quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Interior do Ceará recebe mais 30 escolas de ensino médio

O Governo do Ceará com o intuito de ampliar e melhorar o ensino no Interior irá construir mais 30 novas Escolas de Ensino Médio nas áreas rurais do Estado. Cada escola receberá inicialmente o recurso médio previsto de R$ 3 milhões para realização das obras.

As unidades serão construídas de acordo com a quantidade de habitantes de cada município, porém, todas terão a mesma qualidade de escolas construídas em área urbana. Além das salas de aula, a estrutura é composta de biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), anfiteatro, refeitório e quadra poliesportiva.

Veja os municípios e as localidades que serão beneficiadas:

Acaraú – Lagoa do Carneiro
Ipueiras
Aiuaba – Barra
Iracema – Barreiros
Amontada – Garças
Itapipoca – Cruxati/Betânia
Aquiraz – Camará
Itatira – Lagoa do Mato
Beberibe – Forquilha
Mauriti - Buritizinho
Beberibe – Parajuru
Mombaça – Assentamento Salão
Camocim – Guriú
Morrinhos – Sítio Alegre
Canindé – Assentamento Pedra e Cal(Bonito)
Quixeramobim – Assentamento Canaã
Caridade – Inhuporanga/Campo Belo
Quixeré – Lagoinha
Caucaia – Praia do Cumbuco
Santana do Acaraú – Assentamento Conceição Bonfim
Cruz
Santa Quitéria
Cruz – Preá
Santa Quitéria - Trapiá
Eusébio – Jabuti
Tauá – Marrecas
Icó – Icozinho
Tauá – Marruás
Icó – Pedrinhas
Tianguá – Cajuaçu

Homem era mantido em cárcere por 16 anos pela irmã em Acopiara, no CE

Um homem era mantido em cárcere privado há 16 anos pela irmã, na cidade de Acopiara, a 345 km de Fortaleza, segundo informações da delegacia do município. De acordo com o delegado Marciliano Ribeiro, a polícia encontrou o homem de 53 anos acorrentado em um quarto após receber uma denúncia anônima na terça-feira (24). A irmã foi autuada em flagrante e pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

Segundo o delegado, a Polícia Militar encontrou o homem em um sítio na localidade de Santa Felícia. “Ele estava muito magro, pálido, sujo, com cheiro ruim, muito mal cuidado mesmo. O local não tem banheiro”, disse Ribeiro, explicando que a vítima sofre de problemas mentais há 20 anos. O delegado conta que, ao tentar tirar as correntes que mantinham o homem preso, foi surpreendido pelo apelo do homem: “não tire não doutor, deixe aí. É a corrente do cachorro”.

A irmã de 50 anos, em depoimento, disse que o irmão era agressivo. Com a mulher, foi encontrado o cartão de benefício previdenciário do irmão. “Ela recebia o benefício todos os meses. Nós entregamos o cartão a um outro parente dele”, disse Ribeiro.

A mulher está presa na Delegacia de Acopiara. O homem está sob os cuidados de um outro parente e deve embarcar para São Paulo, onde a família vai buscar atendimento médico adequado. Alguns parentes que sabiam da condição em que estava vivendo a vítima também serão ouvidos pela polícia. “Acredito que a situação dele agora vá melhorar”, afirma o delegado.

Repercute com negatividade caso de demolição em Acopiara

O  clima ficou tenso no dia de ontem(24), na vila Aroeiras na entrada do presídio em Acopiara. O motivo seria a desapropriação de um terreno onde uma família recebeu da prefeitura um prazo de 24 horas para sair da casa que mora.

O prazo não sendo cumprido o prefeito já autorizou um trator de esteira a fazer a demolição da moradia.
A dona de casa Célia Eunice Domingues disse que mora no local, com três filhos, há mais de 31 anos e não tem condições de pagar um aluguel.

Ela faz um apelo através do blog di Lindomar Rodrigues ao prefeito da cidade para não derrubar sua casinha pois é pobre e não tem para onde ir com as crianças.

De acordo com dona Célia a prefeitura ofereceu uma quantia de 50 reais mensais para ela alugar uma casa em outro lugar.

O caso está repercutindo de modo negativo em Acopiara, pois as pessoas não aguentam mais esse tipo de humilhação.

E haja humilhação!

Concluída investigação de suposto erro médico ocorrido em Cariús

A equipe da Polícia Civil de Jucás, tendo a frente o Delegado Jerffison Pereira da Silva, concluiu o inquérito policial que investigou as causas da morte da dona de casa Maria do Carmo Fernandes da Silva, ocorrido em novembro de 2006.

De acordo com o processo, Maria do Carmo foi submetida a uma cirurgia de laqueadura de trompas no Hospital Municipal de Cariús, mas três dias depois retornou ao Hospital com dores abdominais.

