terça-feira, 29 de novembro de 2016

Câmara Municipal de Acopiara afasta vereadora Josefa Marli atendendo decisão da Justiça Eleitoral

A mesa diretora da Câmara Municipal de Acopiara afastou na sessão de ontem (28) a vereadora Josefa Marli do Nascimento Almeida (PMDB) da função de parlamentar atendendo decisão da Justiça Eleitoral. O primeiro suplente, Marcelo Barbosa (PCdoB) não apareceu para ser efetivado como vereador o que deve ocorrer nos próximos 15 dias. 

Na decisão da Justiça Eleitoral, o atual e próximo mandatos da vereadora Josefa Marli estão suspensos, inclusive o direito de ser diplomada já que a mesma obteve votos suficientes para ser eleita. 

Caso seja confirmada pela instância superior a condenação a Marli, os votos obtidos por ela nas últimas eleições serão anulados e o primeiro suplente Denes Bastos, fica com a vaga. 

Acusação 

Josefa Marli foi flagrada e presa pelo delegado de Polícia Civil, Giovani Morais, comprando votos na zona rural do município. Com ela, a polícia apreendeu uma quantia de R$ 1.890,00, uma agenda contendo anotações com nomes de pessoas e valor em dinheiro que cada uma receberia o que atingiria o montante de R$ 10.100,00, promessas de extrações dentárias, fornecimento de próteses dentárias (dentaduras) e ainda quantidade de votos que a mesma obteria por seções eleitorais. 

Segundo o inquérito, a ré abordava as pessoas e tentava persuadi-las a nela votarem para o cargo de vereadora em troca de dinheiro ou de bens e serviços o que configurou a materialidade do crime de corrupção eleitoral passiva. 

Na decisão do juiz Eduardo Mota, ele impôs algumas medidas cautelares que devem ser rigorosamente observadas pela vereadora Josefa Marli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário