sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Obra que estará na Bienal causa polêmica por "matar" FHC e Lula

  "Série Inimigos", de Gil Vicente, está causando polêmica antes mesmo de ser exposta na Bienal de São Paulo, que será inaugurada na próxima terça-feira. Nela, o artista retrata a si mesmo matando personagens famosos como Fernando Henrique Cardoso e Lula.
Nesta sexta-feira, a OAB-SP (Ordem dos Advogados de São Paulo) divulgou uma nota em que se coloca contra a exposição da série, "por fazer apologia ao crime".

Leia abaixo a nota na íntegra.

"Uma obra de arte, embora livremente e sem limites expresse a criatividade do seu autor, deve ter determinados limites para sua exposição pública. Um deles é não fazer apologia ao crime como estabelece a vedação inscrita no Código Penal Brasileiro.


A série de quadros denominada "Inimigos", do artista plástico Gil Vicente, é composta por obras as quais retratam, dentre outras, o autor atirando contra a cabeça do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, noutra mostra o mesmo autor, de posse de uma faca, degolando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Essas obras, mais do que revelar o desprezo do autor pelas figuras humanas que retrata como suas vítimas, demonstra um desrespeito pelas instituições que tais pessoas representam, como também o desprezo pelo poder instituído, incitando ao crime e à violência.


Certamente não se pode impedir que uma obra seja criada, mas se deve impedir que seja exposta à sociedade em espaço público se tal obra afronta a paz social, o estado de direito e a democracia, principalmente quando pela obra, em tese, se faz apologia de crime.


Por esse motivo é que a OAB/SP está oficiando os curadores da Bienal de São Paulo, para que essas obras de Gil Vicente, da série "Inimigos" não sejam expostas naquela importante mostra."

Sábado é dia “D” de vacinação contra meningite e pneumonia


Neste sábado, 18, a Secretaria da Saúde promove o dia “D” de vacinação estadual contra meningite e pneumonia. A Sesa recebeu do Ministério da Saúde e distribuiu com os municípios 268 mil doses da vacina anti-pneumocócica 10-valente.
A vacina protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia. A vacinação começou pela capital desde o último dia 8 e agora está disponível nos postos de saúde de todo o Estado.
É a primeira vez que a vacina está disponível na rede pública. A meta é vacinar 200 mil crianças de dois meses a 2 anos de idade. O Ceará é um dos 10 estados brasileiros participantes de uma investigação financiada pelo Ministério da Saúde para avaliar o impacto da vacina anti-pneumocócica 10-valente e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva. Este ano, o Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário básico de vacinação da criança.
Até o ano passado, a única vacina desse gênero disponível era a 7-valente, também encontrada em clínicas particulares, chegando a custar 200 reais cada dose. A vacina anti-pneumocócica 10-valente foi aprovada para uso em crianças brasileiras pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho de 2009.
Um acordo de transferência de tecnologia para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permitiu ao Ministério da Saúde incluir a vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fornece a vacina aos estados e municípios.

Marina Silva comete gafe e pede votos para Serra


A candidata à presidência da República Marina Silva (PV) cometeu uma gafe nesta sexta-feira (17), em Vitória (ES), ao confundir o número de sua candidatura, 43, com o número de um dos adversários. Ao pedir votos, Marina orientou os eleitores presentes a votar no 45, número de José Serra (PSDB). Sem graça, ela pediu desculpas e disse que erros acontecem.

No Rio, Macarrão diz que Bruno tentou se matar na prisão


Luiz Henrique Romão, o Macarrão, disse nesta sexta-feira no Fórum de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que o goleiro Bruno Souza tentou se matar "várias vezes" na cadeia. O goleiro e seu amigo estão presos desde julho por suspeita de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza Samudio, ex-amante do atleta.
Durante audiência de instrução e julgamento do processo de sequestro e lesão corporal movido pela ex-amante, Macarrão e Bruno deveriam ser ouvidos, mas exerceram o direito de permanecerem calados. Macarrão apenas disse não aguentar mais a situação de estar preso e que o amigo teria tentado o suicídio. Após isso, Macarrão afirmou que não falaria mais nada.
Ao fim da audiência, o juiz determinou que a dupla retorne para Minas Gerais. Hoje, foram ouvidos 15 testemunhas de defesa, entre elas a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, o diretor de futebol do clube, Zico, além do jogador Leonardo Moura e do ex-atleta rubro-negro e treinador de futebol, Andrade.

