sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PR indicará Tiririca para Comissão de Educação e Cultura

O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como o palhaço Tiririca, será indicado pelo partido para titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. De acordo com o líder do partido, Lincoln Portela (MG), a decisão foi tomada em conjunto com Tiririca, que pediu para integrar a comissão permanente, segundo seu gabinete.

"Ele é um humorista de êxito no Brasil, tem vasta experiência e pode contribuir culturalmente nessa área", disse o líder, acrescentando que Tiririca já deverá votar para eleger o presidente da comissão, na próxima semana.

Tiririca foi o deputado federal mais votado do País nas eleições de outubro, com mais de 1,3 milhão de eleitores. Antes de assumir o mandato, o deputado enfrentou um processo que apurava a suspeita de falsificação da declaração apresentada à Justiça Eleitoral afirmando que sabia ler e escrever.

Chuva provoca acidente com viatura da Delegacia de Acopiara

A chuva provocou um acidente com a viatura da Delegacia Municipal de Acopiara, na manhã desta sexta-feira (25), no quilômetro 38 da BR-116, em Horizonte. O veículo ofocial era dirigido pelo delegado Marciliano Oliveira Ribeiro.

O titular da Delegacia Municipal de Acopiara informou  que a viatura perdeu a aderência e saiu da pista. Por sorte, ele nada sofreu. As primeiras informações chegadas ao conhecimento da imprensa e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) davem conta que o acidente envolveu um carro de passeio e um caminhão, resultando em cinco vítimas, que ficaram presas às ferragens.

A equipe da PRF foi ao local e constatou que o acidente resultou apenas em danos materiais. O titular da Delegacia Municipal de Pacajus, Marcelo Moura, disse ao Jangadeiro Online que recebeu um comunicado do Departamento de Polícia do Interior (DPI) para ir ao localo do acidente verificar o que tinha ocorrido e providenciar o socorro às vítimas, caso tivesse alguma.

A viatura da Delegacia Municipal de Acopiara foi rebocada e levada ao Setor de Transportes da Polícia Civil. Marciliano Ribeiro conduzia o veículo em velocidade compatível com o trecho. Ele frisou que estava inda mais devagar, devido á chuva. “Felizmente, foi só o susto”, encerrou.

Ministérios estudam idade mínima para aposentadoria

O governo federal estuda a adoção de idade mínima para concessão de aposentadoria integral a trabalhadores do setor privado.

A proposta está em discussão nos ministérios da Fazenda e da Previdência e deve ser apresentada à presidente Dilma Rousseff em março.

Segundo a Folha apurou, a proposta mais forte hoje é 65 anos de idade para homens e 60 para mulheres, no caso dos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que atende aos trabalhadores do setor privado.

A mudança valeria apenas para quem ainda não entrou no mercado de trabalho.

Pelas discussões, a ideia é substituir, no futuro, o atual fator previdenciário --fórmula de cálculo do valor do benefício para desencorajar aposentadorias precoces, adotado a partir de 1999.

O fim do fator é uma demanda das centrais sindicais e tem apoio de alas petistas. Mas, como não há hoje idade mínima para aposentadorias em valor integral no setor privado, o Executivo alega não poder abrir mão de um instrumento que evite ampliação do deficit previdenciário.

Em 2010, a despesa com o INSS chegou perto de 7% do PIB e a 36% dos gastos da União, excluindo da conta os encargos da dívida pública.

O Palácio do Planalto foi informado sobre a elaboração da proposta e não desautorizou o debate. Segundo alguns interlocutores da presidente, Dilma irá fazer um cálculo político para decidir se leva o tema adiante.

O assunto é polêmico. Como a mudança seria somente para os futuros trabalhadores, ministros argumentam que o embate seria menos amargo do uma iniciativa que mexa em direitos atuais.

Na campanha eleitoral, a então candidata disse que não tocaria uma reforma da previdência. Se patrocinar a medida, pode encontrar pela frente forte resistência das centrais, com as quais já se atritou na definição do salário mínimo de R$ 545.

População promove quebra-quebra, e prefeito foge de Valença (BA)

A população da cidade de Valença, a 120 quilômetros de Salvador (BA), tenta nesta sexta-feira (25) retomar a rotina após uma noite de intensos protestos e depredações. Por causa da fúria popular, o prefeito Ramiro Campelo de Queiroz precisou deixar a cidade. Houve quebra-quebra, saques em lojas, interrupção do trânsito e muita confusão.

