terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Nunca recebi nenhum centavo ilegal", diz Ciro sobre salário

O ex-deputado federal Ciro Gomes reagiu irritado ao ser questionado sobre recursos de R$ 22 mil que receberia para dar consultoria política ao PSB cearense – cuja executiva estadual é presidida por seu irmão, o governador Cid Gomes.

O contrato foi revelado há cerca de um mês, em tom de acusação, pelo ex-presidente municipal da sigla, Sérgio Novais, adversário dos Ferreira Gomes na legenda. “Nunca recebi nenhum centavo ilegal na minha vida, nunca assinei cheque em bolsa de caixas. Não tenho de dar satisfação a ninguém”, afirmou Ciro, aproveitando para lançar suspeitas contra o oponente.

Novais foi acusado, em setembro deste ano, pelo atual secretário de Finanças do PSB municipal, Rogério Pinheiro, de retirar ilegalmente R$ 140 mil da conta bancária da sigla. Para isso, teria feito saques com cheques nominais a ele próprio.

À época, Novais defendeu-se explicando que Pinheiro vinha se negando a assinar qualquer tipo de documento, incluindo os referentes à folha de pagamento, impostos e serviços. Por isso, alega que teria precisado recorrer ao segundo tesoureiro da sigla para ter acesso aos recursos.

Integrante da executiva estadual do PSB, o deputado estadual Zezinho Albuquerque disse que Ciro vem sendo pago pela legenda há cerca de quatro meses, com o consentimento do grupo. Ele defendeu a prática, ao ressaltar que trata-se de algo comum a vários partidos.

Homens estupram menores em orgia na cidade de Canindé

O Ronda do Quarteirão e o Juizado da Infância e da Juventude do município de Canindé, no Sertão Central cearense, receberam uma denúncia dando conta de que duas adolescentes teriam sido violentadas em um motel. Ao averiguarem a informação, foi constatado que uma menor de 12 anos havia sido vítima de violência sexual praticada por um adolescente de 17 anos.

De acordo com a polícia um homem maior de idade teria também praticado relação sexual com outra menor de 14 anos, tudo no mesmo quarto. Segundo a reportagem do portal Canindé, um terceiro envolvido teria conduzido as menores em seu veículo para o motel, este seria o cafetão de Canindé.

A violência sexual cometida foi tão brutal, que a menor de 12 anos teve que passar por uma cirurgia de emergência no Hospital Regional São Francisco, já que estava sangrando muito.

Os dois tarados maiores de idade foram presos e autuados em flagrante na Delegacia de Canindé, mas não tiveram seus nomes divulgados, o menor está apreendido.

Os autores do crime possivelmente são pessoas de alto gabarito na cidade e por isso os nomes não foram fornecidos. A Polícia alegou que o juiz da infância teria pedido sigilo, mas o fato é estranho, visto que os nomes das vítimas de fatos são proibidos de serem revelados, mas dos criminosos é um pouco estranho. Parece que neste caso a impunidade vai reinar.

Morto ‘chora’ em velório e família teme enterrá-lo

Por volta das 16h deste domingo (9), um fato inusitado movimentou a cidade de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano.

Durante o velório de José Carlos Medeiros de Araújo de 27 anos, familiares desconfiaram que ele estava vivo após perceber sinais de suor e lágrimas no corpo.

Rapidamente o homem – ainda no caixão – foi encaminhado ao Hospital Américo Vaz de Vasconcellos onde uma equipe do SAMU tentou ressuscitá-lo por cerca de 40 minutos, no entanto não obteve êxito.

José Carlos passou mal há uma semana e foi encaminhado ao Hospital Regional da cidade de Sousa. No último sábado (8), o médico Rangel Inácio Cruz, da unidade de saúde, constatou a morte do homem, atestando derrame cerebral e ainda infecção generalizada.

Familiares do morto retornaram ao velório com o caixão e continuam prestando as últimas homenagens a José Carlos.

Ainda não se sabe ao certo, a hora que ele será sepultado, pois a família está temerosa em enterrá-lo na esperança que ele retome a vida.

Homem é morto a pauladas em Iguatu

Em uma estrada vicinal na localidade do Sítio Cavaco, distante cerca de 10 km do município de Iguatu um agricultor foi assassinado a pauladas na noite desta segunda-feira, 10. por volta das 20h.

