quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Menor bebê prematuro que sobreviveu no país terá alta amanhã

 Dois quilos duzentos e cinquenta gramas, 42 centímetros. Peso e medida de um recém nascido, mas Ana Júlia tem quase cinco meses. A menina nasceu em 28 de maio pesando apenas 365 gramas e medindo 27 centímetros.

Leila, a mãe, é hipertensa e a gravidez teve que ser interrompida com 24 semanas. Neste momento, uma luta pela vida começou. Pequenina mas valente, Ana Júlia logo passou por uma cirurgia cardíaca.

Por mais de um mês Ana ficou respirando com ajuda de aparelhos e recebendo nutrientes através do soro. Quando começou a ser alimentada com leite eram poucas gotas, um mililitro, de 6 em 6 horas.

Ana Júlia é o menor bebê que nasceu e sobreviveu no país. Antes dela, só Arthur. Um menino que também nasceu aos seis meses de gestação em agosto de 2006 pesando 385 gramas, 20 gramas a mais que Ana.

Cento e trinta e dois dias depois do nascimento, Ana Júlia finalmente vai pra casa. Ter alta da UTI significa vida normal pra ela: acompanhamento pediátrico, vacinas, crescimento, alimentação, tudo igual a qualquer outro bebê saudável. Mas pra quem esperou tanto por este momento e sofreu muito durante essa espera, é difícil acreditar que não seja um sonho.

A família prepara uma festa pra receber Ana Júlia. É hora de celebrar a nova vida com a chegada de alguém que cabia na palma da mão e ensinou a todos os significado de coragem.

Certidão de nascimento será emitida online e gratuitamente dentro das maternidades

A partir desta quarta-feira (6), vai ficar mais fácil para as mães tirarem as certidões de nascimento de seus filhos. O processo poderá ser feito online na própria unidade de saúde onde as crianças nasceram. O documento é entregue aos pais, no momento da alta, gratuitamente.

A medida vale para estabelecimentos, públicos ou privados, e registradores que fazem parte do Sistema Justiça Aberta. Quem quiser participar deve procurar um cartório de registro civil para estabelecer a parceria e fazer a inclusão no sistema do Conselho Nacional de Justiça.

"A unidade de saúde manda os dados online para o registrador, que confere, registra no livro e manda a certidão de nascimento com certificação digital de volta. A maternidade imprime e entrega para a mãe. Tudo isso em 15 minutos, sem qualquer despesa", explicou o juiz auxiliar da Corregedoria do CNJ, Ricardo Chimenti.

Segundo ele, existem cerca de 10 mil registradores no país e a maioria dos municípios já tem o serviço disponível. No entanto, nos locais onde não há maternidade, o documento poderá ser solicitado no cartório mais próximo.

Pai é acusado de deixar filho preso por 3 dias

Um vereador da cidade de Marco, a 190 km de Fortaleza, está sendo acusado de deixar o próprio filho, de 14 anos, preso por 3 dias. Segundo o relato da mãe, o adolescente ficou um final de semana inteiro junto com acusados de assassinato e assaltos.

A presidente do conselho tutelar de marco confirmou a versão contada pela mãe do adolescente, mas desconhece a denúncia de que ele teria ficado na cela da delegacia.

Pai teria solicitado a prisão

Segundo o policial responsável pela unidade, o pai do rapaz teria pedido que a polícia o apreendesse por causa de um suposto envolvimento do jovem com o tráfico de drogas e pequenos furtos.

A produção da TV Diário tentou entrar em contato com o vereador, pai do adolescente, mas as ligações para o celular dele não foram atendidas.

Na câmara de Marco o vereador apareceu no período da manhã.

