sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Empresário tenta matar juiz por ter posto sequestrador dos filhos em liberdade

Um empresário foi preso, na noite desta quinta-feira (27) em Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, acusado de tentar matar um juiz, cujo nome ainda não informado. Segundo a polícia, Aldir Furtado Lopes tentou assassinar o magistrado, pois ele teria liberado um dos acusados de sequestrar os filhos do empresário no final do mês de dezembro.

Inconformado com a decisão judicial, Aldir foi até o fórum da cidade com uma pistola e disparou contra os servidores do local. O acusado só parou de atirar quando soube que o juiz responsável pela liberação de um dos sequestradores não estava no fórum. O empresário fugiu em um carro. Houve perseguição, troca de tiros e ele foi preso em flagrante com uma espingarda e 12 cartuchos deflagrados.

O sequestro

De acordo com a polícia, Aldir teve a casa invadida no dia 28 de dezembro de 2011. Os acusados, Elias Balbino e Raimundo Firmino Neto, roubaram joias, aparelhos eletrônicos, um carro e fizeram cinco pessoas reféns -, três filhos do empresário, um adolescente de 16 anos, a empregada doméstica e uma amiga da família .

Após duas horas fazendo os jovens de reféns, os sequestradores soltaram-nos na cidade de Hidrolândia, a 251km de Fortaleza. Uma semana após o crime, a polícia conseguiu prender os sequestradores. Eles foram levados para a cadeia do município. Na última quarta-feira (25), o juiz teria assinado a liberdade provisória do acusado Elias Balbino.

Acidente de trânsito provoca duas mortes em Acopiara

Um acidente de trânsito(colisão) entre um caminhão do lixo responsável pela limpeza pública e uma motocicleta, fez duas vítimas fatais.

Esse acidente aconteceu na manhã de hoje por volta das 07h30min no Sítio Escuro na CE que liga Acopiara a Catarina.

As vítimas foram, José Dionísio da Silva,ele que era o condutor da moto, 47 anos, natural de Acopiara, agricultor, casado, filho de Joaquim Mariano da Silva e Maria Iracema Dionísio, residente no distrito de São Paulino, Acopiara-CE e Modesto Roseno Garcia, esse era o garupeiro da moto, natural de Acopiara, agricultor, casado, filho de Francisco Roseno Garcia e Maria Sebastiana da Conceição, residente na Rua Antônio Moreira, na Vila Esperança, Acopiara-CE.

Segundo Populares a moto HONDA CG 125 TITAN KS, de placa HWF 8847, cor azul, ano 2000, vinha do Distrito de São Paulino com destino a Acopiara, quando o caminhão Chevrolet TROEX, de placa HVY 9768, cor azul,que inclusive é responsável pela limpeza pública em Acopiara e seguia em sentido contrário ao desviar de uma motocicleta que estava a frente veio a ter uma colisão frontal. O motorista evadiu-se e as duas vítimas vieram a óbito no local.

Agnaldo Timóteo presta depoimento sobre suposta rede de pedofilia

O cantor e vereador Agnaldo Timóteo prestou depoimento, nesta quinta-feira (26), por mais de duas horas, em uma delegacia de Caratinga, na Região Leste de Minas Gerais. Ele é testemunha de um processo que investiga um suposto esquema de pedofilia e exploração sexual de jovens atletas que sonhavam ser jogadores de futebol profissional.

Durante a “Operação Contra-Ataque”, a polícia cumpriu seis mandados de prisão. Entre os presos está um treinador de futebol, de 49 anos, que, segundo as investigações, atraía crianças e adolescentes que tinham o sonho de ser jogador de futebol e abusava sexualmente deles.

O treinador era amigo de Timóteo e esteve na casa do artista, no Rio de Janeiro, com duas crianças suspeitas de serem vítimas da quadrilha. A delegada Naiara Travassos, confirmou que o suspeito manteria relações homossexuais com os adolescentes.

No depoimento de Timóteo, ele negou qualquer envolvimento no caso e não sabia desta investigação contra o amigo. Logo depois de prestar esclarecimentos, o cantor disse à imprensa que apenas o ajudava, apoiando financeiramente os testes de futebol dos garotos. "“Ele jamais disse uma só palavra que pudesse representar desrespeito para os seus atletas. Eu ajudo... sempre que ele pede, eu ajudo. E eu sempre posso, graças a Deus”, disse Timóteo, referindo-se ao comportamento do treinador.

Ainda segundo a delegada, o inquérito que apura o caso está em fase final e deve ser concluído nas próximas semanas.

