terça-feira, 13 de março de 2012

INSS alerta sobre cartas falsas com suposta revisão de benefício

Aposentados e pensionistas do INSS têm recebido cartas falsas sobre revisão do benefício, informou nesta terça-feira o Ministério da Previdência. O governo alerta os segurados a terem cuidado ao fornecerem a terceiros documentos e dados referentes ao benefício.

´O recebimento de correspondência não emitida pela Previdência Social e a contratação de intermediários não são garantia de que o beneficiário tenha direito a alguma revisão´, informa em nota.

De acordo com o INSS, aposentados têm relatado o recebimento de cartas apontando valores que teriam direito a receber por causa da revisão do benefício.

A Previdência Social está fazendo a revisão administrativa de benefícios concedidos entre 1991 e 2003 e que tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data de sua concessão.

´Entretanto, esclarece que não estão sendo enviadas cartas e que a revisão pelo teto independe do requerimento do beneficiário´, diz. A mudança está sendo processada automaticamente.

Para saber se tem direito à revisão pelo teto, o segurado pode ligar para o telefone 135 ou acessar o site da Previdência Social.

Caso não esteja na relação, mas considere que tem direito à revisão, o segurado pode protocolar um pedido na agência da Previdência responsável pelo pagamento de seu benefício. Se a alegação estiver correta, a agência irá revisar o valor do benefício, diz o INSS.

Não têm direito à revisão, entre outros, os benefícios concedidos nesse período que não tenham sido limitados ao teto, aqueles com data de início anterior a 5 de abril de 1991, os de valor equivalente a um salário mínimo, os assistenciais (Loas) e os concedidos a trabalhadores rurais.

Enquanto o Brasil vai vender jumentos para China; em Icó no Ceará, homem mata jumento enforcado

No Sitio Santa Rita na zona rural de Icó um homem identificado apenas por Marcilon enforcou com cordão um jumento de seis meses que era o animal de estimação de um adolescente de 15 anos o qual ganhou de presente. Ele presenciou a cena do crime e até implorou em vão para que o assassino não fizesse àquilo. O pai do garoto, Elzo Vieira da Silva prestou queixa na Delegacia de Icó, onde afirmou que o acusado não gosta de seu irmão e se vingou no jumento.

Problema em sistema afeta emissão de CNH em todo o país

Um problema no sistema da empresa Serpro, que presta serviços ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e aos Detrans estaduais, está impedindo a emissão de carteiras de habilitação em todo o país nesta terça-feira (13). Segundo a assessoria de imprensa do Serpro, o serviço deverá ser normalizado ainda nesta tarde.
O Denatran, informou que o problema começou nesta madrugada, afetando o Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach), responsável pela emissão e renovação da Carteira Nacional de Habilitação(CNH), além de outros serviços, como o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).
Neste momento os únicos serviços que funcionam normalmente são: alteração de dados e encaminamento para renovação. Ainda não há informação sobre quando as operações vão voltar a funcionar, mas uma equipe técnica da Serpro trabalha para solucionar o problema. As causas da falha ainda estão sendo investigadas.

Família do gerente do Banco do Brasil é sequestrada em Jaguaruana

O gerente do Banco do Brasil do município de Jaguaruana e sua esposa foram vítimas de um sequestro relâmpago nesta terça-feira (13). Quatro suspeitos invadiram sua casa, onde também estava uma das secretárias do lar, e levaram as vítimas até a agência bancária do município.
De acordo com o delegado Romero Almeida, quando o gerente desceu para sacar a quantia de dinheiro solicitada, seu nervosismo aparente despertou a suspeita dos policiais que faziam a segurança da agência. Em seguida a Polícia Militar partiu para uma caçada contra os bandidos.
As duas mulheres foram liberadas na localidade de Pedras, próximo à cidade de Palhano, junto a uma camionete L200 furtada. A Policia Militar e o Comando Tático Motorizado (Cotam) estão em diligências para localizar os suspeitos.

Chove em 49 municípios cearenses nas últimas 24 horas, diz Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuva em 36 municípios cearenses das 7h da segunda-feira (12) até as 9h deste terça-feira (13). Os municípios de Chaval e Barroquinha, no Litoral Leste, tiveram as maiores precipitações do período com chuvas de 74 milímetros e 45 milímetros respectivamente.

De acordo com a Funceme, a previsão para esta terça-feira é de céu entre nublado e parcialmente nublado com possibilidade de chuva na faixa litorânea e áreas próximas, principalmente no litoral Norte. Nas demais regiões, há a possibilidade de chuva isolada.

Em teste, avião perde freio e sai da pista no aeroporto de Atlanta

 Um avião modelo Boeing 737 da companhia Delta Airlines sofreu sérios danos após escapar da pista de pouso no Aeroporto Internacional de Atlanta, um dos mais movimentados do mundo, informaram as autoridades locais nesta terça-feira (13).
 
