sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Passageira morre em voo que ia para Fortaleza e piloto faz pouso de emergência em Confins

Uma passageira de 38 anos, que estava em um voo da Avianca, que ia de Guarulhos para Fortaleza, morreu dentro da aeronave, na manhã desta quinta-feira (26). O piloto fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ela estava acompanhada de três filhos menores de idade.

O voo deixou Guarulhos, em São Paulo, às 7h, com destino a Fortaleza. As comissárias de bordo avisaram ao piloto que a mulher não estava se sentindo bem e ele decidiu, segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, alternar a rota para Confins. O pouso de emergência foi feito às 8h45. A causa do mal estar ainda era desconhecida.

Os passageiros foram mantidos dentro da aeronave até a chegada de equipe do Instituto Médico Legal (IML). Segundo a companhia aérea, ela chegou por volta das 10h.

De acordo com a Avianca, os filhos dela foram levados para o posto do Juizado da Infância e da Juventude no Aeroporto de Confins, onde foram atendidos por psicólogos. Uma equipe da companhia aérea, que não opera em Confins, foi encaminhada ao terminal para ajudar no socorro aos filhos e prestar informações às autoridades. Conforme relato da Polícia Civil, a mulher era do Rio Grande do Norte.

Segundo o Juizado, que está com a guarda dos filhos da vítima, duas comissárias da infância e juventude se revezam no atendimento a eles. As duas meninas de 4 e 14 anos e o menino de 12 aguardam a chegada de familiares, que já foram informados sobre o caso. No posto, eles têm acesso à alimentação e cuidados. Ainda de acordo com a entidade, a mãe já teria embarcado com sintomas de hipoglicemia.

Deputado cearense é escolhido para compor CPI da Petrobrás

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (26), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, que investigará denúncias, irregularidades e desvios da Petrobrás. O Ceará vai ter na CPI um representante da oposição ao Governo Federal, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE), que buscará passar a limpo as finanças da Estatal Brasileira, especialmente, as questões que envolvem o cancelamento da construção da Refinaria Premium II, assunto correlato à Petrobrás, que frustrou a expectativa de geração de emprego e renda para sociedade cearense.

“Prestarei na CPI um serviço ao país, em busca da moralidade, da honradez e lisura, e buscarei contribuir para que esses escândalos sejam esclarecidos, os culpados punidos sejam eles quem for, e em especial buscarei também levantar os motivos reais da paralisação das obras da refinaria Premium II, no Ceará. Pois o Brasil foi saqueado através destas corrupções de desvios na Petrobrás, e o Ceará sofreu com os reflexos diretos da compra da refinaria de Pasadena que, possivelmente, fez com que o Governo paralisasse as obras da Premium II”, argumentou Moses Rodrigues.

A Comissão deverá avaliar ainda os impactos e consequências nos aspectos: sociais, ambientais e financeiros com a frustração do Projeto. De acordo com o deputado, serão colocados em pauta os interesses do Ceará na CPI e na Comissão Externa.

Mais de 70 mil eleitores podem ter o título cancelado no Ceará

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos têm até o dia 4 de maio deste ano para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, sob pena de cancelamento do título de eleitor. No Ceará, 70.536 eleitores estão em situação irregular e devem se dirigir aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral mais próximos para regularizar a sua situação. Confira os endereços de atendimento da Justiça Eleitoral em todo o Estado.

Na última sexta-feira, 20, foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Resolução 23.419, que estabelece os prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento de inscrições e regularização da situação dos eleitores que deixaram de votar nos três últimos pleitos.

A lista dos eleitores em situação irregular, com nome e número do título eleitoral, está disponível nos cartórios eleitorais para consulta a partir desta quarta-feira, dia 25 de fevereiro. O eleitor ainda pode verificar a situação de sua inscrição eleitoral por meio do site do TRE-CE, sendo necessário o número de seu título ou seu nome e data de nascimento. A consulta também pode ser feita por meio do Disque-Eleitor (148), que está à disposição do eleitor para esclarecer outras dúvidas. A Justiça Eleitoral não fará nenhum tipo de notificação ao eleitor em situação irregular, devendo o próprio eleitor se inteirar da situação de sua inscrição eleitoral.

Estão em situação irregular os eleitores que não votaram em três pleitos consecutivos, sendo considerados como pleitos diferentes o primeiro e segundo turnos de uma eleição. Os eleitores de municípios cujas eleições foram anuladas por decisão judicial devem ficar atentos, já que estas não são computadas para definir a situação do eleitor.

A partir do dia 2 de março, inicia-se a contagem do prazo de 60 dias, determinado pela Resolução do TSE nº. 23.538/2003, para que as inscrições eleitorais irregulares sejam canceladas. Daí até o dia 4 de maio o eleitor deve procurar o cartório eleitoral e regularizar a sua situação. Os eleitores cujo exercício do voto é facultativo por prerrogativa constitucional e os eleitores cuja deficiência torne impossível ou oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais não precisam se preocupar com o prazo, já que as suas inscrições não estão sujeitas a cancelamento.

