segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Senador Inácio Arruda perde oportunidade de ficar calado em Iguatu

O senador Inácio Arruda visitou o município de Iguatu, neste final de semana, onde participou de um ato político em prol dos seus candidatos.

No seu discurso ele pediu apoio para os mesmos e se comprometeu em trabalhar pelo saneamento básico do município.

Em tempo

O senador Inácio só esqueceu de dizer que o saneamento de Iguatu ainda não aconteceu por conta de perseguição política dos seus aliados.

Pelo menos 7 milhões de reais, recursos do PAC, continuam depositados na Caixa Econômica Federal esperando para serem liberados.

O prefeito de Iguatu Agenor Neto tem feito um esforço tremendo para iniciar a obra e a perseguição continua.

Pelo jeito, Inácio Arruda perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. De repente, a informação que estão passando ao senador está equivocada.

Indagação

O que o senador Inácio Arruda tem feito ao longo do seu mandato em prol de Iguatu e do Ceará?

Evite o comportamento de risco na internet

Das 8,6 bilhões de páginas na internet acessadas pelos usuários da rede no Brasil no último mês de maio, 1,6 bilhão foi resultado dos cliques no mouse de internautas entre seis e 14 anos de idade, segundo a empresa de consultoria comScore. Os números de uma recente pesquisa da comScore também revelam que as crianças e adolescentes representam 12% da população online no Brasil.

De acordo com o site Internet Responsável http://www.internetresponsavel.com.br/ ,jovens de 12 a 17 anos ficam em média 70 horas online por mês, o equivalente a 140 minutos por dia. Mas o que esse público precoce tem feito de suas horas à frente do computador, conectado com outros usuários da grande rede? É a resposta a essa pergunta que pode se tornar motivo de preocupação dos pais e responsáveis por esses menores, que, ao se conectarem à rede, podem estar em situação vulnerável mesmo sem sair de casa.

Seis em cada dez crianças já tiveram alguma experiência negativa na internet, segundo dados do relatório Norton Online Family. De acordo com o estudo, que entrevistou 2,8 mil crianças com idades de 8 a 17 anos, em 14 países, 25% já viram imagens violentas ou de nudez na internet e 10% já foram convidadas, via rede, a encontros com desconhecidos.

Dicas

Evite a exposição exagerada com a divulgação de fotos e vídeos de seus filhos na internet

Oriente as crianças a conversar com seus pais ou algum adulto caso receba ameaças, provocações ou algum conteúdo inconveniente

Não responda a ameaças ou provocações na internet. Isso pode fazer com que a pessoa queira revidar e dar início ao "cyberbullying" (uso da internet para ofender alguém de forma constante)

Não informe dados pessoais (nome completo, endereço, nome dos filhos, nome da escola, telefone) em páginas da internet que são públicas

Defina com seus filhos regras para o uso da webcam. Este dispositivo é o olho de pessoas estranhas voltado para dentro de sua casa

Não repasse e-mails com quaisquer materiais que ridicularizem amigos ou mesmo pessoas desconhecidas

1 tonelada de medicamentos vencidos jogados fora em Santa Quitéria

Denúncia em Santa Quitéria, a 222,2 km de Fortaleza: 1 tonelada de medicamentos vencidos teria sido jogada por servidores da Prefeitura, de forma irregular em um lixão.

Segundo moradores, os remédios, entre eles de combate à hipertensão, úlceras e descongestionantes nasais, foram descarregados num buraco, em seguida, queimados. No outro dia, entulho foi jogado em cima dos medicamentos para encobrir o suposto ato irregular.

De acordo com testemunhas, algumas pessoas chegaram a levar remédios, mesmo vencidos, para casa. Por telefone, a secretária de Saúde de Santa Quitéria, Emanuela Martins, disse que desconhece o procedimento, mas que vai verificar as denúncias.