TV católica Canção Nova exibe sermão contra voto em Dilma

Em meio à polêmica sobre as políticas da candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, em relação a tabus religiosos, como o aborto, a TV Canção Nova, que transmite programação da Igreja Católica, exibiu na manhã desta terça-feira (5) um sermão ao vivo em que o padre José Augusto pede que os fiéis se mobilizem e não votem na presidenciável petista no segundo turno. A explicação do religioso - e ele informa ter recebido reclamações de fiéis - é que o PT é a favor da interrupção de gestações indesejadas. Os boatos sobre posições da ex-ministra da Casa Civil diante de eleitores religiosos, em especial os pentecostais, são apontados por aliados como uma das causas para que a candidata não tenha liquidado o processo eleitoral no primeiro turno, em 3 de outubro.

"O que tem me agitado são muitos e-mails que eu tenho recebido. E a questão é essa da eleição. E eu não posso deixar de falar também porque eu sou sacerdote de Nosso Senhor Jesus Cristo. Diante de tantos pastores se pronunciando, diante de tantos bispos se pronunciando, nunca vi uma eleição tão agitada como essa, nunca vi. Tenho 44 anos de idade e nunca vi uma eleição tão agitada. Por que de tanta agitação? Porque os rumos da nação brasileira estão prestes a mudar, e eles poderão mudar para o pior, para o lado pior se nesse segundo turno - eu vou falar com clareza - se o PT ganhar", disse o sacerdote aos fiéis.

"Podem me matar, podem me prender, podem fazer o que quiser. Não tenho advogado nenhum. Podem me processar e, se tiver de ser preso, serei. Não tem problema, mas eu não posso me calar diante de um partido que está apoiando o aborto, e a Igreja não aprova. Não votei e não votarei. Deixando bem claro, porque sou a favor da vida. Estou agitado porque não é possível que os cristãos estejam tão alheios à situação, preocupados apenas com seu trabalhozinho, com seu emprego, com suas coisas, sabendo que o PT está querendo aprovar leis aonde o sacerdote não pode se pronunciar, aonde o sacerdote não pode falar, aonde os meios de comunicação religiosos só vão ter uma hora de programação", completou o padre, que se posicionou de forma contrária ainda ao casamento homossexual.

Internado desde sábado, boxeador brasileiro tem morte cerebral

O boxeador Jefferson Gonçalo, de 39 anos, que estava internado, em coma, no Hospital Samaritano, em Sorocaba, após combate no sábado, em Salto (SP), teve morte cerebral, conforme anunciou, nesta quarta-feira, o site da Liga Paulista de Boxe.

Perícia indica que declaração de Tiririca foi forjada

No documento, as peritas criminais Gláucia Fabíola Costella Tacla e Morgana Manzi Lopes constataram um “artificialismo gráfico” na construção das frases. A perícia “observou a presença de punho escritor mais evoluído na formação de determinados trechos de vocábulos”, diz a avaliação. “Tal fato permitiu constatar que o autor dos manuscritos possui uma habilidade gráfica maior do que aquela que ele objetivou registrar ao longo do texto da declaração”.

A declaração foi entregue por Tiririca ao TRE em 28 de julho último. As peritas relatam que os grafismos “não autorizam estabelecer categoricamente a unidade ou a dualidade de origem escritural entre os dois documentos”.

As peritas destacaram vários trechos no texto produzido a pedido da Promotoria. Entre eles, a vogal “O” de Oliveira e a consoante ‘S” de São Paulo, que indicam uma habilidade gráfica maior do que a pessoa que o escreveu tentou demonstrar no documento entregue ao TRE.

Prefeito e vice-prefeito de Santa Quitéria são novamente cassados

A Prefeitura de Santa Quitéria, no sertão cearense, vai ser administrada, temporariamente, pelo presidente da Câmara de Vereadores.

Isso porque o prefeito e o vice-prefeito do município, respectivamente Francisco das Chagas Mesquita e Eduardo Sobral Monte e Silva, tiveram os mandatos cassados, de novo, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Bruno desmaia e é socorrido em sala de audiência na Grande BH


O goleiro Bruno teve um desmaio e uma suspeita de convulsão dentro da sala de audiência no fórum em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O advogado dele, Ércio Quaresma, tentou ajudar o goleiro e, às 10h55, cerca de 5 minutos depois do desmaio, chegou uma ambulância do Corpo de Bombeiros. Ele saiu de maca do fórum.

