terça-feira, 17 de abril de 2012

CNH e curso de formação pode ser gratuito para pessoas de baixa renda


Pessoas com renda familiar de até R$ 1.635 terão direito a obtenção gratuita da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A proposta tem o objetivo de suprir a demanda do setor transportador por mão de obra qualificada, estimada em 40 mil vagas. Atualmente, um condutor amador de categoria B que deseje obter uma carteira profissional de categoria C ou D ou motorista profissional que deseje migrar para as categorias D e E precisa investir cerca de R$ 1.500. 

Os recursos para financiar a CNH virão da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), já cobrada na venda de combustíveis, e custearão também a transformação da habilitação para as categorias profissionais C, D e E. Aprovado pela CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo) do Senado, o PLS 509/2011 precisa ser analisado pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para ser colocado em votação na Câmara dos Deputados.

Vem aí mais uma edição do Iguatu Festeiro. O evento vai homenagear o Rei do Baião, Luiz Gonzaga

MUNDO À FORA: Médicos tentam salvar bebê de seis pernas

Médicos em Carachi, no Paquistão, estão lutando para salvar a vida de um bebê que nasceu com seis pernas. 
A criança nasceu há uma semana e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Fontes hospitalares, que não quiseram se identificar, afirmaram que a criança sofre de uma condição genética rara.

Em uma nota oficial o governo afirmou que ´Os médicos estão examinando a criança para planejar o tratamento necessário para salvar a vida do bebê e garantir que ele tenha uma vida normal´.

Bebê de 15 dias é internado com sinais de espancamento na Paraíba

Uma criança recém-nascida está internada, desde o último sábado (14), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande com sinais de agressões pelo corpo. De acordo com a unidade de saúde, há suspeitas de que o bebê, que tem cerca de 15 dias de vida, tenha sofrido algum tipo de espancamento em casa.

De acordo com a equipe de Serviço Social do hospital, a criança apresenta um ferimento no estômago e está na unidade de Terapia Intensiva, onde recebe acompanhamento médico de uma equipe de pediatria. Seu estado de saúde é considerado regular.

O Conselho Tutelar do município de Monteiro, município onde mora a família, já foi acionado. A mãe teria, inicialmente, dito que a menina teria caído da cama. Depois, mudou a versão, contando que a outra filha, de 4 anos, teria jogado o bebê no chão por ciúmes.

O caso está sendo investigado, à princípio, apenas pela equipe do Conselho Tutelar de Monteiro, que foi a Campina Grande nesta segunda-feira (16) para apurar o caso e as responsabilidades.

Seguro-despemprego poderá ser condicionado a curso profissional

O governo publicou hoje um decreto no ´Diário Oficial da União´ condicionando o recebimento do seguro-desemprego à matrícula em um curso de qualificação profissional nos casos em que o benefício é solicitado pela terceira vez em um prazo de 10 anos.

O decreto ainda precisa ser regulamentado. O texto publicado hoje diz que o curso de qualificação precisa ser regulamentado pelo Ministério da Educação, terá carga horária mínima de 160 horas e será concedido através da Bolsa-Formação Trabalhador, no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tecnológico e Emprego).

Se não houver um curso de formação profissional compatível com o perfil do trabalhador no município ou região metropolitana onde vive, o seguro-desemprego não será suspenso. 

Genro matou a sogra a golpes de foice e já está preso em Farias Brito - CE

A viúva Rosália Gregório Alves, de 53 anos, foi encontrada morta pela própria filha, por volta das 7 horas desta terça-feira, no terreiro de sua casa no Sítio Timbaúbas distante 15 km do centro de Farias Brito. De acordo com a jovem que tinha ido visitá-la, sua mãe morava sozinha e, quando se deparou com a cena, tratou de ligar para o Destacamento Militar de Farias Brito. Ela foi morta a golpes de foice chegando a esfacelar a cabeça e um corte se estendeu até a cintura.

A polícia esteve no local, isolou a área e tratou de acionar a perícia criminal e o rabecão a fim de trazer o corpo para ser necropsiado no IML de Juazeiro. Momentos depois os PMs prenderam o próprio genro da vítima, Antonio Gonçalves de Lima, de 42 anos. O agricultor Neném, como é mais conhecido, mora no Sítio Timbaúbas e foi levado à presença do Delegado de Farias Brito, Giuliano Sena. Há informações que o mesmo já tinha ameaçado a sogra de morte por várias vezes e a justiça já decretou sua prisão preventiva.

