segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pesquisa mostra que 57% vão usar 13º salário para pagar dívidas

Pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) mostra que 57% dos consumidores pretendem utilizar o 13º salário para pagar dívidas. No ano passado, o índice era superior, de 64%, segundo o levantamento feito pela entidade durante o mês de outubro com 567 pessoas de todas as classes sociais.
Para o economista Miguel Ribeiro de Oliveira, coordenador da pesquisa, o dado indica que "a melhora da economia, com o crescimento da renda e do emprego, e o crescimento do crédito, reduziram as dívidas pendentes destes consumidores".

O estudo mostra ainda que 19% pretendem utilizar parte do 13º salário para compra de presentes; 12% pretendem poupar para os gastos do início do ano (como IPTU, IPVA, material e matrículas escolares) e 3% pretendem destinar o pagamento para compra e reforma de residência. Outros 6% já receberam o 13º ao longo do ano ou fizeram empréstimos de antecipação e apenas 3% pretendem poupar parte do que sobrará.

Segundo a Anefac, o índice de consumidores que pretendem guardar parte do abono, apesar de ainda pequeno, cresceu 200% na comparação com 2009, quando só 1% dos entrevistados afirmaram que poupariam parte dos recursos.

A Anefac destaca ainda o aumento de 11,76% no número de consumidores que pretendem utilizar o 13º para a compra de presentes ante o ano passado, "demonstrando o aumento da confiança do consumidor o que leva o mesmo às compras", e também um crescimento de 200% entre os que pretendem guardar parte dos recursos para as despesas do início do ano.

TIPOS DE DÍVIDAS

Dívidas do cartão de crédito representam 38% das que estão em aberto e que serão liquidadas com os recursos do 13º salário (aumento de 31% na comparação com 2009).

Na sequência, aparecem a cobertura do cheque especial, com 35% (queda de 12,% na comparação com 2009), e financiamento em atraso no bancos e financeiras, com 9% (aumento de 12,5% na comparação com 2009). Também há dívidas com prestação do comércio em atraso (8%), regularização do nome (7%) e dívidas diversas (como telefonia e tarifas públicas), com 3%.

Quatro PMs são suspeitos de matar carroceiro de 22 anos em PE

Quatro policiais militares são suspeitos de matar um carroceiro na madrugada de sábado em Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife (PE). Segundo testemunhas, o rapaz de 22 anos morreu após ser espancado por cerca de dez minutos por agentes da PM após uma revista em um bar. Segundo a Polícia Civil, o Departamento de Homicídios investiga o caso. Os agentes prestaram depoimento e negaram o fato.

A família da vítima e um amigo de Elinaldo Pereira da Silva informaram à polícia que o carroceiro estava em um bar no distrito de Pontezinha, quando os PMs chegaram e revistaram todas as pessoas. Segundo os depoimentos, os dois rapazes foram levados para um local mais escuro, onde foram espancados. Elinaldo foi encaminhado ao pronto-socorro da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo o Departamento de Homicídios, além do inquérito policial, os agentes irão responder na Corregedoria da Polícia Militar. Eles foram afastados das funções e, enquanto durar as investigações, farão serviços internos no quartel do 18º Batalhão, em Cabo de Santo Agostinho.

Homem mata esposa com 20 facadas por ciúme


Um borracheiro de 40 anos assassinou sua mulher, grávida de três meses, e um amigo a facadas na tarde de domingo, 7, na Casa Verde, zona norte da capital paulista, por suspeitar que eles mantinham um caso paralelo. Uma vizinha chamou a polícia e o criminoso foi preso em flagrante, na própria residência.

José Carlos de Jesus Almeida  morava há cerca de um ano com a doméstica Maria de Lourdes Oliveira, 28, em uma casa alugada na Rua Carlos Belmiro Correia, e desconfiava que sua mulher tinha um caso com o autônomo Edvaldo Barbosa da Silva, 39, amigo comum do casal, segundo a polícia.