Brasil tem cinco milhões de mulheres a mais que homens

O Brasil tinha em 2009 aproximadamente 5,08 milhões de mulheres a mais que a quantidade de homens, de acordo com a Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE, divulgada nessa sexta-feira (17). O número representa mais que a população total da Paraíba (3,8 milhões) e quase a população da região metropolitana de Belo Horizonte (5,1 milhões) só de mulheres.

Dos 191,8 milhões de habitantes do Brasil em 2009, 98,4 milhões são mulheres. Isso significa que, para cada 100 mulheres no Brasil, há 94,8 homens. O número de homens para cada 100 mulheres é chamado razão de sexo no jargão técnico.

De acordo com o estudo do IBGE, baseado nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), a razão de sexo vem declinando ao longo do tempo, por causa da "sobremortalidade masculina": apesar de nascerem mais homens do que mulheres anualmente, as mulheres vivem mais. A expectativa de vida ao nascer, para os homens é 69,4 anos, enquanto para as mulheres chega a 77 anos.

Pretos e pardos ganham, em média, 40% menos que brancos, diz IBGE

Os rendimentos dos pretos e pardos brasileiros são, em média, 40% menores que os dos brancos, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2009. Os termos branco, preto e pardo são utilizados no relatório oficial do instituto. Em todas as faixas de escolaridade, a renda por hora de pretos e pardos é pelo menos 20% inferior à dos brancos.

Houve melhora, no entanto, na comparação com o levantamento realizado em 1999. Naquele ano, pretos e pardos com até quatro anos de estudo recebiam menos de 50% da renda dos brancos com o mesmo nível de escolaridade. No ano passado, esse percentual alcançou 57%.

Faixas de renda

Pretos e pardos ainda são minoria entre a parcela mais rica da população. Em 2009, essas famílias compunham 16% entre os 1% mais ricos. Em1999, essa fatia era ainda menor, de 9,1%.

“Trata-se de uma cifra ainda bastante distante da representatividade na população (...). Pretos e pardos são 6,9% e 44,2% das pessoas em 2009, o que corresponde a uma maioria de 51,1%”, ressalta o IBGE em nota. .

De acordo com o instituto, a desigualdade entre brancos, pretos e pardos se exprime também na observação do “empoderamento” (relacionado ao número de pessoas em posições privilegiadas na ocupação). Entre os brancos, 6,1% eram empregadores em 2009, enquanto apenas 1,7% dos pretos e 2,8% dos pardos estavam na mesma situação.

Ao mesmo tempo, pretos e pardos são, em maior proporção, empregados sem carteira e representam a maioria dos empregados domésticos. Entre os pretos, 12,2% são empregados domésticos. Entre pardos, são 9,1%; e entre brancos, 6% são domésticos.

Avião sai da pista em aeroporto na Zona Oeste do Rio, dizem bombeiros


Um avião de pequeno porte saiu da pista no Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta sexta-feira (17). As informações são do Corpo de Bombeiros.

Ainda segundo os bombeiros, haveria pelo menos três tripulantes a bordo que não teriam se ferido.

De acordo com a Infraero, as operações ocorrem normalmente no aeroporto.

No dia 12 de agosto, uma aeronave Learjet 55, prefixo PT-LXO, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, e caiu de baixa altitude nas águas da Baía de Guanabara. Os três tripulantes foram resgatados sem ferimentos.

Maioria das famílias tem dificuldade em fazer renda chegar ao fim do mês

Mais de 75% das famílias brasileiras dizem ter pelo menos alguma dificuldade de fazer a renda “‘chegar ao fim do mês”. De acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,9% têm muita dificuldade em chegar ao fim do mês.

Na outra ponta, cerca de 25% das famílias relataram ter algum grau de facilidade para alcançar o mesmo objetivo, segundo informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). O dado é considerado uma medida de bem-estar da população. Do total das famílias, apenas 1% diz ter “muita facilidade” em concluir o mês.

Das famílias que alegaram ter muita dificuldade, 64,2% viviam com até três salários mínimos de renda mensal familiar. Entre as famílias com renda entre 3 e 6 salários, 24,2% apontaram o mesmo. Das famílias com renda acima de 15%, 2,1% relataram ter muita dificuldade em chegar ao fim do mês.

