quinta-feira, 4 de abril de 2013

Prefeitura de Acopiara cria procedimento no site que facilita a vida do servidor

Agora o servidor da Prefeitura Municipal de Acopiara não precisa mais se deslocar para a Secretaria de Administração e Finanças para conseguir o seu contracheque.

O procedimento pode ser feito através da internet no site da prefeitura http://acopiara.ce.gov.br/. Para conseguir acessar o contracheque o servidor precisa dos números do CPF.

Exemplo:
Login: Número do CPF
Senha: Os três primeiros dígitos e os dois últimos do CPF
Obs: Ao entrar pela primeira vez no site da Prefeitura o funcionário pode mudar a sua senha

Prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar assina convênio para a construção de casas populares

Dr. Vilmar, Rildo, Emídio e Dr. Moreira
  
O prefeito Dr. Vilmar acompanhado dos secretários de Agricultura e Obras, Dr. Moreira e Emídio Calixto, respectivamente, se reuniram ontem (03) com o gerente da Caixa Econômica Federal de Acopiara, José Rildo Feitosa, objetivando fechar parceria no sentido de construir casas populares para as famílias carentes do município. 

Dr. Vilmar e Rildo

O prefeito Dr. Vilmar, inclusive, já assinou contrato com a Caixa neste sentido. A meta do prefeito é construir o maior número de unidades habitacionais da história de Acopiara. 

Um grande programa de construção de casas populares será lançado no município de Acopiara com presenças de autoridades.

Deficientes são estupradas pelo padrasto e uma delas está grávida de 6 meses na Paraíba

Um homem foi preso após exames comprovarem que ele estuprou as duas enteadas que são deficientes físicas e mentais. O laudo confirmou que um das vítimas está grávida de 6 meses do padrasto. A prisão do acusado ocorreu nesta quarta-feira (3), na cidade de Taperoá, Sertão paraibano, onde foi registrado o crime.

Segundo informações da polícia, a mãe das jovens procurou o fórum local após desconfiar de que uma das mulheres estava grávida. A juíza comunicou o caso a Polícia Civil e uma investigação foi iniciada.

As mulheres, que segundo o delegado Ariosvaldo Adelino, titular da delegacia da cidade, têm problemas congênitos e vivem em berços, foram encaminhadas para exames no Núcleo de Medicina de Odontologia Legal (Numol) de Campina Grande e ficou comprovado o estupro e a gestação.

Após a comprovação do estupro, o acusado foi preso por força de um mandado de prisão preventiva. 

“Ficamos sabendo que a violência sexual nas vítimas vinha ocorrendo há cerca de seis meses dentro de casa”, disse um policial.

Cearense morto em acidente no Rio comemorava novo emprego

Há 22 dias no Rio de Janeiro à procura de emprego, o cearense Francisco Batista de Souza foi uma das vítimas do acidente envolvendo o ônibus da linha 328 (Bananal/Castelo) do Viaduto Brigadeiro Trompowski, que causou a morte de sete pessoas e deixou outras 10 feridas na terça-feira (2). 

Segundo a família, Souza era carpinteiro e natural do município de Tarrafas, a 458 km de Fortaleza. Ele tinha acabado de conseguir um emprego quando aconteceu o acidente e chegou a telefonar para a mulher para comemorar.

Segundo Gilvani Antunes de Oliveira, parente da vítima, a esposa e o filho do carpinteiro haviam falado com ele no dia anterior ao acidente,  por telefone. “Ele falou do emprego. Agora ela está muito abatida, é uma perda irreparável”, disse Gilvani. Souza, a esposa e o filho de três anos moravam na zona rural da cidade, no sítio Patos. Conforme Gilvani, foram as dificuldades financeiras que fizeram o carpinteiro sair do Ceará em busca de trabalho.


Primos de Souza, que tinha 39 anos, estão no Rio de Janeiro providenciando documentação. “O corpo ainda não foi liberado”, contou Gilvani, afirmando que é a Prefeitura de Tarrafas quem vai ajudar com as despesas do traslado. A família espera que o corpo embarque para o Ceará ainda nesta sexta-feira (5).

Congresso apresenta propostas para beneficiar patrões

Diante da preocupação dos patrões com o aumento de custos impostos pela Lei das Domésticas, que entrou em vigor nesta terça-feira (3), o Congresso Nacional decidiu atender as demandas desse grupo.

Além de propor a criação de um Supersimples para facilitar o recolhimento dos encargos trabalhistas fixados por meio uma emenda à Constituição, o Congresso Nacional apresentará projeto para permitir o refinanciamento de dívidas (Refis das Domésticas) de empregadores com a Previdência Social e a redução, de 40% para 5%, da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) paga em caso de demissão sem justa causa.