Os eleitores que procurarem a Justiça Eleitoral serão orientados a solicitar a formalização de Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE), com operação de revisão ou transferência, conforme o caso, instruindo o pedido com a documentação necessária à sua apreciação e ao deferimento da respectiva operação.

O eleitor que tiver o título cancelado fica irregular perante a Justiça Eleitoral e sofre algumas limitações estabelecidas pela legislação eleitoral, tal como obter CPF, passaporte e tomar posse em cargo público.

Desembargador anula decisão que suspendia WhatsApp

A decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, de suspender o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil, foi anulada nesta quinta-feira (26) pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Ele concedeu liminar para sustar os efeitos da decisão.

O desembargador disse que a extensão da medida aplicada pelo juiz não seria a ideal. “Ela fica sem eficácia, até a ação ser decidida por inteiro. O  juiz, assim como eu, tem jurisdição restrita. No caso do juiz, à comarca, e, no meu caso, ao estado”, disse o desembargador.

O juiz foi motivo de chacota nas redes sociais. O desembargador, no entanto, diz não concordar com as críticas feitas ao magistrado. Na sua visão, a suspensão do WhatsApp poderia causar danos irreversíveis ao serviço e aos seus usuários.

Quadrilha explode agência bancária em Mombaça


Cerca de 20 homens armados explodiram, na madrugada desta sexta-feira, 27, caixas eletrônicos de uma agência bancária do Banco do Brasil em Mombaça,a 291 quilômetros de Fortaleza.

De acordo com a Polícia, a quadrilha invadiu o local, instalou os explosivos e fugiu logo em seguida. Não houve troca de tiros e ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a Polícia, por volta das 00h30min, o bando usou explosivos para invadir o estabelecimento, localizado na rua Da Anésia C Meyreles, no bairro Centro.

A polícia realiza buscas na região para identificar e prender os criminosos. A quantia levada ainda não foi informada.

Seis pessoas da mesma família são achados mortos em casa, em Santa Catarina e o pai é suspeito


O suspeito de matar a própria família e depois cometer suicídio em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, era tranquilo, segundo o prefeito da cidade, Alceu Mazzioni. "Sempre foi um funcionário tranquilo e responsável". Alcir Pederssetti, de 42 anos, é o principal suspeito de ter matado a esposa, filha, sogro, sogra e cunhada. Segundo a Polícia Militar, ele se suicidou após ter disparado contra os familiares. 

Os seis corpos foram encontrados  na manhã desta quinta feira (26) pela empregada doméstica da família. O suspeito era funcionário público e trabalhava há 10 anos na Secretaria de Agricultura de Cordilheira Alta. De acordo com a polícia, Alcir não possuía antecedentes criminais.

Corpos em casa - Segundo a polícia, a esposa de Alcir, Monica Pederssetti, de 33 anos, teria sido a primeira vítima. Lana Pederssetti, de 16 anos, filha do casal, foi encontrada morta na sala, ao lado do corpo do pai. Os corpos dos pais de Monica, Antonio Moresco e Luiza Moresco, de 68 e 65 anos, respectivamente, estavam em um quarto e o corpo da irmã de Monica, Lucimar Moresco, de 36 anos, estava em outro quarto.

Comoção 

A família era conhecida na cidade de 4,1 mil habitantes. Moradores estão abalados com as mortes, especialmente as cerca de 200 famílias, a maior parte de agricultores, moradores do distrito de Fernando Machado, onde ocorreu o crime. Alguns vizinhos comentaram que ouviram os tiros por volta das 4h30. No entanto, eles disseram que era comum Alcir atirar quando achava que havia alguém suspeito no terreno, então não deram importância. Conforme a Polícia Militar, foram nove disparos.

                                                Lana, de 16 anos, é uma das vítimas 

                                                      Monica teria sido a primeira vítima de Alcir

Criança dispara acidentalmente e mata amigo de 6 anos no Rio

Uma criança, de 6 anos de idade, morreu após ser baleada acidentalmente na comunidade do Barata, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na noite de quarta-feira (25). Um menino, de 12 anos, disparou acidentalmente contra Cristofer Souza de Moura, após encontrar uma espingarda na casa do padrasto. 

A vítima foi socorrida, mas morreu no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, também na Zona Oeste.

O crime aconteceu na Travessa João Luso, no Barata, onde Cristofer brincava na casa de amigos da família. De acordo com a 34ª DP (Bangu), a espingarda havia sido encontrada em uma mata na comunidade e guardada pelo padrasto do autor do disparo. O menino de 12 anos encontrou a arma e foi mostra-la a Cristofer, quando disparou acidentalmente.

A criança foi levada, inicialmente para a Upa do Jardim Novo, em Realengo, mas foi transferida para o Hospital Pedro II. O corpo continuava no IML na noite desta quinta-feira (26). Cristofer não possui certidão de nascimento.

O caso foi registrado como homicídio culposo na 34ª DP (Bangu). A mãe do autor do disparo assinou um termo de responsabilidade com a determinação de ter de apresentar o jovem no 2º Juizado da Infância e Juventude de Olaria, no Subúrbio. A espingarda foi apreendida.