segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Além da seca, criadores têm prejuízo com roubo de gado


Crateús - Além dos problemas provocados durante a estiagem, quando o gado definha por conta da falta de pasto e a escassez de água, os criadores do Sertão dos Inhamuns, de uns anos para cá, se deparam ainda com outra cruel situação: o roubo de animais que vem ocorrendo com frequência na região, de bovinos, ovinos e caprinos. Estes últimos, por serem menores e mais fáceis de carregar, são os mais furtados nas fazendas, sítios e propriedades rurais.

A situação aflige o sertanejo, que muitas vezes acaba entrando em desespero por não encontrar solução. É o que relata o presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Região dos Inhamuns, localizada em Tauá, Francisco Elídio Parente. "A situação aqui é sem limites. Furtos de ovinos e caprinos são generalizados, e de bovinos ocorrem com frequência. Tivemos, inclusive, casos de criadores que foram roubados tantas vezes que acabaram adoecendo, entrando em depressão", relata.

Segundo ele, ao perceber as reses a menos, o criador faz rastreamento, busca nas proximidades, e quando não encontram buscam os órgãos públicos de segurança, sem obter êxito sobre o destino das suas crias. E os roubos se repetem constantemente. "Não sabemos o que fazer, onde encontrar solução para essa situação".

A Associação foi criada em 2002 e conta, atualmente, com pouco mais de 100 sócios. Elídio Parente garante que a grande maioria dos associados já sofreu com furtos de seus animais. Semanalmente, segundo ele, ouve-se falar em novos casos na região. Alguns em grande quantidade, outros em menor número. "Levam de 50 animais, de 20, de todo jeito", diz. O próprio presidente da Associação, que cria somente animais de raça em sua propriedade, diz que já foi vítima da ação dos ladrões, por várias vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário