segunda-feira, 10 de junho de 2013

Entrevistadores do Bolsa Família passam por capacitação em Acopiara




O município de Acopiara também se destaca na área da Assistência Social sediando capacitação de entrevistadores e digitadores do Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal.

Entre os dias 04 e 07 de maio, mais de 20 servidores estiveram reunidos para participar dessa capacitação que visou qualificá-los para o preenchimento dos novos formulários dos programas sociais.

De acordo com a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Dra. Lúcia Martins, todos os entrevistadores do Bolsa Família local, dentre atendentes e digitadores, participaram da reciclagem. Ela observa que a capacitação vai trazer benefícios para as famílias que pleiteiam o cadastro no programa. “As informações repassadas visam melhorar e ampliar o atendimento aos usuários dos programas sociais”, destacou Dra. Lúcia.

Os entrevistadores receberam instruções acerca das mudanças no cadastro por integrantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A capacitação foi realizada no Núcleo de Artes.

Acopiara rumo à melhoria e qualidade na saúde




A Secretaria da Saúde de Acopiara promoveu palestra com a Dra. Ana Vicente Santiago, mestra em Saúde Pública e apoiadora do Departamento da Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde.

Foi discutida importância do município aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Esse programa procura induzir a processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de atenção básica ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população, com maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Segundo Dr. Ana Vicente Santiago, o PMAQ está organizado em fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB, adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização.

Uma dessas fases consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as equipes de atenção básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual, e a participação do controle social.

Outra fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas equipes de atenção básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

E, finalmente, a fase que é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

Para finalizar, a Dr. Ana Vicente Santiago deixou claro que a cidade de Acopiara entra de vez na rota da melhoria e qualidade na saúde de seu povo.

Motorista de ambulância é preso portando drogas em Sobral

Um homem que dirigia uma ambulância da cidade de Meruoca foi preso na tarde do último domingo (9), por volta das 15h, em Sobral, a 230 km de Fortaleza. O motorista, que não teve a identidade revelada, já era investigado pela Polícia Civil por realizar o transporte de drogas de Sobral para Meruoca.

Após ser identificado por policiais enquando dirigia o veículo, o homem tentou fugir, ultrapassando diversos sinais vermelhos em Sobral, segundo a Polícia Civil, sendo perseguido por viaturas. Quando foi rendido, os policiais encontaram uma pequena quantidade de drogas para consumo próprio.

O homem foi encaminhado para a Delegacia Regional de Sobral onde estava detido até a manhã desta segunda-feira (10) e vai responder por dano ao patrimônio público e direção perigosa.

Ceará recebe 30 mil toneladas de milho prometidas pelo Governo Federal



Passados quase 70 dias, finalmente a doação das primeiras 30 mil toneladas de milho feita pelo Governo Federal ao Ceará, chegaram ao Estado para minimizar os efeitos da seca. O produto foi entregue no Porto do Pecém nesse domingo (9) e a confirmação foi feita nesta segunda-feira (10), pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

O produto continuará no porto por mais alguns dias, pois ainda será ensacado e ficará armazenado três armazéns que somam 16 mil metros quadrados.

Na próxima quinta-feira (13), o governador Cid Gomes irá assinar o termo de doação juntamente com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fonteles, que virá ao Estado para participar do encontro.

Nelson explica que os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) já estão entregando boletos aos agricultores cadastrados na Companhia Nacional de Abastecimento no Ceará (Conab-CE) para que eles paguem.

Retroescavadeira conseguida pelo prefeito Dr. Vilmar retira entulhos das ruas

A retroescavadeira, novo equipamento a serviço da Prefeitura de Acopiara, já dá mais agilidade aos trabalhos oferecidos pela equipe de manutenção e infraestrutura do município. 
O prefeito Dr. Vilmar disse que Acopiara ainda foi agraciado com uma motoniveladora (patrol), um carro pipa, um caçambão e uma máquina enchedeira (pá carregadeira).

Jovem de Quixadá é transferido em estado grave ao atirar em sua própria cabeça

É grave a situação de saúde do jovem Aderson Ferreira da Silva Junior, 22 anos, o qual atirou em sua própria cabeça, o fato ocorreu neste domingo, 09, na cidade de Quixadá, no Sertão Central cearense.

O jovem deflagrou um tiro de revólver em sua cabeça, mesmo assim foi socorrido com vida por populares ao Hospital Dr. Eudasio Barros e transferido em estado grave para um dos hospitais da cidade de Fortaleza. A arma usada por Aderson Ferreira foi entregue na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá.

Aderson Ferreira já teve passagem pela Cadeia Pública da cidade de Quixadá e até o momento familiares não sabem informar qual o motivo que teria levado a cometer tal ato contra a sua própria vida.

Papo com Mano pode marcar o recomeço do Flamengo em 2013

O Flamengo começa nesta segunda-feira uma semana que pode mudar os rumos da equipe de futebol na temporada. Após início cambaleante no Brasileirão, o clube decidiu, no embalo da demissão de Jorginho, não ser mais tão radical na política de redução dos gastos e projeta salto de qualidade que permita sonhar realmente com, ao menos, uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. O primeiro passo desse novo panorama acontecerá em São Paulo, quando os vices de marketing, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, e de relações externas, Flávio Godinho, encontram-se com Mano Menezes, o homem escolhido para comandar o time.