Neves (Foto: Pedro Triginelli/G1 MG)Bruno; o amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão; o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola; Sérgio Rosa Sales e Elenilson Vitor da Silva chegaram ao Fórum em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 10h desta quarta-feira (6). A Justiça ouve 21 testemunhas do processo sobre o desaparecimento e morte de Eliza Samudio.

A mulher de Bruno, Dayanne de Souza, e a noiva dele, Fernanda de Castro, chegaram ao fórum por volta das 10h40. As duas estãso presas na mesma penitenciária, em Belo Horizonte.

Mãe amarra filha para evitar que ela use crack, no sul de Minas

mãe de uma usuária de crack amarrou a filha para evitar que ela usasse droga, em Careaçu, no sul de Minas Gerais. Os pés e as mãos da dependente foram atados à cama. Segundo a família, a mulher tem 31 anos e há oito começou a fumar crack. A mãe conta que a filha fica agressiva por causa da falta da droga.

Ainda de acordo com a família, a mulher já foi internada várias vezes, mas sempre tem recaídas. O secretário de saúde da cidade, Francisco Carlos Cintra, conseguiu uma vaga de internação em uma clínica integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o secretário, o tratamento começa nesta quarta-feira (6).

Segundo turno faz com que emissoras modifiquem suas programações

O horário eleitoral volta no segundo turno e as redes de televisão começam a armar dispositivos especiais, porque as suas programações terão que obedecer a dois formatos diferentes.

Comum a todas as regiões, a propaganda dos candidatos à Presidência da República. E para por aí, nos Estados que já têm os seus governadores escolhidos. Em nove outros, no entanto, o programa continuará por mais 20 minutos, também dividido em partes iguais para cada cargo em disputa. A novidade, para ambos os casos, é que a partir de agora haverá exibições também aos domingos.

A propaganda política na TV começará 48 horas depois da proclamação dos resultados pelo TSE, às 13h00 e às 20h30, como foi no primeiro turno, e terminará no dia 29. A Globo, por exemplo, na faixa da tarde terá um "Vídeo Show" esticado com 40 minutos e outro menor, de 25 minutos, para atender às duas situações. À noite, caberá ao "Jornal Nacional" fazer esta divisão, também com durações diferentes para os dois casos. As outras emissoras, mesmo sem anunciar nada até agora, com toda certeza já desenvolvem os devidos ajustes em suas grades de programação.

Importante

Além desses dois horários, 13h00 e 20h30, serão reservados ainda 30 minutos diários, a serem usados para inserções de até 60 segundos, a critério dos partidos. Veiculação obrigatória a partir de 8 da manhã até meia-noite.

Ciro será um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff

Para somar forças rumo ao segundo turno da eleição presidencial, o PT decidiu abrir mais espaço aos partidos aliados e, ontem, convocou o deputado federal Ciro Gomes (PSB) para fazer parte do núcleo que coordena a campanha nacional de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto. O convite, anunciado durante reunião em Brasília, foi feito pela própria petista, que disse "admirar e respeitar muito" o cearense.

O mesmo Ciro que, há quatro meses, chegou a se indispor com o PT – ao avaliar que o partido teria interferido na decisão do PSB de retirar sua candidatura à Presidência da República – garantiu ontem que agora é "cabo eleitoral" e que está "100% à disposição" da campanha. O cearense é um dos maiores críticos de José Serra (PSDB), adversário de Dilma nas urnas, no próximo dia 31 de outubro.

Como membro da coordenação, Ciro participará da elaboração de estratégias, articulará a presença de Dilma nos estados e terá, como um dos principais desafios, atrair para a petista os votos que foram para Marina Silva (PV) no primeiro turno da eleição. Para isso, tem destacado suas afinidades com ela. "Eu sou uma das pessoas que tem a maior amizade, carinho e respeito pela Marina", afirmou Ciro, que foi ministro da Integração Nacional do Governo Lula (PT) no mesmo período em que a ex-candidata foi titular da pasta do Meio Ambiente.

Conforme o cearense interpretou, o eleitor de Marina tem o mesmo perfil das pessoas que votam nele próprio – o que, de acordo com a tese, poderia ajudar na transferência de votos. "O que precisamos fazer é entender o que está na cabeça desses brasileiros maravilhosos que deram a ela, Marina, tal votação. Eu conheço bem esses eleitores porque eles votaram em mim", avaliou. Ainda segundo Ciro, a boa performance do PV na disputa foi uma "lição de humildade" à campanha de Dilma.

Para o segundo turno, Ciro defendeu a volta de um "Lulinha paz e amor", em referência à postura adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha que o elegeu, em 2002. Além do deputado, também compartilharam a idéia os governadores reeleitos.

Mega-Sena sorteia prêmio recorde de R$ 115 milhões nesta quarta


A Mega-Sena pode pagar, nesta quarta-feira (6), o maior prêmio de sua história em sorteios regulares, no valor de R$ 115 milhões. O sorteio do concurso 1.220 acontece às 21h30 (horário de Brasília). O prêmio da Mega-Sena está acumulado há oito concursos.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer uma das 10,6 mil casas lotéricas do país. O preço mínimo para concorrer com seis dezenas é de R$ 2.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, se aplicada na poupança, a bolada renderia cerca de R$ 700 mil por mês. Já se o prêmio acumulado fosse convertido em notas de R$ 100, pesaria mais de 1 tonelada.

Em nota, Marina desmente PT sobre negociação de apoio a Dilma

senadora Marina Silva (PV) negou na noite desta terça-feira (5), por meio de nota, ter aceitado, em conversa telefônica com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, iniciar conversas sobre suas condições de apoio à candidata petista Dilma Rousseff no segundo turno das eleições presidenciais.

Segundo matéria veiculada pela Folha.com nesta terça, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou que Marina havia aceitado se reunir com a campanha de Dilma para discutir o apoio. No entanto, segundo o jornal, não foi marcada uma data para a reunião, que dependeria da senadora do PV.

Segundo a assessoria da senadora, entretanto, a declaração de Dutra "não passa de puro equívoco ou compreensão incorreta dos esclarecimentos prestados ao dirigente nacional do PT". De acordo com a nota do partido, Marina agradeceu a ligação e reafirmou sua posição de "escutar as parcelas da sociedade civil que se integraram ao seu projeto e às instâncias do próprio partido".

Ainda de acordo com a nota distribuída à imprensa, uma Convenção Nacional do PV será convocada para definir os rumos a serem tomados na eleição presidencial.

Mistério na praia e mais violência em Fortaleza

O corpo de um adolescente de 17 anos foi encontrado, ontem pela manhã, na beira da praia, na Avenida Sol Poente, na Barra do Ceará. O jovem Juscelino da Silva Braga, 17, foi achado morto junto às pedras de um dos espigões, por volta das 8 horas, e carregado por populares até a areia. Logo, o adolescente foi reconhecido por policiais militares como uma pessoa já envolvida com drogas e na prática de pequenos furtos na área. Além dos PMs, esteve no local do crime uma equipe da Divisão de Homicídios (DH).

Mais violência

Um assaltante morreu e outros quatro foram presos depois de uma tentativa de assalto contra um policial militar, no começo da noite de ontem, na ´Curva da Viúva´, no Planalto Cidade Nova, entre os Municípios de Fortaleza e Maracanaú. Cinco bandidos, armados, tentaram assaltar um sargento da PM (identidade preservada) lotado na Segunda Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG).

