sábado, 31 de janeiro de 2015

Oito municípios devem ficar sem água no Ceará


A situação hídrica do Ceará, com a perspectiva de um quarto ano seguido de seca, vem preocupando cada vez mais setores da sociedade. Ontem, numa reunião a portas fechadas do Ministério Público do Estado (MPCE) com representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), ligadas à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Governo revelou que oito municípios deverão ficar completamente sem água nos próximos meses. Contudo, nenhum plano para reverter o quadro foi divulgado.

As cidades são Ipaporanga, Itatira, Apuiarés, Jaguaretama, Urioca, Senador Sá, São Luís do Curu e Parambu. A informação teria sido apresentada pela Cogerh durante o encontro, mas só foi repassada à imprensa pelo MPCE. "A novidade foi essa lista de municípios que em janeiro, fevereiro, março e abril vão, em tese, ficar sem água, pela projeção da análise dos reservatórios de água e pelo consumo", explicou o promotor de Justiça e assessor do Centro de Apoio ao Meio Ambiente (Calmace), Amisterdan de Lima Ximenes.

O médico Antônio Reinaldo da Silva foi feito refém na tarde desta sexta-feira, 30, na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) por um preso que estava na enfermaria. Francisco Rafael exigia a presença de um defensor público, do juiz de execuções criminais e de seu pai. Por volta de 14h30min, o detento arrombou a cela, armado com um cossoco (arma artesanal), e rendeu o médico. Para atender aos pedidos de Francisco Rafael, o helicóptero do Ciopaer teve que levar o pai do detento de Quixadá para Juazeiro do Norte. O médico foi liberado com a chegada do pai do interno. A família foi acompanhada pela equipe psicossocial da unidade, enquanto acompanhava a situação. Francisco Rafael é natural de Quixadá e já responde por dois homicídios e foi levado à Delegacia após o caso. Ele deve ser transferido para uma das unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

O médico Antônio Reinaldo da Silva foi feito refém na tarde desta sexta-feira, 30, na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) por um preso que estava na enfermaria. Francisco Rafael exigia a presença de um defensor público, do juiz de execuções criminais e de seu pai.

Por volta de 14h30min, o detento arrombou a cela, armado com um cossoco (arma artesanal), e rendeu o médico. Para atender aos pedidos de Francisco Rafael, o helicóptero do Ciopaer teve que levar o pai do detento de Quixadá para Juazeiro do Norte. O médico foi liberado com a chegada do pai do interno.

A família foi acompanhada pela equipe psicossocial da unidade, enquanto acompanhava a situação.

Francisco Rafael é natural de Quixadá e já responde por dois homicídios e foi levado à Delegacia após o caso. Ele deve ser transferido para uma das unidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Expedito Nascimento é reeleito presidente da Aprece


A eleição da nova diretoria da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) realizada nesta sexta-feira (30) movimentou pelo menos 120 prefeitos cearenses, que reconduziram o atual presidente, Expedito Nascimento ao cargo, por unanimidade. O governador Camilo Santana prestigiou a posse para um mandato de dois anos. O prefeito de Guaraciaba do Norte, Regivaldo Cavalcante considera que a gestão tem  contribuído para fortalecer a luta dos municípios em defesa dos interesses da população.

Os prefeitos presentes na solenidade de posse consideram que a entidade precisa estar sintonizada com os interesses da população porque o momento é de dificuldade com a estiagem prolongada, a crise no abastecimento de água e a redução de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Educação – Na tarde desta sexta-feira, o Conselho Municipal de Secretários de Educação se reúne com o secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda para saber como o estado pode garantir mais recursos para o piso salarial dos professores.

Camilo diz que Estado vai buscar alternativas para continuar com projeto da Refinaria

O Governador do Ceará, Camilo Santana afirmou nesta sexta-feira que o Estado vai buscar alternativas para dar continuidade ao projeto da Refinaria, seja com outros parceiros, seja dialogando com o Governo Federal.  ˜Esse projeto da refinaria é um sonho de décadas dos cearenses. Eu não vou abrir mão de lutar para que o empreendimento venha para o Ceará. Como a siderúrgica, que ninguém acreditava e hoje é uma realidade”, afirmou nesta sexta-feira (30). O governador conversou ainda na quarta-feira (28) com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para solicitar uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff.

“Eu quero ainda conversar pessoalmente com a presidente Dilma, assim como quero conversar com a presidente da Petrobras, para buscarmos alternativas. Até porque, na própria resolução do balanço da Petrobras, é colocado que a empresa irá buscar alternativas para honrar os compromissos assumidos por ela com estados e municípios˜, disse Camilo.

“A minha maior surpresa foi que este mês saiu uma medida provisória do Governo (Federal) autorizando que a Petrobras iniciasse a terraplanagem, mais de 300 milhões autorizados pelo governo, para que se iniciassem as obras. Então, eu não vou deixar de continuar defendendo esse importante projeto”, citou.

O governador ressaltou que os prejuízos do Estado são ˜imensuráveis˜. “Não é só o prejuízo de você adquirir um terreno ou uma estrutura, é o prejuízo de todo um planejamento que vinha sendo feito pelo estado, as universidades com cursos já nessa área e o estado que construiu um centro de capacitação do trabalhador cearense voltado na área da petroquímica. Por isso eu reagi com indignação, pela forma que esse processo foi conduzido e a maneira que foi anunciado”, disse Camilo. “Vamos buscar alternativas, seja com outros parceiros, seja dialogando com o Governo. Vamos defender os interesses do povo cearense˜.

Governo descarta apagão nos próximos três meses

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta sexta-feira (30) que é preciso “trabalhar duro e firme” para garantir o fornecimento de energia aos consumidores e que o cenário atual do país é “desafiador”.

Mesmo diante deste cenário, Braga descartou o risco de apagão nos próximos três meses. Para isso, “o governo prepara um programa de eficiência energética a ser lançado nesse prazo”.

A adoção das ações, que não foram detalhadas, coincidirá com o início do período seco no País, que vai de maio a outubro. “Vamos lançar um programa de eficiência energética que com certeza vai ter um impacto muito positivo. Estamos trabalhando nisso e esperamos que nos próximos 60 a 90 dias tenhamos um conjunto de ações”, disse na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Homem sofre tentativa de homicídio a bala em Iguatu


Na tarde desta sexta-feira (30), por volta das 15h40min. um homem foi alvejado com dois tiros na perna esquerda. 

A vítima, Francisco Assis da Silva estava em um bar na Rua Pedro Gomes de Araújo quando o autor da tentativa de homicídio chegou ao local e efetuou os disparos. “ Não sabemos o que aconteceu realmente, a própria vítima não fala quem atirou nele e o mais estranho foi quando o mesmo sofreu os tiros, ele não vinha para o hospital e iria ficar em casa, isto é o que mais chamou a atenção”, disse o SGT.PM Lopes. 

O criminoso fugiu do local e não foi identificado, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Iguatu por uma viatura da PM. O mesmo não corre risco de morte.