segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Justiça prorroga prisões da ´Operação Província II´


Promotor Luíz Alcantara

A Justiça prorrogou por mais cinco dias as prisões temporárias das 12 pessoas presas durante a ´Operação Província II´, desencadeada na semana passada pelas Polícias Federal e Civil e Ministério Público Estadual, no Ceará. As 12 pessoas deverão permanecer no xadrez da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), na Capital, pelo menos até o próximo dia 9.

Todos os acusados de envolvimento no esquema de fraudes em licitações e desvio de verbas públicas tiveram suas prisões temporárias decretadas pela juíza que estava respondendo pela comarca de Ibiapina. Desta vez, quem prorrogou as prisões por mais cinco dias foi o juiz titular daquela comarca, a pedido do Ministério Público.

Dos 12 presos, 10 já foram ouvidos pelo Ministério Público Estadual, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ). Faltam apenas dois dos presos serem interrogados, o que deve acontecer na próxima segunda-feira, dia 5.

O Ministério Público dividiu os interrogatórios em dois blocos. Na quinta-feira (1º), foram ouvidas seis pessoas que estariam ligadas a promoções de eventos no município. No dia seguinte, foram interrogados os envolvidos nas fraudes em licitações para contratação de serviços terceirizados (construção civil e locação de veículos).

Os presos estão sendo ouvidos pelos promotores de Justiça Luiz Alcântara, Ricardo Rocha e Eloílson Landim, todos da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra Administração Pública.

Quadrilha invade ônibus de sacoleiros e leva R$ 40 mil em Várzea Alegre

Quatro bandidos, armados com pistolas e uma escopeta, assaltaram “sacoleiros” na madrugada deste domingo (4). Eles levaram celulares e cerca de R$ 40 mil dos passassageiros. O crime foi cometido na BR-230, na localidade de Ladeira da Vaca Morta, em Várzea Alegre, no Cariri Cearense.

Troca de tiros e fuga

Os bandidos trocaram tiros com policiais militares, mas fugiram pelo matagal. Eles deixaram a sacola com os celulares das vítimas, entretanto levaram o dinheiro. No matagal, os bandidos deixaram ainda um carregador de pistola calibre ponto 40, arma de uso restrito das Forças Policiais.

O soldado Rolim, do Destacamento da PM, em Várzea Alegre, informou ao Jangadeiro Online, que os assaltantes estavam em um Gol e um Palio. Quatro deles teriam entrado no coletivo. Policiais militares de todas as companhias do 2º BPM estão mobilizados no sentido de prender os integrantes da quadrilha.

Polícia procura acusados de tentar matar agricultor em Acopiara

A polícia permanece sem pistas sobre os desconhecidos que tentaram matar, a tiros, o agricultor Cicero Mariano de Sá, 71, na tarde de sábado (3) em Acopiara, Região Centro-Sul. A tentativa de assassinato ocorreu no final da tarde. O trabalhador rural levou cinco tiros.

De acordo com informações preliminares, o agricultor estava em casa quando chegaram os criminosos em um carro de cor clara, mas de marca não identificada. Cícero de Sá levou quatro tiros nas costas e um na perna.

O trabalhador rural foi levado ao hospital de Acopiara, mas, devido à gravidade das lesões, foi transferido para o Hospital Regional de Iguatu, onde se encontra em observação. Policiais civis e militares continuam as diligências no sentido de prender os acusados.

Acusado de matar o irmão e a companheira é transferido para Itapipoca

O agricultor Raimundo Moreira de Sousa, 52, acusado pelo duplo assassinato de Maria das Graças da Silva Santos, 52, companheira dele, e do próprio irmão, José Moreira de Sousa, 54, neste domingo (4), na localidade de Miranda, em Pentecoste, na Região Norte, foi transferido, nesta tarde, para a Delegacia Regional de Itapipoca para ser autuado em flagrante. Os dois foram mortos a golpes de foice na cabeça.

Os corpos da vítimas foram encontrados sobre uma cama, mas estavam vestidos. De acordo com Raimundo Moreira, ele e a esposa teriam ido à casa de José Moreira para uma visita ainda no sábado (3), onde começaram a beber. No entanto, por volta da 7 horas, a Polícia Militar recebeu a informação dando conta do duplo homicídio. O subtenente Delmiro e o soldado Gonçalves foram ao local e providenciaram o isolamento da cena do crime.

