terça-feira, 29 de novembro de 2016

Colômbia anuncia fim do resgate de avião: 71 mortos e seis sobreviventes

O diretor geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastre anunciou oficialmente o fim da operação de busca e resgate das vítimas da tragédia com o avião da Chapecoense. Carlos Iván Márquez Pérez passou balanço final com 71 mortos e seis sobreviventes. Ele esclareceu que os números oficiais foram corrigidos após informação que quatro passageiros não embarcaram. - 

Quero informar que às 15h (horário local e 19h de Brasília) encerramos a operação de busca e resgate das pessoas que estavam no voo acidentado. O balanço é o seguinte: seis pessoas feridas e 71 pessoas falecidas. O total era de 77 pessoas. O balanço final foi ajustado já que quatro pessoas não viajaram de última hora. Pode-se dizer que foi uma das operações mais rápidas que já fizemos, com logística aérea a terrestre - disse Carlos Iván Marquéz Pérez. 

As quatro pessoas que não embarcaram são as seguintes: 

– Luciano Buligon, prefeito de Chapecó (SC)
– Plínio David de Nes Filho, presidente do Conselho Deliberativo da Chapecoense
– Gelson Merisio (PSD), presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
– Ivan Carlos Agnoletto, jornalista da rádio Super Condá, de Chapecó.

Clique aqui e veja o nome dos passageiros do voo (com os seis sobreviventes)

Avião que ia para Juazeiro do Norte faz pouso de emergência em Brasília

No mesmo dia em que o mundo lamentou a morte de mais de 70 pessoas após a queda do avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, passageiros de um voo da Avianca que saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, também passaram por momentos de tensão na tarde desta terça-feira (29). É que a aeronave teve que fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. 

Apesar de a Avianca ainda não ter revelado qual foi o motivo da operação de emergência, a Polícia Federal informou que houve "um alerta de fumaça a bordo". Dessa forma, o comandante da aeronave teria optado por pousar em Brasília. 

O avião, um AirBus modelo A318, ainda voaria por cerca de uma hora, com mais de 90 passageiros a bordo. Ninguém ficou ferido na operação.

Atriz Camila Pitanga passa em Catarina e tira fotos com fãs

A atriz global Camila Pitanga que interpretou ‘Tereza’ na novela Velho Chico, segue em turnê pelo Ceará com o espetáculo “ O Duelo”. 

Camila Pitanga já se apresentou em Iracema nos dias 24, 25, 26 e 27, e agora segue para o vizinho município de Arneiroz com apresentações do dia 1º ao dia 4 de dezembro. 

Durante a viagem Camila Pitanga parou em uma loja de conveniência do Posto São José em Catarina no inicio da noite desta segunda-feira (28) e tirou varias fotos com fãs.

Goleiro Jackson Follmann tem perna amputada após acidente da Chape

Um dos seis passageiros resgatado com vida após a queda do avião da Chapecoense em Medellín, o goleiro Jackson Follmann teve uma das pernas amputadas em decorrência do acidente. 

A informação é da repórter Lívia Laranjeira, do SporTV. Além do jogador de 24 anos, outros dois atletas do elenco da equipe catarinense estão internados em hospitais da região: o zagueiro Neto e o lateral Alan Ruschel. 

Em função do acidente, a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional foi suspensa. O primeiro jogo seria disputado nesta quarta.

Prefeita de Baturité é afastada do cargo e presidente da câmara assume

A presidente da Câmara de Baturité, Irmã Edileuza Bezerra do Rosário Paiva (PSB), assumiu na manhã desta terça-feira (29) a chefia da prefeitura após ter sido notificada pelos órgãos competentes.

A mudança ocorre logo após o juiz de direito da 1ª Vara da Comarca de Baturité, Agenor Studart Neto, decidir, nesta segunda-feira (28), pelo afastamento temporário e cautelar da prefeita municipal de Baturité, Cristiane Braga, atendendo solicitação do Ministério Público, que apresentou várias denúncias, dentre elas; o não repasse dos consignados aos bancos e o uso indevido de verbas em reformas de postos de saúde.

Na solenidade de Posse, a nova prefeita afirmou que em parceria com a câmara dos vereadores, vai fazer o possível e o impossível por Baturité.

Com a sáida de Irmã Edileuza da Câmara para assumir o Palácio Entre rios, conforme o que determina os preceitos do regimento interno da casa, o vereador Herberlh Mota (PSD) assumiu a presidência da Câmara; e com a vaga que passou a existir no plenário da casa, o suplente de vereador Afonso Celso (PSB) agora faz parte da casa.

Goleiro Danilo é resgatado com vida mais morre em hospital

O jogador Danilo Padilha, goleiro da Chapecoense teve sua morte confirmada por uma televisão da Colombia e também pelo canal SporTV e Globo. 

O jogador chegou a ser resgatado com vida e operado, porém não resistiu aos ferimentos e veio ao óbito. 

O goleiro foi o destaque da classificação do time de Chapecó na partida contra o San Lorenzo, no jogo de volta das semifinais da Sul-Americana.
 

Mais um jogador da Chapecoense é encontrado vivo, diz TV da Colômbia

O zagueiro da Chapecoense, Hélio Zampier Neto, 31 anos, é o sexto sobrevivente da queda do avião que levava o time para a Colômbia. A informação é de uma emissora local. 

“Atenção; Hélio Zampier Neto é o sexto sobrevivente. Foi encontrado há poucos minutos” informou a Telemedellín, pelo Twitter, por volta das 8h45 (horário de Brasília). 

Neto é do Rio de Janeiro e começou sua carreira no Vasco. Após passagens pelo Guarani e Santos, ele foi para a Chapecoense em dezembro de 2015.

Câmara Municipal de Acopiara afasta vereadora Josefa Marli atendendo decisão da Justiça Eleitoral

A mesa diretora da Câmara Municipal de Acopiara afastou na sessão de ontem (28) a vereadora Josefa Marli do Nascimento Almeida (PMDB) da função de parlamentar atendendo decisão da Justiça Eleitoral. O primeiro suplente, Marcelo Barbosa (PCdoB) não apareceu para ser efetivado como vereador o que deve ocorrer nos próximos 15 dias. 

Na decisão da Justiça Eleitoral, o atual e próximo mandatos da vereadora Josefa Marli estão suspensos, inclusive o direito de ser diplomada já que a mesma obteve votos suficientes para ser eleita. 

Caso seja confirmada pela instância superior a condenação a Marli, os votos obtidos por ela nas últimas eleições serão anulados e o primeiro suplente Denes Bastos, fica com a vaga. 

Acusação 

Josefa Marli foi flagrada e presa pelo delegado de Polícia Civil, Giovani Morais, comprando votos na zona rural do município. Com ela, a polícia apreendeu uma quantia de R$ 1.890,00, uma agenda contendo anotações com nomes de pessoas e valor em dinheiro que cada uma receberia o que atingiria o montante de R$ 10.100,00, promessas de extrações dentárias, fornecimento de próteses dentárias (dentaduras) e ainda quantidade de votos que a mesma obteria por seções eleitorais. 

Segundo o inquérito, a ré abordava as pessoas e tentava persuadi-las a nela votarem para o cargo de vereadora em troca de dinheiro ou de bens e serviços o que configurou a materialidade do crime de corrupção eleitoral passiva. 

Na decisão do juiz Eduardo Mota, ele impôs algumas medidas cautelares que devem ser rigorosamente observadas pela vereadora Josefa Marli.
Após terminar o casamento de mais de 25 anos com Fátima Bernardes, William Bonner agora quer organizar a sua vida pessoal. 

O jornalista da Globo estaria cansado de apresentar o “Jornal Nacional”, o principal da televisão brasileira e quer migrar para o entretenimento. Bonner já está no comando do telejornal há cerca de 20 anos. 

