quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TSE determina que pesquisas sejam disponibilizadas pela internet

Com o objetivo de dar publicidade às informações prestadas, além de permitir a ação fiscalizadora das agremiações político-partidárias, dos candidatos e do Ministério Público, a Justiça Eleitoral aperfeiçoou o sistema informatizado de registro das pesquisas e a sua divulgação. Qualquer pessoa poderá consultar, na internet, os dados sobre os registros. A determinação está expressa em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), porém, já está disponívelnos portais dos tribunais eleitorais para as empresas ou entidades que pretendem realizar pesquisa de intenção de voto relativa às eleições municipais de 2012. O manual referente ao sistema também pode ser acessado.

Além do registro, o sistema também permite consulta às pesquisas registradas e validação de código de registro de pesquisas eleitorais. O procedimento poderá ser realizado a qualquer tempo, independentemente do horário de funcionamento do Cartório Eleitoral. As informações e os dados registrados no sistema de pesquisa ficarão à disposição de qualquer interessado, pelo prazo de 30 dias, nos sites dos tribunais eleitorais.

Até 24 horas da divulgação do resultado, o registro da pesquisa eleitoral deverá ser complementado com os dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na falta de delimitação do bairro, será identificada a área em que a pesquisa se deu. A partir do dia 5 de julho de 2012, último dia para o registro de candidatos às eleições municipais, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas feitas mediante a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

A finalidade do registro é dar publicidade às informações prestadas e, dessa maneira, permitir a ação fiscalizadora das agremiações político-partidárias, dos candidatos e do Ministério Público Eleitoral.

Garota de 14 anos é morta com tiro de 12 no pescoço e, horas depois, seu namorado também é assassinado



Uma dupla execução ocorreu ontem à noite em Marcos Moura, Santa Rita na Paraíba.

No começo da noite, a adolescente Alessandra da Silva Lima, 14 anos, foi capturada e executada com um tiro de espingarda 12 no pescoço.

Horas depois, seu namorado, Damião Vitório da Silva, 45 anos, também foi executado com cinco tiros.

O corpo da garota foi abandonado em uma estrada que dá acesso a Cagepinha, por traz da Alpargatas. Sua cabeça foi quase decepada pelo impacto do tiro.

O corpo do namorado foi encontrado esta manhã por um vigilante dentro de um galpão onde ele vivia.

A mãe da adolescente revelou a polícia que Alessandra quase não vivia mais em casa. Ela era viciada em drogas e passava a maior parte do tempo com Damião, 31 anos mais velho.

O delegado Pedro Martins, da 6ª Delegacia Distrital, acredita que as mortes estão relacionadas e devem ter sido executadas por traficantes que atuam em Santa Rita.

Nada foi roubado do galpão, onde Damião guardava uma moto.

BBB12: Uma das participantes é produtora de filme pornô e educadora

A paulistana Mayara Medeiros, de 23 anos, promete cumprir a cota de, hmmm, digamos... "exóticos" do "BBB 12". Estudante de Artes Visuais, arte educadora da rede estadual de São Paulo, Mayara mantém dupla personalidade na internet. De um lado, o blog Educação Informal, onde registra "de maneira nem sempre linear, contratempos e conquistas do ensino artístico" para crianças.

Paralelamente, a moça atua como produtora de uma empresa de filmes dedicados à chamada alt-porn, espécie de pornografia cool e descolada. Alternativa, sabe? Segundo reportagem do Estadão, é May - como é chamada - que cuida de tudo nas produções de sexo explícito: "contrata pessoal, loca espaço para a filmagem e, entre muitas outras responsabilidades burocráticas, acompanha as gravações".

Em seu Twitter @brancanoescuro, Mayara conta abertamente que gosta de meninas ("Queria pegar 501 minas antes de virar de ano", twittou, no dia 30 de dezembro) e dá detalhes picantes sobre sua vida sexual.

Jovem solta fogos com o bumbum em réveillon na Holanda


Empolgados com a chegada de 2012, dois amigos que passavam o réveillon em Amsterdã, na Holanda, resolveram inovar na queima de fogos. A dupla teve a ideia de soltar fogos com o traseiro. Literalmente.

