terça-feira, 22 de julho de 2014

Agenda dos candidatos a governador nesta terça-feira, dia 22


Veja a agenda dos candidatos a governador do Ceará para esta terça-feira, dia 22 de julho.

Camilo Santana (PT)
Visita ao Jornal O Estado, às 10 horas
Encontro com o Prefeito Roberto Cláudio e vereadores, suplentes e ex-vereadores de Fortaleza, no Hotel Praia Centro, às 19 horas

Eunício Oliveira (PMDB)
Gravação do programa eleitoral pela manhã.
Reunião com coordenação de campanha, à tarde.

Eliane Novais (PSB)
Visita ao Instituto Cearense de Educação Especial dos Surdos – Avenida Rui Barbosa, 1970 – Dionísio Torres, às 8h30min
Visita à comunidade Católica Mariana Hessed, Rua Dionísio Alencar, 1443, Ancuri, Fortaleza, às 10h30min. 

Aílton Lopes (PSOL)
Visita às agências bancárias de Quixeramobim, às 9 horas.
Participa de entrevista para emissora de Rádio Local, às 12 horas.
Participa de atividade com a militância em Banabuiú, às 12h30min.
Visita assentamento em Ibaretama, às 17h30min.

Somente cinco distritos do Ceará atendem novas regras para emancipação

Distrito de Jurema, em Caucaia

Somente cinco distritos do Ceará têm condições para iniciar o processo e emancipação, caso o novo projeto que estabelece regras de criação e novos municípios seja aprovado no Congresso Nacional. No projeto anterior, vetado pela presidente Dilma Rousseff que alegou que haveria aumento de despesas, os critérios apontavam para 18 distritos cearenses que se enquadravam na regra da população mínima para iniciar o processo de emancipação.

Com o novo projeto, a população mínima exigida passou de 8.400 para 12 mil habitantes no Nordeste. Atualmente, de acordo com a população estimada pelo IBGE, os distritos de Jurema, em Caucaia, (132.502 mil habitantes), Pajuçara, em Maracanaú (20 mil), Iguape, em Aquiraz, (28 mil), Juritianha, em Acaraú (12 mil) e Almofala, em Itarema (13 mil), estão dentro do novo perfil. A regra, no entanto, poderá ser burlada casos dois distritos próximos desejem se unir para conquistar a emancipação.

No Sul e Sudeste, o mínimo passou de 12 mil para 20 mil. Para Norte e Centro-oeste, a exigência é de 6.000 habitantes. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, diz que o novo projeto foi uma “resposta equivocada” e voltou à tona apenas por interesse eleitoral. Para ele, regiões como Norte e Centro-Oeste deveriam ter regras mais facilitadas.

Cidade é sitiada por grupo armado e tiroteio deixa cinco mortos e PM ferido na Paraíba


Cinco suspeitos morreram e um policial ficou ferido durante uma troca de tiros que deixou Lagoa Seca sitiada na tarde desta segunda-feira (21), na Região Metropolitana de Campina Grande, a 130 km de João Pessoa.

De acordo com a Polícia Militar, quatro deles invadiram a casa de um policial da cidade e um quinto homem deu cobertura ao grupo, do lado de fora. Na residência, o policial estava em um quarto, enquanto a irmã dele, a mãe e a companheira viam televisão.

Na invasão, o policial percebeu a ação e reagiu. Houve troca de tiros e o grupo tentou fugir, mas acabou sendo perseguido pelos policiais que foram acionados. Houve perseguição, troca de tiros e os cinco suspeitos morreram.

Conforme repassado pelo major Gilberto Felipe, subcomandante do 2º Batalhão da PM, o soldado de 29 anos, que seria o alvo dos bandidos, a mulher dele e a irmã ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina. O estado de saúde deles não foi informado.

Ele disse que Lagoa Seca ficou cercada pela polícia até que a situação fosse totalmente controlada.

Idoso é encontrado morto no interior de sua residência, em Iguatu


O idoso Pedro Miguel de Medo, de 62 anos, foi encontrado morto na tarde deste domingo (20) dentro de sua residência, situada a Rua Governador Plácido Castelo, na localidade conhecida como “Beco das Sete Facadas”.

De acordo com informações dos próprios familiares, Miguel era “usuário de droga e também bebia bastante”, o que pode está ligado com sua morte. O corpo do aposentado não apresentava nenhuma lesão a faca ou marcas de tiro.

