sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pedra Branca: aposentado é morto e homem é encontrado baleado em residência

Um aposentado acabou morto e um homem ferido na noite desta quinta-feira (12), no município de Pedra Branca, na localidade do Sítio Serra Verde. Populares ouviram disparos e foram verificar o que era, quando se depararam com Sebastião Rodrigues da Silva, 77, morto a tiros, dentro de casa. Também encontraram Antônio Claudino Rodrigues Martins, 38, pedindo socorro.

Claudino morava junto com Sebastião e levou três tiros, sendo um no peito e outros dois nos braços. Ele encontra-se internado no hospital do município. A Polícia suspeita de que houve uma discussão entre os dois antes do crime. Um revólver calibre 38 foi encontrado ao lado de Claudino.

Mãe e filha presas por guardar 1 t de maconha em casa


Uma mulher de 59 anos e sua filha, de 31, foram presas ontem à noite por armazenar cerca de uma tonelada de maconha em casa, em Ferraz de Vasconcelos, região metropolitana de São Paulo. Metade da droga estava na área de serviço, coberta por um tapete, e a outra metade escondida em alçapão construído num dos quartos.

A polícia chegou até a residência, no Jardim Brígida, por meio de uma denúncia anônima ao 32º Batalhão. Segundo o sargento Castro, elas teriam confessado que a droga havia sido entregue ontem e que receberam dinheiro para armazená-la. Cinco viaturas da Força Tática participaram da apreensão dos 594 tijolos de maconha.

"Soubemos que havia mais droga escondida nos quartos e encontramos o fundo falso, com 1,5 metro de profundidade", disse Castro. A maconha, segundo ele, seria distribuída pela região do Alto Tietê. O caso foi registrado no Distrito Policial de Ferraz de Vasconcelos.

Fonte: Agência Estado

Crianças devem tomar 2ª dose de vacina contra paralisia infantio neste sábado

Mais de 14,6 milhões de crianças de até cinco anos de idade devem ir aos postos de saúde neste sábado (14) para receber a segunda dose da vacina contra poliomielite, doença causada por vírus e que pode provocar paralisia e levar à morte. A vacina, teve a primeira dose da campanha deste ano distribuída no dia 12 de junho, é dada por via oral, por meio das famosas gotinhas.

Em São Paulo e no Rio, os postos vão atender das 8h às 17h. Para outros locais, é recomendável consultar a secretaria de saúde para saber do horário. A meta é imunizar aos menos 95% das crianças do país nessa faixa etária.

O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas é importante que as crianças recebam a dose para que o problema não volte. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 26 países ainda registram casos de poliomielite. Em países como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria há transmissão constante do vírus.

A vacina contra a paralisia infantil não tem contraindicações. Devem evitar a dose apenas as crianças imunodeprimidas (com sistema imunológico muito sensível), como aquelas que estão passando por tratamentos de quimioterapia ou radioterapia.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carmem Osterno, diz que "é a imunização que garante a não circulação do vírus selvagem da poliomielite no país".

– Por isso é tão importante vacinar as crianças nas duas etapas da campanha.

A vacina não apresenta contra-indicações, mas a recomendação é que crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receber a dose. Devem evitar a dose apenas as crianças imunodeprimidas (com sistema imunológico muito sensível), como aquelas que estão passando por tratamentos de quimioterapia e radioterapia ou de HIV.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus selvagem que pode atingir o sistema central e causar paralisia muscular ou até a morte.

Não há cura para a doença, mas existe um meio poderoso de prevenção: a vacina. Desde 1980 o Brasil faz campanhas anuais de vacinação contra a poliomielite, o que fez com que o último caso de infecção no país fosse registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da OMS o certificado de eliminação da doença.

É possível tomar a dose durante todo o ano gratuitamente, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Entretanto, é importante que as crianças de até cinco anos tomem as duas doses da campanha nacional anual, já que isso ajuda a proteger toda a população contra a doença. Isso porque o vírus presente na vacina, que é enfraquecido, dissemina-se no ambiente, aumentando a cobertura. Isso protege a comunidade como um todo.

Ibama encontra quatro cobras em caixa de Sedex

Quatro cobras foram enviadas pelos Correios em Belém (PA) para uma chácara em São Paulo. Os animais estavam escondidos em uma caixa de Sedex e foram descobertos pela máquina de raio-X dos Correios.

Segundo o Ibama, foram apreendidas três jiboias e uma periquitamboia, também conhecida como cobra-papagaio.

O endereço do remetente na caixa de Sedex era falso. O Ibama de São Paulo e a Polícia Federal vão investigar o crime ambiental. Até agora, ninguém foi preso.

Ronaldo está escondendo a bola,descubra onde


O clima de mistério tomou conta do Corinthians nesta manhã de sexta-feira. Ronaldo, cotado para voltar ao time na partida contra o Avaí, domingo, às 16h, na Ressacada, pelo Campeonato Brasileiro, não participou do treinamento coletivo, no Parque São Jorge, e permanece como dúvida para o confronto.

