quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Contas de luz devem subir, em média, 4,6% em 2016, diz BC


As contas de energia elétrica no Brasil devem ter em 2016 reajuste médio de 4,6%, informou nesta quarta-feira (23) o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Altamir Lopes. De acordo com Lopes, porém, essa estimativa não considera a taxa das bandeiras tarifárias, que passaram a incidir nas tarifas em 2015 e refletem o custo mais alto da produção de energia pelo uso mais intenso de termelétricas. A eletricidade gerada pelas termelétricas é mais cara porque elas utilizam combustíveis como óleo e gás natural para funcionar. 

Em 2015, o uso das termelétricas – e a aplicação das bandeiras tarifárias – contribuiu para um aumento médio de 51,6% nas contas de luz no país. Em 2014, por exemplo, para evitar o repasse imediato desse custo aos consumidores, e um salto nas tarifas, o governo fez empréstimos bancários para ajudar as distribuidoras. 

A estimativa de 4,6% leva em consideração, porém, os impactos do fenômeno El Niño, que deve elevar as chuvas em algumas regiões do país. A maior incidência de chuvas contribui para encher os reservatórios de hidrelétricas, que produzem energia mais barata. 

Com represas cheias, o país passa a utilizar mais energia das hidrelétricas e, consequentemente, menos as termelétricas. Por isso, a expectativa é que deve cair em 2016 a taxa paga pelos consumidores via bandeiras tarifárias.

Corpo de jovem é achado sem um pé em Fortaleza


O corpo de um adolescente de 13 anos de idade, identificado como Bruno Felipe de Sousa Santos, foi encontrado em um terreno baldio, na Rua Alencar de Oliveira, localizada no Bairro Barroso, em Fortaleza, na noite desta terça-feira (22), com o pé decepado. Na manhã do mesmo dia um pé humano havia sido localizado na Avenida Castelo Castro, bairro Jangurussu, próximo onde o cadáver de Bruno foi achado. 

De acordo com moradores do bairro, o adolescente teria sido morto devido a uma dívida de drogas. O pé humano foi achado dentro de uma embalagem plástica descartável, acompanhado por um bilhete que alertava para o pagamento de uma dívida no valor de R$ 8 mil. O material foi recolhido pelo perito Leão Júnior e enviado para a sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). 

Até ontem, a Polícia ainda não havia confirmado se o pé encontrado no Jangurussu pertence ao adolescente. Conforme informações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o corpo do adolescente Bruno Santos apresentava muitos ferimentos na cabeça, costas e tórax. As lesões teriam sido causadas com objeto cortante não especificado.