segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Lula critica o uso de suas imagens no programa de Serra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou indiretamente o uso de suas imagens no programa eleitoral do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra. "É sempre muito ruim pessoas que acham que podem enganar em momento de eleição". A afirmação foi feita nesta segunda-feira (23), no Hotel Transamérica, zona sul de São Paulo, após participar cerimônia de entrega do prêmio Personalidade da Infraestrutura 2009, oferecido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Lula reafirmou seu apoio à candidata petista, Dilma Rousseff: "todo mundo sabe que eu tenho um lado, tenho candidato e tenho partido", disse, garantindo que não pretende entrar na Justiça para retirar as cenas. "Não vou entrar na Justiça. O partido é que tem que brigar(...) E acho que o partido (PT) já entrou".

Questionado sobre a possibilidade de Dilma Rousseff ganhar a eleição no primeiro turno, Lula foi categórico: "se vai ganhar no primeiro ou no segundo turno não importa, o que importa é que vai ganhar".

Redação Terra

BA: 82 cidades decretam estado de emergência por causa da seca

Enquanto o litoral baiano registra um dos invernos mais chuvosos dos últimos anos, 160 cidades situadas no semiárido da Bahia vivem a seca mais severa dos últimos anos. Destas, 82 já decretaram estado de emergência.

A média histórica é de 353 milímetros de chuva entre janeiro e julho. Em 2010, o acumulado, até agora, está em 219 mm, apenas 62% da média esperada para o período. Segundo meteorologista, a escassez de água pode estar relacionada ao El Nino, que aconteceu este ano.

São quase 3 milhões de pessoas vivendo nessa situação. Em Juazeiro (a 500 km de Salvador), a chuva ficou abaixo da média esperada, dificultando a vida dos agricultores que precisam caminhar pelo menos cinco quilômetros para encontrar água.

Icó-CE: Dois morrem em colisão de motocicletas


A colisão entre duas motocicletas perto da meia-noite deste domingo no município de Icó, resultou na morte dos dois pilotos. A tragédia aconteceu nas imediações da conhecida ponte Piquet Carneiro. Francisco Aldemiro Alves da Silva, de 20 anos, residia no Bairro do DNER e Antonio Nogueira da Paz, de 44 anos, morava na Rua São Geraldo igualmente daquele município.

Os dois morreram no local em virtude da violência do impacto entre os dois veículos, que ficaram bastante destruídos e os homens, inclusive, com fraturas expostas. A polícia foi acionada e esteve no local para fazer os levantamentos de praxe e apurar as causas do acidente a partir do testemunho de quem chegou a presenciar o abalroamento das duas motos.

Informações preliminares apontam que as duas vitimas fatais haviam ingerido bebidas alcoólicas e regressavam de uma festa da qual tinham participado no município de Orós. Tudo vai ser esclarecido pela policia a partir do inquérito a ser presidido pelo Delegado Regional de Policia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida. As duas motos foram recolhidas para o pátio da delegacia a fim de serem periciadas.

Eleitor pode pedir segunda via do título at´o dia 23 de setembro

O eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 23 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do país.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou, em junho desde ano, a reimpressão do título até essa data, mesmo daqueles eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral.

A legislação anterior previa que quem estivesse fora do seu local de votação tinha somente até o último 4 de agosto para pedir a segunda via do título.

Podem pedir a segunda via os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Para votar, além do título o eleitor precisa levar um documento com foto, como o RG ou a carteira de trabalho ou de motorista. Certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Números

Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo presidente da República (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais e distritais.

Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 de outubro. Com informações do TSE.

Agenor Neto, Eunício Oliveira e Michel Temer unidos pela Universidade Federal do Centro-Sul


Em sua primeira participação em ato público nesta campanha, na Região Nordeste, o candidato a vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), na chapa encabeçada por Dilma Rousseff (PT), pediu ´cautela, cautela e muito trabalho´, ontem, à noite, ao participar de comício nesta cidade em apoio à candidatura ao Senado, do deputado Eunício Oliveira.

Apesar da ampliação das intenções de votos registrada nas últimas pesquisas eleitorais, que apontam a vitória de Dilma Rousseff (PT), no primeiro turno, Michel Temer, ao lado do ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco, mostrou-se cauteloso e negou que o partido tenha discutido divisão de cargos com o PT. “Essa coisa não existe”, disse.

Michel Temer foi diretamente do Rio de Janeiro participar em Iguatu, de um comício que assinalou o apoio do prefeito, Agenor Neto (PMDB) a Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao Senado. “Assumo o compromisso de se eleito vice-presidente lutar pela implantação da Universidade Federal do Centro-Sul”, frisou. “Não posso negar-me a cumprir esse pleito que vai trazer o desenvolvimento de uma Região”.

O candidato a vice-presidente, Michel Temer, disse que não esperava uma diferença acentuada, que as pesquisas eleitorais vêm registrando, em menos de uma semana do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. “É o reconhecimento do povo ao trabalho realizado pelo presidente Lula”, disse.

“O eleitorado quer a continuidade desse projeto de Governo”. Temer fez uma avaliação positiva da campanha nacional e disse que o PMDB tem participação ampla nas decisões nacionais da campanha dele e de Dilma. “Está tudo caminhando dentro da normalidade”.

Temer evitou falar em vitória no primeiro turno, mas assegurou que a coligação mantém cautela e que a determinação de todos os candidatos é de ´trabalhar muito até as eleições, em 3 de outubro”. Cerca de cinco mil pessoas participaram do comício realizado na Praça da Mulher. O desembarque do candidato a vice-presidente foi marcado por invasão da pista do aeroporto local por centenas de eleitores que conduziam bandeiras dos candidatos e de muito empurra-empurra.