Boa Viagem-CE: Promotor investiga denúncia de fraude no Garantia Safra


Extensas filas em busca de cadastramento no Garantia Safra estão levando o Ministério Público e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Convivência Ambiental de Boa Viagem a suspeitarem de fraude. Moradores da área urbana, empregadas domésticas e até comerciantes pretendem fazer parte da lista de beneficiados no próximo ano. As denúncias foram feitas pelo secretário de Agricultura de Boa Viagem, Francisco Jonas Vieira, ao promotor de Justiça, Marcus Vinícius Amorim de Oliveira.

Diante disso, o representante do Ministério Público neste Município resolveu encaminhar recomendação ao prefeito Fernando Assef para adoção de medidas, visando coibir a inscrição de futuros beneficiários não enquadrados no perfil estabelecido pelo programa. Ele destaca estritas observações às vedações e outras exigências legais de adesão ao Garantia Safra, e ainda a necessidade de ser mantido um rigoroso controle, mediante adoção de fichas individuais, com todos os dados exigidos em lei, dos agricultores familiares aderentes ao programa.

No documento, o promotor recomenda ainda a adesão ao Garantia Safra somente de quem atenda integralmente os requisitos legais. Dentre as condições necessárias estão: renda mínima bruta familiar mensal não superior a 1,5 salário mínimo nos últimos doze meses anteriores à adesão; área total plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão não superior a 10 hectares em sequeiro; e não detenção, a qualquer tipo, de área superior a quatro módulos fiscais.

Para desencorajar as fraudes e alertar a população acerca das punições previstas em lei, Marcus Vinicius ainda requisitou ao prefeito e ao secretário de Agricultura, a adoção de medidas para dar publicidade adequada à recomendação. Isso inclui a fixação em locais visíveis, de cópias da medida manuscrita, no âmbito de todas as repartições. Ainda solicitou a relação nominal dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e dos agricultores familiares que aderiram ao Garantia Safra de 2010.

Jogador passa a mão em seio de árbitra no futebol alemão

Um lance inusitado foi o destaque da partida entre Herta Berlin e Aachen, na segunda-feira (4), válida pela segunda rodada do Campeonato Alemão. No início do segundo tempo, Peter Niemeyer, jogador do Herta, errou um tapinha nas costas da árbitra do jogo, Bibiana Steinhaus, e passou a mão no seio dela.

Surpresa, a juíza olhou para o atleta e deu um sorriso. Assim que viu o que tinha feito, Niemeyer estendeu a mão para pedir desculpas, mas não evitou que a situação ficasse chata para os dois.

Após a partida, o jogador pediu desculpas publicamente, e disse que "ela estava um pouco mais longe do que eu pensava".

Bibiana também esclareceu que não viu maldade no lance, e disse que se o atleta quisesse cantá-la ele teria simplesmente piscado para ela.

TSE proclama resultado do primeiro turno das eleições

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez nesta terça-feira (5) a proclamação provisória do resultado do primeiro turno das eleições 2010. Com isso, a propaganda eleitoral no rádio e na televisão será retomada em 48 horas a contar da meia-noite desta terça, ou seja, a partir de sexta-feira (8).

Ao proclamar o resultado, o ministro fez a indicação oficial de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) para a disputa da Presidência da República em segundo turno.

Acopiara: acidente de trânsito na CE 060 provoca a morte do cabeleireiro Beroaldo

Um acidente de trânsito ocorrido na noite ontem (05), na CE 060, na curva do sítio Transual, distante 15 km da sede urbana de Acopiara, vitimou fatalmente o cabeleireiro Beroaldo.

Segundo informações repassadas por populares o cabeleireiro seguia em direção Iguatu/Acopiara quando a sua moto chocou-se de frente com um veículo S-10 causando-lhe a morte imediata.

Beroaldo é bastante conhecido na cidade e o clima é de consternação na "Terra do Lavrador".