O corpo do agricultor Auricélio Correia Lima, de 49 anos, estava com o crânio completamente esmagado, havendo suspeitas de sua morte ser proveniente de múltiplas pauladas na cabeça, pois, ao lado do corpo, haviam dois pedaços de madeira e uma faca, todos com vestígios de sangue.

Segundo informações colhidas no local pelo policiamento, a vítima foi vista anteriormente bebendo em um bar da localidade, de propriedade de Fábio Jr. local onde o mesmo exibia uma faca. Após retirar-se do local, algum tempo depois, populares o localizaram, já sem vida, no meio de uma estrada carroçável.

O rabecão foi acionado para conduzir o corpo para o IML da cidade, para ser realizado o devido exame cadavérico. A PM apreendeu os objetos que estavam próximos à vítima, e encaminhou-os para a Delegacia Regional, com a finalidade de auxiliar nas investigações e chegar à sua autoria.

Bêbado, pai mata filho de seis meses por asfixia

Uma criança de apenas seis meses de vida identificada como Pedro Kauan dos Santos, morreu por asfixia após o pai identificado como José Carlos da Silva Aprígio que estaria embriagado deitar-se sobre a criança que dormia.

A acusação é da mãe Maria de Fátima Santos, o corpo da criança foi removido para o Instituto Médico legal de Arapiraca (IML) sendo constatada a morte por asfixia. O fato foi registrado na madrugada deste domingo, 09, na Rua Avelino Balbino no bairro São Francisco periferia de Palmeira dos Índios.

Agentes lotados na 5ª Delegacia Regional de Policia Civil e do 10º Batalhão de Policia Militar estiveram na residência e ouviram de Maria de Fátima que seu marido chegou embriagado em casa e que deitou sobre seu filho que estava dormindo na cama do casal provocando sua morte.
O bebê ainda foi levado para o Hospital Santa Rita,mas foi constatado sua morte por asfixia.

O depoimento de José Carlos Aprígio, pai e de Maria de Fátima, mãe, terá data anunciada pela Policia Civil, nesta terça-feira, 11.

PSB lança 75 pré-candidatos para disputar as eleições de 2012

O PSB lançou, nesta segunda-feira (10), setenta e cinco pré-candidatos que disputarão as eleições proporcionais em 2012. Os nomes serão homologados na convenção partidária, que acontece no próximo ano.

Dentre os nomes apresentados há filiados antigos como Rogério Pinheiro, e novos filiados como Salmito Filho e Tânia Gurgel.

Na ocasião, o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) falou aos filiados sobre a importância da união do partido e a representatividade do PSB nas eleições proporcionais do ano que vem em Fortaleza. De acordo com Ciro Gomes, o partido tem condições de eleger 10 vereadores nas eleições de 2012.

Ano letivo só será encerrado em 2012

Representantes do Comando de Greve dos professores da rede pública estadual de ensino estiveram reunidos nesta segunda-feira (10) com a secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, para dar continuidade as negociações sobre o Plano de Cargos Carreiras e Salários da categoria. Ainda durante o encontro, o governo discutiu como deve ser elaborado o calendário de reposição das aulas perdidas durante os 63 dias de greve dos educadores.

Reposição

A secretária Izolda Cela disse que cada escola será responsável pela elaboração do próprio calendário de reposição das aulas. O planejamento, no entanto, será encaminhado à Seduc e submetido a análise antes de ser validado.

Prejuízos

Segundo o governo do Ceará, cerca de 23% dos 500 mil estudantes da rede pública estão com o calendário atrasado por causa da greve.

O que já é certo, segundo a secretária Izolda Cela, é que o calendário de reposição vai incluir a realização de aulas até fevereiro de 2012. O que significa dizer que o ano letivo de 2011 só será concluído no ano que vem. A secretária prevê ainda que os reflexos da greve continuem prejudicando os alunos no ano letivo de 2013.

Participaram do encontro na Secretária de Educação do Estado, representantes do Sindicato Apeoc, do Comando de Greve, do Conselho estadual do Fundeb, do Ministério Público e os deputados estaduais Professor Teodoro (PSD) e Lula Morais (PCdoB).