Goleiro do Atlético-MG foi o último a falar com Eliza Samudio

Relatório da Polícia Civil de Minas Gerais entregue ao Ministério Público de Contagem na última sexta-feira, 30, aponta que a ex-amante do goleiro Bruno, do Flamengo, Eliza Samudio, falou com o goleiro Marcelo, do Atlético Mineiro, pouco antes de ser sequestrada por Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e pelo menor J., primo de Bruno, no dia 4 de junho. As informações são do site do jornal "O Dia".

O relatório, redigido pelo delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios de Belo Horizonte, aponta que Eliza conversou com Marcelo no mesmo dia 4 de junho, por volta das 21h, por mais de dez minutos. O delegado aponta que o depoimento de Marcelo foi "harmônico" com os registros telefônicos de Eliza. No dia 4, Eliza falou com Marcelo por um rádio de Macarrão.

Em depoimento prestado à Polícia, Marcelo, goleiro de 26 anos com passagens também por Corinthians e Bahia, contou que era amigo de Eliza e que ela falou sobre algumas situações com o goleiro Bruno, como que ele a teria tratado bem e que iriam realizar o exame de DNA para verificar se o filho de Eliza era mesmo do jogador. Marcelo disse ainda que sabia das relações sexuais de Eliza com Bruno e também de supostas agressões físicas sofridas em 2009.

Carteira de Motorista Popular recebe documentação de 3 a 6 de agosto

O Departamento Estadual de Trãnsito (Detran-CE) valida as inscrições do programa Carteira de Motorista Popular dos moradores dos bairros Coaçu, Edson Queiroz, Alagadiço Novo e Alagadiço, no período de 3 a 6 de agosto.

A unidade móvel que ficará estacionada na praça da Justiça Júlio Carlos de Miranda Bezerra em frente ao Fórum Edson Queiroz, na Rua Roberto Silva, s/n e receberá os candidatos que fizeram a pré-inscrição no site para entrega dos documentos que comprovem os dados fornecidos no ato da pré-inscrição.

Para validar a inscrição, os candidatos devem entregar os documentos dos dados informados no cadastro (levar original e cópia): comprovante de residência no seu nome, Carteira de Identidade e CPF. Além disso, tem de apresentar o comprovante de que é beneficiário do programa Bolsa Família ou estar estudando há 6 meses ou ter estudado há 12 meses na escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante); ou ser egresso do sistema penal ou ser portador de necessidade especial (em condições de conduzir uma motocicleta).

Após a análise dos dados, o órgão divulgará na sua página na Internet a relação dos selecionados, para que possam receber o certificado de gratuidade, para a matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC), nome atual das antigas auto escolas, onde frequentarão as aulas teóricas e práticas. E depois se submeterão aos exames no Detran-CE.

Os moradores de regionais onde já foi validada as inscrições ainda poderá fazer o pré-cadastro no site do Detran (www.detran.ce.gov.br) e aguardar que a unidade móvel passe novamente pelo bairro para uma nova validação posterior.

Serviço

Para maiores informações entrar em contato com o tele atendimento do Detran-CE:

0800 275 6768.

Ciro Gomes é o 7º deputado federal mais faltoso durante primeiro semestre de 2010

O deputado federal cearense Ciro Gomes (PSB) é o 7º colocado em lista divulgada nesta segunda-feira, 2, em que foram apontados os 10 parlamentares brasileiros mais faltosos do primeiro semestre de 2010. De acordo com a lista, o deputado se ausentou 49 vezes, o equivalente a 69% das reuniões deliberativas.

Em todo o Brasil, os parlamentares federais obtiveram novo recorde e registraram o maior número de faltas acumuladas em sessões deliberativas em plenário da legislatura (sessões de votação de proposta), em comparação aos semestres anteriores desde 2007.

Ao todo, os deputados federais faltaram 7.567 vezes, justificadamente ou não, o que representa 25,6% de ausências em 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho. Teoricamente, conforme artigo 55 da Constituição, o parlamentar que faltar a mais de um terço das sessões deliberativas fica passível de perder o seu mandato.