Um porta-voz da companhia informou que mecânicos estavam fazendo um teste dos motores do avião quando tiveram um problema com os freios por volta de 5h da manhã.

A Administração Federal de Aviação afirmou que não havia ninguém a bordo e que as operações no aeroporto não foram afetadas.

Novo remédio contra aids em crianças será testado em humanos

O Instituto Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), anunciou que vai iniciar no segundo semestre deste ano testes em humanos de um novo medicamento para o tratamento de aids em crianças.

Em um único comprimido, os pesquisadores conseguiram combinar princípios ativos usados no tratamento da doença - Lamivudina, Zidovudina e Nevirapina -, com doses adequadas para crianças. Em vez de três, o paciente tomará apenas um comprimido. Além disso, o antirretroviral tem sabor agradável e pode ser dissolvido em água, facilitando a ingestão por crianças de até 13 anos de idade. 

Os testes serão feitos em seis diferentes centros clínicos, em Minas Gerais, São Paulo e no Rio de Janeiro, para avaliar o efeito do remédio no organismo. A previsão é de que o medicamento esteja disponível no mercado dentro de três anos. 

O Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de 16 tipos de antirretrovirais para crianças. No entanto, a maioria das dosagens é para adultos. 

De 1980 a 2010, cerca de 14 mil casos de aids em menores de 13 anos foram registrados no Brasil. Aproximadamente 4 mil recebem tratamento. Nessa faixa etária, a transmissão vertical da doença é a mais frequente, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou aleitamento.

Jovem é baleado em sorveteria na cidade de Mombaça

Na noite desta segunda-feira, 12, por volta das 20h10, na Rua Cel José Aderaldo, centro de Mombaça, um jovem foi baleado em uma sorveteria.

Segundo informações Francisco Ferreira Lima, de 21 anos estava sentado na no   estabelecimento, quando um indivíduo não identificado chegou e efetuou dois disparos de arma de fogo, atingindo a vítima duas vezes abaixo da axila esquerda.

A vítima, não soube informar nada sobre a autoria, o mesmo foi socorrido para o Hospital geral de Fortaleza. Os policiais diligenciam no intuito de identificar e prender o autor do delito.

Médico Dr. Vilmar concede entrevista ao vivo no programa Acopiara Urgente no próximo sábado

A produção do programa "Acopiara Urgente" vai entrevistar no próximo sábado o médico e líder político Dr. Vilmar. A entrevista será ao vivo pela rádio Liberdade AM de Iguatu e transmitida por vários blogs.

Na oportunidade Vilmar vai falar sobre o caos que se encontra a saúde do município de Acopiara, bem como de política.

Naufrágio deixa mais de 150 desaparecidos em Bangladesh

Uma balsa com mais de 250 passageiros a bordo naufragou num rio localizado no sul de Bangladesh nesta terça-feira, depois de colidir com uma embarcação, deixando pelo menos 150 pessoas desaparecidas, informaram a polícia e testemunhas.

O acidente aconteceu no rio Meghna, no distrito de Munshiganj, 50 quilômetros ao sul da capital.

O vice-comissário do distrito, Mohammad Azizul Alam, disse que o barco MV Shariatpur-1, que viajava para Daca, foi atingido por uma embarcação carregada com óleo no início da manhã.

Pelo menos 50 pessoas conseguiram nadar até as margens e as buscas pelos outros passageiros estavam sendo conduzidas. Acidentes com balsas são comuns nos rios de Bangladesh e muitas pessoas morrem todos os anos.

Gestante internada com gripe A no CE morre na madrugada desta terça

A gestante de 27 anos internada com gripe A em Fortaleza há uma semana, faleceu por volta das 4h20 desta terça-feira (13), na UTI do Hospital Maternidade Escola Assis Chateaubriand. A muher, natural de Fortaleza, apresentava quadro de insuficiência renal. A segunda paciente, residente em Beberibe, segue internada na UTI em estado grave. "Gestantes são mais propenças a infecção grave, precisam de atenção precoce porque têm um sistema imunológico baixo", disse o médico Edson Lucena.

Partos

Segundo familiares, a paciente residente de Fortaleza estava com seis meses de gravidez, passou por um parto induzido, mas o feto já estava morto. Os médicos da Maternidade Escola informaram que não se pode afirmar que a morte do bebê tenha sido consequência do vírus.

A mulher que mora em Beberibe, de 21 anos, estava com mais de 25 semanas, de acordo com o hospital. A paciente foi submetida a uma cesariana. O bebê prematuro está internado na UTI neonatal e continua em observação e isolado da mãe.

