sábado, 14 de janeiro de 2017

Chove em 17 cidades do CE; Região do Cariri concentra maiores chuvas

A Região do Cariri voltou a receber chuvas entre 7h de sexta-feira (13) até 7h deste sábado (14), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). O Ceará registrou chuvas em 17 municípios. 

A cidade de Missão Velha teve a maior chuva, com 43.0 milímetros. Em seguida, postos em Crato (34.0 mm) e Barbalha (14.5 mm), também na Região do Cariri. 

Completam as maiores chuvas do estado: Araripe (10.4 mm), Aiuaba (10.0 mm), Milagres (9.5 mm), Caririaçu ( 9.0 mm) e Jati (7.2 mm). saiba mais 

Possibilidade de chuvas 

A previsão da Funceme para este sábado é no decorrer do dia, nebulosidade variável com chuvas isoladas no sul e noroeste do estado. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para domingo (15), ao longo do dia, chuvas isoladas no Centro-Sul e Noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.

Novo prefeito de Iguatu ainda não pagou restante de salários de dezembro e servidores ameaçam paralisação

Com duas semanas no cargo, o prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PDT), ainda não quitou o restante do salário de 1/3 dos servidores públicos municipais. O recurso, cerca de R$ 1,6 milhão foi deixado na conta da Prefeitura pelo ex-prefeito, Aderilo Alcântara. 

Durante entrevista concedida em emissora de rádio de Iguatu, nesta quinta-feira, o prefeito Ednaldo Lavor confirmou a existência do dinheiro deixado na conta da Prefeitura pelo ex-prefeito Aderilo, e justificou o atraso no pagamento dos servidores devido a problemas burocráticos no Banco do Brasil. Ele tranquilizou os servidores e disse que o pagamento dos efetivos está garantido. 

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu (SPUMI), Fátima Siqueira, disse durante entrevista, que compreende as dificuldades para o novo gestor, no entanto entende que não justifica que com quase duas semanas, a nova administração ainda não tenha tido condições de efetuar o pagamento dos servidores municipais. “Nós entendemos as dificuldades da nova gestão, só que já com duas semanas sem que o servidor público tenha recebido seu salário”, disse. 

Servidores deliberam paralisação geral 

Durante uma assembleia realizada na Câmara Municipal, na tarde da última quinta-feira (12), os servidores públicos municipais aprovaram resolução de paralisação geral na próxima semana devido ao atraso dos salários referente ao mês de dezembro. “Durante as últimas semanas se buscou o diálogo a fim de solucionar o impasse, mas não foi obtido êxito”, diz a nota, distribuída nas redes sociais. 

Na mesma oportunidade, também foi discutida a pauta de reivindicações que deverá nortear a luta do funcionalismo municipal no ano de 2017 e que será apresentada à nova gestão nos próximos dias.

Ex-governador Cid Gomes vira réu por improbidade administrativa

A Justiça Federal aceitou ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-governador do Ceará Cid Gomes, outras sete pessoas e a empresa Corte Oito Gestão e Empreendimento Ltda por improbidade administrativa. Os réus são acusados de envolvimento em irregularidade na concessão de empréstimo pelo Banco do Nordeste à Corte Oito em 2014. 

A empresa, que tem Cid Gomes e Ricardo Sérgio Farias Nogueira como sócios, recebeu empréstimo de R$ 1,3 milhão para construção de galpões em Sobral, cidade que fica na região norte do estado. A operação financeira foi realizada quando Gomes ainda estava na administração estadual. De acordo com inquérito instaurado pelo MPF e com relatório da Controladoria Geral da União (CGU), na concessão do empréstimo não foram respeitadas as regras para operações financeiras com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Houve também falhas no controle interno do banco e superdimensionamento do faturamento da empresa na avaliação de crédito. 

O processo contra os réus vai tramitar na 10ª Vara da Justiça Federal no Ceará. Na análise do recebimento da ação, de autoria do procurador da República Oscar Costa Filho, o juiz federal Alcides Saldanha Lima, decidiu que os acusados responderiam por atos tipificados na Lei de Improbidade Administrativa como lesão ao erário e violação dos princípios da administração pública. 

Além do MPF, por decisão judicial, também será incluída a União como parte autora da ação. Entre os réus, além dos sócios da Corte Oito, aparecem também cinco funcionários do banco – Acy Milhomem de Vasconcelos, Micael Gomes Rodrigues, José Welington Tomas, André Bernard Pontes Lima e Richardson Nunes de Meneses – e o então superintendente João Robério Pereira de Messias.

Três pessoas são mortas após delatarem tráfico de drogas em Limoeiro do Norte

Um triplo homicídio foi registrado nesta sexta-feira (13) em tiroteio em Limoeiro do Norte. Uma quarta pessoa foi baleada. Segundo a Polícia, o crime teria sido represália após uma delação. 

As vítimas são duas mulheres e um homem, identificados como: Marcílio, Paloma e Juliane. A quarta pessoa baleada não teve o nome divulgado. Segundo informações, o grupo estava em um bar quando foi surpreendido por homens que já chegaram atirando. Os criminosos dirigiam um carro modelo Ford Ka, de cor preta. O bar fica no Bairro Luís Alves de Freitas. 

Após atirar no grupo, o bando fugiu. A PM realizou buscas pelos suspeitos, mas não quis dar detalhes para não atrapalhar as investigações. A polícia também não sabe informar as motivações do crime, mas acredita que as vítimas haviam delatado uma facção que realiza tráfico de drogas e comete homicídios na região. 

As pessoas assassinadas foram presas e soltas há 10 dias, quando haviam denunciado outro grupo. A pessoa baleada foi atendida no hospital municipal de Limoeiro do Norte. A unidade não deu informações sobre o estado de saúde do paciente.