sábado, 10 de dezembro de 2016

Jucás ganha veículo do governo por ficar entre as 15 cidades de melhor avaliação no Selo Unicef

O governador Camilo Santana anunciou na manhã deste sábado (10), no Centro de Eventos do Ceará, a doação de veículos para os 15 municípios do Estado que mais se destacaram no desenvolvimento de ações de combate ao vírus do Aedes aegypti. A apresentação ocorreu durante a entrega do Selo Unicef Município Aprovado para 82 cidades cearenses, por seus avanços nas áreas de Saúde, Educação, Proteção e Participação Social para redução de desigualdades que afetam vidas de crianças e adolescentes. O número de municípios agraciados é recorde histórico no Ceará. 

Cascavel, Ererê, Eusébio, Frecheirinha, Ibiapina, Itaiçaba, Jaguaruana, Jucás, Maracanaú, Milhã, Parambu, Potiretama, São João do Jaguaribe, Tianguá e Ubajara foram os municípios que, além de receber o Selo Unicef, foram contemplados com a premiação do Governo do Ceará pela atuação na área da Saúde. Cada um receberá um veículo para atuação de campo dos Agentes de Controle de Endemias (ACE). Durante a cerimônia, com a presença de representantes dos municípios, o governador Camilo Santana comemorou os avanços na proteção das crianças e adolescentes no Estado e enfatizou o trabalho executado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em todo o mundo. 

Com todas as dificuldades de seca que o Ceará está atravessando, os municípios têm se destacado com essas ações. Eles têm todo o nosso reconhecimento e é por isso que o Estado vai complementar essa premiação garantindo alguns equipamentos importantes para as cidades seguirem ampliando os serviços nesta área”, destacou. 

Com 82 municípios, o Ceará conseguiu em 2016 o maior número de cidades cearenses certificadas em todas as edições do Selo Unicef. As localidades que receberam a certificação tem em comum, segundo a instituição realizadora da premiação, o fortalecimento de políticas públicas orientadas à infância e à adolescência, além de dar atenção especial a ações integradas entre as áreas de Saúde, Educação, Proteção e Assistência Social das gestões municipais e estaduais.

Nome de Temer é citado 43 vezes em delação de executivo da Odebrecht

O nome do presidente Michel Temer aparece 43 vezes no documento do acordo de delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht. 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é mencionado 45 vezes, e Moreira Franco, secretário de Parceria e Investimentos do governo Temer, 35. O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que pediu demissão recentemente, surge em 67 trechos. 

O líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), apontado como o "homem de frente" das negociações da empreiteira no Congresso, tem 103 menções no relato, um arquivo preliminar do que o ex-executivo vai dizer às autoridades da Lava Jato. 

De acordo com Melo Filho, o presidente Temer atua de forma "indireta" na arrecadação financeira do PMDB, mas teve papel "relevante" em 2014, quando, segundo ele, pediu R$ 10 milhões a Marcelo Odebrecht para a campanha eleitoral durante jantar no Palácio do Jaburu, em maio de 2014.

Acopiara e seus políticos

Está se aproximando a época de muita gente falsa falando de falsidade, tentando mostrar-se útil, falando de amizade e na hora que você precisar não vai estar junto contigo, é gente falando de mentiras, mas não sabem ser sinceras uma com as outras, falam de modo de tratar, mas na primeira oportunidade tratam você de forma indiferente ou arrogante, muita gente falando de lealdade, mas traem sua confiança mesmo que sem querer ou de fato, falam de amor ao próximo, mas só pensam em si, pessoas que falam em humildade, mas na oportunidade de ser humilde viram a cara e fazem vista grossa, pessoas querendo ser sociáveis, mas na verdade é só troca de interesses e olho no dinheiro publico. 

Emfim, muita hipocresia, cuidado meu povo com o que vocês desejam, depois não adianta ficar reclamando e fazendo xingamentos a essas pessoas que você mesmo escolheu...A dúvida é o preço que pagamos, porém preocupe-se mais com sua consciência do que com reputação perante aos inéptos políticos locais. 

Sua consciência é o que você é e deseja para você, e sua reputação é o que os outros acham de você, digo isso porque a minha consciência tem mais peso pra mim do que a opinião do mundo inteiro.

Que Deus nos proteja!

Justiça Eleitoral anula eleições de Alto Santo e a cidade voltará às urnas

O juiz eleitoral Sérgio Augusto Furtado Neto Viana, da 86ª Zona, cassou o registro de candidatura da prefeita eleita de Alto Santo, Maria Irisneile Gadelha Sousa Costa (Iris-PSB), e da vice-prefeita da mesma chapa, Gilca Maria Machado Bezerra (Gilca). 

O juiz ainda tornou as candidatas inelegíveis pelos próximos oito anos. Iris e Gilca ainda terão de pagar multa de R$ 10 mil, destina ao Fundo Partidário. A decisão foi motivada por ação da Coligação Com A Força do Povo É Nós De Novo, do candidato Adelmo Aquino (SD). 

Confira a decisão:
 Clique na imagem para ampliar

Jovem mata o pai e fere gravemente um irmão no Ceará

Policiais militares da cidade de Baturité (a 83Km de Fortaleza) prenderam na manhã desta sexta-feira (9) o agricultor Antônio Erivaldo da Silva Gomes, 20 anos, após uma intensa caçada na mata, na localidade de Evaristo, a 15 quilômetros da sede municipal. Ele é acusado de ter assassinado o próprio pai e lesionar gravemente um irmão. O crime em família ocorreu na noite de quinta-feira, por volta de 19h30. 

Conforme apurou a Polícia Militar, o assassino armou-se com uma foice e matou o pai, Francisco Evaldo de Sousa Gomes, 54 anos, natural do Município de Mulungu, quando este estava dormindo numa rede. A vítima, portanto, não teve sequer chance de defesa. 

Ao perceber a cena, um dos irmãos do assassino, identificado por Francisco Valdenir Sousa Gomes, 28 anos, tentou intervir. Houve luta corporal com o irmão e Valdenir acabou sendo gravemente ferido com um golpe no antebraço esquerdo. Ele foi encaminhado ao hospital municipal de Baturité, mas, em seguida, transportado de ambulância para Fortaleza, onde está internado no Instituto Doutor José Frota (IJF) e já foi operado.

Açude do Cedro, cartão-postal de Quixadá, transformado pela seca

Antes tido como cartão-postal, o Açude Cedro causa impacto aos visitantes. O reservatório acumula seus últimos 0,25 hm³ em uma poça de lama fétida formada bem no centro do terreno onde antes havia água em abundância. No último fim de semana, havia 13 canoas e um pequeno barco no açude seco. 

Primeiro reservatório construído no Brasil, por ordem de Dom Pedro II, não há mais uma gota d'água transparente no Cedro para fazer jus à sua centenária história de abastecimento humano no País. De acordo com o Portal Hidrológico do Ceará, o Cedro detém apenas 0,2% dos 126 bilhões de metros cúbicos de água que ele é capaz de armazenar, percentual ao qual ele chegou no último dia 30 de agosto. 

Cenário chocante 

Aliado à Pedra da Galinha Choca, monumento monolítico que repousa bem defronte ao açude, o Cedro é o detentor do olhar de turistas que visitam a cidade por sua história e beleza. "Eu tenho 30 anos e cresci com as histórias de cheias em Quixadá, da beleza do açude, construído num tempo tão antigo. Hoje a gente fica estupefato vendo um cenário desses", desabafa o advogado Robson Almeida, natural de Acopiara. "Para ver ele cheio de novo, não tem outra solução: tem que pedir a Deus", completa.