De acordo com reportagem publicada no Congresso em Foco, o número de faltas quase dobrou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram registradas 4.892 faltas gerais (com ou sem justificativa). O total de ausências nesses seis meses foi também quase igual ao número de faltas registradas durante todo o ano de 2008, quando os deputados tiveram 7.643 faltas.

Procurada pelo O POVO Online, a assessoria do deputado Ciro Gomes afirmou que nem o parlamentar e nem seus assessores irão comentar os números da lista.

Os 10 mais faltosos:

1- Affonso Camargo (PSDB-PR)
2- Zé Vieira (PR-MA)
3- Jader Barbalho (PMDB-PA)
4- José Aníbal (PSDB-SP)
5- Severiano Alves (PMDB-BA)
6- Marina Maggesi (PPS-RJ)
7- Ciro Gomes (PSB-CE)
8- Alexandre Silveira (PPS-MG)
9- Bispo Gê Tenuta (DEM-SP)
10- Nice Lobão (DEM-MA)

Schumacher admite erro e pede desculpas a Barrichello


O alemão Michael Schumacher admitiu nesta segunda-feira que errou na manobra para tentar evitar a ultrapassagem de Rubens Barrichello no GP da Hungria, realizado no domingo, e pediu desculpas ao ex-companheiro de Ferrari.

Após a corrida, Barrichello disse que ficou assustado com a trajetória adotada por Schumacher para defender a posição ao afirmar que quase foi jogado contra o muro.

Mesmo assim, o brasileiro da Williams conseguiu passar o rival e chegar em décimo lugar da corrida em Hungaroring, somando um ponto.

"Quis dificultar ao máximo que ele me passasse. Deixei claro para ele que não queria que me passasse, mas... eu não queria colocá-lo em perigo com a minha manobra. Se ele acha isso, então eu peço desculpas, pois não era a minha intenção", disse Schumacher, em seu site oficial.

Por causa da manobra perigosa, o piloto da Mercedes-Benz foi punido com a perda de dez posições no grid de largada da próxima etapa, em Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 29.

"Ontem, logo após a corrida, eu ainda estava com o calor da situação, mas depois que assisti novamente o incidente com o Rubens, eu preciso dizer que os comissários foram corretos na decisão: a manobra contra ele foi muito dura", completou o heptacampeão mundial.

Filho de Beira-Mar é preso por tráfico de drogas em Campina Grande (PB)

O filho do traficante Fernandinho Beira-Mar foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de cocaína na noite do último domingo (1º) em Campina Grande (PB). Luan Medeiros Costa, de 22 anos, foi detido com mais uma pessoa na rodoviária da cidade.

A prisão aconteceu depois que a Polícia Federal recebeu uma denúncia anônima relatando que o filho de Beira-Mar estaria transportando cocaína para Campina Grande naquela noite. Junto com policiais rodoviários e militares, a PF armou a operação para pegar em flagrante o suspeito.

Um carro de cor verde foi parado na BR-230, na altura da cidade Santa Terezinha, também na Paraíba. Após vistoria, os policiais encontraram a droga escondida dentro do veículo, que saiu do sertão do Estado e tinha a capital João Pessoa como destino final. O motorista, que ia encontrar o filho de Beira-Mar na rodoviária, foi preso em flagrante.

Os três detidos foram encaminhados para a Casa de Detenção Presídio do Monte Santo, em Campina Grande, onde ficarão presos preventivamente.

Avião que fez pouso forçado em SP não levava passageiros, diz Pantanal


A companhia aérea Pantanal informou na manhã desta segunda-feira (2) que não havia passageiros na aeronave ATR-42, que realizou um pouso forçado no aeroporto de Bauru, a 329 km da capital paulista. Quatro tripulantes estavam a bordo, mas ninguém ficou ferido. O voo 4749 sairia de Marília com destino ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

A Pantanal afirma que a aeronave saiu de Presidente Prudente com destino a Marília, onde os passageiros embarcariam, e apresentou um problema técnico em um dos trens de pousos. O piloto decidiu pousar no aeroporto de Bauru por medida de segurança. A aeronave aterrissou às 8h02 desta segunda-feira.

Durante o procedimento, foi recolhido o trem de pouso e o nariz do avião tocou o solo. Os passageiros que embarcariam em Marília foram levados via terrestre para o destino. A Pantanal diz que toma as providências para liberar a pista do aeroporto de Bauru, que foi interditada.

Jovem de classe média é preso após esfaquear os pais no Rio

Um jovem de classe média foi preso na noite de domingo após esfaquear a mãe e o pai na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. A mulher foi atingida na cabeça, peito, abdome e braços. Um dos golpes perfurou o fígado. Ela foi operada no Hospital do Andaraí e, segundo médicos, não corre risco de morrer. O pai, ferido nos braços ao tentar salvar a mulher, foi medicado e liberado. Em depoimento, o filho único do casal, José Roberto Vicente de Oliveira Júnior, 20 anos, admitiu ter ingerido drogas antes do ataque.

A tragédia aconteceu no apartamento em que a família mora, na rua Bom Pastor 234. Por volta das 18h de ontem, o jovem esfaqueou os pais durante um surto provocado pela droga. Ele contou ter passado todo dia cheirando cocaína. "Cheirei R$ 60", disse.

Ao chegar em casa, teria exigido mais dinheiro da mãe, a dona de casa Iracema Magalhães Costa Oliveira, 52 anos. Como ela negou, ele foi à cozinha, pegou uma faca e a atacou no quarto. As marcas da violência ficaram nas paredes do apartamento, manchadas de sangue.

Ao ouvir os gritos da mulher, o advogado e contador José Roberto Vicente de Oliveira, 50 anos, tentou socorrê-la, contendo o filho, mas acabou também ferido nos braços. Vizinhos acionaram os bombeiros e a PM e Júnior foi preso em flagrante.

Na delegacia, já sem o efeito da droga, o rapaz contou que é viciado desde os 14 anos e que, por diversas vezes, pediu aos pais para interná-lo. "Eu sei que o final para isso é a morte ou alguma coisa assim", disse. Ele contou também que está em tratamento psiquiátrico por causa da dependência química, toma remédio controlado e não lembrava o que tinha acontecido. "Agora é que estou acordando. Parece um pesadelo. Quero falar com alguém e saber como minha mãe está. Rezo para ela ficar bem", disse, aos prantos.

Ele também revelou que estudava Direito, mas abandonou a faculdade por causa das drogas. Um carro que havia ganhado dos pais foi penhorado várias vezes em bocas-de-fumo e acabou vendido para pagar dívidas com drogas. José Roberto foi autuado por tentativa de homicídio na 19ª DP (Tijuca).

Faustão pede desculpas por ter chamado funcionário de "imbecil"


No Domingão do Faustão deste domingo, o apresentador Fausto Silva se retratou por uma gafe cometida no programa da semana passada.

Na ocasião, o apresentador repreendeu um funcionário que havia tirado uma informação que aparecia na tela o chamando de "imbecil".

"O imbecil foi o apresentador. Não adianta pedir desculpas no particular e não falar isso em público. Aqui dentro a gente já se resolveu. Mesmo porque o problema foi do computador que travou", disse Faustão. "Fez em público, peça desculpa em público", justificou.

Famoso por improvisar textos ao vivo, Faustão já ficou famoso pelos deslizes com sua produção. O apresentador ainda criticou a repercussão do caso dizendo que tem gente que gosta de "botar lenha na fogueira".

Terra

Instituto Federal – CE abre 6 vagas para professores substitutos em Iguatu

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-CE, através da diretora de gestão de pessoas, torna o público a abertura de inscrições ao processo seletivo simplificado para a seleção de 6 professores substitutos para o Campus de Iguatu.

As áreas oferecidas são:

-Língua portuguesa
-Agroindústria
-Informática
-Gestão
-Biologia
-História

As inscrições podem ser efetuadas no período de 26 a 30 de julho de 2010, somente através da internet.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00, paga por meio de boleto eletrônico, em qualquer agência bancária ou lotérica.

Vagas: 6

Cargo: professor substituto

Nível: superior

Além da seca, criadores têm prejuízo com roubo de gado


Crateús - Além dos problemas provocados durante a estiagem, quando o gado definha por conta da falta de pasto e a escassez de água, os criadores do Sertão dos Inhamuns, de uns anos para cá, se deparam ainda com outra cruel situação: o roubo de animais que vem ocorrendo com frequência na região, de bovinos, ovinos e caprinos. Estes últimos, por serem menores e mais fáceis de carregar, são os mais furtados nas fazendas, sítios e propriedades rurais.

A situação aflige o sertanejo, que muitas vezes acaba entrando em desespero por não encontrar solução. É o que relata o presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Região dos Inhamuns, localizada em Tauá, Francisco Elídio Parente. "A situação aqui é sem limites. Furtos de ovinos e caprinos são generalizados, e de bovinos ocorrem com frequência. Tivemos, inclusive, casos de criadores que foram roubados tantas vezes que acabaram adoecendo, entrando em depressão", relata.

Segundo ele, ao perceber as reses a menos, o criador faz rastreamento, busca nas proximidades, e quando não encontram buscam os órgãos públicos de segurança, sem obter êxito sobre o destino das suas crias. E os roubos se repetem constantemente. "Não sabemos o que fazer, onde encontrar solução para essa situação".

A Associação foi criada em 2002 e conta, atualmente, com pouco mais de 100 sócios. Elídio Parente garante que a grande maioria dos associados já sofreu com furtos de seus animais. Semanalmente, segundo ele, ouve-se falar em novos casos na região. Alguns em grande quantidade, outros em menor número. "Levam de 50 animais, de 20, de todo jeito", diz. O próprio presidente da Associação, que cria somente animais de raça em sua propriedade, diz que já foi vítima da ação dos ladrões, por várias vezes.

77 cidades ameaçadas de ficar sem água


Safra perdida. Escassez de água. Falta de pasto. Famílias que vivem da agricultura de subsistência ou da criação de animais nos municípios cearenses estão atravessando um período difícil. Os carros-pipa da operação de emergência comandada pelo Exército Brasileiro que abastecem 77 municípios do Estado podem parar na próxima segunda-feira, dia 9, por falta de recursos, enquanto 24 prefeituras decretaram situação de emergência por causa da perda da safra. Segundo avaliação de sindicalistas, as perdas chegam a 90%. A expectativa dos agricultores é para o início do pagamento do Programa Garantia Safra, a partir do próximo dia 20.

Um total de 550 mil pessoas que depende da água do Programa Operação Pipa corre o risco de ficar sem o abastecimento em uma semana porque os recursos para os meses de agosto e setembro, solicitados no último dia 15 ao Ministério da Integração Nacional, ainda não foram liberados. O chefe do escritório regional da Operação Pipa, no Ceará, coronel Luiz José Silveira Benício, disse ontem ao O POVO que, no momento, está priorizando os que mais precisam. Não é mais possível manter todos os 495 carros em operação nas sedes e zonas rurais dos municípios, distribuindo 717.832 metros cúbicos de água, caso não chegue até a próxima segunda-feira o montante de R$ 16,4 milhões solicitado para a continuidade da operação até setembro.