O relator da Comissão Mista das Leis, senador Romero Jucá (PMDB-RR), defendeu que tais incentivos vão estimular a formalização de trabalhadores domésticos. No caso das contribuições em atraso ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a ideia é abater 100% das multas, reduzir em menos 60% os juros e estender os prazos de pagamento.

Justiça Federal, da 5ª Região, terá novas varas no Ceará


O Ceará é um dos Estados do Nordeste a serem beneficiados com a criação de novas varas da Justiça Federal. Serão nove novas varas a serem distribuídas entre os Estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. O anúncio dessa medida foi feito pelo desembargador  Francisco Wildo Lacerda Dantas que tomou posse, nesta quarta-feira, na presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

“Vamos levar a diante a interiorização dos serviços da Justiça Federal e informatização dos processos em julgamento, nos seis Estados nordestinos sob minha competência (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe)”, declarou Francisco Wildo Lacerda Dantas, ao destacar a importância de ampliação e melhoria desses serviços.

Segundo o desembargador, já estão previstas nove novas varas para o interior dos seis Estados. “Nosso objetivo é otimizar a prestação de serviço para a população mais pobre, principalmente os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles são nossos principais clientes”, afirma.

De acordo com o novo presidente do TRF5, a Justiça Federal tem investido na resolução de problemas relacionados àprevidência. “Temos conseguido garantir benefícios como a aposentadoria e licença médica para os mais carentes. Isso me faz lembrar do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Ele dizia que ações como essas são capazes de quebrar ciclos viciosos de miséria”.

Iguatu sente sequencia pesada de jogos e perde de virada para o Quixadá fora de casa.


Um festival de gols! foi assim a partida entre Quixadá e Iguatu no Estádio José Antônio Abilio de Lima “Abilhão” na tarde desta quarta-feira, 03. A partida válida pela 3ª rodada do campeonato da 2ª Divisão do Cearense contou com um bom público, que pode conferir a vitória do time da casa por 4X3 de virada.

O time de Iguatu chegar a está vencendo por 3 x 1 mais permitiu a virada.

O próximo compromisso de Iguatu no campeonato será no sábado, 06 às 17h no estádio ‘Agenorzão’

Homem é encontrado escalpelado e mais 3 são mortos


Foram registrados 4 homicídios desde o início da noite de quarta-feira (3) até amanhã desta quinta-feira (4). 

De acordo com o O Comando de Policiamento do Interior (CPI), dois desses foram realizados a bala e mais dois a faca. Foram apreendidas ainda 7 armas de fogoespalhadas pelo Estado.

O primeiro assassinato informado pela CPI chamou a atenção. A vítima, Evangelista de Araújo Souza, de 53 anos, foi morta na Avenida Coronel Pedro Ferreira do Ferro, na cidade de Ubajara. O homem foi encontrado escalpelado e com uma facada no nariz. O segundo homicídio aconteceu na cidade de Quixeramobim. Antônio Marco da Silva, de 33 anos, foi morto com 3 perfurações, duas no tórax e uma na cabeça.

A primeira vítima baleada foi Antônio José Nascimento, de 53 anos. O homem morava em Uruquê, distrito de Quixeramobim, e foi atingido por 6 disparos, 4 deles nas costas, 1 na nuca e o último no ombro esquerdo. A segunda foi Mardônio Silva Santana, de 34 anos. A CPI informou que o homem saía para trabalhar, na cidade de Juazeiro do Norte, quando foi interceptado por 2 suspeitos em uma moto que efetuaram os disparos. 9 deles atingiram a vítima. 5 nas costas, 1 na perna esquerda, outro no braço direito e mais 2 na face. 

PM prende suspeito de assassinar 15 pessoas em Fortaleza-CE


A ação rápida de policiais militares impediu que o velório de um homem assassinado no dia anterior, no bairro Ellery, se transformasse numa chacina na tarde de ontem. A rivalidade entre gangues de traficantes de três bairros da zona Oeste de Fortaleza seria o motivo de uma sequência de homicídios cujo principal suspeito acabou sendo detido.

O jovem de apenas 24 anos, identificado como Marcos Antônio Lopes Peixoto, o ´China´ ou ´Chinês´, foi capturado num cerco de patrulhas do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e da Força Tática de Apoio (FTA) da 3ª Companhia do 5º BPM (Pirambu).