Às 18 horas de domingo, o borracheiro chegou à residência e encontrou Maria de Lourdes e Edvaldo bebendo cerveja e conversando na sala de estar. Tomado pelo ciúme, José Carlos pegou uma faca, golpeou Edvaldo pelas costas e atingiu Maria de Lourdes, que ainda conseguiu fugir para a cozinha, segundo um parente da mulher que preferiu não se identificar.

Lá, a doméstica foi esfaqueada cerca de vinte vezes. Não satisfeito, José Carlos teria voltado para a sala e esfaqueado Edvaldo seguidamente. Ambos foram socorridos ao Hospital do Mandaqui, mas não resistiram aos ferimentos.

Maria de Lourdes é natural da cidade de Cocal de Telha, norte do Piauí.

Polícia prende traficante que seria braço de Beira-Mar em MG

A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou nesta segunda-feira o traficante Roni Peixoto de Souza, o Gordo, 40 anos, considerado o braço de Fernandinho Beira-Mar em Minas Gerais. Ele foi preso junto com sua mulher, Carla Batista da Silva, a Dona Maria, 30 anos, e mais três comparsas. Souza cumpria pena por tráfico e associação para o tráfico na Penitenciária José Maria Alkimim, em Ribeirão das Neves, em regime semiaberto.
A apuração, do Departamento de Investigação Antidrogas, durou quatro meses e constatou que a quadrilha liderada por Souza estava em guerra declarada com outras facções criminosas pela disputa do mercado de venda de entorpecentes. Durante a ação da polícia, na última quinta-feira, foram apreendidos 6 kg de crack. Segundo a polícia, a droga, oriunda do Paraná e São Paulo, seria comercializada na região de Venda Nova, Santa Luzia e Ribeirão das Neves, e abasteceria também o aglomerado Pedreira Prado Lopes (PPL).

De acordo com a polícia, na quinta-feira, Alexandro Santana, o Alex, 36 anos, e Cleris Sousa dos Santos, o Clerin, 20 anos, foram presos com a droga e armas. Durante a operação, o suspeito de integrar a quadrilha Ronaldo Silva de Santana, 27 anos, fugiu. A mulher do traficante foi presa devido a um mandado expedido pela Justiça. Mais tarde, a polícia esperou Souza e Luiz Martins, o Luizinho ou Lulu, 27 anos, deixarem o presídio beneficiados pelo semiaberto para prendê-los. Eles foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Nelson Hungria, em Contagem.

Nas casas dos supeitos, foram apreendidos um Fiat Stilo, uma picape Fiat Strada, um Volkswagen Crossfox, uma caminhonete Toyota Cruiser blindada, e três motos. Também foram apreendidas duas submetralhadoras, uma Uzi 9 mm e uma Ingram .380 mm, e 10 pistolas, além de um computador, notebooks e celulares.

Ana Maria Braga é convocada a depor por injúria contra ex de Susana Vieira

A apresentadora Ana Maria Braga é aguardada nesta quarta-feira (10/11), às 14h, no 16º Juizado Especial Criminal de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, para responder por injúria contra a memória do ex-policial Marcelo Silva, ex-marido da atriz Susana Vieira. A ação foi movida pela mãe de Marcelo, Regina Célia da Silva, através de seu advogado, René Gonçalves da Rocha.

Procurada pela equipe de reportagem do UOL, Ana Maria Braga disse que ficou sabendo da intimação através da imprensa e se recusou a falar sobre o assunto. Quando questionada se iria depor na próxima quarta-feira (10/11), mais uma vez, a apresentadora não quis comentar. "Não tenho nada para declarar sobre isso", disse.

No dia 12 de dezembro de 2008, a apresentadora falou no "Mais Você" sobre a morte de Marcelo Silva, que foi encontrado morto em seu carro um dia antes. Na ocasião, Ana Maria mandou um abraço para Susana Vieira e disse que se ela se casou com o policial é porque estava apaixonada por ele. A apresentadora disse também que era preciso ter muita coragem para acabar com a própria vida e que ela tinha pena das pessoas envolvidas com Marcelo, já que elas acabam se machucando também.

Um mês antes, Ana Maria chegou a defender Susana Vieira no programa do dia 24 de novembro, após Marcelo Silva ter sido flagrado com outra mulher na casa da atriz em Búzios. A apresentadora disse que o ex-policial estava querendo aparecer às custas dos outros e mandou um recado para ele: "se você desaparecesse da face da Terra seria uma coisa maravilhosa", disse, na ocasião.

Pai é preso após sequestrar os próprios filhos

Um pai manteve três filhos reféns dentro da própria casa, no Jardim Satélite, zona sul de São José dos Campos, no interior de São Paulo, na manhã desta segunda-feira. O sequestro terminou próximo das 12h, quando policiais invadiram a casa e atingiram o homem com balas de borracha e uma arma de eletrochoque.

De acordo com a Polícia Militar, o homem não ameaçava as crianças que possuem 7, 9 e 13 anos. "Ele permaneceu com um facão junto ao corpo, mas as crianças estão bem", afirma o capitão da Polícia Militar.Gobbo disse que esta não é a primeira vez que o homem, que é professor de Jiu-Jitsu, causa confusão. "Já houve outras ocorrências envolvendo essa pessoa e há notícias, através de sua esposa, de que ele possui problemas psiquiátricos e não está tomando os remédios", completa o capitão, que salienta a dificuldade em segurar o homem que pesa cerca de 120kg.

O pai tentou ainda deter a sua mulher um filho de 1 ano e 8 meses porém, a mulher conseguiu pular o muro, escapar e acionar a polícia. Ele deve ser encaminhado para a delegacia de polícia da cidade onde irá prestar depoimento. Na sequencia será feito um exame psicológico que irá orientar a justiça sobre qual posicionamento deverá ser adotado.

Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem

A Justiça Federal do Ceará aceitou pedido de liminar do Ministério Público Federal do estado nesta segunda-feira (8), que pede a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. A juíza da 7ª Vara Federal, Carla de Almeida Miranda Maia, aceitou a argumentação de ação civil pública do MPF, que afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Cabe recurso.

O Enem 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado, estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério da Educação (MEC) já admitiu as falhas.

A decisão da Justiça cita erros de impressão no cartão de respostas e nas provas amarelas, além de erros na aplicação da prova, como o caso de um repórter que entrou com um celular na sala de provas.

MEC prevê que quase 2 mil terão direito a refazer o Enem

A assessoria do Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta segunda-feira (8) que prevê que pouco menos de 2 mil pessoas tenham direito a refazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a erros na impressão de cadernos de prova e cartões de resposta. Segundo o MEC, o exame deve ser reaplicado para essas pessoas entre o fim de novembro e o começo de dezembro de 2010.

O MEC também informou que, devido aos problemas com o Enem, o ministro Fernando Haddad desistiu de fazer a viagem que estava programada para esta semana em Moçambique, na qual acompanharia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula embarcou para Maputo, capital de Moçambique, na manhã desta segunda.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve receber ainda nesta segunda-feira o relatório de aplicação das provas, que indicará possíveis prejudicados no exame, realizado no último final de semana.

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto disse neste domingo (7) que o órgão vai abrir na quarta-feira (10) uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço funcionará até o dia 16.

Bando faz reféns e assalta agência bancária em Quiterianópolis

Cerca de oito homens fortemente armados assaltaram, na madrugada desta segunda-feira, 8, uma agência do Bradesco, no município de Quiterianóplis, no Sertão de Crateús. Informações preliminares da delegacia do município dão conta de que o bando fez pelo menos três reféns, que estavam em frente a uma agência dos Correios.

