segunda-feira, 21 de março de 2011

Dilma anuncia R$ 4,5 bi para prevenir câncer de mama

A presidente Dilma Rousseff antecipou nesta segunda-feira (21), no programa de rádio semanal "Café com a Presidenta", o anúncio de investimentos de R$ 4,5 bilhões para prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do colo de útero. As ações passam por construção de novos centros especializados, criação de serviços para radioterapia e quimioterapia e colocação de equipamentos de mamografia em funcionamento.

A intenção do governo é garantir exames preventivos para as mulheres entre 25 e 59 anos. Além disso, Dilma afirmou que incentivará os laboratórios a se adequar aos padrões internacionais de qualidade. "Eles vão receber orientação e o dinheiro para isso. Um exame benfeito já é meio caminho andado", disse. A ideia, conforme Dilma, é que os hospitais ofereçam tratamento para todo tipo de câncer.

Número de mortos e desaparecidos se aproxima de 22 mil no Japão

O número de mortos confirmados e desaparecidos no Japão se aproxima de 22 mil nesta segunda-feira, 21, dez dias depois do terremoto de magnitude 9 e do tsunami que atingiram a costa nordeste do país. Mas ainda há temores de que o número de vítimas suba muito mais.

A Agência Nacional de Polícia disse que foram confirmadas 8.805 mortes e 12.664 pessoas estão declaradas desaparecidas - um total de 21.469. Outras 2.628 pessoas ficaram feridas, disse a agência, em sua última atualização.

A província de Miyagi foi a mais afetada, com 5.364 mortes confirmadas. Mas o chefe de polícia da região, Naoto Takeuchi, disse ontem que uma força-tarefa concluiu que apenas a província "vai precisar de instalações para manter os corpos de mais de 15 mil pessoas", informou a agência de notícias Jiji Press. O governo municipal da cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, disse em seu site que "a expectativa é que o número final de cidadãos da cidade desaparecidos chegue a 10 mil".

O terremoto se tornou o pior desastre natural do Japão desde o grande tremor de Kanto, em 1923, que matou mais de 142 mil pessoas. As informações são da Dow Jones.

Mano convoca Leandro Damião como alternativa a Pato e Nilmar

O atacante Leandro Damião foi convocado pela Seleção Brasileira que, no próximo domingo, enfrenta a Escócia em Londres. O jogador do Internacional entra na relação do treinador Mano Menezes, que possivelmente não poderá contar com Alexandre Pato e Nilmar, lesionados. Ainda assim, a dupla também irá se apresentar à comissão técnica para uma melhor avaliação.

Mano, que não poderia convocar um jogador que atua no exterior, dá a primeira chance na Seleção Brasileira para Leandro Damião, centroavante colorado. Artilheiro do Campeonato Gaúcho, ele marcou 13 gols só nesta temporada.

"Os dois (Pato e Nilmar) se apresentam normalmente, dentro do procedimento que tem sido adotado pela comissão técnica. O amistoso tem como objetivo a preparação para a Copa América, que é a meta principal, mas aproveitando a circunstância optei por convocar um jogador que tem sido destaque no Internacional e também com idade olímpica", explicou Mano Menezes.

Leandro Damião, 21 anos, passou pelo Marcílio Dias-SC até ser contratado pelo Internacional, para o time B, na temporada retrasada. Promovido aos profissionais colorados durante o Campeonato Gaúcho de 2010, ganhou espaço no último Brasileiro.

Ceará é o campeão no NE em transplantes de fígado, rim e coração

De todos os potenciais doadores de órgãos e tecidos identificados pelos estados em todo o Brasil em 2010, foi no Ceará que se efetivou proporcionalmente o maior número de doações. A taxa de efetivação – o número de doações em relação aos potenciais doadores no período – atingiu os 39% no ano passado no Ceará, o Estado que mais se aproximou da meta de 40% proposta pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Santa Catarina ficou em segundo lugar, com taxa de efetivação de 36,5%. Em termos absolutos, o Ceará identificou 325 potenciais doadores em 2010 e efetivou 127 doações que ajudaram a confirmar o recorde de 872 transplantes realizados no ano passado.

De acordo o Registro Brasileiro de Transplantes RBT 2010, da ABTO, em termos absolutos o Ceará foi o segundo estado do Nordeste que mais identificou potenciais doadores em 2010. A Bahia identificou 346 doadores. Na efetivação das doações, porém, o Ceará ficou em terceiro lugar no Brasil, atrás de São Paulo, com 872 doadores efetivos, e Minas Gerais, com 161. Em termos proporcionais, o Ceará foi o quarto dos seis estados brasileiros que superaram a meta de 10 doadores efetivos por milhão de habitantes, registrando taxa de 14,8%, atrás de São Paulo (21,2% e 872 doadores efetivos), Santa Catarina (17,7% e 109 doadores efetivos) e Distrito Federal (16,3% e 42 doadores efetivos).

Com essa taxa de efetivação de doações, o Ceará ocupa boas posições no ranking nacional de transplantes. Em 2010, foi o primeiro do Nordeste o terceiro em do país em transplante de coração, com 16 procedimentos realizados. Ficou também em  primeiro lugar no Nordeste e em segundo lugar no país em transplantes de fígado, realizando no ano passado 113 transplantes. Em pâncreas, é o primeiro do Nordeste e ocupa a terceira posição em nível nacional, com seis transplantes. Este ano, até o último dia 17 de março, o Ceará já realizou 188 transplantes. Foram 36 transplantes de rim, 121 de córneas, quatro de coração, 22 de fígado, três de medula óssea e dois de pâncreas.