´China´ é acusado de envolvimento direto em, pelo menos, 15 assassinatos ocorridos desde outubro do ano passado nos bairros Ellery, Monte Castelo e Jacarecanga. Contudo, a lista de mortes atribuídas ao bandido pode aumentar, já que ele foi reconhecido por várias pessoas baleadas nas últimas semanas e por pais e outros familiares de jovens mortos nos últimos quatro meses.

Mulheres acopiarenses são homenageadas



O mês de março é o 'Mês da Mulher', mas pelo valor e importância de cada uma, todo dia também é dia da Mulher. A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (02), no Liceu de Acopiara, um dia inteiro dedicado as mulheres.

Pela manhã, a Primeira Dama e Secretária do nosso município, Dra. Lúcia Martins, prestou homenagens para mulheres que se destacaram em suas atividades de diversas categorias e, em sua fala, exaltou o papel das mulheres na sociedade. “Quero parabenizar as mulheres não só pelo dia de hoje, mas sim pela sua luta diária. Admiro muito a todas vocês mulheres guerreiras que tanto ajudam as suas famílias e a nossa Acopiara no seu caminho por melhores dias”, enfatizou Dra. Lúcia.


Com música, ilustrando a cerimônia de abertura, o Hino de Acopiara foi apresentado pelos meninos do Coral Anjos Cantores do PETI e a professora Sandra Vital cantou em homenagem as nossas mulheres. As médicas Dra. Auriciane e Dra. Neuma apresentaram uma palestra tirando dúvidas sobre a saúde feminina. O evento contou com a presença de pessoas da comunidade, vereadores, secretários e representantes de vários seguimentos sociais.

A programação se estendeu até o final da tarde na quadra do Liceu com uma tarde de saúde e beleza onde foram oferecidos corte de cabelo, escova, maquiagem, massagem, aferição de pressão e glicemia, apresentações musicais e outros serviços. Durante todo resto da semana, a Secretaria de Saúde do município oferece as mulheres acopiarenses exames de prevenção, pela manhã e a tarde, no PSF da Rodoviária e Posto de Saúde do Centro.


Nas homenagens, não se reconheceram apenas os valores profissionais, mas também os valores pessoais de cada uma no cotidiano. Entre as presentes estavam Dona Mundinha, mãe do Prefeito Dr. Vilmar, levando consigo, nos seus 92 anos, a experiência da mulher sertaneja que, em parceria com seu esposo, não mediu esforços na formação de 13 filhos e Dona Francisca Soares, mulher decana acopiarense, tendo completado 100 anos, em 13 de março, foi homenageada por toda sua trajetória e exemplo de vida.

As homenageadas: Irmã Lúcia, Dona Aderci, Rivanda Teixeira, Dra. Rosalva, Luiza Aurélia, Edna, Dra. Marleuda, Andreia Martins, Chiquinha Camelo, Dra. Janaína, Dra. Rany, Simone Félix, Chica do Parabelo, Lécia, Irailde, Creuza Marreco, Luiza Rufino, Nem, Dona Adaíza, Dona Terezinha, Helena, Fátima, Vera, Evanir, Dona Neuda, Dona Altamira, Maria Linda, Dra. Soléria Cavalcante, Diana Félix, Bia Marinho, Dona Margarida Morais, Nicole, Gisele, Aldenira, Núbia, Toinha, Valdinha, Maria Domingues, Tia Graça, Saleta da APA, Nilzete, Dra. Ana, Dra. Silvia, Fabrícia, Lara Teixeira, Dona Socorrinha, Etelzumira, Dona Delma, Elba, Jazinete, Dra. Neuma Bezerra, Dra. Neuma Alves, Aparecida, Dra. Auriciane, Dona Toinha Calixto, Cícera Daniela, Iodalva, Consuelo Vital, Francilda, Socorro Aires, Fransquinha Medeiros, Francileuda (Branca), Lucimar, Gorete e Sheila.

Agricultor de 80 anos reage a assalto e mata acusado em Quixeramobim




A Polícia Militar registrou mais um homicídio à faca, na manhã desta quarta-feira, 03, no município de Quixeramobim, na região sertão central do Ceará. Um idoso reagiu a um assalto e matou o ladrão.

Segundo informações, o crime ocorreu na localidade de Cumaru, distante 3 km da sede do município, quando o assaltante, Antônio Marcos da Silva, residente no bairro da Maravilha, tentou roubar, junto com um comparsa, algumas cabeças de ovelha do idoso.

Testemunhas disseram que o aposentado escutou um barulho em seu quintal e, ao sair, se deparou com dois elementos. O agricultor, cansado de ter seus animais furtados, em desespero e indignado, entrou em luta corporal com os indivíduos, deferindo algumas facadas nos larápios.

