segunda-feira, 28 de março de 2016

Radialista é baleado em tentativa de homicídio em Forquilha


O radialista Jair Pereira Teixeira, de 46 anos, conhecido como Jair Kovalik, foi baleado no início da manhã deste domingo (27) em Forquilha, região norte do Ceará. De acordo com a Polícia Militar do município, o comunicador foi atingido por três disparos - nos braços e na região lombar. 

A PM informou que Jair estava em um bar no Bairro Edmundo Rodrigues quando um homem chegou ao local a pé, identificou o radialista e atirou contra Jair. O suspeito conseguiu fugir do local em uma moto. 

O suspeito foi reconhecido pelas pessoas que estavam no local. Segundo a polícia, é um homem de 26 anos com passagem pela polícia por disparo em via pública, tráfico de drogas, violência doméstica, mas não havia mandado de prisão em aberto. Diligências estão sendo efetuadas para prender o suspeito. 

Jair foi socorrido para o posto de saúde de Forquilha e depois transferido para a Santa Casa de Sobral, onde está internado no setor de urgência e emergência. A unidade de saúde não repassou informações sobre o estado de saúde do paciente. 

Duas pessoas que estavam no bar ficaram feridas e também foram encaminhadas para o posto de saúde, mas sem gravidade.

Universitária cearense é encontrada morta em Barcelona


A estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ana Cristina Soriano, foi encontrada morta nesta sexta-feira (25), na casa onde morava, na cidade de Barcelona, localizada na Espanha. De acordo com a irmã da universitária, Karina Soriano, o consulado do Brasil na Espanha já entrou em contato com a família para acertar o translado do corpo para Parambu, cidade natal da jovem, no interior do Ceará. 

Segundo Karina, Ana Cristina, de 27 anos, era aluna do curso de engenharia de software, do Campus de Quixadá e se formaria no final deste ano. Ela estava em Barcelona há seis meses, onde participava do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. 

Karina conta que a família foi informada da morte da jovem pelo casal de brasileiros, que são proprietários da casa onde a estudante alugava um quarto. “Eles falaram com ela quarta à noite e estava tudo bem. Na quinta, ela não saiu do quarto. 

Na sexta, como ela ainda não tinha saído do quarto, chamaram por ela e, como ela não respondeu, chamaram o corpo de bombeiros”, disse. Segundo a irmã da universitária, quando abriram a porta Cristina estava deitada na cama. “Ela estava morta como se estivesse dormindo”, afirma. A família acredita que Ana Cristina tenha morrido de causas naturais. De acordo com a irmã, uma autópsia preliminar já foi realizada, mas, devido ao feriado na cidade espanhola, só deve ser liberada na próxima semana. O seguro da jovem foi contactado pelo consulado e irá cobrir as despesas com o transporte do corpo para o Ceará. 

A Universidade de Federal do Ceará (UFC) emitiu uma nota de falecimento em sua página oficial, informando que o fato foi comunicado ao Consulado do Brasil que acompanha as providências junto às autoridades espanholas em Barcelona. “A Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria de Assuntos Internacionais e a diretoria do Campus Quixadá também acompanham o caso. Hoje, logo que tomou conhecimento, o Reitor Henry de Holanda Campos entrou em contato com a família para manifestar solidariedade e assegurar o apoio necessário no que compete à UFC. Ainda não há informações sobre traslado do corpo da estudante para o Brasil”. 

O Ministério das Relações Exteriores informou através de sua assessoria, em Brasília, que está apurando as informações sobre o caso.