Homem mata companheira na frente do filho em Caucaia

Uma briga entre um casal acabou com a morte da mulher na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O palco do crime foi a localidade de Mingaú II. A vítima foi Vanúzia Pereira da Silva, de 32 anos. O acusado é o companheiro dela, Lucivando Lima Mota.

Segundo a polícia, Vanúzia voltava para casa após uma bebedeira, quando encontrou com o acusado, que também havia bebido. Os dois acabaram brigando, e o homem matou a companheira na frente do filho dela, fugindo em seguida.

Os policias, entretanto, disseram não conhecer o motivo da briga entre o casal.

Chico Anysio tem alta após 110 dias de internação

O comediante Chico Anysio, 79 anos, teve alta nesta segunda-feira (21) após 110 dias internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria de imprensa do hospital.

Boletim assinado pelo cardiologista Luiz Alfredo Lamy afirma que "o estado de saúde do paciente é estável e o tratamento com fonoaudióloga terá continuidade em casa".

Malga Di Paula, mulher do humorista, escreveu em seu perfil no Twitter, por volta das 14h, que Chico Anysio havia deixado o hospital em uma ambulância: "ATENÇÃO - Sinere Ligada. Estou na ambulância levando o meu amor pra casa. Como eu previa! Salve Jorge! Malga Di Paula (com lágrimas nos olhos)".

Na semana passada, os médicos já haviam retirado a cânula da traqueostomia que o humorista vinha usando para respirar, dispensando o suporte mecânico de ventilação.

Durante o período de recuperação, Chico Anysio passou por tratamento de fonoterapia para recuperar a fala e vinha ingerindo alimentos pastosos. Segundo relatos dos médicos e sua mulher, ele chegava a fazer brincadeiras e se comunicava com familiares e funcionários do hospital através de mímica.

Acidente de trânsito deixa feridos componentes de Banda de Forró

Uma colisão evolvendo três veículos ocorrida no início da noite deste domingo, na CE-025, próximo à ponte sobre o rio Pacoti, deixou três integrantes da Banda Forró Remexe feridos.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), os carros envolvidos foram um kadett no qual viajava o pessoal do grupo musical, um Peugeot e um Siena.

Nenhum dos feridos foi atingido com gravidade, mas os veículos ficaram bastante danificados.

Possibilidade de cura de câncer de mama chega a 90%

No Brasil, o câncer de mama vem crescendo tanto em incidência quanto em mortalidade. Dados do Instituto do Câncer do Ceará (ICC) apontam que, somente no ano passado, 1.680 novos casos da doença foram diagnosticados no Ceará. Para debater a temática especialistas se reuniram de 18 a 20 de março no II Breast Cancer Weekend, evento realizado no Cumbuco.

"É um problema de saúde pública", destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Ceará, Antonio de Pádua. Segundo o especialista, um dado importante é que pacientes que descobrem o tumor de mama com até um centímetro de tamanho, em mais de 90% dos casos podem ser curados sem a retirada da mama. "Utilizando a mamografia pode-se adiantar o diagnóstico de um câncer de mama em até cinco anos", alerta Antonio de Pádua. Isso, explica o mastologista, porque o exame físico feito pelo médico só detecta tumores acima de um centímetro, enquanto a mamografia a partir de um milímetro. Entretanto, no Ceará, mais da metade dos tumores são diagnosticados na forma de tumores avançados.

Chama atenção a velocidade dos conhecimentos sobre a mastologia. Filomena Carvalho, professora da Universidade de São Paulo (USP), diz que os tumores estão mostrando os seus pontos fracos, por isso pode-se fazer tratamentos muito bem direcionados para aquelas moléculas que estão expressas de maneira anormal por aqueles tumores.

"O próprio tumor vai lhe mostrar quais as suas características, quais moléculas estão anormalmente expressas, para que se possa atuar", finaliza.

Ceará e Fortaleza perdem no final de semana

Depois de 17 jogos sem saber o que é derrota, o Ceará foi parado pelo Guarani de Juazeiro e perdeu a invencibilidade em 2011. No estádio Romeirão, o Leão do Mercado bateu o Vovô por 1×0 com gol de Netinho. Com o resultado, o time alvinegro caiu para a quarta colocação do segundo turno do Estadual e o Guarani é o vice líder.

Fortaleza foi derrotado pelo ferroviário por 2 x 1.

Diego Souza marca, Trem-Bala do Vasco bate o Botafogo e é líder

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou do clássico do Engenhão no seu discurso no Theatro Municipal. Lembrou que torcedor carioca costuma, no domingo, ir ao estádio curtir a sua paixão por futebol, e não ver político. 

O chefe de Estado americano parecia adivinhar que a partida seria das boas. Só que quem saiu feliz foi o Vasco. 

O time, que tem empolgado a torcida na Taça Rio depois do fiasco da Taça Guanabara, conseguiu superar a chamada Muralha do Botafogo. Apesar da falta de ritmo de jogo, o novo camisa 10, Diego Souza, estreou com brilho. Marcou um gol e abriu o caminho para a vitória por 2 a 0 - Eder Luis, melhor do time, marcou o segundo, num golaço - que fez o Trem-Bala passar o Bonde sem Freio do Flamengo e assumir a ponta do Grupo A do segundo turno do Campeonato Carioca. Agora, o time está com nove pontos, junto do Boavista, mas leva a melhor no saldo de gols. Pela primeira vez no ano o Vasco é líder.