Um deles segurou o fogo de artifício, encaixou no outro e acendeu. As pessoas que celebravam o Ano Novo na Dam Square fizeram um círculo para conferir a performance dos amigos.

Assim que o fogo começa, a impressão é que alguém vai sair machucado da brincadeira. Mas no final, tudo dá certo e a dupla causa uma verdadeira euforia na galera. Não dá para negar que a queima de fogos no réveillon de Amsterdã teve um toque pra lá de especial.

Polícia apura suposto plano de deputado para matar colegas em AL

A Polícia Civil de Alagoas e a Polícia Federal descobriram um plano para matar os deputados estaduais Dudu Holanda (PMN) e Maurício Tavares (PMN). Dudu Holanda teria local e hora para ser morto a tiros: na virada de ano, na saída de um apartamento na praia de Pajuçara, orla da capital alagoana, após a comemoração. Maurício Tavares, que está em Portugal, seria morto ao chegar a Alagoas na próxima segunda-feira. As investigações apontam que o suplente a deputado, Cícero Ferro (atual titular da vaga), seria o autor intelectual do crime. Interceptações indicariam o plano.

Em nota, a PF não confirmou nem desconfirmou o plano, preferindo o silêncio, mesma posição adotada pela Polícia Civil, que confirmou apenas uma reunião com os dois deputados para avisar do plano.

Cícero Ferro é suspeito de dois assassinatos - o do primo, Jacó Ferro, e de Fernando Aldo, vereador de Delmiro Gouveia, no sertão alagoano. Em 2007, Ferro foi indiciado por formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Segundo apontam as investigações da PF, ele ajudou a desviar R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa.

Obras de reforma da praça da Matriz em Acopiara continuam paralisadas


A principal obra da Prefeitura Municipal de Acopiara está paralisada há mais de trinta dias. A obra que deveria ser entregue num prazo de noventa dias não tem mais prazo de conclusão.

A reforma já começa a causar dor de cabeça aos padres e principalmente ao guiadores de veículos automotores. Segundo informações repassadas ao blog o motivo da paralisação foi a falta de pagamento a empresa responsável pelos serviços. O atraso também foi reclamado pelo operários.

A reforma da praça da Matriz está orçada em R$ 424.642,58, recursos oriundos do Governo Federal através do Ministério do Turismo.

O projeto de urbanização da praça da Matriz deve contemplar troca do piso, substituição das instalações elétricas, reposição de bancos, pintura e construção de uma fonte luminosa.

Professora é suspeita de tentar envenenar filhos no litoral do Ceará

Uma professora de 26 anos é suspeita de tentar matar os filhos de um e quatro anos de idade por envenenamento na tarde da ultima segunda-feira (2), na cidade de Aracati, a 140 km de Fortaleza. Segundo a Polícia Civil, a mulher foi autuada em flagrante por tentativa de homicídio e disse ter cometido o crime por estar "desiludida com a vida". Ela foi presa e liberada pela polícia na noite desta terça-feira (3) e vai responder aos processos em liberdade. O veneno utilizado foi o chumbinho, usado para matar ratos.

Segundo a polícia, em depoimento, a mãe das crianças disse estar com dívidas e desempregada, além de ter problemas com a família e ter sido deixada pelo marido. A mulher vai responder por tentativa de homicídio e está com dificuldade para sair de casa, por causa das ameaças de outros moradores. Depois de envenenar os filhos, a professora tentou se matar.

Ela e os filhos foram encontrados por familiares em casa. As crianças foram socorridas em um hospital de Fortaleza em estado grave, mas nesta quarta-feira, o quadro delas é estável. A mulher foi atendida na emergência de Aracati, mas foi liberada no mesmo dia.

Timão e Fla confirmam jogo amistoso

O Corinthians anunciou ontem que enfrentará o Flamengo no próximo dia 15. A partida amistosa será realizada em Londrina-PR, onde o time carioca realiza sua pré-temporada.

O amistoso contra o time de Vanderlei Luxemburgo será disputado no estádio do Café. O horário da partida ainda não foi definido pelas equipes.

