segunda-feira, 22 de junho de 2015

Paraquedista brasileiro morreu durante salto na Califórnia


Um paraquedista brasileiro, que morava há cinco anos em San Diego, morreu na última sexta-feira, 19, durante um salto na Califórnia, nos Estados Unidos. A morte é investigada, mas há relatos de que Andrei Penz, 30 anos, teve um problema em seu paraquedas. 

Andrei trabalhava como instrutor Skydive San Diego e tinha mais de 1,5 mil saltos nos últimos anos, conforme a rede de TV americana NBC. "Andrei era um grande cara. Ele amava paraquedismo, seus colegas, o esporte e a aventura. Ele amava a vida", disse o proprietário da Skydive, Buzz Fink. 

Buzz atribui o acidente ao mau funcionamento do equipamento, afirmando que ele era um mestre em seu ofício, gostava de surfar, caminhar e viajar. "Era um especialista, não fez nada de errado. Aconteceu de ser algo com o equipamento", disse, em entrevista à NBC. 

O corpo do paraquedista deverá ser cremado nos Estados Unidos, e parte das cinzas vão ser jogadas no Oceano pacífico. O restante vai ser encaminhado ao Rio Grande do Sul, onde uma missa será celebrada em memória dele, em Porto Alegre. 

''Ele morava em San Diego, era instrutor e tinha mais de 1,5 mil saltos. Era muito experiente. Ele estava fazendo mais um salto, foi fazer uma manobra e aconteceu esse acidente. Agora eles vão estudar o que houve. Sabemos que os Estados Unidos são muito rigorosos nisso, mas vai demorar um pouco para que se tenha as respostas definitivas'', lamentou o conselheiro do Grêmio e tio do brasileiro, Airton Ruschel.

O Grêmio, clube de coração de Andrei, fez um minuto de silência em homenagem ao paraquedista, antes do jogo contra o Palmeiras, neste sábado, 20. Na página do Facebook da Penz, várias pessoas lamentarem sua morte e deixaram mensagens de apoio à família do brasileiro. 

Fazenda de Eunício Oliveira volta a ser invadida por trabalhadores sem-terra

Trabalhadores sem-terra voltaram a ocupar, na madrugada deste domingo (21), uma fazenda do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Localizada entre as cidades de Corumbá de Goiás e Alexânia (GO), cidades próximas de Brasília, a propriedade de cerca de 20 mil hectares pertence ao grupo Agropecuária Santa Mônica, do senador, e já tinha sido ocupada em agosto de 2014. O 2º Pelotão da Polícia Militar (PM) de Goiás confirmou que foi acionada e que equipes foram enviadas ao local.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a ação é uma resposta ao descumprimento, por parte do governo federal, de acordos firmados durante o cumprimento da ordem judicial de reintegração de posse, em março deste ano.

Um dos compromissos acertados foi, segundo o MST, o assentamento de cerca de 1,1 mil famílias em até 60 dias após os sem-terra deixarem a fazenda. Outro seria a produção de um estudo sobre a legalidade da propriedade pelo senador Eunício Oliveira. O movimento sustenta que a fazenda foi declarada improdutiva e que há “grande volume de informações na região sobre a grilagem da área”.

Em nota, o MST promete manter a ocupação até que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) destine a fazenda para fins de reforma agrária.

Ainda durante a primeira ocupação, a assessoria do senador garantiu que a propriedade era produtiva e opera há mais de 25 anos “em uma região livre de conflitos agrários”. Assegurou também que a Fazenda Santa Mônica cumpre todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental.

Vasco tem acerto verbal e espera liberação para fechar com Léo Moura


Andrezinho e Herrera foram confirmados. Ronaldinho Gaúcho negocia. O Vasco, porém, continua no mercado para reforçar o grupo visando recuperação no Brasileirão. E apenas uma liberação o afasta de ter outra contratação definida: trata-se de Léo Moura. Com acerto verbal, o jogador, ex-Flamengo, depende de acordo com o Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos, para voltar a São Januário. 
  
Léo Moura, 36 anos, atuou pelo Vasco em 2002, quando fez seis gols em 30 partidas. A partir de 2005, virou atleta do Flamengo. Foram dez anos, inúmeros títulos até se transferir aos EUA no começo da temporada. Porém, o brasileiro não se adaptou ao futebol estrangeiro. Disputa a NASL (North American Soccer League), considerada a segunda divisão do país. E deseja retornar ao Brasil.   
Eduardo Uram, representante do atleta, foi procurado pelo Coritiba. Porém, o Vasco venceu a disputa. As negociações avançaram pois Léo estava no Brasil para o amistoso com a Ponte Preta. Há acerto de salário e tempo de contrato - seria, a princípio, até o Carioca de 2016. Existe a possibilidade, inclusive, de o presidente Eurico Miranda, em entrevista coletiva nesta segunda-feira, de anúncio de Celso Roth como novo treinador, confirmar a contratação de Léo Moura.   

O Vasco é o lanterna do Brasileirão, com três pontos. Enfrenta o Flamengo, domingo, em Cuiabá.

CBF desiste de diminuir pena, e Neymar deixa Santiago nesta 2ª

A CBF desistiu de recorrer da punição de quatro jogos imposta pela Conmebol ao atacante Neymar. Por conta disso, o jogador vai deixar Santiago nesta segunda-feira para iniciar o período de férias ao lado da família em São Paulo. Como os jogadores da seleção brasileira estão de férias até as 19h, o jogador nem retornará à concentração na capital chilena. 

A decisão da CBF de não buscar a alternativa na Câmara de Apelações da Conmebol se deu por conta de uma informação de bastidor. A confederação apurou que a entidade sul-americana não estaria disposta a diminuir a pena de Neymar, suspenso por quatro partidas por acúmulo de cartões amarelos e pela expulsão na derrota do Brasil por 1 a 0 para a Colômbia. 

A comissão técnica da Seleção chegou a conversar com algumas lideranças do grupo e acharam por bem o jogador não seguir com a delegação. Para os atletas, além de não ser bom para a sequência, Neymar terá a oportunidade de ter um período maior de férias antes do início da temporada e das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. 

No início da madrugada, o site oficial da CBF colocou um comunicado explicando a decisão tomada em relação a Neymar. A confederação pediu ainda rigor da Conmebol em todas as competições organizadas pela entidade.