração do posto. Os suspeitos pegaram R$ 3,6 mil e, antes de irem embora, atiraram no tórax da vítima. O stabelecimento não tem circuito interno de câmeras.

Homem preso em Juazeiro do Norte assumiu assalto ao BB de Várzea Alegre

Após cinco dias de investigações a polícia elucidou o assalto contra o setor de caixas da agência do Banco do Brasil de Várzea Alegre ocorrido na madrugada da última quarta-feira. 

Um dos envolvidos foi preso por volta das 18h30min deste domingo no bairro Jardim Gonzaga em Juazeiro do Norte. Numa ação coordenada pelo Capitão Luciano Rodrigues, Comandante da Companhia de Crato, e o Delegado de Várzea Alegre, Marcos José, a polícia deu cumprimento a um mandado de prisão temporária.

O vendedor José Edson Santana da Silva, de 32 anos, reside na Travessa Holanda Bezerra, 49 daquele bairro em cujo imóvel a polícia encontrou ferramentas como pé de cabra e maçarico, provavelmente usados no arrombamento aos dois caixas do BB várzealegrense. Ele tinha em seu poder um veiculo Corolla de cor preta, ano 2000, e placas MNV-1348, inscrição de Juazeiro do Norte, e assumiu participação no assalto acrescentando que teve o apoio de mais quatro comparsas todos do Mato Grosso.