quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MPF ajuíza ação contra ex-prefeito de Altaneira e outras quatro pessoas

O Ministério Público Federal no Ceará, por meio da Procuradoria da República Polo - Juazeiro do Norte/ Iguatu, ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Altaneira (600 km de Fortaleza), Antônio Dorival de Oliveira, mais quatro pessoas e uma empresa responsáveis por fraudar processos licitatórios.

De acordo com relatório de fiscalização da comissão parlamentar de inquérito da Câmara Municipal de Altaneira, analisado pelo MPF, a Prefeitura de Altaneira, na gestão de Antônio Dorival de Oliveira, realizou procedimentos licitatórios fraudulentos para a aquisição de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Os recursos para a realização das compras, no valor de R$ 150 mil reais, foram transferidos pelo Ministério da Saúde, por meio do Piso de Atenção Básica da Saúde.

Durante o esquema, o então prefeito de Altaneira fracionou despesas e homologou os procedimentos licitatórios simulados favorecendo à empresa laranja Antônia Cícera Paz da Silva-ME com o intuito de beneficiar o próprio irmão, Marques Dorivan de Oliveira, representante da empresa convidada na licitação.

"Da mesma forma, os membros da Comissão Permanente de Licitação, dentre eles, o então Secretário de Saúde Wellington Lins Alencar, participaram ativamente dos atos de improbidade, visto que foram diretamente responsáveis pelas absurdas cotações de preços, pela escolha das empresas licitantes e pela montagem dos certames", afirma a Procuradora da República Lívia Maria de Sousa.

Para o MPF, o enriquecimento ilícito do então prefeito de Altaneira e dos demais réus restou comprovado uma vez que a Distribuidora de Medicamentos e Produtos Hospitalares - Antônia Cícera Paz da Silva-ME não forneceu nenhum medicamento ao Município de Altaneira, sendo na realidade uma empresa fantasma, constituída em nome da senhora Antônia Cícera, sem o conhecimento da mesma, quando trabalhava como empregada doméstica na residência da sogra de Marques Dorivan.

Polícia encontra laboratório de drogas em uma fazenda em Beberibe


Nesta terça-feira (26), a polícia encontrou um laboratório de produção de drogas em Beberibe, distante 75 km de Fortaleza. No local, foram encontrados cocaína, crack, um produto para realizar a mistura da droga, além de prensas e peneiras para a produção da substância e cartuchos de espingardas.

A operação para descobrir o laboratório vinha acontecendo há 30 dias. Na quinta-feira passada (14), três homens foram apreendidos traficando a droga produzida. Nesta terça (26), mais quatro pessoas foram apreendidas, sendo dois homens, um adolescente e uma mulher, que, segundo a polícia, era a gerente do negócio. O proprietário da fazenda em que era mantido o laboratório está sendo procurado pela polícia.

Jovem é abusada e enterrada viva em Pacoti-CE

Apenas os pés da jovem Magda Maria de Inácio, 19, estavam do lado de fora da cova rasa onde ela havia sido enterrada, depois de ser estuprada e espancada. A irmã dela conseguiu encontrá-la ainda com vida embaixo de arbustos e folhas de bananeiras, na manhã do último dia 22, no Município de Pacoti (a 95Km de Fortaleza). Até a tarde de ontem, Magda Maria permanecia internada no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro) se recuperando das lesões.

De acordo com a Polícia, a vítima foi localizada pela irmã, no Sítio Rolador, com marcas de agressão, os olhos inchados e as vestimentas rasgadas. Magda Maria sofreu traumatismo craniano, foi estuprada, jogada em uma cova rasa, e coberta com palhas e troncos de bananeira.

Familiares informaram à Polícia, que Magda havia saído de casa para lavar roupas em uma cacimba situada em uma propriedade rural, e estava demorando para retornar. Preocupada, a irmã, Agda de Inácio, decidiu então procurá-la. "Quando cheguei ao local, vi que tinha muito sangue e o balde que ela usava estava quebrado. Pedi ajuda aos vizinhos e a encontramos nas proximidades, toda enterrada. Só conseguimos identificar o corpo porque os pés dela estavam pra fora do buraco", revelou Agda, em depoimento à Polícia.

A jovem foi levada pelos moradores ao Hospital de Pacoti e, em seguida, encaminhada para a Unidade de Saúde de Aracoiaba. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi transferida para o IJF-Centro, em Fortaleza. Na emergência, permaneceu inconsciente por dois dias. Ao apresentar melhoras, a garota informou aos parentes que o autor do crime teria sido seu ex-companheiro, conhecido na cidade apenas como Fabiano.


O suspeito


Familiares da vítima relataram à Polícia que Fabiano viveu com Magda durante um ano mas, após saber da gravidez da namorada, ele a teria abandonado. Após constantes brigas e discussão, o casal decidiu se separar.

A tia de Magda, identificada apenas como Fátima, informou na Delegacia que a sobrinha sempre pedia ajuda financeira, mas a família paterna só contribuía com R$100,00 para as despesas da criança. O rapaz é do bairro Pirambu, em Fortaleza, e há pouco tempo residia em Pacoti.