Caminhada

Depois de caminhar cerca de um quilômetro, as lideranças participaram do comício. Em seguida, ainda houve caminhada pelas ruas da cidade até o bairro Prado. O ato denominado ´Euníciofolia´ arrastou muitos eleitores cantando músicas da campanha até as 22 horas.

O candidato Eunício Oliveira, reafirmou o pacto por Iguatu. “Firmei um compromisso com o prefeito Agenor Neto de trabalhar pela implantação de uma universidade nesta Região, de construção do anel de contorno rodoviário e de urbanização da Lagoa da Bastiana”, disse.

O prefeito Agenor Neto, ao lado dos peemedebistas, após pedir voto para o candidato Eunício Oliveira não escondeu seu apoio à reeleição de Tasso Jereissati (PSDB).

Por Honório Barbosa para o Diário do Nordeste

BRASILEIRÃO 2010:resultados do final de semana

Goiás 1 x 2 Grêmio-SP Serra Dourada
Botafogo-RJ 1 x 0 Avaí Engenhão
Ceará 2 x 1 Grêmio Castelão
Internacional-RS 1 x 1 Atlético-GO Beira Rio
Santos 2 x 0 Atlético-MG Vila Belmiro
Guarani 0 x 0 Palmeiras Brinco de Ouro
Atlético-PR 1 x 0 Flamengo Arena da Baixada
Corinthians 3 x 0 São Paulo Pacaembu
Vasco 2 x 2 Fluminense Maracanã
Cruzeiro 0 x 1 Vitória-BA Epaminondas Brito

Serra visitará o Ceará um dia antes de Lula


O candidato a presidente da República pelo PSDB/DEM, José Serra, virá novamente ao Ceará. Dessa vez, segundo a assessoria da campanha de Marcso Cals e Tasso Jereissati, dia 26 próximo. Serra deverá cumprir programação em Fortaleza. Nesta segunda-feira pela manhã a coordenação da campanha tucana deverá oficializar toda a programação.

A visita de Serra ocorrerá às vésperas da chegada de Lula e a candidata petista a presidente da República, Dilma Rousseff, ao Ceará, o que ocorre no dia 27 próximo. Lula, além de cumprir agenda oficial em Fortaleza, deve ir a Crateús para inaugurar uma unidade do Instituto Federal de Ensino Tecnológico do Ceará (IFCE), antigo Cefet.

No mesmo dia, em local da Capital a ser definido, Lula participará de comício ao lado de Cid Gomes, que deu a informação nessa noite, durante evento de campanha em Trairi.

Lula visita o Ceará no dia 27


O presidente Lula cumprirá agenda oficial no próximo dia 27 no Ceará. A informação é do governador Cid Gomes (PSB). Segundo Cid, o presidente virá visitar obras de urbanização do rio Maganpinho e ainda entregará um conjunto habitacional.

Lula virá com a candidata a presidente da República, Dilma Rousseff, e, na parte da noite do dia 27 deve participar de comício em ponto de Fortaleza ainda a ser definido. Nesse palanque, Lula deverá não somente reiterar apoiar à reeleição de Cid, mas também anunciar que Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) são os seus candidatos a senador.

Espera-se nessa ocasião o apoio público de Ciro Gomes, presidenciável que foi descartado pela cúpula do PSB com aval do PT, a Dilma Rousseff. Também a presença da prefeita Luizianne Lins, coordenadora-geral da campanha dilmista no Estado. Ou seja, todos por Lula e pela continuidade do seu projeto de poder.

PT pretende recorrer de decisão do TSE

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou, ontem, que o partido irá recorrer da decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves, que arquivou duas representações contra José Serra (PSDB).

Nas ações, a campanha de Dilma Rousseff reclamava do uso da imagem do presidente Lula no horário eleitoral do tucano na TV, quinta-feira e sexta-feira da semana passada. "Vamos recorrer para o pleno até para que gere jurisprudência. Esse episódio mostra que a legislação é controversa", afirmou Dutra, citado a decisão da Justiça Eleitoral do Rio que proibiu o senador Marcelo Crivella (PRB) de citar Lula.

Segundo o ministro, o direito de imagem é pessoal e só Lula poderia ajuizar a ação. "Ainda que a utilização da imagem dos homens públicos seja tema que, geralmente, envolve uma necessária ponderação de valores constitucionais, a coligação requerente não possui legitimidade para requerer a proibição do uso da imagem", diz Neves.

Para o presidente do PT, Lula não deve entrar com a ação. "Eu particularmente acho que não é o caso", disse. Nas representações, a campanha de Dilma disse que o uso da imagem por Serra teve o objetivo de criar uma "armadilha propagandista" que liga o tucano a Lula. O PT queria impedir o uso da imagem novamente e a cassação de tempo de propaganda de Serra.

O partido argumentava que a legislação eleitoral brasileira proíbe a participação de filiado a outro partido no horário eleitoral. Para o ministro, o uso da imagem não é a mesma coisa que pedir voto.

Tremor causa rachaduras em casas no interior de SP

Moradores do distrito Macucos, em Getulina, a 456 km de São Paulo, foram surpreendidos por um tremor neste sábado (21). A ocorrência durou menos de cinco segundos, mas foi suficiente para causar rachaduras nas casas do local.

De acordo com a Defesa Civil, estações sismológicas da Universidade de São Paulo (USP) registram um abalo sísmico de três a quatro graus na Escala Richter.

Uma das casas afetadas está interditada. Os moradores serão levados para um abrigo. Apesar do susto, ninguém se feriu.