quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Polícia militar: Batalhão provisório de Iguatu já tem novo comandante

O Comando do Policiamento do Interior anunciou no início da noite desta quarta-feira, 18, o nome do novo comandante da PM de Iguatu. Estamos falando do Major Ricardo Moura que estava lotado no CPI em Fortaleza.

A informação foi divulgada pelo novo comandante do CPI, Comando de Policiamento do Interior,  Coronel Gomes Filho. Segundo ele, o Major Ricardo Moura, é um militar operante e sem dúvidas dará continuidade ao ótimo trabalho do Tenente –Coronel Jarbas Aguiar, que vai assumir o Quarto Batalhão, na cidade de Canindé.

O comando da Polícia Militar, vai marcar a data para que o Major Ricardo Moura, assuma o comando da Polícia Militar, na região centro sul.

Fonte: Pinheirinho - Rádio Liberdade de Iguatu.

Wanessa Camargo ganha ação contra Rafinha Bastos

A cantora Wanessa Camargo ganhou a ação que movia contra o humorista Rafinha Bastos pela infeliz declaração que o apresentador fez durante o programa “CQC”, da Rede Bandeirantes, em setembro do ano passado.

O juiz da 18ª Vara Cível de São Paulo, Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, condenou o comediante no processo por danos morais, movido pela cantora e pelo marido dela, o empresário Marcos Buaiz.

A decisão foi em 1ª instância e ainda cabe recurso ao acusado, Rafinha Bastos.

Para relembrar o caso:

A confusão começou quando o apresentador Marcelo Tas comentou que Wanessa Camargo estava uma gracinha grávida, e o colega de bancada Rafinha Bastos replicou: “eu comeria ela e o bebê”. A declaração causou muita polêmica e Rafinha foi afastado do programa pela direção da Bandeirantes.
No processo, a cantora e o marido pediram uma indenização de R$ 100 mil pela infeliz declaração do comediante.

Ministério das Comunicações pode interromper a transmissão do BBB

O Ministério das Comunicações informa que a interrupção dos serviços é uma das sanções que pode ser aplicada à TV Globo por causa da difusão de imagens de suposto estupro no programa Big Brother Brasil. O Ministério vai verificar se as imagens transmitidas estiveram "em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão", conforme exigem o Código Brasileiro de Telecomunicações e o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão.

Nessa apuração, o primeiro passo será "identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo". Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação, destaca o Ministério, em nota.

Será avaliado, ainda, se as imagens transmitidas também estiveram em desacordo "com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico". Se a situação de descumprimento das regras da radiodifusão for encontrada, o Ministério vai instaurar Processo de Apuração de Infração, e as sanções podem envolver multa e até mesmo a interrupção dos serviços.

No caso da tevê aberta, a fiscalização cabe ao Ministério. Quanto à tevê por assinatura, a fiscalização é da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), nos termos da Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Por isso, paralelamente, foi solicitado à Anatel que também faça também a verificação da veiculação dessas imagens nos canais de TV paga. O Ministério lembra que a emissora é outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens.

Governo inclui duas novas vacinas no calendário infantil

O governo federal anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a introdução de duas novas vacinas no calendário básico de vacinação infantil. Serão introduzidas, a partir do segundo semestre, a vacina injetável contra a poliomielite e a vacina pentavalente, que reúne em uma única dose imunizações contra cinco doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, as duas novas vacinas serão utilizadas a partir do mês de agosto. A vacina contra a pólio será feita com o vírus inativado. A dose injetável, contudo, será aplicada apenas nas crianças que estão iniciando o calendário de vacinação.

Ao todo, serão 8 milhões de doses da nova vacina, que já começaram a ser compradas pelo governo a partir de dezembro de 2011.

A aplicação da dose injetável não irá retirar do calendário de vacinação as doses orais, já aplicadas nas campanhas de imunização. Segundo o governo, será aplicado um esquema sequencial, com as duas vacinas.

A imunização injetável será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade, e a vacina oral será usada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade.

Já a vacina pentavalente reunirá em uma única dose imunizações contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Atualmente, a imunização para estas doenças é oferecida em duas vacinas separadas.

Novo calendário

Outra mudança será feita no calendário básico de vacinação a partir do segundo semestre. Na primeira etapa, a ser realizada no dia 16 de junho, todas as crianças menores de cinco anos receberão uma dose da vacina oral contra a poliomielite.

Na segunda etapa, que será em agosto, todas as crianças menores de cinco anos precisarão comparecer aos postos de saúde, com o cartão de vacinação. A cardeneta será avaliada para atualização das vacinas que tiverem em atraso.

Com duas mortes e 80 casos, Ipu (CE) alega surto de catapora e pede vacinas ao governo

Os moradores do município de Ipu (CE), a 324 km de Fortaleza, estão assustados com a grande quantidade de pessoas adoeceram de catapora em 2012. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80 pessoas foram infectadas e duas crianças morreram em decorrência de complicações da doença.