O Fenômeno permaneceu na sala de fisioterapia fazendo tratamento e, em seguida, fez uma atividade na caixa de areia. Ele está recuperado de uma lesão muscular na panturrilha da perna direita, mas ainda está bem longe da forma física ideal. Nos treinamentos da semana, nitidamente acima do peso, o craque se movimentou muito pouco e teve dificuldades contra a equipe sub-18, em jogo-treino disputado na quinta-feira.

Previdência antecipa metade do 13º salário


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem um decreto que antecipa 50% do 13º a beneficiários da Previdência Social. A antecipação estará disponível a todos os beneficiários da Previdência nas agências bancárias ou postos do Instituto de Seguridade Social (INSS) entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Mais de 23 milhões de pessoas serão beneficiadas com o adiantamento.

Visita ao INSS

Lula visitou nesta tarde o sistema de monitoramento dos atendimentos do INSS. Ele também inaugurou o serviço de impressão de contracheques de benefícios da Previdência em agências bancárias.

A partir de ontem, os beneficiários que recebem os pagamentos no Banco do Brasil, Bradesco e Banco Mercantil já puderam imprimir contracheques nos terminais de autoatendimento.

Segundo a Previdência, 13 milhões de pessoas já podem acessar e imprimir gratuitamente, nas agências bancárias, os comprovantes de pagamento de benefícios do Instituto de Seguridade Social (INSS) referentes ao mês de julho. Os outros 14 milhões de beneficiários terão acesso ao serviço até setembro, prazo limite para a adesão das outras instituições financeiras. Atualmente as informações de pagamentos do INSS só podem ser consultadas na página do Ministério da Previdência Social na internet ou em agências da Previdência. O contracheque vai conter o valor bruto do benefício e eventuais descontos, como os decorrentes de crédito consignado e imposto de renda.

A impressão do comprovante mensal será feita com a utilização do cartão de pagamento de benefício ou da conta corrente, por utilização de uma senha.

Lula disse que houve uma "revolução" nos serviços da Previdência Social durante o atual governo. Segundo ele, o tempo de atendimento para o pagamento de benefícios foi reduzido, assim como as filas.

"As longas filas praticamente não existem mais. Em dezembro de 2005, a média nas filas era de 82 pessoas. Em dezembro de 2006, já havia caído para 24. Em dezembro de 2007, estava em apenas 14 segurados. Uma redução de 83% das pessoas que frequentavam as filas", disse o presidente.

Lula justificou o aumento do déficit da Previdência: "Se do ponto de vista contábil o déficit é de R$ 47 bilhões, do ponto de vista prático, entre os que recebem e os que pagam, não é".

Fonte: Agência Brasil

Terremoto de 7,2 graus atinge o Equador

Um terremoto de 7,2 graus de magnitude sacudiu o Equador durante 40 segundos, ontem, deixando um ferido e danos materiais leves, informaram as autoridades falando sobre um fenômeno que foi sentido em "todo o país". No Peru, o abalo também foi sentido com uma magnitude de 6,7 graus.

O tremor também foi sentido em Porto Velho, capital de Rondônia, onde funcionários do Tribunal de Justiça do Estado deixaram o prédio às pressas após sentiram o edifício tremer por 20 segundos. Uma vistoria foi feita no prédio e não foi constatado nenhum dano. O abalo também atingiu o Acre.

O epicentro do terremoto, que ocorreu às 6h54 (8h54 no horário de Brasília) foi entre as províncias amazônicas de Napo e Pastaza, a leste da capital equatoriana Quito. O abalo aconteceu 200 quilômetros de profundidade, o que reduziu o seu impacto, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O Equador tem um amplo histórico de terremotos. Em março de 1987, um tremor causou fortes danos em sua infraestrutura petrolífera.

Cid anuncia que não comparecerá a debate

O governador e candidato à reeleição Cid Gomes (PSB) disse ontem que não irá ao debate entre os postulantes ao Governo do Estado a ser realizado pela TV Jangadeiro no próximo dia 19. Ele alega, entre os motivos, que é “suspeita a realização de debate quando a TV tem um dos candidatos”. “Havia problemas de regras naquele debate da TV Jangadeiro que é de propriedade de um dos candidatos”, disse Cid.

Cid Gomes se referia ao senador Tasso Jereissati (PSDB), candidato à reeleição e um dos donos da emissora. Tasso, que apoia Marcos Cals (PSDB), até recentemente era aliado do Governo Cid. O governador também alegou "choque de agenda". No dia do embate, alega que estará na "ICid+18", a conferência internacional que debate sustentabilidade e meio ambiente.