A ação teria acontecido por volta das 2 horas, quando os acusados chegaram em um veículo modelo Gol, renderam três pessoas e quebraram as vidraças da agência bancária. De acordo com o soldado Ferreira, após conseguirem entrar no banco, os criminosos utilizaram um maçarico para arrombar os caixas eletrônicos do local.

Depois de libertarem os reféns, os assaltantes fugiram em direção à CE-187, levando quantia ainda não informada em dinheiro. Ainda segundo o policial, o veículo utilizado na fuga foi encontrado carbonizado a oito quilômetros da sede do município. A Polícia faz diligências para tentar identificar a identidade dos acusados.

Não é descartada a hipótese de que o crime tenha sido cometido pelo mesmo bando que assaltou, nas últimas semanas, agências bancárias dos municípios de Banabuiú, Ibicuitinga e Lavras da Mangabeira.

Lula deixa conta de R$ 50 bi para Dilma pagar em 2011

Faltam oito semanas. No sábado 1º de janeiro, Lula vai passar a Dilma Rousseff a faixa presidencial junto com uma conta bilionária a ser paga no primeiro ano do novo governo. A dimensão exata dessa fatura somente será conhecida em janeiro. Mas sabe-se, por exemplo, que, se o presidente decidisse não gastar mais um único centavo em novos projetos a partir desta segunda-feira – o que é absolutamente improvável -, deixaria uma herança de R$ 50,7 bilhões em débitos a pagar no Orçamento de 2011, apenas por obras e serviços já encomendados (construção de habitações, barragens, postos de saúde, manutenção de estradas, etc).

Esse valor das contas federais penduradas até a semana passada já é maior que a soma dos investimentos em obras (R$ 43 bilhões) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para o ano que vem. Representa o resultado de uma opção na execução do Orçamento público, feita por Lula em parceria com Dilma, que conduziu o PAC quando chefiava a Casa Civil. É, principalmente, a moldura do retrato de um governo prisioneiro da expansão de uma grande máquina burocrática, que ele mesmo consolidou.

Moradora de Acopiara denuncia a falta de ACS na vila Aroeira

Moradora da vila Aroeira em Acopiara identificada como Elizete denunciou no último sábado(06), no programa Acopiara Urgente na rádio Vale do Quincoê a inexistência de agentes comunitários de saúde em sua comunidade.
Ela disse que tem crianças e está preocupada com a falta desses profissionais, principalmente agora, por conta dos inúmeros casos de dengue registrados na cidade.

No Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde - CNES, pelo menos cinco desses profissionais estão cadastrados. Veja aqui. A Secretaria da Saúde do Município deve se pronunciar sobre o assunto.

INSS encerra hoje pagamento de Outubro dos aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerra hoje (8/11) o pagamento da folha de outubro de aposentados, pensionistas e demais segurados. Nessa data, recebem os segurados com benefícios acima de um salário mínimo e que têm cartão com final cinco ou zero, desconsiderando-se o dígito. Também será depositado o benefício daqueles que ganham até o piso previdenciário e têm cartão com final zero, também desconsiderando-se o dígito.

A folha de pagamento do INSS de outubro engloba 27.846.188 de benefícios em todo o Brasil, num total de R$ 19.202.191.208,67. A folha de novembro será paga entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, e incluirá a segunda parcela do décimo terceiro salário.

Segundo o Ministério da Previdência, desde agosto, os segurados podem imprimir o contracheque de pagamentos de benefícios nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores.

Os segurados que tiverem dúvidas sobre o calendário de pagamentos podem ligar para a Central 135. A ligação é gratuita, se realizada de qualquer telefone fixo, e tem custo de ligação local, se feita de celular. Outra alternativa é acessar o site da Previdência Social e clicar no link Extrato de Pagamento de Benefício, que fica na seção Agência Eletrônica: Segurado.

FORTALEZA, CAPITAL DA VIOLÊNCIA:15 crimes no fim de semana


Quinze pessoas foram assassinadas, no último fim de semana, na Grande Fortaleza. Os casos ocorreram entre as 18 horas de sexta-feira passada e a noite do domingo. O balanço final dos crimes de morte no período somente será fechado hoje.