“Vivemos um momento com muitas dificuldades. Nossos agricultores tiveram uma produção que não chega a 10% este ano. Quer dizer, perderam 90% dos plantios de milho e feijão. E ainda falta água em muitas localidades”, queixa-se o diretor de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canindé, Alfredo de Abreu Paes. A situação dos pequenos produtores rurais é a mesma em Caridade, município vizinho, também do Sertão cearense.

O coronel Benício diz que o jeito é usar “a mecânica de adiantar as carradas d’água para quem mais precisa e deixar outros sem receber já que só para este mês são necessários R$ 7,7 milhões. Para setembro, os recursos necessários são mais de R$ 8 milhões”. E ele disse ainda que a tendência é aumentar o número de municípios que precisam de atendimento dos carros-pipa. “Tenho conhecimento de mais de 60 pedidos de cidades nordestinas que aguardam um estudo do Ministério da Integração Nacional”.

Além do risco de ficarem sem o abastecimento de água, 24 prefeituras cearenses já decretaram situação de emergência. As prefeituras encaminharam os decretos para análise da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), mas de acordo com o major Wagner Maia, secretário adjunto do órgão, a homologação dos decretos depende da solução de pendências com relação a documentos exigidos. Até agora nenhum município teve homologada a situação de emergência.

Documentação

“É necessário que toda a documentação esteja correta e completa até para o prefeito decretar a emergência, antes de enviar à Defesa Civil”. É o caso, por exemplo, dos municípios de Senador Pompeu, São João do Jaguaribe e Tauá, cujos pedidos foram devolvidos às prefeituras porque ficaram pendentes alguns documentos. Entre os documentos estão a Avaliação de Danos (Avadan) e os mapas das regiões afetadas. Após a homologação do decreto pelo Estado é que os pedidos são encaminhados o Ministério da Integração Nacional, que libera as verbas para os municípios reconhecidamente em situação de emergência.

O Povo

36,1% dos professores de escolas cearenses não têm diploma

Na sala de aula, os professores incentivam os estudantes a passar nas provas, avançar nas séries e seguir com os estudos. No entanto, de acordo com os dados do Censo Escolar de 2009, 36,1% dos docentes das escolas públicas e privadas ainda não conseguiram chegar ao ensino superior. Os docentes da educação básica também não conseguiram melhorar em escolaridade nos últimos anos. Em 2007, o percentual de professores sem graduação era de 32,8%.

O aumento do número de profissionais nesse perfil foi verificado nacionalmente no mesmo período. No Ceará, ele foi ainda maior, proporcionalmente. O pior quadro em escolaridade é o que atua na educação infantil, com creche e pré-escola. Dos 18.519 professores declarados ao Ministério da Educação (MEC), 57,4% não têm graduação no Estado. O levantamento do Censo inclui rede pública e privada em todas as modalidades da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e médio, educação profissional, especial e de jovens e adultos.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aprovada em 1996, trazia como princípio de formação que todos os professores da educação básica deveriam ter concluído o ensino superior. A legislação admitia, no entanto, que para as séries iniciais, das creches até o atual 5º ano do ensino fundamental, os professores poderiam ter finalizado o ensino médio “normal” ou “pedagógico”. Atualmente, o que é somente “admitido” pela legislação ainda representa boa parte dos docentes nessas faixas de ensino

Tem Mais
Só a partir de 2007, o Censo Escolar analisa os dados dos professores individualmente. Antes, os dados eram compilados por “função docente”, que correspondia a uma vaga de professor. Os dados anteriores não podem ser comparados com os atuais porque um professor podia ocupar mais de uma vaga.

Ainda assim, os dados do Ministério da Educação (MEC) por função docente mostram que, entre 1995 e 2005, houve crescimento do número de professores com ensino superior no Brasil.

Questionado via assessoria de imprensa sobre a diminuição de professores com ensino superior no País, o MEC informou sobre ação de incentivo às licenciaturas a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil, e sobre aumento de vagas de cursos de licenciatura nas instituições federais de ensino superior.

Para Eloísa Maia Vidal, pesquisadora da área de Educação e professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), os custos são determinantes na contratação dos profissionais para atender à demanda de turmas com crianças de 4 e 5 anos. “O valor do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não dá para cumprir as despesas de creche. Os municípios fizeram isso (aumentaram as turmas) chamando professores sem nível superior, porque é mais barato”.

Latino e Junior Lima têm semana difícil

O cantor Latino teve uma semana difícil. Ele foi denunciado por assédio sexual, e a vítima seria uma garota de 13 anos.

Latino nega as acusações, além de ter dito na internet que está “mega triste” e que pretende colaborar com as investigações.

Junior Lima também teve dias de preocupação. Ele não gostou da publicação de uma notícia, em uma coluna de jornal, de que estaria viciado em crack.

O cantor também negou o que foi dito, e disse que vai processar o jornalista.

Governo defende votar lei social de Lula após eleições

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer entrar para a história como uma espécie de Getúlio Vargas. Ao contrário do pai dos pobres, no entanto, que ficou marcado pela Consolidação das Leis Trabalhistas, Lula quer ser reconhecido como aquele que reuniu o maior número de programas assistenciais para a população brasileira em um só documento: a Consolidação das Leis Sociais.

O martelo para isso foi batido em uma reunião no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo, em março deste ano. Após receber o anteprojeto da CLS do secretário-geral da Presidência, ministro Luiz Dulci, Lula achou por bem esperar o período de eleições passar para poder trabalhar numa melhor forma de convencer o Congresso Nacional a aprovar o que membros do governo já passaram a chamar de herança lulista.

A proposta aprovada por Lula é dividida em três eixos. No primeiro, a base governista fará um esforço para transformar em lei todos os programas federais que, por enquanto, estão regulamentados apenas por decretos, portarias e manuais. É o caso do Brasil Sorridente, que promove ações de prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, da Farmácia Popular, que amplia o acesso a medicamentos essenciais, e dos restaurantes populares, destinados à comercialização de refeições a preços baixos.

Pelas estimativas do grupo coordenado pelo ministro Dulci, existem mais de cem programas sociais em execução no âmbito do governo federal.

O segundo eixo considerado pelo governo é a institucionalização de mecanismos de participação social, como conselhos e conferências. Desde o início do governo, foram 72 dessas conferências, como a da Saúde, de Defesa Civil, de Assistência Social e de Educação. O governo quer que esses fóruns se tornem referencia oficial de propostas para cada um de seus setores.

O último pilar, que fecha a Consolidação das Leis Sociais, é a proposição de indicadores de responsabilidade social. Segundo o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, a ideia é estimular que não só a União, mas os Estados e municípios estabeleçam metas nas áreas de saúde e educação, por exemplo, que possam virar base de referência para o estabelecimento de políticas públicas de assistência à população.

- Queremos consolidar os programas sociais de reconhecido êxito, que já são patrimônio da sociedade. É fundamental que se transformem em lei tornando-se política de Estado, o que vai gerar uma maior estabilidade.

BRASILEIRÃO 2010:12ª RODADA,CONFIRA OS RESULTADOS

 (Saba) Fluminense 3 x 1 Atlético-PR Maracanã


 (Saba) Atlético-GO 1 x 1 Guarani Serra Dourada

 (Saba) São Paulo 2 x 1 Ceará Morumbi

(Dom) Internacional-RS 0 x 0 Grêmio Beira Rio

(Dom) Avaí 4 x 1 Goiás Ressacada

(Dom) Vitória-BA 1 x 3 Botafogo-RJ Barradão

 (Dom) Palmeiras 1 x 1 Corinthians Pacaembu

 (Dom) Flamengo 0 x 0 Vasco Maracanã

(Dom) Grêmio-SP 1 x 2 Santos Eduardo José Farah

 (Dom) Atlético-MG 0 x 1 Cruzeiro Arena do Jacaré