Chagas Vieira, diretor de jornalismo da TV Jangadeiro, refutou mudança nas regras, que, lembra, "são as mesmas de 2006, quando Cid participou dos dois debates promovidos pela Jangadeiro". E desvinculou qualquer ligação política da emissora no processo eleitoral: “Tasso nem concorrendo com ele está”, diz Chagas Vieira, assegurando a realização do debate "que teve a concordância de todos eles"..

Corpo de homem é esquecido em carro funerário no RS

O corpo de um homem de 59 anos foi esquecido dentro de um carro funerário, em Porto Alegre. O cadáver ficou desaparecido durante quatro horas.

Um funcionário foi embora e levou a chave do veículo e não percebeu que o corpo estava dentro.

Como ninguém sabia onde estava a chave, o carro acabou sendo arrombado para a retirada do caixão. O caso foi registrado como "atípico" na polícia.

TSE libera presidenciáveis para participar de mais de um programa nos Estados

Em nova decisão, O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) derrubou nesta quinta-feira (12) a chamada “verticalização” da propaganda eleitoral, que exigia que as coligações nacionais fossem mantidas nos planos estaduais nos programas de rádio e TV.

Na prática, a nova resolução permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os candidatos à Presidência participem dos programas de rádio e TV nos Estados de seus partidos, mesmo que eles estejam coligados com adversários no plano nacional. Permitirá ainda que os presidenciáveis apareçam nas propagandas de mais de um candidato, desde que os dois partidos estejam coligados nacionalmente.

Um exemplo que ilustra bem o alcance da regra é a Bahia, Estado onde PT e PMDB, coligados nacionalmente, são adversários. Com a nova resolução, a candidata do PT, Dilma Rousseff, pode aparecer tanto na propaganda de Jaques Wagner (PT) quanto na de Geddel Vieira Lima (PMDB), o que estaria vetado pela regra antiga.

Já José Serra, se quiser, pode aparecer, no Piauí, nas propagandas de Sílvio Mendes (PSDB) e João Vicente Claudino (PTB). PSDB e PTB têm coligação nacional.

O julgamento foi provocado por uma consulta formulada pelo senador e candidato ao governo de Goiás Marconi Perillo (PSDB).

Em junho, os ministros tinham tomado uma decisão a favor da verticalização. Após pressão de representantes dos partidos, decidiram reavaliar a regra.

Chuva de meteoros é registrada em várias partes do mundo

A chuva de meteoros Perseidas foi registrada em vários pontos do mundo ao longo da madrugada desta sexta-feira (13). Quem ficou acordado e contou com a sorte de céu claro e sem nuvens pôde ver o fenômeno.

No Brasil, o Norte e Nordeste teriam mais facilidade de observar o fenêmeno, mas demais regiões do país também poderiam ver os meteoros mais brilhantes nas últimas horas de escuridão, antes do amanhecer.

O astrônomo Cássio Leandro Barbosa, explica que essa chuva é associada ao cometa Swift-Tutle, que dá uma volta ao redor do Sol a cada 130 anos. Ela ocorre sempre que a Terra cruza a linha de destroços deixada pelo cometa.

Quem mora fora do Brasil, no Hemisfério Norte, ganhou uma visão mais privilegiada e pôde chegar a ver até 142 meteoros por hora.

Netos são suspeitos de encomendar a morte do avô, diz polícia

O que parecia ser uma morte num assalto, segundo a polícia, pode ser mais um caso de assassinato em família. Dois netos, de 28 e 29 anos, são suspeitos de mandar matar o avô Paulo Francisco, de 82 anos, administrador do Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio. O crime teria sido encomendado para tentar esconder outros crimes.


Netos e avô trabalhavam juntos no Cemitério do Caju, na Zona Portuária do Rio. Os netos são investigados pela polícia por participação em fraudes nos enterros. Eles estão foragidos.

Paulo Francisco levou dois tiros na nuca na porta de casa, em Água Santa, no subúrbio do Rio, quando saía para trabalhar junto com um motorista. Até pouco tempo atrás o caso era tratado como tentativa de assalto.

A investigação tomou um rumo diferente quando a polícia prendeu um homem que seria contratado para matar o administrador do cemitério, há 20 dias. O cúmplice deste homem, que seria o autor dos disparos, foi morto há duas semanas depois do crime.

A polícia quer saber agora se o administrador do cemitério foi morto depois de demitir os netos, suspeitos de ter envolvimento em enterros fraudulentos, entre eles o do traficante Nem, da Rocinha, que simulou a própria morte.

“A quadrilha se reúne no bairro da Abolição (no subúrbio). Existem três homicídios em andamento nas investigações aqui na Divisão de Homicídios (DH), que são da responsabilidade desses criminosos”, explicou o delegado da DH, Felipe Ettore.

Segundo o delegado, os dois netos e o matador serão indiciados por homicídio triplamente qualificado, por motivo fútil e sem possibilidade de defesa da vítima. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.

G1