Em busca de drogas, trio armado mata homem em Limoeiro

Três homens armados invadiram uma casa, nesta quinta-feira (16) à noite, em Limoeiro do Norte, na região Jaguaribana. Eles queriam as armas e a droga que seriam do dono da residência, identificado como João Alves de Brito, de 63 anos.

No momento da ação, os bandidos viram uma outra pessoa no quintal e atiraram. Pedro Maia de Farias, de 49 anos, foi atingido e morreu na hora.

Os acusados fugiram e, até agora, não foram presos.

Em Orós homem comete suicídio por meio de enforcamento

Nesta quinta feira, 16, por volta das 14h, policiais militares pertencentes ao Destacamento Militar de Orós, tomaram conhecimento, de um suicídio através de enforcamento na localidade de Vila Acampamento distante 05 km da sede de Orós-Ce.

De imediato, os policiais militares compareceram ao local e constataram o fato. Segundo informações, o Sr. Francisco Silva dos Santos de 41 anos, foi encontrado pela sua companheira, a Sra. Josefa Adeodato da Silva Rodrigues, pendurado por um fio de nylon, dentro da sala da sua residência.
Segundo ela, o seu companheiro, estava sozinho e sofria de depressão.

Polícia prende 5 suspeitos de terrorismo contra o papa

Cinco homens foram presos nesta sexta-feira na região central de Londres sob a acusação de estarem ligados a uma possível ameaça contra o papa Bento XVI durante sua visita ao Reino Unido, informou a "BBC".

Segundo a rede britânica, os suspeitos foram detidos às 02h45 (horário de Brasília) e estão sendo interrogados.

A "BBC" informou ainda que, a princípio, os homens não teriam planejado um atentado em massa.

Marcelo Faria se envolve em acidente e tem o carro destruído


O ator Marcelo Faria se envolveu em acidente de trânsito na noite de quinta-feira (16), no Leblon, e acabou na delegacia. Em depoimento ao delegado Alessandro Thiers, da 14ª DP (Leblon), o ator relatou que, após a batida, o dono do outro carro, o vendedor Lúcio Cunha, 36, que dirigia um Golf, teve um acesso de fúria e destruiu sua picape Hillux com socos e pontapés. Já Lúcio alegou que Farias teria tentado fugir do local após a colisão, e que o ator foi o culpado pela batida.

"Tive medo de sair do carro porque ele estava muito nervoso. Ele (o vendedor) terá que pagar o prejuízo. Destruiu meu carro", reclamou o ator.

O acidente aconteceu por volta das 20h, na Av. Niemeyer, no Leblon. Segundo o vendedor, o trânsito estava lento e Marcelo Faria teria forçado passagem mesmo depois de ter sido advertido por ele que iria provocar uma batida se continuasse. Após o acidente, o ator teria tentado fugir, mas ficou retido no trânsito.

Já o ator disse que o vendedor teria freado repentinamente, causando a colisão. Em seguida, Lucas teria saído do carro e começado a insultá-lo. Farias ainda teria argumentado, dizendo que nada havia acontecido. Irritado, Lucas teria começado a socar o carro do ator, quebrando o retrovisor e amassando a lanterna e a porta. Um guarda municipal viu a briga e chamou a PM. Na delegacia, os dois carros foram periciados. Os laudos ficam prontos em 15 dias.

Luizianne Lins cancela visita à Acopiara

A visita que a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins faria hoje ao município de Acopiara, região Centro Sul do Ceará foi cancelada.

O motivo do adiamento não foi esclarecido.

Em vitória de 'soberano', Inter bate São Paulo no reencontro no Morumbi


O torcedor do São Paulo que foi ao Morumbi esperando uma vitória sobre o Internacional deixou o estádio revendo um filme na própria cabeça: o de mais uma decepção diante dos gaúchos. Na noite desta quinta-feira, o campeão da Libertadores voltou ao palco da classificação para a final da competição continental e levou na bagagem a vitória por 3 a 1. Com o triunfo, reforçou a condição de carrasco do Tricolor Paulista em 2010. Sobrou para o técnico Sérgio Baresi, que nem estava no cargo na eliminação, mas ouviu toda a frustração da torcida por mais uma queda diante do algoz. Na véspera do lançamento nacional do filme "Soberano", que conta a história dos seis títulos do Tricolor, quem mostrou superioridade foi o Colorado.


No outro jogo encerrando a rodada  Vasco e Avaí empataram em 1 x 1.

Cerca de 43% das mulheres que traem contam a uma amiga

Quando o assunto é traição, as mulheres têm mais dificuldade de guardar segredo. Segundo uma pesquisa do site de namoros IllicitEncounters.com, 43% das que pulam a cerca contam a uma amiga e, 15%, a mais de uma. E a fama de os homens se vangloriarem por terem amantes está longe de ser real: 77% deles preferem não revelar a situação.

O levantamento apontou que apenas 6% das pessoas do sexo masculino dizem sobre o caso a um amigo, enquanto 12% admitem compartilhá-lo com um desconhecido. Outro dado é que 6% da mulherada confiam a escapada a um membro da família, opção considerada por menos de 1% dos homens.

Os homens são "programados" a não revelar algo que poderia ser usado contra eles, tornando-os vulneráveis. O fato de se abrirem mais com alguém que acabaram de conhecer só reforça essa ideia, pois acham que nunca mais vão vê-lo e, portanto, não correriam o perigo de serem desmascarados. O sexo oposto, por sua vez, gosta de compartilhar e confia em seus melhores amigos.

Quatro idosos são presos acusados de abuso sexual em Pernambuco

Quatro idosos (dois de 82 anos, um de 62 e outro com 57 anos) e dois jovens (22 e 23 anos) foram presos nesta quinta-feira (16/9) acusados de estupro de vulnerável por policiais da Delegacia de Gravatá (PE). O grupo morava no distrito de Uruçu Mirim, em Gravatá, e teria violentado sexualmente entre dez e doze meninas. Um delas, inclusive, seria neta de um dos idosos presos.

A prisão temporária deles foi decretada pela juíza de Gravatá Izilda Maria de Abre Dornelas Câmara a pedido da Polícia Civil. Os acusados estão presos no Presídio de Vitória, pois houve um tumulto na frente da Delegacia de Gravatá.

A delegada de Gravatá Alessandra Brito informou que eles estavam sendo investigados há pelo menos três meses. A delegada disse ainda que uma das meninas estaria grávida. Ela foi levada para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru para realizar exame sexólogico. A Polícia Civil começou a investigar esses abusos depois de uma denúncia do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A média de pacientes do Interior na emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF) gira em torno de 48%. Hoje está em 67%. Os dados são da superintendência do hospital. O percentual começou a aumentar em julho, quando a campanha eleitoral teve início. Messias Barbosa, superintendente do IJF, acredita que as festas e comícios tenham aumentado o consumo de bebida alcoólica, o que estaria provocando mais acidentes de trânsito.

Dos 115 pacientes na emergência, 81 estão em macas espalhadas pelos corredores e 77 vêm do Interior. Do total, 45% é vítima de acidente de trânsito. Dentro desses 45%, 70% se machucaram pilotando motos.
A unidade de pediatria do IJF está no térreo, onde, pelo projeto de reforma, deveria ficar a diretoria. As crianças ocuparam o espaço ontem, às 14 horas. No segundo andar, onde estavam até então, foram abertos mais 30 leitos de recuperação para adultos.

Na coletiva de imprensa, Messias Barbosa, superintendente do IJF, voltou a dizer que a única saída para a superlotação do hospital é a abertura de uma unidade de apoio mantida pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras do Interior.

Mãe é presa por incentivar filha de 2 anos a fumar maconha nos EUA

Uma jovem de 21 anos da cidade Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, foi presa por forçar a filha de apenas 2 anos a fumar maconha e ainda gravar a cena com um celular.

No vídeo, a menina leva o cigarro de maconha à boca diversas vezes, enquanto a mãe faz comentários. A mãe ainda ensina o que a filha deve fazer, e dá orientações como “não assopre”.

Ainda num determinado momento do vídeo, a menina tenta devolver o cigarro à mãe, que segura o braço da filha e pergunta: “o que é isso?”. A criança fica quieta e mãe insiste em continuar gravando a cena.

A jovem foi presa e perdeu a guarda da filha. O caso vai ser levado ao Tribunal do Júri.Veja o vídeo aqui