Um dos outros fatores que estão fazendo o apresentador querer mudar de área é o salário, pois no entretenimento ele ganhará bem mais, assim como aconteceu com Fátima que após deixar a bancada do “Jornal Nacional” viu o seu dinheiro crescer. 

Segundo o colunista Ricardo Noblat, para substituir Bonner na bancada do jornal o nome mais cogitado pela mídia brasileira é o de Evaristo Costa, atual âncora do “Jornal Hoje”.

Equipe da TV Globo estava em avião que caiu e matou 76 pessoas na Colômbia

Uma equipe da TV Globo estava no acidente que caiu e matou 76 pessoas em Medelín, na Colômbia, na noite desta segunda-feira, 28. 

Segundo a emissora, o repórter cinematográfico Ari Junior, o repórter Guilherme Marques e o produtor Guilherme Van der Laars viajavam com a equipe da Chapecoense para realizar a cobertura da final da Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira, 30. 

Eles faziam parte da equipe da Globo no Rio de Janeiro e iriam gravar também uma matéria especial para o Esporte Espetacular de domingo. Outros quatro jornalistas da RBS [afiliada da Globo no Sul], um repórter do GloboEsporte.Com e mais outros sete jornalistas também estavam a bordo. 

"Tentamos contato várias vezes por celular, mensagens. Infelizmente não conseguimos contato com nenhum deles", lamentou o jornalista Luis Ernesto Lacombe durante o Bom Dia Brasil. 

Segundo informações da imprensa colombiana, 75 pessoas morreram no acidente. 1 pessoa faleceu a caminho do hospital e mais 5 pessoas foram levadas ao hospital com vida -- entre eles 3 jogadores da Chapecoense, 1 jornalista de uma rádio da cidade catarinense e 1 membro da tripulação do avião. 

No estúdio, Galvão Bueno revelou que viajou diversas vezes no mesmo modelo de avião que caiu na Colômbia. "Nunca teve nenhum incidente. Mas era um modelo antigo, que parou de ser fabricado em 1999", contou o narrador.

Avião com time da Chapecoense cai e apenas 3 jogadores sobrevivem

O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira (29), informam autoridades colombianas. O prefeito de Medellín, Frederico Gutierrez, disse que que há sobreviventes. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. 

Segundo informações, o diretor de um hospital envolvido no socorro disse que apenas cinco pessos sobreviveram ao acidente: três jogadores, um jornalista e um comissário. Não há, por enquanto, identificação das vítimas fatais.
Segundo a imprensa local, a aeronave com o time catarinense perdeu contato com a torre de controle às 22h15 (local, 1h15 de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín
Os jogadores da equipe de Santa Catarina são os goleiros Danilo e Follmann; os laterais Gimenez, Dener, Alan Ruschel e Caramelo; os zagueiros: Marcelo, Filipe Machado, Thiego e Neto; os volantes: Josimar, Gil, Sérgio Manoel e Matheus Biteco; os meias Cleber Santana e Arthur Maia; e os atacantes: Kempes, Ananias, Lucas Gomes, Tiaguinho, Bruno Rangel e Canela.
Alan Ruschel, lateral da Chapecoense, foi resgatado em estado de choque

As primeiras informações são que de seis pessoas foram resgatadas e levadas a hospitais na região. O prefeito falou posteriormente em cinco resgatados. Dentre esses sobreviventes estão o lateral Alan Ruschel, que chegou a unidade de saúde consciente, mas em choque, e os goleiros Danilo e Follmann. Um jornalista também foi resgatado com vida. O Corpo de Bombeiros local, por sua vez, falou em 10 pessoas resgatadas. 

O Comitê de Operação de Emergência (COE) e a gerência do aeroporto informaram que a aeronave se declarou em emergência por falha técnica às 22h (local) entre as cidades de Ceja e La Unión. Anteriormente, a imprensa colombiana informou possível falta de combustível como causa do acidente. Mas a mídia local informou que o piloto despejou combustível após perceber que o avião iria cair.