quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Se crise piorar, morador de São Paulo pode ter água dois dias por semana


A população de São Paulo pode ter água apenas dois dias por semana, caso a situação da crise hídrica que o estado atravessa piore ainda mais. Em um cenário em que a quantidade de chuvas fique muito abaixo das médias históricas e o consumo na região metropolitana aumente, seria necessário adotar um rodízio de dois dias com água e cinco dias sem, segundo o diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato. Por enquanto, porém, segundo a Sabesp, não há data para isso acontecer. Massato disse, nesta terça-feira, que se a Sabesp optar por adotar um rodízio, a restrição terá que ser “drástica” para economizar mais água do que vem sendo economizada nos últimos meses. 

Há duas semanas, o presidente da Sabesp, Jerson Kelman, admitiu que a companhia estuda o rodízio em uma situação extrema, embora a medida venha sendo constantemente negada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ainda segundo Massato, o rodízio também estaria condicionado a uma redução no limite de água que pode ser retirada do sistema Cantareira, conjunto de represas que abastece 6,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. 

A vazão máxima é determinada pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE). Em dezembro de 2013, a Sabesp retirava 32 mil litros por segundo do Cantareira. Atualmente, distribui 16,5 mil litros por segundo. — Para fazer um rodízio, nós teríamos que fazer um rodízio muito pesado. Se as chuvas insistirem em não cair no sistema Cantareira, seria uma solução de um rodízio muito pesado, muito drástico — disse Massato nesta terça, durante visita a estação de tratamento de água em Suzano, na Grande São Paulo, acompanhado do governador Alckmin. 

A quatro dias do fim de janeiro, que em geral é o que tem maior precipitações no ano, choveu 49,5% da média histórica na região do Cantareira. Por outro lado, o consumo de água na Grande São Paulo caiu cerca de 25%, de acordo com a Sabesp, passando de uma média de 71 mil litros por segundo, em janeiro de 2014, para 53 mil litros por segundo neste ano. No último dia, no Cantareira, entrou mais água do que saiu, o que fez com que o nível dos reservatórios ficasse estável. — Nossa engenharia está correndo contra o relógio. Estamos batendo novos recordes de baixas precipitações — disse Massato.

INSS bloqueia benefícios de falsos aposentados em agência de Fortaleza

O INSS bloqueou nesta terça-feira (27) o benefício de 18 falsos aposentados que tinham idade adulterada para se passarem por pessoas de 65 anos em uma agência de Fortaleza. A fraude foi descoberta na operação Shiwaco, da Polícia Federal. De acordo com o delegado Welington Santiago, uma mulher, com apoio de uma servidora do INSS, falsificava os registros no sistema previdenciário.

O grupo investigado escolhia pessoas e oferecia benefícios obtidos mediante a alteração da idade dos requerentes para 65 anos, idade exigida para aposentadoria, conforme previsto em lei.

"Nós aprofundamos as investigações e as buscas apontam para a mesma fraudadora, que pode ter o pedido de prisão em um segundo momento. Quem tiver auferido vantagem indevida poderá ser responsabilizado também", explica o delegado. Segundo a Polícia Federal, 18 pessoas recebiam o benefício de Amparo Social ao Idoso, gerando um prejuízo de R$ 38 mil, desde 2012.

Com a operação, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal diz que a Previdência já realizou uma economia mensal de R$ 12 mil. A operação Shiwaco foi iniciada há três anos e investiga a possível participação de mais pessoas envolvidas no esquema de recebimento fraudulento de benefícios do Governo Federal.

Iguatu ganha escola municipal Padrão MEC

Dentro da programação dos 162 anos de emancipação política de Iguatu, a Prefeitura inaugurou na noite desta segunda-feira, a Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo, localizada no bairro Jardim Oásis.

A unidade é ampla, moderna e segue o padrão MEC. Dispõe de quadra esportiva coberta, refeitório, laboratório com computadores. O presidente da Associação de Moradores do Jardim Oásis, Edmar Souza, destacou a instalação da unidade e o benefício que irá trazer para os filhos dos moradores.

O deputado estadual eleito, Agenor Neto, reassumiu o compromisso de defender os interesses da região na Assembleia e disse que permanece lutando por instalação de novas unidades de ensino no Padrão MEC. Outra escola já inaugurada em breve nesta cidade.