174 municípios do Ceará estão em estado de emergência



O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, assinou um decreto, na última semana, prorrogando por mais 90 dias a situação de emergência em 174 municípios do Ceará.

Segundo o documento, fica prorrogada a situação anormal provocada por desastre e caracterizada como situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem nos municípios.

O decreto deverá entrar em vigor nos próximos dias e será válido apenas para as áreas afetadas pela seca.
No Estado, apenas os municípios de Aquiraz, Fortaleza, Barbalha, Pacatuba, Guaramiranga, Uruburetama, Juazeiro do Norte, Eusébio, Horizonte e Itaitinga não estão em estado de emergência.

Criança de 8 anos é forçada a participar de orgia com 11 pessoas na Paraíba

“Repugnante”. Esse foi o termo usado pelo delegado de Polícia Civil, Lamartine Lacerda, para descrever as imagens gravadas em vídeo que mostram uma criança de 8 anos participando de um orgia com outros adolescentes e um jovem, na cidade de Remígio ( localizada no Agreste paraibano a 157 km de João Pessoa ). Um maior e dois menores foram detidos, na tarde desta terça-feira (26). Oito adolescentes estão sendo investigados na participação do crime.

O delegado informou que a mãe da criança denunciou o crime à Polícia Civil após constatar que um vídeo estava sendo compartilhado na cidade, onde seu filho aparece fazendo sexo oral com um rapaz. “As imagens são repugnantes. O menino fazendo sexo oral em um rapaz e sendo ditas palavras de baixo calão”, narrou o delegado.

Ainda de acordo com Lacerda, a criança revelou durante depoimento, que ela estava sendo forçada a praticar sexo com os adolescentes já há algum tempo. O último ato teria ocorrido na semana do Carnaval, às margens de um açude.

“O depoimento do garoto é muito contundente. Ele tem um poder de discernimento e não entra em contradição. O menino disse que estava sendo abusado há cerca de dois anos e não tinha denunciado por ter medo de ser morto. Um dos envolvidos é primo da vítima. Os outros são vizinhos e amigos do garoto. A criança disse que na semana do Carnaval fez sexo com os rapazes”, comentou Lamartine Lacerda, revelando que um dos adolescentes detidos confessou participação na orgia.

O delegado adiantou que a vítima será encaminhada para exames. Os adolescentes envolvidos no crime poderão responder à medida socioeducativa e o maior ser preso por pedofilia.

Homem leva choque e fica agarrado ao transformador em Parnamirim-RN




Após sofrer uma descarga elétrica, um homem ficou agarrado a um transformador de um poste no Centro da cidade de Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta terça-feira (26). Segundo informações da Prefeitura, ele trabalhava na instalação do transformador.  O poste fica próximo ao prédio do Executivo Municipal, em frente a um laboratório de análises clínicas. O trabalhador teria sido contratado. 

No entanto, no momento em que iniciava o serviço, sofreu um choque. Mesmo após sofrer a descarga, ele ainda conseguiu pular para o transformador, que não estava ligado e não foi afetado pela corrente elétrica. O homem ficou no local por aproximadamente 40 minutos aguardando o socorro do Corpo de Bombeiros. O homem foi retirado do poste e levado para uma unidade médica da cidade.

Homem mata irmão a golpe de foice em Catarina-CE


Segundo informações o crime aconteceu por volta das 14h00, da última  segunda-feira (25), na localidade de Sitio Santo Antonio, a 6 km da sede deste município.

De acordo com informações do SD Teixeira, familiares da vitima entraram em contato com o Destacamento local, por volta das 17h00, de ontem, terça-feira (26),  quando os policias militares, CB Batista, SD Rômulo e SD Farias, foram até o local, e se depararam com o corpo da vítima já em estada de putrefação.

Um familiar dos envolvidos (vitima e acusado) disse que, na tarde de ontem, terça-feira (26) foi até a residência onde os irmãos moravam sozinhos e, ao chegar próximo a residência começou a sentir um mau cheiro que vinha de dentro da casa. Ao entrar na residência, se deparou com o corpo do Clemildo, ensanguentado e em estado de putrefação.

O acusado foi preso no momento em que os policiais chegavam à residência onde o crime aconteceu. Foi preso e conduzido pra a 14ª Delegacia de Policia Civil de Tauá, Antonio Nelton da Silva, 42 anos, irmão da vitima,  já identificada como sendo o senhor Francisco Clemildo da Silva de 65 anos, conhecideo por "Bibiu"

Os irmãos residiam na mesma a casa.

Dr. Vilmar recebe o carinho das crianças no primeira dia de aula


O prefeito Dr. Vilmar fez questão de acompanhar de perto o primeira dia de aula para as crianças do anexo CDI, localizado ao lado da Secretaria da Educação de Acopiara. 
Além de receber o abraço e o carinho das crianças o prefeito Dr. Vilmar assumiu o compromisso de entregar para cada uma delas o fardamento completo. 
O prefeito acopiarense pretende num menor espaço de tempo possível dotar todas as escolas infantis do município com equipamentos novos, inclusive com parquinhos para as crianças.