Técnicos da secretaria municipal e uma equipe de epidemiologistas da Sesa (Secretaria da Saúde do Estado do Ceará) estão catalogando, desde esta segunda-feira (16), os casos suspeitos para confirmar oficialmente os doentes. O trabalho está contabilizando registros da doença por equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e agentes de saúde. A previsão é que até o final da semana o trabalho seja concluído e o número exato de pessoas que manifestaram a doença seja repassado para o Ministério da Saúde.

Segundo a secretaria municipal de saúde, a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde que sejam enviadas doses da vacina contra catapora o mais rápido para imunizar uma parte da população que está mais vulnerável para contrair a doença.

A secretária de Saúde de Ipu, Efigênia Mororó, disse que emergencialmente pessoas do grupo de risco – com imunidade baixa e gestantes que tiveram contato com doentes de catapora – estão tomando doses de imunoglobulina para aumentar a imunidade do organismo.

Na semana passada, as crianças Maria Eduarda Alves Linhares, 11, e Ryan Peres Tavares, 9, morreram depois de contraírem a doença e terem complicações na assepsia das bolhas, causando infecção generalizada.

Dilma anuncia nas próximas horas ministro da Ciência e Tecnologia

Logo mais, nessa quarta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff deve nomear Marco Antônio Raupp para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia.

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB) vai substituir o petista Aloizio Mercadante, cuja indicação também será confirma ainda hoje. O técnico foi indicado pelo próprio Mercadante para assumir o cargo.

Secretaria de Saúde divulga lista de águas minerais indicadas para consumo

A Secretaria de Saúde do Ceará divulgou nesta quarta-feira (18) a lista de águas minerais e de águas adicionadas de sais mais indicadas para o consumo. No total, há 46 empresas com registro no Ministério da Saúde. Elas passaram por um processo de coleta e análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).

Com a divulgação da lista das águas, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) quer que os consumidores tenham acesso a informação segura de qual água deve levar para casa e qual água não deve comprar. As águas e empresas que não aparecem na lista estão irregulares junto a vigilância sanitária da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa.

Clique aqui e veja a lista completa

Um ano após acidente, ações sociais de Shaolin são feitas por família

Hoje completa um ano que o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, sofreu um acidente de trânsito na BR-230 em Campina Grande.

Antes do acidente, o humorista ajudava os moradores de uma comunidade de Campina Grande doando cesta básica e hoje é a família dele que dá continuidade ao trabalho social com a distribuição de sopa.

A mãe de Shaolin, Elita Maria Lacerda, que participa do preparo contou que a sopa tem um alguns ingredientes especiais. "Muito amor e carinho", afirmou.

O alimento é distribuído duas vezes por semana para cerca de 330 famílias que moram na Vila Cabral de Santa Terezinha, no Jardim Atalaia e também no Conjunto Três Irmãs em Campina Grande.

Segundo Sheila Duarte, coordenado do projeto, a distribuição da sopa continua por conta da ajuda dos amigos de Shaolin. De acordo com Sheila, antes do acidente o humorista sempre fazia questão de provar a sopa.

As exigências de Sharon Stone para aterrissar em São Paulo


Carro blindado e três seguranças 24 horas por dia são as exigências da empresa americana que cuida do seguro de vida de Sharon Stone, para liberar que a atriz venha a São Paulo em abril. Sharon virá ajudar a arrecadar fundos para a segunda edição do gala da amfAR, organização mundial sem fins lucrativos dedicada ao apoio em pesquisas sobre a AIDS e a prevenção do HIV.

O evento, que desta vez vai homenagear o fotógrafo peruano Mario Testino, que também confirmou presença, será dia 26 de abril na casa de Dinho Diniz, em São Paulo. A atriz será a mestre de cerimônias da noite.

É gringo? pisa que nós gosta.

Polícia Civil de Jucas investiga morte de criança possivelmente envenenada

A equipe da polícia civil de Jucás, chefiada pelo delegado Jerffison e os inspetores Bezerra e Starley, investigam, mediante requisição do Ministério Público da cidade de Cariús, a morte de uma criança do sexo feminino (nome preservado), ocorrido na cidade de Cariús.

Segundo as informações iniciais do Inspetor Bezerra, chefe da inteligência, a criança teria ingerido um alimento industrializado, e depois foi internada no hospital de Cariús com dores abdominais.

A criança foi transferida para a cidade de Fortaleza, aonde veio a óbito, e o corpo levado ao IML da capital, porém a causa morte é ignorada.

Os inspetores sugeriram ao delegado Jerffison, a realização de uma exumação dos restos mortais da criança para a realização de exame químico qualitativo para verificar se existem indícios de substâncias tóxicas (veneno).

Mulher passa mal por colocar drogas na vagina

A Presidiária Joelma Alves Resende passou mal na cadeia pública de Pombal, no Sertão da Paraíba, após introduzir 40 gramas de cocaína na sua vagina, nesta terça-feira (17).