A última mulher assassinada em Farias Brito tinha sido no dia 25 de setembro de 2008 no caso Joana Duarte da Silva aos 42 anos. Ela foi morta com duas facadas dentro de sua residência na Rua Antonio Fernandes de Lima, 210 pelo seu esposo Francisco de Assis Feitosa na presença da filha do casal. Ao todo, onze mulheres foram mortas este ano no Cariri, sendo cinco em Juazeiro, duas em Crato, duas em Barbalha, uma em Jardim e esta de Farias Brito.

Petrobras admite intenção de aumentar preço de combustíveis nos próximos meses

A presidente da Petrobras, Graça Foster, admitiu nesta terça-feira (17) que a estatal tem intenção de aumentar o preço dos combustíveis nos próximos meses. Em evento no Rio de Janeiro, Graça Foster afirmou que o patamar do preço internacional do petróleo está mais alto do que em anos anteriores.

´Há claramente uma mudança no patamar de preços neste horizonte de 2012. Em algum momento, a expectativa é que tenhamos reajuste no preço de combustíveis. Se é em um mês, dois, três ou seis, eu não sei´, disse.

Nos últimos anos, a Petrobras tem justificado a manutenção do preço dos combustíveis negociados pela estatal por conta da política da empresa de não repassar a volatilidade do preço internacional para o mercado doméstico.

Segundo a empresa, o combustível só é reajustado quando um novo patamar no mercado internacional é detectado. No entanto, essa política resultou em prejuízo para a empresa no ano passado.

Acopiara cobra solução urgente para falta de juízes

O Judiciário Estadual está na UTI”.  A declaração é do presidente da Secional Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil, Valdetário Andrade Monteiro, durante audiência pública na Câmara Municipal de Acopiara, na noite desta segunda-feira, 16, quando foi discutida a falta de juízes naquela Comarca. Para um plenário lotado por advogados, advogadas, vereadores, ex-legisladores, estudantes de Direito e representantes de organizações da sociedade civil, Valdetário conclamou a sociedade a se unir na cruzada iniciada em 2010 pela OAB-CE em defesa de uma Justiça célere.

Com 56 mil habitantes, Acopiara tem duas Varas da Justiça, que estão sem juízes titulares e promotores, e apenas seis servidores do Tribunal de Justiça. O restante é cedido pela Prefeitura Municipal. A prestação jurisdicional, segundo advogados e o defensor público José Antônio Uchoa de Albuquerque, está comprometida em todo Ceará. “A radiografia que fazemos do Judiciário mostra que tudo está errado e que a grande vítima é o advogado, que não consegue atender bem o seu cliente e ainda leva a culpa sozinho”.

Para o presidente Valdetário, a sociedade cearense precisa tomar conhecimento do que está ocorrendo para pressionar os poderes constituídos a uma solução urgente. “Não podemos compactuar com essa grande farsa e a OAB-CE, desde 2010, vem fazendo esse enfrentamento”, informou, lembrando que essa é a principal vez na história da entidade que ela cobra celeridade do Judiciário.

Profissionais que militam na advocacia na região Centro-Sul do Ceará enfatizaram a preocupação com a caótica situação da Justiça Comum e com a lisura das eleições municipais de outubro próximo.

Os advogados Jonatas Pinheiro e Francisco William Cabral Filho elogiaram a atuação da Secional Ceará da Ordem em promover audiências públicas para denunciar o caos na Justiça Comum. “Presidente Valdetário, parabéns por esse trabalho incansável em defesa das prerrogativas profissionais”, complementou Orlando Silveira.

Ministério Público poderá interditar a Delegacia Regional de Iguatu

No final da tarde desta segunda-feira, 16, a Delegacia Regional de Iguatu recebeu a visita de representantes do Ministério Público que ficaram  impressionados com o total abandono que se encontrava a unidade de segurança.

Celas sem as mínimas condições de receber um preso, um estacionamento repleto de veículos abandonados, o pátio interno da unidade tomado por motos apreendidas, além de esgoto estourado nas proximidades do refeitório e alojamento dos militares. O setor administrativo da Delegacia também deixou perplexos os magistrados que observaram a falta total de estrutura para arquivar e atender a população.

Os promotores se pronunciaram através do Juiz da 1ª Vara de Iguatu, Aureliano Rebouça Júnior, que destacou a falta de condições de trabalho dos militares e de atendimento ao público, “ recebi uma denúncia de que fugas de menores estavam acontecendo no local e decidi ao lado de vários amigos promotores visitar o local e ficamos surpresos com tudo que vimos, uma situação inaceitável para uma Delegacia Regional da Polícia Civil de uma cidade como Iguatu, e registramos com várias fotos para apresentar em um relatório a real situação da unidade” disse.