Segundo moradores da região, a população protestava exigindo mais segurança. O estopim para a revolta foi o latrocínio de um jovem, ocorrido dentro de casa. O corpo permaneceu dois dias à espera de um legista para a necropsia. Ele teria sido a 14ª vítima da violência neste ano no município, que tem uma população estimada em pouco mais de 88 mil pessoas.

Foi necessário o reforço de policiais da região para conter os ânimos. A população apedrejou prédios como o da prefeitura e o da Receita municipal. Lojas da família do prefeito foram saqueadas e depredadas.

"Eu ainda estava no gabinete, despachando com alguns vereadores, quando ouvi os gritos de "fora, prefeito". Se não fosse a proteção policial, eles teriam invadido a prefeitura e nem sei o que poderiam ter feito. Foi terrível, nunca vi isso em minha cidade", disse Campelo, que foi escoltado para Salvador.

"Ainda tentei argumentar que essa questão do legista não é de responsabilidade municipal, mas do governo do Estado. Porém, os revoltosos não quiseram ouvir", completou .

Segundo informações da polícia, existem apenas dois legistas para atender a região, o que justificaria a demora na liberação dos corpos. Já houve caso de corpos aguardarem até três dias no Departamento de Polícia Técnica para serem necropsiados.

O prefeito admite que os índices de violência são crescentes na cidade e afirmou que aproveitaria a sua estada em Salvador para conversar sobre o assunto com o governador Jaques Wagner (PT). O governador, no entanto, viajou para a Coreia do Sul. Segundo a assessoria do governo baiano, Campelo deverá ser atendido pelo governador em exercício, Otto Alencar.

De volta aos treinos na prisão, Bruno pensa em se reapresentar ao Fla

A rotina de treinos no presídio Nelson Hungria, em Contagem (MG), foi estabelecida há um mês. Primeiro visando apenas à melhora física. Deu resultado. Bruno recuperou grande parte dos 12 quilos que tinha perdido nos primeiros meses de detenção. Nesta semana, ele foi autorizado a fazer atividade com uma bola profissional. Mesmo tendo no horizonte um júri popular por sequestro e cárcere privado, homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver, ele imagina que, se obtiver um habeas corpus e responder em liberdade, tem chances de retomar a carreira profissional.

A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, avisou que o considera página virada, mas ainda há um contrato em vigor até o fim de 2012. Por isso, de acordo com seu procurador, o goleiro, de 26 anos, sonha em se reapresentar no Ninho do Urubu.

Na última semana, o procurador do goleiro esteve ao lado do advogado Robson Martins Melo no departamento jurídico do Rubro-Negro. No clube, comenta-se que o goleiro enviou duas cartas em setembro de 2010, quando estava detido no Rio: uma aos ex-companheiros e outra a um grupo de torcedores. Um emissário as pegou no presídio em Bangu, deixou que os destinatários lessem e posteriormente as queimou. Nos textos, ele agradeceu as demonstrações de carinho, pediu que não fosse abandonado e reiterou que o grande sonho era retornar ao Flamengo. Victor conta que a história é um pouco diferente:

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção à aids no carnaval

O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira, 25, a campanha de prevenção à aids no carnaval. Mulheres de 15 a 24 anos de idade com baixa renda e pouca escolaridade são o principal alvo. O lançamento será às 11h, na quadra da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, a campanha terá duas fases. No período que antecede o feriado, o apelo é para o uso do preservativo nas relações sexuais. Depois da folia, a ideia é estimular as pessoas que tiveram relação sexual desprotegida a fazer o exame.

Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia de aids no Brasil está estabilizada, mas ainda há um número importante de óbitos provocados pela doença. Por essa razão, o diagnóstico precoce será priorizado nos próximos quatro anos de governo.

Presa dupla acusada de estuprar menina de 10 anos em Campos Sales

Policiais militares prenderam Francineudo Bezerra de Souza, 23, mais conhecido por “Nego Eudes”, e Claudenilson da Silva Góes, 18, o “Nilsim”. Os dois são acusados de terem estuprado uma uma menina de 10 anos. O crime foi cometido na última quarta-feira (23), em Campos Sales, no Inhanmuns.

A prisão da dupla ocorreu na CE-292, entre o municípios de Potengi e Nova Olinda, perto da cidade de Fronteiras, no Piauí. O crime deixou a população de Campos Sales revoltada.

Por questão de segurança, o policiamento na cidade foi reforçado, para que ninguém tente fazer justiça com as próprias mãos. Logo após a autuação em flagrante, houve perseguição contínua e os acusados foram levados à Cadeia Pública de Campos Sales.