Entre as vítimas dos homicídios está um ancião, identificado como Jonas Alves de Oliveira, 78. Ele foi assassinado por assaltantes que invadiram a sua residência, localizada na Rua João Diogo Maia, na localidade Pau Serrado, em Maranguape.

As estatísticas da violência armada na Grande Fortaleza continuam a subir vertiginosamente. Prova disso é que o mês de outubro, que terminou há uma semana, foi marcado por um novo recorde no número de homicídios. Nada menos, que 181 pessoas foram assassinadas nas ruas da Capital ou nos Municípios que compõem a sua região metropolitana. No acumulado de dez meses, foram 1.488 crimes de morte, contra 1.166 em igual período de 2009, o que representa um aumento da ordem de 27,6 por cento.

O número de adolescentes assassinados na Grande Fortaleza também segue aumentando. No ano passado, entre janeiro e outubro, foram 141 jovens assassinados. Agora, em 2010, foram registrados 168 crimes, elevando assim em 19,1 por cento as mortes violentas entre pessoas com idades entre 12 anos e 18 incompletos.

Outro dado importante colhido no levantamento estatístico próprio feito pela Editoria de Polícia do Diário do Nordeste revela que, os casos de duplos ou triplos assassinatos também deixaram de ser fatos isolados dentro dos registros da Polícia. Somente de janeiro a outubro deste ano, ocorreram na Grande Fortaleza 31 casos de duplos assassinatos e três de triplas execuções sumárias.

Em outros Estados, os índices caíram

Enquanto a violência armada cresce no Ceará, em outros Estados acontece o inverso. Na semana passada, uma pesquisa mostrou que, em São Paulo, os crimes de morte caíram em torno de 13 por cento no período entre o primeiro e o terceiro trimestre, de 1.224 casos para 937.

Ao contrário do Ceará, onde a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) tenta, de todos os modos, barrar o trabalho da Imprensa na coleta de informações sobre a criminalidade - inclusive proibindo os jornalistas de terem acesso aos registros da entrada de corpos na Coordenadoria de Medicina Legal - em São Paulo, desde 1995 as autoridades disponibilizam os dados para a sociedade por força da lei 9.155/95.

Pacto

Em Pernambuco, pelo 23º mês consecutivo, a Polícia registra queda no número de assassinatos, fruto da assinatura do ´Pacto Pela Vida´, como ficou conhecido o Plano Estadual de Segurança Pública. A redução dos crimes foi da ordem de 22,5 por cento. "Esta é mais uma vitória do Pacto Pela Vida e prova de que nosso empenho está dando resultados", comemora o secretario de Segurança Pública de Pernambuco, Wilson Damázio.

Acidente mata 5 jovens em Caucaia


Cinco jovens morreram em um acidente de trânsito envolvendo um carro de passeio e um caminhão de lixo, na BR-020, no Município de Caucaia, na madrugada de ontem.

Segundo as primeiras informações colhidas pela Polícia Rodoviária Federal no local do desastre, os rapazes voltavam de uma festa, por volta das 4 horas, quando colidiram o veículo na traseira de um caminhão de lixo, próximo à rotatória de entrada na BR-020.

O Polo trafegava em alta velocidade antes da batida, segundo a perícia feita pela Polícia Rodoviária Federal. Todos que estavam no carro morreram durante o forte impacto.

Vítimas

Segundo a PRF, quem guiava o veículo era Bruno Sousa de Medeiros, 20. Além dele, tiveram morte imediata os seguintes jovens: Farlington Cruz de Andrade, 19; Lucas Abreu Muniz, 21; Carlito Cruz de Andrade; e Claumir Araújo Braga, 23. Os corpos ficaram mutilados e presos nas ferragens do Polo, obrigando os policiais rodoviários a interditar a rodovia e aguardar a chegada de uma unidade de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar.