terça-feira, 12 de março de 2013

Crescimento político do vereador Lindomar Rodrigues incomoda família "Almeida" em Acopiara

O crescimento político e repentino do vereador Lindomar Rodrigues (PSB) tem deixado a família Almeida, até então, detentora do poder na Terra do Lavrador, atordoada e encurralada. O grande desejo de Lindomar Rodrigues é colocar o ex-prefeito de Acopiara na cadeia por conta de seus desmandos e desvios de recursos públicos.

O jovem parlamentar tem sido a voz forte e confiável que a população de Acopiara tanto esperava e sonhava. Muitas pessoas vão a Câmara Municipal de Acopiara nos dias de sessões apenas para vê-lo participando dos debates e discursando .

Lindomar Rodrigues ganhou notoriedade política e fama por ser destemido e falar a verdade. Em pouco mais de dois meses como vereador, Lindomar já caiu na graça do povo e é considerado um veneno bastante perigoso para a família Almeida.

A derrota que essa família sofreu nas urnas nas eleições passadas, 50% dela é credenciada a força de Lindomar Rodrigues que também é radialista e blogueiro de sucesso.

Lindomar foi o quarto vereador mais bem votado nas eleições de 2012, obtendo 1.508 votos. Na sede urbana o moço foi o mais bem votado obtendo mais de 900 votos no pleito.

Só para o internauta ter uma ideia, Lindomar Rodrigues conseguiu deixar para traz em número de votos, Will Almeida, sobrinho do ex-prefeito e neto de Chico Sobrinho. Will é considerado pessoa muito rica e filho de médicos bem sucedidos.

Por conta do crescimento político de Lindomar, a família Almeida, liderada pelo vereador Will Almeida tem divulgado uma série de mentiras e injúrias contra a sua pessoa afirmando a sua cassação. Will teme que Lindomar Rodrigues continue sendo o grande problema político para a sua família.

Eleições 2020.

Hoje, a população acopiarense já consegue visualizar que Lindomar Rodrigues é um nome fortíssimo para suceder o atual prefeito acopiarense, Dr. Vilmar, depois de um possível segundo mandato do mesmo.

Lindomar Rodrigues não esconde de ninguém o desejo de disputar a Prefeitura Municipal de Acopiara em 2020 com o apoio de seu grupo político. "Gostaria muito de disputar este pleito como candidato a prefeito, se possível, com o ex-prefeito Antonio Almeida. Sei que falta muito tempo, porém, até lá estarei preparadíssimo. O ex-prefeito precisa conhecer a força da raça negra. Se for qualquer um dos membros de sua família não tem problema. Agora a minha preferência é por ele (ex-prefeito) que me humilhou muito ao longo dos anos e vai ter que sentir, nas urnas, o gosto de uma derrota para uma pessoa negra e pobre", frisou Lindomar.

Em relação aos boatos de cassação, Lindomar Rodrigues pede a população que fique tranquila e se sinta convidada a estar todas as sextas-feiras na Câmara para acompanhar o seu trabalho como vereador. "O povo me confiou um mandato de quatro anos. O mandato começou dia 01 de janeiro de 2012 e vai até 31 de dezembro de 2016. Até lá muita gente vai ter me me engolir", sentenciou Rodrigues.

Fumaça preta sinaliza que novo papa ainda não foi escolhido


Vaticano - Uma fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina nesta terça-feira, sinalizando que os cardeais da Igreja Católica não elegeram um novo papa na primeira votação do conclave.

A fumaça preta foi vista por milhares de fiéis na Praça de São Pedro e significa que os 115 cardeais farão uma nova rodada de votação na manhã de quarta-feira.

Eles permanecerão confinados dentro dos muros medievais do Vaticano até escolherem um sucessor para Bento 16, que renunciou no mês passado.

Quando os cardeais chegarem a um acordo sobre o nome do novo pontífice, uma fumaça branca sairá da chaminé da capela e os sinos da Basílica de São Pedro vão soar.

Grupo APA oferece apoio a mulheres de Acopiara


A reinserção das mulheres que tiveram câncer de mama na sociedade depende muito da família, dos amigos e dos grupos de reabilitação.

Desde 2010 o grupo Amigos do Peito de Acopiara (APA) criado pela Dra. Ana Patrícia Barbosa, mastologista,  e pela Dra. Eveline, enfermeira, oferece as essas mulheres acopiarenses acompanhamento pós-mastectomia, retirada da mana, onde contam com apoio para recuperar a autoestima.


A vice-presidente do APA, Maria Aparecida Rodrigues Cavalcante, disse que “o apoio às mulheres com câncer deve estar presente em todas as fases do adoecer, desde o diagnóstico até a reabilitação que é muito importante”, complementa Maria Aparecida, que é enfática ao dizer que o apoio e suporte da família são fundamentais no processo.


A Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social e Primeira Dama de Acopiara, Dra. Lúcia Martins, participou do encontro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher na última sexta-feira, 08/03, parabenizou as 'guerreiras' e disse que os amigos tem um papel essencial como fonte de estímulo e apoio à reabilitação. “Por compartilharem dos mesmos problemas, essas mulheres dividem histórias de insegurança, medo, superação e conseguem se tornar fonte de apoio às demais integrantes do grupo”, finalizou Dra. Lúcia.

Os encontros do grupo APA acontecem no Centro Pastoral de Acopiara a cada primeira terça-feira do mês, 15h.

Serviço

O que é Câncer de mama?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Fatores de risco

Se uma pessoa da família - principalmente a mãe, irmã ou filha - teve câncer de mama antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem ter cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

Sintomas de Câncer de mama

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama e, por isso, é importante consultar um profissional de saúde.

Diagnóstico de Câncer de mama

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar anualmente um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O exame clínico das mamas é realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Nesse exame, poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

Prevenção

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Cardeais começam conclave para escolher novo Papa no Vaticano

Os cardeais eleitores já estão fechados na Capela Sistina, no Vaticano, para iniciar os encontros do conclave em que vão eleger o sucessor do Papa Emérito Bento XVI como líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano.

Os 115 cardeais foram da Capela Paulina para a Capela Sistina em procissão. Eles chegaram à Sistina às 16h30 locais (12h30 de Brasília) desta terça-feira (12).

Durante o percurso, eles cantaram litanias e oraram para que o Espírito Santo os iluminasse.

Depois, eles prestaram juramento, com a mão sobre o Evangelho, prometendo manter segredo sobre o encontro e as votações, conforme manda a Constituição Apostólica, sob risco de excomunhão.

O mestre de cerimônias deu o comando de "Extra omnes!" (Todos para fora), e a porta da capela foi lacrada.

Primeira votação

A expectativa é de que a primeira votação para tentar escolher um novo pontífice, o 266º da história da Igreja, ocorra ainda nesta terça.

Mas, segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, ela provavelmente não deve definir ainda o nome do novo Papa.

O conclave segue então na quarta-feira, com duas votações previstas pela manhã e mais duas à tarde, até que um dos cardeais obtenha dois terços dos votos.

A eleição do novo Papa ocorre após a surpreendente renúncia do agora Papa Emérito Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e efetivada em 28 de fevereiro, criando uma situação praticamente inédita para a Igreja moderna, em que dois Papas, um atuante e outro Emérito, devem coabitar no Vaticano.

O alemão Josef Ratzinger deixou o cargo após oito anos de um pontificado marcado por crises e divisões internas.

O cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer é citado, pela imprensa e por analistas, como um dos favoritos para ser o novo Papa, ao lado do italiano Angelo Scola.

Prefeitura de Acopiara desenvolve com sucesso a Semana Saúde na Escola

A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria da Educação em parceria com o Ministério da Saúde está desenvolvendo a Semana Saúde na Escola no período de 11 a 15 de março. Várias temáticas estão em discussão, dentre elas, prevenção da obesidade e saúde ocular.

A Semana Saúde na Escola  tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do aluno ao longo do ano letivo.

De acordo com as organizadoras do evento Sueli Oliveira, Sônia Taveira, Silvia Karuena e Ivina Maria, serão ofertados aos alunos da rede  municipal de ensino serviços de avaliação antropométrica (por meio da medição da altura, peso e índice  de massa corpórea) e avaliação nutricional. Na parte da saúde ocular, será efetuada a avaliação com escala de Snellen.

A intenção é que a partir das ações realizadas na campanha, a promoção e prevenção de agravos à saúde aproximem as equipes de atenção básica e as equipes das escolas, fazendo parte do cotidiano da escola.