Para o mesmo uma interdição do local poderá ser indicado nos próximos dias, “ não posso adiantar nada neste momento, mas na próxima quinta-feira, 19, iremos nos reunir com os amigos promotores e apresentar uma determinação e dentre as opções está sim a possibilidade de uma interdição do local” destacou o promotor.

Casa de acusados de canibalismo é incendiada em Pernambuco

A residência de número 395, da Rua das Emboabas, bairro Jardim Petrópolis em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, onde moravam os assassinos Jorge Negromonte, 50 anos, Isabel Cristina, 51, e Bruna Cristina de Oliveira, 25, acusados de matar, esquartejar, comer partes dos corpos das vítimas e enterrá-las no quintal, foi, mais uma vez, incendiada pela vizinhança.

De acordo com a polícia, a casa que já havia sido arrombada, apedrejada, saqueada e incendiada na manhã da última quinta-feira (12), um dia após a polícia encontrar os corpos das vítimas Giselly Helena da Silva, conhecida como “Geisa dos Panfletos” (desaparecida desde o dia 25 de fevereiro) e Alexandra da Silva Falcão, 20 anos (desaparecida desde o dia 12 de março de 2012), e voltou a ser incendiada na manhã desse domingo (15).

O CASO

A Polícia Civil conseguiu chegar até os acusados após a mãe de uma das vítimas levar à delegacia, uma fatura de cartão de crédito que apontava lojas onde a filha – desaparecida – teria feito compras. Indo aos estabelecimentos a polícia identificou os envolvidos, através de gravações do circuito interno de segurança, que mostravam eles fazendo compras com o cartão de crédito da vítima.

Adolescente é apreendido acusado de estuprar criança de 6 anos em Pacajus

Em Pacajus, a 48km de Fortaleza, o adolescente B.J.F., de 17 anos, foi apreendido pela polícia acusado de ter estuprado uma criança de 6 anos. O jovem vinha sendo procurado pela polícia há dois dias, e foi localizado no final da manhã da última segunda-feira (16), em uma casa no bairro Alto da Boa Vista, naquela cidade.

De acordo com a polícia, o pai da vítima foi quem localizou o acusado e avisou as autoridades sobre sua localização.

O jovem foi encaminhado à delegacia de Cascavel para serem realizados os procedimentos legais cabíveis.

Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues oferece exame de Colonoscopia grátis em Catarina-CE

Um marco na história no município de Catarina. Único município do interior cearense a fornecer este tipo de exame gratuitamente para a população.

Foi realizado na manhã desta segunda-feira dia 16 de abril, no Hospital Municipal Dr. Gentil Domingues, em Catarina, o primeiro exame de colonoscopia. Segundo informações da equipe médica e familiares da paciente, o exame foi um sucesso.

O exame de colonoscopia é realizado gratuitamente pelo SUS em um único hospital em Fortaleza, e em clinicas particulares com um custo para o paciente em torno de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Em Catarina, o médico e prefeito Dr. Jefferson Paes de Andrade Rodrigues, com recursos oriundos do próprio município, adquiriu os equipamentos de última geração necessários para a realização do exame de forma gratuita para a população catarinense.

No inicio do mês de janeiro último, os médicos Dr. Wallace Lopes e Dr. Jefferson Paes de Andrade, prefeito de Catarina, participaram do curso de colonoscopia realizado em Minas Gerais.

De acordo com informações dos médicos Dr. Jefferson e Dr. Wallace, Colonoscopia é um procedimento endoscópico que permite avaliar o reto, todo o intestino grosso e a porção final do intestino delgado.

A Colonoscopia é realizada através de um aparelho flexível que possui na sua extremidade um dispositivo que envia as imagens do interior do intestino para um monitor de televisão.

Permite a detecção de processos inflamatórios, pólipos e neoplasias malignas do intestino. A Colonoscopia é solicitada com o intuito de diagnosticar e tratar doenças que acometem o trato gastrointestinal baixo.

Durante o procedimento, o médico anestesista efetua a sedação, através de medicamentos administrados em uma veia periférica, permitindo o maior conforto possível para o paciente.

Os dados vitais (frequência cardíaca, saturação de oxigênio e pressão arterial) são monitorizados durante todo o procedimento.