Esse é o segundo amistoso já confirmado pelo Corinthians. No dia 18, o time de Parque São Jorge enfrentará a Portuguesa, no Pacaembu, para a entrega de faixas de campeão da séries A e B do Nacional, respectivamente.

Açudes aumentam chuvas nos Municípios

O acúmulo de água em grandes reservatórios tem influência significativa no aumento de precipitação em área que pode abranger vários Municípios. Levantamentos comparativos do índice de chuva antes e depois da construção do Açude Orós, na região Centro-Sul, e do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe, as duas maiores barragens do Ceará, comprovam que houve elevação do índice de pluviometria nas cidades de Iguatu e Quixeramobim.

A pesquisa mais recente foi feita pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e incluiu o intervalo de tempo de oito anos antes e após a Construção do Açude Castanhão. O reservatório foi concluído em 2004 e é o maior do Ceará, com capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos. Entre 1996 e 2003, foram registrados no Município de Quixeramobim, em média, 654 mm. No período entre 2004 e 2011, a média pluviométrica foi de 772 mm. Houve, portanto, um aumento de 18%.

"Os dados confirmam que água atrai água", observa José Maria Pimenta. "O nosso levantamento é de apenas oito anos, mas o suficiente para apontar uma tendência de crescimento do índice pluviométrico no Município de influência do Castanhão". Para Pimenta, o levantamento não foi surpreendente, mas confirma estudos que demonstram influência de grandes espelhos de água em formação de microclima. "Mesmo em Israel, a área de faixa de 50km litorânea chove bem mais do que em outras localidades", frisa. "Onde há água, o clima é alterado para melhor".

IPVA: Boletos já podem ser impressos da Internet


Os boletos para o pagamento do Imposto sobre a Circulação de Veículos Automotores (IPVA) serão enviados pelos Correios a partir do dia 15 de janeiro. Quem não quiser esperar já pode retirar pela Internet, no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz- http://www.sefaz.ce. gov.br). A cota única, com desconto de 5%, poderá ser paga até o dia 31 de janeiro. Ontem a Secretaria de Finanças do Município de Fortaleza (Sefin) também liberou a impressão de boletos do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em seu site (http://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/).

O IPTU 2012 terá reajuste apenas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-e). A Sefin deve enviar cerca de 600 mil boletos do IPTU 2012, provavelmente, a partir da segunda quinzena de janeiro. O pagamento pode ser feito em cota única com 10% de desconto até 7 de fevereiro ou em cota única com 5% de desconto até o quinto dia útil de março. O parcelamento, sem desconto, poderá ser feito em até 11 parcelas.

No caso do IPVA 2012, a Sefaz informa que o contribuinte também poderá parcelar em quatro vezes. Os vencimentos são: 16 de fevereiro, 16 de março, 16 de abril e 16 de maio, em prestações iguais. A rede arrecadadora inclui o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos.

Mega-Sena acumula e pode pagar

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.351 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (4). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado neste sábado (7), é de R$ 4,7 milhões.

Confira os números: 13 - 33 - 36 - 41 - 50 - 56

A Quina vai premiar 34 apostas, com R$ 35.012,63. A Quadra registrou 3.264 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 521,02.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das 11 mil lotéricas da Caixa. A aposta mínima é de R$ 2.

Reunião termina sem acordo e Polícia Civil do Ceará mantém greve

A reunião entre representantes dos policiais civis com o secretário de Segurança Pública e Defesa, Coronel Francisco Bezerra, para negociar as reivindicações da categoria, na noite desta quarta-feira (4) terminou sem acordo e a Polícia Civil permanece em greve, segundo o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpoci).

 Durante a reunião, os grevistas foram informados que somente nesta quinta-feira (5) receberão uma resposta do governo do estado. "Não houve nenhum tipo de contraproposta. Nós esperávamos pelo menos isso devido ao tempo que estamos mobilizados", disse a presidente do Sinpoci, Inês Romero.

A Polícia Civil do Ceará paralisou atividades na noite de terça-feira (3), um pouco antes de policiais militares decidirem retornar ao trabalho, na madrugada desta quarta-feira (4). Esta é a terceira paralisação dos policiais civis em seis meses, mas, desta vez, eles afirmam que só voltam a trabalhar após terem as reivindicações atendidas.