O Rabecão do Instituto Médico Legal (IML) da cidade removeu o corpo da vítima para ser necropsiado. O laudo contendo as causas da morte deve ficar pronto em 15 dias.

Lista de remédios que ficaram mais baratos sobe para 1.645 itens

A lista de medicamentos com desconto por conta da isenção de imposto PIS/Cofins passa a ter 1.645 produtos a partir desta segunda-feira (21), com a atualização da lista de preços da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A agência reduziu o preço máximo de mais 174 medicamentos, que passam a ter desconto médio de 12% nas farmácias por conta da retirada dos impostos. Foram incluídos, por exemplo, remédios para disfunção erétil, prevenção de AVC e infarto, tratamento de depressão, indução de ovulação, anti-inflamatórios e vacina contra gripe. 

A lista geral com os valores de todos os medicamentos que têm os preços controlados (disponível neste link) é atualizada mensalmente e indica os valores máximos que cada produto pode ter para o consumidor.
Já a "lista positiva", que isenta de PIS/Confins algumas substâncias, foi criada em 2001 e desde então é atualizada periodicamente com os que recebem isenção de tributos. A última atualização foi feita em 2007. 

Essa lista representa 75,4% dos medicamentos comercializados em todo o país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Tarja vermelha e preta

Quase todos os medicamentos tarja vermelha e preta estão isentos de PIS/Cofins, o que diminui o custo de remédios usados no tratamento de artrite reumatoide, câncer de mama, leucemia, hepatite C, doença de Gaucher e HIV, entre outros, diz o ministério.

Os critérios estabelecidos pelo ministério e pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) para escolher as substâncias que terão isenção leva em conta "as patologias crônicas e degenerativas; os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população".

A CMED é responsável pelo monitoramento dos preços dos remédios e por garantir que as reduções de imposto sejam integralmente refletidas nos preços fixados como teto para os produtos.
  

Maracanã reabre com lugares marcados


Domingo, o público carioca vai poder voltar ao Maracanã. Depois de dois meses cedido à Fifa para a Copa do Mundo, o estádio vai receber, no dia 27, os torcedores de Flamengo e Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro. Com os times do Rio, voltam para o estádio as grades que separam as torcidas, o cachorro-quente com preços normais e uma novidade: cadeiras numeradas.

A concessionária que administra o estádio confirmou, nesta segunda-feira, que os assentos dos setores Leste e Oeste vão passar a serem marcados, e os torcedores vão escolher os seus lugares no ato da compra, para quem optar pela a internet. Na bilheteria do estádio ou nos postos de venda o sistema vai funcionar diferente. Ao comprar, o torcedor vai optar por um bloco onde sentará e o sistema vai mostrar os assentos automaticamente.

Outra novidade é a possibilidade da impressão de ingressos em casa. Torcedores que comprarem os lugares chamados de Maracanã Mais (áreas Vips do estádio) também vão escolher os seus lugares e, quando comprado pela internet, eles poderão imprimir.

Porém, para quem prefere a emoção da arquibancada, a boa notícia é que os setores Norte e Sul (atrás dos gols), onde tradicionalmente ficam as torcidas organizadas, continuam sem marcação pré-definida. As gratuidades são exclusivas para esses dois setores, considerados populares. Crianças, idosos e estudantes pagam meia em todos os setores. As medidas serão válidas para todas as partidas, a partir de domingo. Os ingressos podem ser comprados sempre nas bilheterias do estádio ou no site da administradora.

Escritor Ariano Suassuna sofre AVC hemorrágico e é operado no Recife


O escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, de 87 anos, foi submetido a um procedimento cirúrgico, na noite desta segunda-feira (21), no Recife. Ele foi internado por volta das 20h, em função de um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico.

Suassuna está internado no Hospital Português. Após a cirurgia, que durou aproximadamente uma hora, ele foi transferido para a UTI neurológica, onde está se recuperando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, o quadro dele é considerado estável pelos médicos.

No ano passado, Ariano Suassuna foi internado duas vezes. Em 21 de agosto, o autor sentiu-se mal em casa e precisou ser hospitalizado. Os médicos diagnosticaram um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções. Inicialmente, ele foi encaminhado à unidade coronária, e, depois, transferido para um apartamento do hospital. Após seis dias, recebeu alta, com recomendação de muito repouso em casa e nenhuma visita.