Polícia prende sequestrador e solta filha de João Rabelo no Vale do Jaguaribe

Terminou na madrugada desta terça-feira (17) o sequestro da filha do proprietário das Lojas Rabelo, João Rabelo. A senhora (identidade preservada) foi localizada no Distrito de Cristais, em Russas, no Vale do Jaguaribe.

O acusado do crime e chefe da quadrilha é Pedro Barreto de Freitas (Véio do Chico Peba), apontado como responsável por vários outros sequestros no Ceará, Pará e Tocantins.

O trabalho de localização da quadrilha foi realizado através do Departamento de Inteligência Policial (DIP), sob o comando do delgado Francisco Carlos de Araújo Crisóstomo.

Avião sai da pista no Aeroporto Internacional Pinto Martins

Uma aeronave de pequeno porte teve problemas ao pousar no Aeroporto Pinto Martins na noite desta segunda-feira (16). De acordo com assessoria de imprensa da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), o avião aparentemente apresentou falhas no trem de pouso e saiu da pista. Três pessoas estavam no voo, mas ninguém se feriu.

De acordo com informações extraoficiais no Aeroporto Pinto Martins, a aeronave estaria levando um carregamento de drogas e já era esperada pela Polícia Federal. A informação não foi confirmada pela Infraero. Um policial federal no aeroporto não quis falar com a imprensa.

Atrasos e cancelamentos

Segundo a Infraero, o aeroporto ficou interditado por mais de duas horas. Com isso, três voos que viriam para a capital cearense foram desviados para Recife e outro para Belém. Um outro voo de Juazeiro do Norte, com destino a Fortaleza, nem chegou a decolar.

Estuprador é preso e violentado dentro de presídio

Ednaldo Antunes Batista (26), acusado e preso por ter estuprado uma vizinha na noite do domingo (08), foi socorrido pelo SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) na noite do domingo (15) por volta das 21h após ter sido violentado dentro do P.S.M. (Presídio de Segurança Média) em Três Lagoas-MG.

Segundo as informações, Batista estava em uma ala conhecida como “Seguro”, destinada aos detentos que estão em fase de adaptação ou ameaçados de morte. Ainda não há informações de como tudo aconteceu.


Ednaldo Antunes foi levado ao Hospital Auxiliadora, por ter sido violentado sexualmente, apresentando hemorragia interna.

Ele está internado e seu estado de saúde é considerado grave.

Dois mortos em latrocínio em Fortaleza-Ce

Uma tentativa de assalto terminou com duas pessoas mortas, na noite de domingo último, na Avenida Aldyr Mentor, na Praia do Futuro, em Fortaleza. O veículo, que seria roubado, foi danificado em um acidente e por isto, não foi levado pelos bandidos.

O condutor do veículo, Cícero André Pinheiro de Lima, 31, foi abordado por uma dupla de assaltantes, mas não parou. Ele foi alvejado, por um deles, com um tiro na cabeça. Baleado, André perdeu o controle do veículo e desceu um barranco. O rapaz teve morte instantânea.

O ocupante do banco do carona, José Valdir de Souza, também foi atingido. Ele chegou a ser socorrido e, já estava a caminho do hospital, mas também faleceu.

A Polícia ainda não tem pistas dos autores do latrocínio - roubo seguido de morte. As equipes do Ronda do Quarteirão que atenderam à ocorrência afirmaram que as características do crime são de um assalto, mas que uma investigação será feita, a fim de descobrir o que motivou realmente o duplo homicídio.

Vídeo flagra ensaio de ex-panicat, Aryane Steinkopf, nas ruas de SP

A ex-panicat Aryane Steinkopf parou o trânsito de São Paulo durante seu ensaio nu.

Um vídeo, feito por um motorista com um celular, flagrou a loira fazendo caras e bocas em plena avenida Juscelino Kubitschek.

No vídeo, é possível ver o momento que a gata aparece entre os carros e abaixa a parte de baixo do biquíni.

A ex-panicat é a capa da Playboy de abril e mostrou todas as suas curvas nas ruas da cidade, sem vergonha nenhuma.

Veja o vídeo:


Bebê morre após sete dias em busca de atendimento no Ceará, dizem pais

Um bebê de cinco meses morreu nesta segunda-feira (16) com sintomas de dengue hemorrágica, de acordo com médicos que realizaram o atendimento da criança. Os pais de Daniel Ícaro se dizem revoltados com a suposta negligência de hospitais de Fortaleza. Segundo os pais, eles passaram sete dias procurando atendimento em hospitais de Fortaleza.