Ela foi socorrida para o Hospital Regional de Pombal. Após ser medicada a acusada retornou a cadeia pública, onde ficará a disposição da Justiça.

Na última segunda-feira (16), a acusada foi presa na cidade de Sousa após a polícia encontrar em seu apartamento quase 4 kg de cocaína, vários documentos falsos.

Pai da garota morta pela amante dele se apresenta na Delegacia


Quatro dias após o assassinato de sua filha com uma facada na garganta desfechada pela amante dele, o construtor José Gomes de Luna, o Zezé de aproximadamente 50 anos, se apresentou na Delegacia Municipal de Barbalha. Ele esteve acompanhado do seu advogado Manassés Gomes da Silva e prestou depoimento ao Delegado de Polícia Civil, Victor Timbó, por volta das 14 horas desta terça-feira.

O acusado trata de se eximir de responsabilidade no crime, mas a alegativa do mesmo ainda não chegou ao conhecimento da Imprensa da qual evitou contato. A filha dele, Natália Coelho de Luna tinha 24 anos e residia na Rua L5 (Bairro Cirolândia) em Barbalha. Perto de meia-noite da última quinta-feira (12), ela se encontrava com colegas em um posto de combustíveis que funciona na Avenida Leão Sampaio naquele município, onde Zezé chegou em um Corsa de cor verde com sua amante.

As duas não se entendiam bem e, provavelmente, a missão do pai da garota era fazê-la ir para casa e chegou a agredi-la com um capacete. A princípio, a amante dele não saiu do carro, mas, depois, resolveu fazê-lo com uma faca em punho. Ao se aproximar de Natália, a menor desferiu um golpe único na garganta. A jovem foi socorrida às pressas para o Hospital São Vicente de Paulo, onde morreu às 8 horas da última sexta-feira.

Mesmo vendo a filha sangrando bastante, Zezé fugiu com a amante que foi apreendida cerca de uma hora depois. Natália ainda foi submetida a uma cirurgia, mas não resistiu à gravidade do ferimento. O corpo dela foi sepultado no sábado com grande acompanhamento de parentes e amigos. A acusada do crime reside na Rua Coronel Joca no Bairro Alto da Alegria e vai responder por crime de lesão corporal seguido de morte.

Ronda do Quarteirão tem novo comando

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mudou o comando de setores estratégicos da Polícia Militar no Ceará. Ganharam novos comandantes o Batalhão de Policiamento Comunitário (responsável pelo Ronda do Quarteirão), o Comando de Policiamento da Capital (CPC) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI).

As mudanças foram publicadas ontem no boletim interno do Comando Geral da PM. Assume o Ronda do Quarteirão o tenente-coronel John Roosevelt Alencar, que comandava o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

O ex-comandante do Ronda, coronel Gomes Filho, assumirá o CPI. Já o policiamento na Capital ficará sob a responsabilidade do coronel Giovani Pinheiro.

O comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, afirma que a movimentação dos oficiais é uma “mudança de rotina” e não tem ligação com a paralisação dos PMs, que ficaram em greve durante cinco dias. (Tiago Braga)

Como fica

Ronda: sai o coronel Gomes Filho e assume o coronel Roosevelt Alencar.

CPI: sai o coronel Sérgio Costa e assume o coronel Gomes Filho.

CPC: sai o coronel Flares Braga e assume o coronel Giovani Pinheiro.
As mudanças também atingem batalhões do Interior.

Fred para Neves: 'Agora, joga direito ou vai voltar para o Flamenguinho...'

Toca o telefone. De um lado, o reforço já acertado. Do outro, o capitão da equipe. As palavras do primeiro são de alegria, de entusiamo pela volta para casa. A expectativa é por euforia também do outro lado da linha. A resposta, no entanto, já vem em tom de brincadeira, típica da amizade que une os dois jogadores.

- Agora, joga direito ou vai voltar para o Flamenguinho... (risos).

O diálogo acima se deu entre Thiago Neves e Fred, na noite da última sexta-feira. O apoiador ligou para o camisa 9 tricolor assim que soube da resposta positiva do Al Hilal, da Arábia Saudita, diante da proposta oficial feita pelo Fluminense dois dias antes. Por 7 milhões de euros (cerca de R$ 16 milhões), Thiago estava de volta às Laranjeiras. Esse foi apenas um episódio dos bastidores da novela que se tornou a disputa entre o Tricolor e o Rubro-Negro pela contratação que mais movimentou o mercado do futebol brasileiro no início de 2012. O primeiro Fla-Flu do ano que marca o centenário do clássico foi fora de campo e, assim como o embate inicial entre as duas equipes, terminou com vitória do Flu.

Tentativas frustradas, acusações de falta de ética, entrevistas coletivas sem definições, otimismo, um empresário deixado para trás, pessimismo, ligações entre presidentes, desculpas para o fracasso, provocações de torcedores, silêncio: não faltaram ingredientes para a história de uma contratação que ameaça abalar a relação centenária entre Flamengo e Fluminense.