Ministério da Justiça vai retomar campanha de desarmamento no país

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai retomar "com muito vigor" a política de desarmamento no país. A pesquisa Mapa da Violência 2011, divulgada nesta quinta-feira, 24, apontou uma queda de 7% nas taxas de homicídio no país em 2003, ano em que entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento.

"Parece evidente que a questão mais grave é a do armamento excessivo. Quando nós desenvolvemos políticas de desarmamento, o índice de violência cai. Uma população armada é uma população violenta. Precisamos dar sequência a essa política", afirmou o ministro.

Segundo Cardozo, o ministério vai desenvolver campanhas e programas para incentivar o desarmamento da população. Ele afirmou que será um projeto conjunto entre todas as instâncias de governo e a sociedade. "Vamos discutir com o governo ações nessa área. Temos reuniões previstas com representantes da sociedade civil e esperamos retomar uma política ofensiva de desarmamento.”

Além das medidas de combate à violência armada, serão desenvolvidas ações contra o crime organizado, principalmente na fronteiras. "Para isso é necessário termos um plano de fronteiras que intensifique o combate ao crime organizado. Vamos, em conjunto com os estados de fronteira, criar gabinetes de gestão integrada".

O ministro afirmou que a corrupção é um fator diretamente relacionado ao crescimento do crime organizado. Segundo ele, o crime organizado cresce, pois há permissividade do setor público. "Precisamos enfrentar isso. Recentemente houve operações da Polícia Federal no Rio de Janeiro e em Goiás que desmembraram organizações que tinham policiais envolvidos".

Polícia Federal captura quadrilha em Barbalha

A Polícia Federal foi recebida a bala, na manhã de ontem, durante o cumprimento de vários mandados da Justiça no vizinho Município de Barbalha (a 505Km de Fortaleza). O trabalho fez parte da ´Operação Integração II´ e culminou na prisão de cinco homens, acusados de envolvimento em esquema criminoso de tráfico de drogas.

A operação da Federal aconteceu em conjunto com a Polícia Militar. Os cinco envolvidos foram conduzidos para a delegacia da PF neste Município. Seis veículos foram rebocados e se encontram à disposição das autoridades judiciárias.

Diminui assinatura básica de plano de telefonia destinado à população de baixa renda

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (24) o novo modelo para o programa chamado Acesso Individual Classe Especial (Aice), destinado à população de baixa renda.
Com as mudanças, a assinatura básica mensal, descontados os impostos, passará de R$ 17,23 para R$ 9,50.

A intenção da Anatel é aumentar para 13 milhões o número de pessoas com acesso ao programa, oferecendo o benefício às famílias atendidas pelo Bolsa Família.

O Aice, que existe desde 2005, tem atualmente 184 mil assinantes. As novas regras do programa serão submetidas a consulta pública por 30 dias.

As mudanças incluem também a adoção de uma franquia de 90 minutos para ligações locais entre telefones fixos. O valor estimado do pacote de 90 minutos locais passará de R$ 39,14 para R$ 13,31. O prazo de instalação passará de 30 para sete dias e os clientes poderão optar por um pacote pós-pago – atualmente o Aice é oferecido apenas na modalidade pré-pago.

Também serão adotadas tarifas diferenciadas de acordo com o horário da ligação, como existe hoje na telefonia residencial convencional. A Anatel vai estabelecer regras sobre a divulgação do Aice, que deverá ser feita pelas concessionárias.

De virada, Grêmio perde fora de casa para o Junior Barranquilla-COL

O Grêmio saiu na frente mas não conseguiu manter o resultado. De virada, os tricolores gaúchos perderam para o Junior Barranquilla-COL por 2 a 1, na madrugada de quinta para sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo 2 da Taça Libertadores

A partida, disputada no Estádio Metropolitano, em Barranquilla, na Colômbia, quase ficou marcada por um gol antológico do zagueiro Rodolfo, em chute de antes do meio do campo, um minuto antes de o Grêmio sofrer o segundo gol. No fim, o árbitro deu apenas um minuto e meio de acréscimo.

Borges abriu o placar para o Grêmio. Hernández e Viáfara marcaram os gols colombianos. O Junior Barranquilla-COL agora isola-se na liderança da chave, com 6 pontos. O Grêmio, pelo saldo de gols, é o segundo colocado, com 3 - ao lado do León de Huánuco-PER. O Oriente Petrolero-BOL está na lanterna, sem nenhum ponto.