Sem trabalhar desde novembro de 2012, quando foi demitido da seleção brasileira, Mano projeta voltar à labuta justamente neste mês de junho, e o Flamengo quer convencê-lo de que é uma opção válida. Se em um primeiro momento o profissional não se empolgou muito com a possibilidade, o desejo de investir em reforços renomados pode ser um dos fatores importantes no processo de persuasão.

Com 11 jogadores já contratados na temporada, o Rubro-Negro tem em Elias, Marcelo Moreno e Carlos Eduardo os nomes mais fortes em meio a muitas apostas. No último sábado, durante a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, em Santa Catarina, porém, Paulo Pelaipe revelou que o panorama pode mudar em breve. Ao repórter André Gallindo, da TV Globo, o diretor executivo disse estar com negociações avançadas com um zagueiro, um meia e um atacante, fazendo questão de reforçar que são atletas de peso.

Todo processo de fortalecimento do elenco, no entanto, inicia-se pela definição do novo treinador. Começa, principalmente, pelo bate-papo marcado para esta segunda-feira. Enquanto o elenco curte folgas que serão descontadas das férias, a diretoria rubro-negra trabalha forte por uma realidade mais empolgante para o restante de 2013.

Criança de 3 anos é encontrada morta em Fortaleza

O corpo do menino de três anos, que foi encontrado morto no quarto de um flat, no bairro Mucuripe, na Capital, continua na Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O garoto deu entrada na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) no início da noite do último sábado, com sinais de espancamento. Porém, um dia depois, ninguém havia solicitado a liberação do corpo.

A Polícia Civil acusa os pais da criança, um holandês e uma cearense, de terem cometido o homicídio. Os dois foram presos em flagrante. No mesmo apartamento estava uma outra criança, de cinco anos, que seria irmão da vítima. O menino apresenta sinais de maus-tratos e foi levado para o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), onde permanece internado. Até agora, nenhum familiar apareceu para acompanhar o tratamento da criança.

Segundo a assessoria de imprensa da unidade hospitalar, o garoto apresenta deformidades pelo corpo pois sofre de alguma síndrome, ainda não identificada pelos médicos. Embora tenha precisado de aparelhos para respirar, o quadro clínico dele é estável.

O crime

Acusados de homicídio, cárcere privado e periclitação da vida e da saúde, os pais das crianças foram identificados como: Stefan Smit, 37, natural de Rotterdam, na Holanda; e Antônia Cláudia Marques da Silva, 24, que seria de Camocim, a 379 km de Fortaleza.


Após receberem voz de prisão, ambos foram levados ao 2º Distrito Policial, na Aldeota. Na tarde de ontem, O POVO foi até a delegacia e conversou rapidamente com o acusado, que permanecia na carceragem da unidade. Evasivo, ele reclama de alguns ferimentos que apresentava no corpo e negou ter matado o próprio filho.

“Não matei. Estão falando coisa que não é verdade”, defendeu-se. Stefan disse ainda que reside em Fortaleza há seis anos e vivia com a mãe das crianças no apartamento do flat “Porto Jangada”, situado na avenida da Abolição.

.Já Cláudia Marques foi levada para a Delegacia de Capturas (Decapol) e transferida para o Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF), em Aquiraz.

Começam inscrições para a segunda edição do Sisu 2013

Começam hoje (10) e vão até esta sexta-feira (14) as inscrições para a segunda edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições devem ser feitas no portal do Sisu. Podem se inscrever os estudantes que participaram da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e que não tenham zerado a redação.

Por meio do Sisu, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior. Nesta edição, serão ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.

A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 de junho e as da segunda chamada em 5, 8 e 9 de julho.

Na página do sistema de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos. Antes de começar é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Enem 2012. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados pessoais, é por eles que o Sisu entrará em contato com o candidato.

Em seguida, o candidato pode escolher até duas opções de curso. Estará disponível um sistema de busca com os detalhes de cada opção disponível. O candidato deve clicar no curso para ver a quantidade de vagas e as modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida por cada instituição no momento da matrícula. Confirmada a inscrição, é possível alterar as opções apenas até sexta-feira.

As notas de corte dos cursos e a classificação parcial de cada candidato serão divulgadas nos dias 11, 12, 13, e 14 de junho, a partir das 2h. O candidato pode acompanhá-las ainda durante o período de inscrição e avaliar as chances de ser aprovado.

Morre fiscal atropelado por guindaste após GP do Canadá de Fórmula 1


O fiscal de pista atropelado por um guindaste, que recolhia a Sauber de Esteban Gutiérrez para a garagem após o GP do Canadá, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Sacré Coeur, localizado a 20km do circuito. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou o falecimento do homem de 38 anos, que ainda não teve o nome divulgado, às 20h01 (horário de Brasília), através de um comunicado em seu site oficial. A morte ocorreu às 19h02 (18h02 no horário local).

- A FIA, o Automóvel Clube de Notre-Dame e os organizadores do GP do Canadá deseja comunicar suas mais profundas condolências à família e aos amigos da vítima - escreveu a entidade.

Homem pouco antes de ser atropelado por guindaste

De acordo com o organizador da prova, François Dumontier, o fiscal corria em frente ao gunidaste segurando o carro de Gutiérrez, quando tropeçou. O motorista não o viu cair e acabou o atropelando. Segundo informações, a vítima possuía dez anos de experiência na função.

Testemunhas afirmam que a equipe médica chegou rapidamente ao local do acidente. A vítima foi imobilizada, levada ao centro médico do circuito e transferido imediatamente de helicóptero para o hospital, onde acabou morrendo.