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara, ressaltou a qualidade da obra, pediu apoio aos professores e à comunidade para conservação do equipamento.

Açude cearense socorre a Paraíba


Diariamente, 50 caminhões pipa oriundos da Paraíba percorrem em média 200 km para captar água no Açude Lima Campos, localizado no município de Icó, na região Centro-Sul do Ceará. Essa situação ocorre quando o sertão nordestino enfrenta uma das maiores crises de abastecimento dos últimos 50 anos e, com isso, reservatórios e poços estão secando.

A partir do próximo mês, o número de caminhões da Operação Pipa, coordenada pelo Exército, na Paraíba, que faz a captação de água no Ceará, deve ser acrescido em mais 70 veículos. No total, serão 120.

Pelo menos essa é a informação repassada pelos motoristas dos caminhões pipa (pipeiros) que desde novembro do ano passado começaram a vir pegar água no açude Lima Campos, reservatório administrado pelo Departamento Nacional de Obras e Combate à Seca (Dnocs).

O vai-e-vem de caminhões é intenso na margem do Açude Lima Campos. O serviço começa pela madrugada, por volta das 4 horas. A maioria faz duas viagens diariamente para socorrer milhares de famílias que enfrentam escassez de água no sertão paraibano, percorrendo mais de 400km. São cerca de 20 municípios atendidos, dentre eles: Uiraúna, Triunfo, Bernardino Batista, Poço Dantas, Cajazeiras, Souza, Aparecida, São João do Rio do Peixe, Marizopólis, São José de Piranhas, Diamante e centenas de localidades no Vale do Piancó.

PMDB racha na disputa pela presidência do Senado

O PMDB deverá ter dois candidatos a presidente do Senado Federal, pelo menos esse é o cenário que se vislumbra nesta semana. Nesta terça-feira, o senador Luiz Henrique da Silveira (SC) lançou sua candidatura à presidência do Senado e deverá disputar dentro do PMDB a primazia de comandar da Casa, com o atual presidente, Renan Calheiros (AL), que já anunciou seu desejo de reeleição.

Luiz Henrique é apoiado por peemedebistas independentes, pelo DEM, possivelmente pelo PSDB e pelo PSB. Ele afirmou que sua candidatura não é de oposição, mas de renovação do Senado. A eleição da Mesa Diretora do Senado acontece no próximo domingo (1º) logo após a posse dos 27 senadores eleitos.

Acidente de trânsito deixa sete mortos na BR-287 em Santa Maria


Um acidente de trânsito deixou sete mortos e uma pessoa ferida na noite desta terça-feira (27) em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois carros, um Monza e um Twingo com placas de São Pedro do Sul, colidiram na BR-287 por volta das 23h10.

Seis pessoas morreram no local, sendo quatro homens e duas mulheres. Uma sétima vítima chegou a receber atendimento no Hospital Universitário de Santa Maria, mas não resistiu aos ferimentos. O homem de 44 anos, que teve a morte divulgada por volta da 1h50 desta quarta (28) pela instituição, era o único ocupante do Twingo.

De acordo com a PRF, as seis vítimas que morreram na hora estavam no veículo Monza, que transportava 7 pessoas. Segundo as autoridades, o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação, todos os ocupantes estavam sem cinto, e foram encontradas bebidas alcoólicas no carro. Uma menina de 16 anos foi levada ao hospital e passava por exames no início da madrugada.
Segundo informações preliminares, o Twingo invadiu a pista contrária, causando a colisão. Entretanto, as causas do acidente ainda não foram divulgadas oficialmente.

Um homem que mora perto do local diz ter ouvido um forte barulho. "Moro aqui ao lado. Ouvi um estouro e fui até lá. Uma moça gritava pedindo socorro. Não sabia o que fazer. Falava para ela esperar. Nunca vi uma tragédia igual", afirmou o operário Valmor Escobar, 44 anos.

Até as 3h, as identidades de cinco vítimas haviam sido divulgadas pela polícia. João Paulo Pereira da Silva, de 29 anos, era motorista do Monza e morreu na hora. Também morreram no local Lucas Silveira Marques, 20 anos, Luan Patrick Farias, sem idade divulgada, e Luciele Bitencourt Escobar, 29 anos. Já o condutor do Twingo, de 44 anos, se chamava Pierry André de Oliveira.