terça-feira, 2 de agosto de 2011

Professores da rede pública estadual decidem entrar em greve por tempo indeterminado

Os professores da rede pública estadual decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A medida foi anunciada após assembleia da categoria realizada na tarde desta segunda-feira (1°), no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza. Os educadores estavam em “estado de greve” desde o dia 30 de junho.

O sindicato APEOC, que representa a categoria, cobra que a Lei Nacional do Piso Salarial repercuta em toda a carreira do magistério, em todos os níveis salariais. Mas a proposta apresentada pelo governador Cid Gomes prevê um sistema de readequação do Plano de Carreira dos Professores à Lei do Piso.

A proposta foi apresentada na última quinta-feira (28) e não agradou aos professores. Sem alternativa, diante do impasse na negociação com o governo, o indicativo de greve geral por tempo indeterminado ganhou força.

Resultado: o movimento de greve foi deflagrado na tarde desta segunda-feira e segundo os professores, deve permanecer até que o governador Cid Gomes acate as reivindicações da categoria no cumprimento da Lei Federal.

Marido assiste execução de mulher

O crime mais brutal do plantão policial no Interior do Ceará registrado no final de semana ocorreu em Solonópole, no Sertão Central. A dona-de-casa e agricultora Maria Eurilânia da Silva, 36 anos, foi assassinada a tiros e golpes de faca numa estrada carroçável, na zona rural desde Município. O crime foi praticado por dois assaltantes. Segundo a Polícia a vítima teria reconhecido a dupla. O marido assistiu a execução, mas nada pode fazer. Ao perceber que seriam assaltados ele conseguiu correr e se embrenhou no mato.

O crime ocorreu por volta das 19h30 deste domingo, 31 de julho. O casal seguia do distrito de Assunção para o Sítio Pontal quando foi surpreendido por duas motocicletas atravessadas na estada. Ao tentar passar o motociclista foi puxado por um dos assaltantes. A esposa foi arrastada pelo outro. Ele conseguiu fugir. Ela passou a gritar por socorro. Foi silenciada a golpes de faca e à bala. A vítima agonizou e morreu na estrada. Os criminosos fugiram sem roubar nada.

Apesar dos momentos de desespero o marido da vítima conseguiu reconhecer os assassinos. Um deles é conhecido pelo apelido de “Toinho do Góes” e o outro, “Livalindo do Joaquim”. Ambos moram no distrito de Assunção, a 30Km da sede de Solonópole.

Confirmada contaminação por leptospirose


Foi confirmada, ontem, a contaminação por leptospirose dos cerca de 40 militares que fizeram o Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 23º Batalhão de Caçadores (BC), em Maranguape. O resultado dos exames realizados, na última sexta-feira, pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em dez dos alunos foi positivo.

Contudo, de acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manuel Fonseca, provavelmente os outros 30 que apresentaram os mesmos sintomas (dores musculares, cefaleia, náuseas e vômitos) estão também com a doença. Em um deles foi detectada icterícia (síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas) no exame físico. Os testes foram negativos para outras doenças, como hepatite A.

Curandeiro é detido em Lima

A polícia peruana apreendeu nesta segunda-feira (1º) 180 crânios humanos que estavam em poder de um homem que foi detido no Centro de Lima. Segundo a polícia, o homem é curandeiro.

A Polícia Nacional, que invadiu o local após uma denúncia anônima, informou que as caveiras serviam para sessões de espiritismo e magia e eram comercializadas por Augusto Cisneros Quispecondori, de 31 anos.

Quispecondori foi detido, e a polícia informou que investiga a procedência dos crânios. Autoridades suspeitam que as caveiras foram furtadas de um cemitério local.

Segundo a polícia, no local havia um altar no qual eram realizados rituais. A polícia também informou que confiscou produtos sem licença sanitária, como pós "supostamente mágicos" que eram comercializados pelo curandeiro.

Pela lei peruana, a pena para o tráfico de restos humanos ou por ofender a memória dos mortos é de seis anos de prisão.