Contradições

O soldado Pinheiro informou ao Jangadeiro Online que no momento em que a Polícia chegou ao local do crime, Raimundo Moreira estava na casa. De imediato ele teria confessado o crime, entretanto, pouco tempo depois afirmou não ser lembrar de nada, pois tinha bebido muito.

No destacamento da PM em Pentecoste, Raimundo Moreira voltou a admitir que matou a esposa e o irmão, mas disse não saber o motivo. Pouco tempo depois, tornou a negar. Para a Polícia, os indícios apontam o trabalhador rural como autor do duplo homicídio.

Eleições suplementares no Ceará: Deu “Roriz” em Jardim e “Zé da Marieta” em Umirim

Eleitores dos municípios de Jardim e Umirim, no interior do Ceará, elegeram neste domingo (04/09) os novos prefeitos e vice-prefeitos de suas cidades. As eleições suplementares foram realizadas por conta da cassação dos prefeitos, eleitos em 2008, por corrupção eleitoral e abuso de poder econômico.

Jardim – 252 votos de diferença

Na disputa em Jardim, a diferença entre os adversários foi de apenas 252 votos. O jovem vereador Antônio Roriz das Neves (PMDB), conhecido como Rorizinho, venceu com 50,82% , ou 7.853 votos válidos. A adversária do novo prefeito, vereadora Cremilda Bringel (PSDB), ficou com 49,18% dos votos válidos, ou 7.601.

Antônio Roriz contou com o apoio de PV, PSB e PPS. A vice-prefeita eleita pela coligação é Maria Neide Filgueira Piancó, do PPS.

Umirim – “Zé da Marieta”, “Dedé da Ambulância” e 12 detidos

Já na cidade de Umirim, a 92 quilômetros de Fortaleza, o candidato José Pinto da Silva (PR), o “Zé da Marieta”, foi eleito com 56,09% dos votos válidos. “Dedé da Ambulância” é o vice-prefeito eleito. O novo prefeito derrotou o ex-vereador Felipe Uchoa, do PSB.

Segundo informações de profissionais que acompanham a cobertura no interior do Ceará, o presidente da Câmara Mumicipal de Umirim, vereador Jocélio, teria sido detido no início da manhã sob acusação de que teria interceptado um veículo que estava a serviço da Justiça Eleitoral.
Além dele outras 11 pessoas foram detidas no município por conta da eleição suplementar realizada neste domingo.

América-MG goleia Vasco e mostra que está vivo na luta contra o rebaixamento


Apresentando uma visível evolução sob o comando de Givanildo, o América-MG provou neste domingo, em jogo contra o Vasco, que ainda está vivo na briga para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Coelho venceu os cariocas por 4 a 1 e chegou a 17 pontos, mas segue na lanterna da competição, porém, deu mostras que vai lutar até o fim pela permanência na elite. André Dias, que marcou duas vezes, Kempes e Marcos Rocha anotaram os gols do Coelho, enquanto Juninho Pernambucano descontou para o Vasco.

Na sequência do Campeonato Brasileiro, o América-MG vai visitar o Internacional, no Beira Rio, na quarta-feira, às 16h, feriado da independência do Brasil. Já o Vasco, que fica com 38 pontos, vai medir forças contra o Coritiba, na próxima quinta-feira, no estádio São Januário.

Resultados do final de semana:

(Saba) Atlético-MG 2 x 0 Avaí Arena do Jacaré

(Saba) Figueirense 1 x 2 São Paulo Orlando Scarpelli
(Saba) Fluminense 3 x 2 Atlético-GO Raulino de Oliveira
(Dom) Coritiba 1 x 0 Corinthians Couto Pereira
(Dom) Grêmio 4 x 0 Atlético-PR Olímpico
(Dom) América-MG 4 x 1 Vasco Arena do Jacaré
(Dom) Flamengo 1 x 3 Bahia Engenhão
(Dom) Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro Pacaembu
(Dom) Ceará 1 x 1 Internacional-RS Presidente Vargas-CE