sábado, 11 de janeiro de 2014

PROS não abre mão de candidato, garante Cid

Em mais um capítulo que antecede a sucessão estadual, o chefe do Executivo cearense, governador Cid Gomes, assegurou ontem, em visita ao Sistema Verdes Mares, que o Partido Republicano da Ordem Social, o PROS, não vai abrir mão de lançar candidatura ao Governo do Estado para disputar as eleições deste ano. Segundo ele, assim como os demais partidos que têm tal pretensão, sua legenda vai manter o interesse na disputa. No entanto, ressaltou que vai trabalhar para manter a aliança com todos as agremiações aliadas.

O gestor vem tentando se desvencilhar dos questionamentos da imprensa sobre o tema. "Agora é hora de administrar. Mas pra frente, em junho, eu procurarei me atentar mais sobre isso. A minha primeira intenção é manter a aliança", afirmou. Cid tem adotado tom de cautela ao se referir à sucessão, embora a candidatura do senador Eunício Oliveira pelo PMDB seja dada como confirmada por correligionários, projetando uma provável ruptura entre os dois partidos.

Questionado se o PROS em algum momento das discussões poderia abrir mão da disputa em vista de manutenção da aliança, Cid Gomes foi enfático e afirmou que "a princípio ninguém abre mão. Se você entra num diálogo abrindo mão do que você quer, você já perdeu". Ele ressaltou que na política existe uma correlação de forças e ganha quem tem mais poder.

"Vamos ver no tempo certo o que o PROS deseja, e aí vamos sentar e conversar. No fundo, política é como um jogo de pôquer, você pode até blefar, mas quem tem as cartas maiores é quem leva no final", salientou o governador. Em ordem de importância, ele afirmou que pretende manter aliança com PT, PDT, PP, PMDB, PTB, PCdoB e PROS, ressaltando que são 16 as legendas que fazem parte do processo de discussão para a eleição de 2014, em um arco de aliança que surgiu em 2006, na sua primeira eleição ao Governo.

"Eu tenho algumas convicções comigo mesmo. Procuro ser disciplinado. Penso, raciocino, planejo e procuro fazer só depois de ter certeza. As pessoas me elegeram para administrar e não fazer política". E completa: "Política para mim, lá na frente, em junho. O nome vai sair no dia 28 de junho, por aí. Mas o que tem-se demonstrado é que a chapa completa acontece nas últimas horas".

107 prefeitos eleitos em 2012 têm mandato cassado

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira, 10, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos no pleito de 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando das cidades que os elegeram. A maior parte deles, 107 eleitos, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% das trocas.

Segundo os dados, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), e um prefeito deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (dez).

Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação ao mesmo levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos. 

Pastor é assassinado dentro de igreja evangélica em BH

Um pastor foi assassinado nesta sexta-feira, 10, dentro da igreja evangélica na qual pregava na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), ainda não está claro se Charles Vidal de Souza, de 34 anos, tentou reagir a um assalto ou se ele era o alvo dos assassinos.

Segundo relatos de testemunhas à PM, dois homens entraram na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no bairro Céu Azul na manhã de sexta e teriam encontrado o pastor no escritório do templo. Ainda de acordo com a PM, o local apresentava sinais de luta, mas não havia indício de que algum objeto tenha sido roubado.

Souza foi baleado na cabeça e chegou a ser levado para o Hospital Risoleta Neves, mas não resistiu. Os suspeitos teriam fugido em um Gol preto que estava na porta da igreja e, segundo a polícia, pertenceria à vítima.

Acopiarense, é presa em Juazeiro do Norte, comercializando crack


Investigadores da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) prenderam o casal Belarmino Pereira, de 59 anos, e Maria Matias Pereira, 60, com 50 gramas de crack, fracionadas em 13 pedras, prontas para comercialização, nesta sexta-feira, 10, no município de Juazeiro (distante a 511 km de Salvador). A prisão ocorreu no mercadinho Suvaco de Cobra, de propriedade do casal.

De acordo com a polícia, uma denúncia anônima informava que o casal vinha utilizando o estabelecimento como ponto de tráfico. Maria, que é natural de Acopiara-CE, e Belarmino, de Barbalha-CE, já haviam sido presos por tráfico anteriormente.

No comércio do casal, os policiais encontraram ainda 18 frascos do veneno conhecido como "chumbinho" e 105 maços de cigarro, da marca US, cuja procedência está sendo investigada. Maria e Balermino foram autuados em flagrante e permanecem custodiados na carceragem da 17ª Coorpin/Juazeiro, à disposição da Justiça.

Liminar garante time da Portuguesa, na série A

Um torcedor da Portuguesa conseguiu uma vitória na Justiça contra a CBF, para que a Lusa seja mantida na Série A do Campeonato Brasileiro, revertendo decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que tirou quatro pontos do clube por conta da escalação irregular do meia Héverton em jogo contra o Grêmio, na última rodada da competição, no dia 8 de dezembro, no Canindé. 

Daniel Neves, advogado, obteve uma liminar na 42ª vara cível de São Paulo, com o juiz Marcello do Amaral Perino, o mesmo que havia obrigado a CBF a devolver ao Flamengo os quatro pontos perdidos em julgamento no STJD por caso semelhante ao da Lusa - o Fla usou o lateral André Santos em jogo contra o Cruzeiro, também na última rodada, no Maracanã. A decisão foi publicada no site do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A CBF se defendeu em nota em seu site oficial. A entidade divulgou 12 processos movidos por torcedores em que foi réu e as causas acabaram extintas, segundo a nota, por "indeferimento da inicial, ilegitimidade ativa da parte autora e por falta de interesse processual".

Em off, um dirigente da CBF explicou que "as liminares não mudam a tabela ainda porque toda liminar é passível de cassação".

Criança morre após cair de prédio em Taboão da Serra, na Grande SP

Um menino de 6 anos morreu na madrugada deste sábado (11) após cair do 13º andar de um prédio residencial em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

O caso ocorreu na Estrada Kizaemon Ktakeuti, no Jardim Clementino, por volta das 5h30. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou ser acionado, mas quando chegou ao local a criança já estava morta.

A Polícia Civil irá investir as possíveis causas da queda da vítima. Não há informações se a criança estava sozinha no apartamento no momento da queda.

O caso será registrado na Delegacia Seccional de Taboão da Serra.

Morre a atriz Marly Marley aos 75 anos em São Paulo


A atriz e diretora teatral Marly Marley morreu na noite desta sexta-feira (10) em São Paulo, aos 75 anos.
Ela estava internada desde o dia 3 de dezembro no Hospital São Camilo, na Zona Oeste da capital, para tratar de um câncer no pâncreas.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, Marly morreu às 22h05 de complicações causadas pela doença. Segundo o boletim médico, a causa da morte é uma "encefalopatia hepática aguda secundária à neoplasia de pâncreas metastática".

Marly era casada com o humorista Ary Toledo há mais de 40 anos, e destacou-se como importante vedete no teatro de revista.