Pescador do CE morre em alto mar e é resgatado em ancoradouro no PI



O pescador cearense Reginaldo Carlos Silva Oliveira, 35 anos, morreu afogado durante pescaria em alto mar na costa do Maranhão.

Reginaldo se encontrava na embarcação denominada de “Mayara”, da cidade de Camocim e por volta das 4h30 da última segunda-feira (11/03), surtou dizendo que estava vendo “bichos” na embarcação.

Pescadores conseguiram acalmar Reginaldo dizendo para ele que não tinha nada disso no barco. Minutos depois, Reginaldo surtou novamente e pulou no mar, morrendo afogado. Seu corpo foi resgatado pelos colegas pescadores que comunicaram o ocorrido via rádio ao proprietário da embarcação Sebastião Rodrigues Araújo.
 

Atentados tiram Rádios AM e FM do ar em Quixadá


Duas emissoras de rádio de Quixadá, na Região do Sertão Central, no Ceará, tiveram os seus equipamentos destruídos entre a noite de sábado e a madrugada desta segunda-feira. As Rádios AM 970 e FM 105.9 - integrantes do Sistema Monólitos de Comunicação, foram alvo de atentados e tiradas do ar. Equipamentos da TV Cidade, afiliada à Rede Record, também, foram destruídos.

O primeiro atentado ocorreu na noite do sábado e, na madrugada da segunda-feira, os criminosos voltaram a agir. Primeiro, atearam fogo nos transmissores da Rádio AM 970 - emissora fundada há 33 anos e que, mesmo nos tempos mais duros da política regional, nunca foi alvo de crime tão bárbaro.

Na segunda-feira, os bandidos voltaram a agir para destruir os equipamentos da Rádio FM 105.9, também, integrante do Sistema Monólitos de Comunicação.

O diretor-presidente das Rádios AM 970 e FM 105.9, Everardo Filho, foi à Polícia, prestou queixas sobre os atentados e pediu providências para os bandidos serem identificados e punidos. Everardo leva o caso, nesta terça-feira, à Associação de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT). As Polícias Civil e Federal estão sendo mobilizadas para investigar os atentados.

Escolha do novo papa dificilmente sairá hoje, informa porta-voz



O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou nesta segunda-feira (11), que o sucessor do papa emérito Bento XVI não deverá ser escolhido nesta terça-feira (12), quando iniciará o conclave. “Provavelmente, a fumaça escura deverá durar alguns minutos [amanhã]”, declarou o porta-voz.

Federico Lombardi referiu-se à emissão da fumaça, na Capela Sistina. A fumaça na cor escura surge quando não há consenso. A fumaça branca é emitida quando é eleito o novo papa. Ele também informou que 152 cardeais estiveram presentes, dos quais 115 têm direito a voto na reunião.

O administrador interino da Santa Sé, Tarcísio Bertone, fez um balaço da situação financeira do Banco do Vaticano. No momento, há uma série de informações publicadas na imprensa internacional, sobre desvios de recursos na instituição.

Avião com duas pessoas, vindo dos EUA, cai em avenida de Manaus


Um avião monomotor modelo Cessna 206 prefixo N209B, vindo dos Estados Unidos, caiu, por volta das 20h45 desta segunda-feira (11), na Avenida do Turismo, Zona Oeste de Manaus. De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam na aeronave e sobreviveram ao acidente.

Segundo o tenente Martins Costa, do Corpo de Bombeiros, a aeronave saiu dos Estados Unidos. Não há informações sobre a cidade de onde o avião partiu. Já no Brasil, o monomotor fez uma parada em Boa Vista, no estado de Roraima, e seguiu para Manaus.

Um americano e um boliviano estavam na aeronave, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles foram encaminhados ao Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos dois.


O tenente Martins Costa informou ainda que o avião chegou a contatar a torre de controle do aeroporto de Manaus para relatar a emergência, mas o sinal da aeronave foi perdido. "A torre nos informou, na seção contra incêndio, que uma aeronave decretou emergência e no mesmo instante sumiu do radar. Estamos fazendo a prevenção da aeronave, que está derramando muito combustível, fizemos o corte da bateria, agora vamos manter o lugar seguro e aguardar o Seripa [Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos] para as investigações", explicou.