Padre Antônio Maria é feito refém em invasão de mosteiro

O padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor, estava no grupo feito refém durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (25). Os criminosos entraram no local e renderam cerca de 15 pessoas, incluindo o padre, freiras, jovens adotados e o caseiro do local. O grupo fugiu levando eletrônicos, dois carros e dinheiro. Ninguém havia sido preso até o final da manhã desta quinta-feira (26).

“Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei ‘meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade’. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.

Logo após ser desamarrado, o sacerdote disse a um dos criminosos que iria rezar por ele. “Eu falei ‘eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos’. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até ‘eu quero te dar um abraço’, e eu abracei ele e ele me abraçou”, disse.

Acidente de trânsito provoca duas mortes em Acopiara

Um acidente de trânsito(colisão) entre um caminhão do lixo responsável pela limpeza pública e uma motocicleta registrado há poucos instantes em Acopiara, no síto Escuro, fez pelo menos duas vítimas fatais.

De acordo com informações da polícia uma das vítimas foi identificada como José Dionísio da Silva, 47 anos.

A outra ainda não teve seu nome revelado. A polícia está no local realizando os procedimentos de praxe.

Aguarde mais informações

Tremores de terra em Sobral estão mais frequentes

A atividade sísmica nesta cidade vem registrando abalos com mais frequência desde 2008. Em quatro anos, a região tem sofrido pequenos tremores de terra, que já somam mais de quatro mil. Neste ano, o primeiro tremor foi registrado foi na madrugada da última quarta-feira, com 2.1 de magnitude. Os 2.1 graus na escala Richter não assustaram tanto os moradores do distrito de Jordão, onde o abalo foi mais sentido.

A Defesa Civil de Sobral está sempre de prontidão para esses eventos, que vem se verificando com mais assiduidade em Jordão. Tanto que o subtenente Marcos Costa é o primeiro a relatar os abalos à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que mantém um centro de estudos sismográficos do Nordeste. É com base nas orientações da UFRN que a Defesa Civil sobralense toma as medidas necessárias para tranquilizar a população da região.

Ceará é o 4º Estado do Nordeste em registro de novos casos de hanseníase

O Ceará é o quarto estado da Região Nordeste em registro de novos casos de hanseníase. De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (26), a cada 100 mil habitantes no Estado, 21,86 contraíram a doença em 2011.

A média cearense foi superior à brasileira, que teve 16,88 novos casos a cada 100 mil habitantes. Mesmo assim, o Ceará obteve queda no número de novos casos em relação a 2010, quando foram contabilizados 25,34 casos pela parcela da população.

O ranking do Nordeste é liderado pelo Maranhão com 50,91 novos casos a cada 100 mil moradores, seguido de Pernambuco (27,47) e Piauí (24,40). No Brasil, quem encabeça as estatísticas são os Estados do Mato Grosso (77,89), Tocantins (72,14) e Rondônia (52,55).

A doença
A hanseníase é infecciosa e atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. É importante que, ao perceber algum sinal, a pessoa com suspeita da doença não se automedique e procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo. Todos os casos de hanseníase têm tratamento e cura.

Filho de sargento do Exército morre em acidente grave na CE-040

Um jovem filho de um sargento do Exército morreu, na madrugada desta sexta-feira (27), após a colisão seguida de incêndio do carro que conduzia. O acidente ocorreu no km 30 da CE-040, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A vítima foi identificada como Maxwel Mota Cunha, de 25 anos.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro saiu da pista, bateu em um muro e “decolou”, caindo em um terreno. A vítima foi arremessada por cerca de dez metros. Com o impacto da colisão, o veículo pegou fogo. Os bombeiros foram acionados para apagar as chamas.

Diretor-geral do Dnocs pede desligamento do cargo

O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas, Elias Fernandes, pediu exoneração hoje (26), após denúncias de irregularidades no órgão. O secretário nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues, assume interinamente o cargo.

O pedido de desligamento foi feito durante reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Fernandes foi acusado de irregularidades, após um relatório divulgado no final de 2010, pela Controladoria-Geral da União (CGU), apontando desvios de recursos públicos em obras do Dnocs de combate às secas no Ceará.

Toda a diretoria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) será substituída, e não só o diretor da instituição, Elias Fernandes, que caiu ainda há pouco. Foi esse o acordo fechado pelo governo com o PMDB. Padrinho de Fernandes, o líder Henrique Eduardo Alves ganhou o direito de indicar seu sucessor.