A morte de um dos acusados foi causada por duas perfurações, sendo uma abaixo do peito direito, e outra na cabeça. Testemunhas também afirmaram que, recentemente, o agricultor de 80 anos, havia sido espancado, durante um assalto em sua residência, e que o mesmo, já tinha sido várias vezes vítima de criminosos.

A polícia conseguiu prender o comparsa, acusado de estar com o individuo morto, durante a tentativa de assalto. 

Mesmo com restrições da Anvisa, fruta 'milagrosa' vira sensação em PE

Uma fruta verde de tamanho médio e cheiro forte está entrando na rotina de muitas pessoas que vivem na Região Metropolitana do Recife e sofrem dos mais variados tipos de doenças. O noni, como é chamado o fruto da árvore Morinda Citrifolia, pode ser encontrado facilmente em feiras livres e mercados públicos e tem sido utilizado por pessoas que sofrem desde dores de cabeça até pacientes com diabetes. 

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) impede a importação, comercialização e uso de produtos derivados da fruta. De acordo com a agência, os estudos científicos realizados até o momento, apesar de não conclusivos, revelam alguns casos de danos ao fígado e aos rins.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 9 milhões

Ninguém acertou a principal faixa de premiação do concurso 1.482 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (3). O prêmio acumulado para o próximo sorteio pode chegar a R$ 9 milhões, de acordo com estimativa da Caixa Econômica Federal (CEF).

Veja as dezenas sorteadas: 06 - 09 - 11 - 34 - 41 - 53.

De acordo com a CEF, 79 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber R$ 20.782,22. Outras 5.433 apostas acertaram a Quadra e cada uma vai receber R$ 431,69.

Bota dispara na etapa final, derrota o Vasco e elimina o rival


Se o Vasco depositava no clássico as suas esperanças de manter-se vivo na Taça Rio, o Botafogo tratou de enterrá-las sem piedade. Com um segundo tempo muito eficiente, o Glorioso se aproveitou da grave crise no rival e fez 3 a 0, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na noite desta quarta-feira. Os gols foram de Rafael Marques, Lodeiro e Fellype Gabriel.

Agora, só um milagre dará a classificação ao clube de São Januário, que permanece com um ponto e na última posição do Grupo A. Basta uma vitória do próprio time de Oswaldo de Oliveira nas quatro partidas que lhe restam para eliminar o Vasco. O Alvinegro tem nove pontos e está em segundo, atrás do Volta Redonda, que tem um jogo a mais e 12 pontos.

Timão vence Millonarios, assume liderança do grupo e se classifica


Foi do jeito que a Taça Libertadores da América costuma ser. Com pressão, catimba, sofrimento... À maneira que o torcedor do Parque São Jorge gosta e ficou acostumado no título do ano passado. O Corinthians venceu o Millonarios por 1 a 0 no El Campín, em Bogotá, assumiu a liderança do Grupo 5 e assegurou a classificação à próxima fase da competição continental.

Com o triunfo, o Corinthians chegou aos 10 pontos ganhos - mesma pontuação do Tijuana, do México, quehoras antes empatou com o San José, na Bolívia - e alcançou a ponta da chave por ter melhor saldo de gols que o principal rival do grupo. Na última rodada, na próxima quarta-feira, o Timão pega o San José, no Pacaembu. Para garantir a primeira colocação, basta vencer por uma diferença de gols igual ou inferior em um gol a uma possível vitória do Tijuana sobre o Millonarios, no México - assim, o clube paulista manteria a vantagem no saldo de gols sobre os mexicanos.

Flamengo vence o Remo, mas ainda não garante a classificação


Foi pouco. Muito pouco. Mas, ao menos dessa vez, o Flamengo venceu. Com um futebol nada animador, o Rubro-Negro conseguiu espantar a má fase que o deixou em situação delicada no Campeonato Carioca e largou na Copa do Brasil com vitória por 1 a 0 sobre o Remo, nesta quarta-feira, no Mangueirão, em Belém do Pará. Rafinha, em noite de renascimento após série de atuações ruins, foi o herói, com um golaço em jogada individual.

Apesar da derrota, o Remo, que sequer tem um lugar garantido na Série D do Brasileirão, deixou o campo com um de seus objetivos conquistado: a realização do segundo jogo. Com a vitória magra dos cariocas, as equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 17, em local indefinido. O Fla jogará pelo empate. O vencedor do confronto encara na segunda fase da competição Campinense, da Paraíba, ou Sampaio Corrêa, do Maranhão, que duelam em Campina Grande, no dia 10.