Surto descartado

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) descarta a possibilidade de um novo surto de gripe H1N1, também conhecida como gripe A. De acordo com o coordenador de proteção e promoção à saúde do Ceará, Manoel Fônseca, é normal que surjam casos isolados da doença.

Mais um caixa eletrônico é arrombado no interior do Ceará

Uma quadrilha rendeu um vigilante de uma agência bancária e abriu os caixas eletrônicos de uma agência bancária usando maçaricos na madrugada desta terça-feira (13), em Choró Limão, a 150 km de Fortaleza, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI). A polícia ainda não se sabe se algum dinheiro foi levado.

De acordo com o CPI, o vigilante foi rendido por volta das 2h. Os assaltantes, durante o resto da madrugada, usaram maçaricos para abrirem os caixas eletrônicos. O refém foi liberado após as 5h. A polícia, a perícia e a gerência da agência foram acionadas, mas até as 7h desta terça-feira, não havia pistas sobre os assaltantes.

Outro engenheiro morto por ladrões em Fortaleza

O assassinato de um engenheiro tornou-se mais um caso misterioso a ser esclarecido pela Polícia Civil cearense, através da sua Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Este foi o segundo engenheiro morto em circunstâncias de roubo em Fortaleza em 11 dias. Na tarde do dia 1º, o engenheiro civil Kelbson Diógenes Nogueira, 29, foi baleado por ladrões no estacionamento do Banco Itaú, na Avenida 13 de Maio, no Bairro de Fátima, durante uma ´saidinha´ bancária. Os ladrões roubaram da vítima R$ 19 mil.

O crime

O segundo caso ocorreu no fim da manhã de ontem, quando o corpo do engenheiro Jenner Souza dos Santos, 50, foi encontrado dentro de seu veículo, um Punto de cor preta, parado dentro de um terreno baldio, em local ermo, na Rua Enes Souza, no Parque Santa Maria, na Grande Messejana.

Segundo apurou a Polícia, o engenheiro havia saído de sua microempresa e avisado aos funcionários que iria realizar várias tarefas, entre elas, iria a um banco. No entanto, os policiais não sabem ainda se o engenheiro chegou a fazer algum saque.

Quando a Polícia chegou no local, encontrou a carteira da vítima no piso do carro. Todos os documentos estavam lá, mas não havia dinheiro. A aliança e o relógio do engenheiro também estavam intactos. Mesmo assim, a principal suspeita da Polícia é de que Jenner possa ter sido vítima de um latrocínio.

Corpo de brasileiro é encontrado esfaqueado em cidade irlandesa

O corpo de um brasileiro foi encontrado na tarde de segunda-feira no pantâno de Shroneowen, nas proximidades da cidade irlandesa de Kerry, com sinais de facadas e após ter sido aparentemente surrado até a morte.

O assassinato de Bruno Lemes de Souza, 28 anos, começou a ser investigado após uma autópsia preliminar confirmar que ele morreu de forma violenta. Foi apurado que ele teria sido atacado próximo ao pântano.

A namorada de Souza, Patricia Silva, 28, afirmou não saber o que ele estava fazendo em Kerry e disse não saber do seu envolvimento com outra mulher. Ele passou as últimas semanas morando em uma casa com uma mulher e duas crianças na cidade de Ardoughter, em Ballyduff, próxima à Kerry.

Silva havia lançado uma campanha online para encontrar o namorado após este ter sido dado como desaparecido em 16 de fevereiro. Souza trabalhava comprando e revendendo carros, e teria ido à Kerry fechar um negócio, mas nunca voltou.

Um brasileiro de 24 anos e um irlandês de 19 foram presos logo após o horário do crime e estão sendo mantidos como suspeitos.

A polícia iniciou uma busca na região do rio Cushen, próxima ao pântano, em busca de alguma arma que possa ter sido utilizada no ataque. Também foram apreendidos dois carros que foram encontrados fora da casa alugada onde Souza estava morando.

Torcedores aprovam Adriano, e Michel Levy avisa: ‘O Fla pode tudo’


A notícia da rescisão amigável entre Corinthians e Adriano causou alvoroço nos rubro-negros na noite desta segunda-feira. Nas redes sociais, os torcedores do Flamengo se manifestam sobre a saída do atacante do clube paulista. Muitos a favor de um retorno do Imperador ao Rubro-Negro. Em resultado parcial de enquete realizada na página do Fla no GLOBOESPORTE.COM, com mais de 10 mil votos na noite desta segunda-feira, 90% dos participantes afirmam que a volta do atacante seria positiva.

O vice de finanças Michel Levy, que conduz muitas das negociações do clube, diz que não há um projeto ou qualquer movimentação neste momento para contratar o jogador. Segundo ele, a notícia é recente e carece de uma análise. O dirigente, no entanto, não descarta a possibilidade.