Segundo os pais, a criança foi levada no dia 7 de abril para o Hospital Sociedade de Assistência e Proteção à Infância (Sopai), em Fortaleza, e recebeu medicação de um antialérgico. O medicamento receitado para o bebê de cinco meses é indicado para crianças a partir de dois anos de idade. No dia seguinte, os pais retornaram ao hospital e receberam a receita de um outro medicamento.

No dia 9 de abril, segundo os pais, eles procuraram o Hospital Infantil Albert Sabin. Lá, os médicos afirmaram que o bebê sofria de gases, e teve a recomendação de um terceiro remédio. Na quinta-feira passada (12), eles voltaram ao Sopai e a criança sofria de falta de ar. No Sopai, ele foi transferido de ambulância para o Albert Sabin, em seguida, transferido para o Hospital Infantil Luís França, onde morreu no domingo à noite (16).

Na certidão de óbito, consta que o bebê morreu de dengue hemorrágica. A família reclama que o diagnóstico foi tardio e reclama de negligência. "É aquela coisa de generalizar... é uma febre, uma gripe, uma virose", diz Manuel Batista, tio do bebê.

Sem-Terra invadem Ministério do Desenvolvimento Agrário

Os sem-terra chegaram ao Ministério do Desenvolvimento Agrário antes das seis da manhã. Surpresos, os servidores que chegavam para trabalhar foram impedidos de entrar no prédio.

Segundo a coordenação do movimento, 1500 pessoas de acampamentos de vários estados participaram da manifestação. Parte do grupo ocupou os andares do Ministério e o saguão principal.

Várias barracas também foram montadas do lado de fora do prédio. Um integrante do MST subiu na marquise com a bandeira do movimento. A polícia interditou a via que dá acesso ao Ministério.

A ocupação, de acordo com o MST, reforça o pedido de investimento na desapropriação de terras para a reforma agrária, feito na semana passada ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Os trabalhadores rurais sem-terra também pedem estrutura nos assentamentos e a prisão dos responsáveis pela chacina em Eldorado dos Carajás, há 16 anos.

O Ministro Pepe Vargas disse que não negocia com o MST enquanto o prédio estiver ocupado. A Advocacia Geral da União já entrou na justiça com pedido de reintegração de posse.

O movimento diz que apenas um grupo permanece dentro do Ministério. A maioria dos manifestantes está em barracas no canteiro da Esplanada.
As manifestações pedindo mais agilidade na reforma agrária ocorrem em vários estados.

Cerca de mil trabalhadores rurais ligados ao MST invadiram a sede do governo do Ceará, em Fortaleza. Representantes do governo se reuniram com os manifestantes para receber a pauta de reivindicações.

No Maranhão, houve protesto em frente às sedes do Incra e da Funai, em Imperatriz. Os trabalhadores rurais também pedem melhorias no serviço de saúde prestado aos sem-terra.

Em Sarandi, no Rio Grande do Sul, 200 agricultores acamparam na fazenda onde funciona o Laboratório Nacional de Agricultura, que realiza testes da vacina contra a febre aftosa. A justiça já determinou que a área seja desocupada.

Após terremoto, Chile esvazia litoral e pede calma à população

O governo do Chile pediu calma à população na madrugada desta terça-feira (17) após um terremoto de magnitude 6,7 atingir o país.

As autoridades também informaram que até agora não há registro de vítimas ou danos materiais.

O subsecretário do Interior, Rodrigo Ubilla, disse que, conforme o protocolo do Escritório Nacional de Emergência (Onemi), foi ordenado o esvaziamento preventivo no litoral chileno após o sismo.

O tremor, que aconteceu às 23h50 locais (0h50 de Brasília), foi sentido desde a região de Atacama até a de El Maule, em cerca de 1.800 km do território chileno.

O epicentro do sismo, que durou aproximadamente um minuto, foi detectado 42 km ao oeste da cidade de Valparaíso e a 112 km ao noroeste da capital, Santiago, e a uma profundidade de 37 km.

Segundo o Onemi, o tremor afetou 68 cidades e localidades chilenas.

A passagem alfandegária Los Libertadores, que liga a cidade chilena de Los Andes a Mendoza, na Argentina, se encontra parcialmente fechada devido ao mau estado das estradas.

Além disso, cerca de 20 mil pessoas estão sem energia em algumas cidades próximas à capital chilena.

Já o aeroporto internacional de Santiago, que ficou bastante danificado no terremoto de 27 de fevereiro de 2010, suportou bem o sismo desta madrugada e opera com restrições.