De acordo com as investigações, o médico que a operou, identificado como Carlos Ronald, deixou a paciente em observação, uma vez que ela se ausentou do Hospital sem ter recebido alta medica. Em seguida foi encaminhada ao Hospital São Francisco de Crato, onde foi submetida à nova cirurgia, mas acabou falecendo em decorrência de infecção generalizada.

Os médicos envolvidos nos procedimentos cirúrgicos foram ouvidos e os exames médicos-legais realizados, cabendo ao Ministério Público apreciar as provas colhidas na investigação policial.

Tarifa de ligação entre telefone fixo e celular deve cair 10%, diz Anatel

O Conselho Diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou a resolução que reduz a taxa de interconexão entre telefones fixos e celulares, a chamada VC, segundo comunicado da agência na noite de terça-feira.

As novas regras devem representar redução líquida de aproximadamente 10% sobre os valores pagos pelos usuários. O efeito, segundo a Anatel, deverá ocorrer em fevereiro.

Até 2014, a medida fará com que os usuários tenham ganhos de cerca de 45%, de acordo com a agência.

No fim de outubro o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações aprovou o regulamento que estabelece novas regras de reajuste para a tarifa de chamada fixo-móvel.

A nova regulamentação deve ter impacto financeiro e concorrencial para as principais companhias de telefonia móvel --TIM, Oi, Vivo e Claro-- à medida que reduzirá a VUM (um componente da VC).

Criança de 10 anos leva tiro no olho durante briga de gangues em Fortaleza

Uma criança de 10 anos foi baleada no olho durante uma briga de gangues na Rua Gilberto Alves, no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, na manhã de terça-feira (24), segundo informações do programa de policiamento Ronda do Quarteirão. O menino foi levado para o hospital de emergência Instituto Dr. José Frota (IJF) e passou por cirurgia. Segundo os médicos, o estado de saúde dele é gravíssimo.

De acordo com a polícia, o menino foi atingido quando brincava na rua. Um grupo de pessoas começou a atirar no local tentando atingir uma gangue rival.

Ainda conforme os policiais do Ronda do Quarteirão, várias pessoas estavam na rua no momento dos disparos. A criança foi a única atingida e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital.

Avião cai em Balsas e duas pessoas morrem carbonizadas

Duas pessoas morreram em um acidente com um avião no município de Balsas. De acordo com informações, a aeronave decolou do aeroporto de Balsas ainda no domingo em direção à Fazenda Meios.

Na manhã desta segunda-feira (23)por volta das 06:00 horas da manhã a aeronave deslocou-se para outra fazenda, no entanto, a aeronave não chegou ao destino e já era considerada como desaparecida.

Os destroços do avião foram encontrados no fim da manhã desta terça-feira (24) a cerca de 120km da sede do município de Balsas. A aeronave era utilizada para pulverizar plantações de soja.

O delegado da regional de Balsas, Eduardo Galvão, confirmou a queda do avião. Segundo o delegado, apenas uma das vítimas já foi identificada, trata-se de Jean Charles, que seria o piloto da aeronave, a outra vítima era conhecida como “bandequeiro” (auxiliar de Gean Charles).

Pai denuncia filho por estupro de criança em Quixadá

A Polícia Civil do município de Quixadá, no Sertão Central cearense, está investigando um possível crime de estupro envolvendo um adolescente de apenas 16 anos de idade. Segundo informações da polícia o próprio pai do menor foi responsável pela acusação.

O adolescente é acusado de estuprar um garoto de apenas quatro anos de idade. O menor foi apreendido após se esconder em uma localidade rural de Café Campestre O próprio pai foi quem denunciou o filho. Em depoimento à polícia, o pai do infrator informou que encontrou o menino chorando e reclamando de dores.

O jovem foi encontrado após duas horas de buscas. De acordo com policiais, o garoto afirmou em depoimento que se escondeu por medo de ser linchado pela população. Ainda em depoimento, o adolescente negou o abuso sexual.

O suspeito está detido na delegacia municipal de Quixadá. O pai do jovem também levou a criança suspeita de ter sido abusada ao Hospital Maternidade Jesus Maria José, em Quixadá, para realizar o exame que deve confirmar ou não o suposto abuso.

Adolescente grávida é morta pelo namorado com tiro na cabeça

Uma adolescente de 16 anos, grávida de três meses, foi assassinada, com um tiro na cabeça, nesta terça-feira (24) pelo próprio namorado. O crime ocorreu na casa do acusado, em Sobral, na região Norte do Ceará. A vítima foi identificada como Brenda Helen da Silva.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), Airton Alves da Silva, de 18 anos, atirou na adolescente e ainda avisou a família de Brenda sobre o crime, fugindo em seguida. O suspeito é usuário de drogas, e a polícia acredita que este é um dos motivos do homicídio.