sábado, 13 de fevereiro de 2016

Militar de folga persegue, prende bandido e recupera moto furtada em Iguatu


O homem que foi identificado por “ Abimael” que é bastante conhecido pelos iguatuenses caiu da moto e saiu em fuga a pé, mas foi perseguido e dominado pelo militar que estava de folga e logo após teve o apoio de outros policiais que foram acionados durante a ação. 

O soldado que merece todas as honrarias, é o SD Siebra que recebeu os parabéns de vários populares que ao perceberam que se trava de um militar que estava de folga em ação, fizeram a questão de agradecer pelo exemplo, “ ele foi bravo, não teve medo e mesmo desarmado e sem a farda foi para cima do bandido e conseguiu prender o elemento e recuperar a moto, está de parabéns e minhas orações são para que ele tenha toda a felicidade do mundo”, disse, Bernadete Albuquerque, 46, vendedora. 

O cruzamento da 15 de novembro com a Virgílio Correia ficou tomado por curiosos que desejavam ver o resultado final da atitude heroica do militar, “ Fiz a minha obrigação como militar e homem, observei que teve uma atitude suspeita e a moto que estava sendo procurada e apenas fiz o meu dever”, destacou o Soldado Siebra. 

O dono da moto, Pedro Soares de Oliveira foi até a delegacia recolher a sua moto e fez um agradecimento ao militar, “ sei que não posso lhe pagar pelo que fez, mas tenho que te agradecer e dizer que jamais esquecerei, obrigado e que Deus lhe pague por tudo”, afirmou o agricultor. 

A moto foi recolhida para a Delegacia de Iguatu e o “Abimael” também foi levado para a unidade de segurança.

Diretores de Hospital da Messejana e São José pedem demissão diante da falta de recursos


Dois diretores de hospitais públicos decidiram pedir exoneração de seus cargos, diante da falta de recursos para conduzir a administração das unidades. O anúncio das saídas dos dirigentes é mais um capítulo da gravíssima crise que se abateu sobre o setor de Saúde do Ceará no governo de Camilo Santana (PT). 

Pediram demissões de seus cargos nesta sexta-feira (12), Carlos Alberto Studart, diretor do Hospital de Messejana; e Roberto Justa, do Hospital São José. As duas unidades são destinadas ao atendimento médico especializado. A primeira trata de doenças cardiológicas e a segunda de enfermidades infecto-contagiosas. 

Os pedidos de saída já foram recebidos pelo secretário de Saúde do Estado, Henrique Javi, que não se pronunciou oficialmente sobre o fato. 

As sérias dificuldades financeiras para gerir as duas unidades teriam sido o motivo principal para que os dois dirigentes decidissem deixar seus respectivos cargos. Sem verbas para prestar um serviço de qualidade aos milhares de pacientes que buscam atendimento todos os meses naqueles dois hospitais, os dirigentes optaram por entregar seus cargos. 

Corredores lotados de pacientes, falta de leitos, atendimento precário, falta de insumos e até atraso no pagamento de salários de médicos e auxiliares, aliados a outros fatores administrativos, levaram o Estado do Ceará a uma crise sem precedentes no setor da Saúde. 

Em entrevista ao Ceara News nesta quinta-feira (11), o presidente de honra do Partido da República (PR) e ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, foi enfático ao criticar o governador do Estado diante da crise no setor, com ameaça de fechamento de importantes hospitais no Interior. 

 “Ou é falta de dinheiro ou incompetência do governador”, disse Pessoa se referindo ao estado deplorável da Saúde no Ceará.

Ceará registra quatro casos de febre chikungunya em 2016, diz secretaria

O Ceará registra quatro casos de febre chikungunya confirmados em 2016, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Os quatro casos ocorreram em Fortaleza. Ainda de acordo com a secretaria, há investigação se em um dos pacientes ocorre um caso autóctone de zika, ou seja, se ela foi contraída dentro do território cearense. Nos demais casos, a doença foi contraída quando as pessoas estiveram em Pernambuco. 

Em 2015, foram confirmados sete casos da doença no Ceará, sendo dois em Fortaleza, dois em Aracati, dois em Juazeiro do Norte e um São Gonçalo do Amarante. Já em 2014 foram seis ocorrências da febre chikungunya no estado. 

Como as pessoas pegam o vírus? 

Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue, de acordo com o infectologista Pedro Tauil, do Comitê de Doenças Emergentes da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). 

Quais são os sintomas? 

Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.

Tem tratamento? 

Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.