segunda-feira, 10 de junho de 2013

Acopiara rumo à melhoria e qualidade na saúde




A Secretaria da Saúde de Acopiara promoveu palestra com a Dra. Ana Vicente Santiago, mestra em Saúde Pública e apoiadora do Departamento da Atenção Básica (DAB), do Ministério da Saúde.

Foi discutida importância do município aderir ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Esse programa procura induzir a processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de atenção básica ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população, com maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Segundo Dr. Ana Vicente Santiago, o PMAQ está organizado em fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB, adesão e contratualização, desenvolvimento, avaliação externa e recontratualização.

Uma dessas fases consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as equipes de atenção básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual, e a participação do controle social.

Outra fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas equipes de atenção básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

E, finalmente, a fase que é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

Para finalizar, a Dr. Ana Vicente Santiago deixou claro que a cidade de Acopiara entra de vez na rota da melhoria e qualidade na saúde de seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário