quarta-feira, 5 de abril de 2017

Caixa libera uso de FGTS como garantia para consignados

A Caixa Econômica Federal divulgou hoje (4) as regras para uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados, com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. A nova modalidade de crédito terá 48 meses de prazo para pagamento e taxas de até 3,5% ao mês. 

O FGTS assegura que o valor emprestado, ou pelo menos parte dele, poderá ser imediatamente recuperado caso o trabalhador perca o emprego. 

De acordo com a Caixa, os valores emprestados pelos bancos dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perde o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado. 

A utilização do Fundo de Garantia para crédito consignado está prevista em lei aprovada em julho do ano passado. O início das operações com o FGTS dependia de regulamentação da Caixa.

Triste realidade na saúde de Acopiara

Um internauta que não quer ter o seu nome divulgado registrou na manhã de hoje (5) uma ambulância pertencente a Prefeitura de Acopiara com o cano de escape caindo. 

O que ele achou absurdo é que o veículo está transitando normalmente na condução de pacientes para outros centros. 

Outra observação feita pelo internauta está atrelada a retirada dos bancos de frente do Hospital Geral para ninguém sentar. A ordem para a retirada do assentos teria partido da vice-prefeita.

Contas de luz devem seguir com cobrança extra até o fim de 2017, diz Aneel

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, afirmou nesta terça-feira (4) que a tendência é que a bandeira tarifária siga vermelha até novembro, o que implica em uma cobrança extra nas contas de luz de pelo menos R$ 3 a cada 100 kWh de energia consumidos. 

Na semana passada, a agência anunciou que a bandeira tarifária, que estava amarela em março (cobrança extra de R$ 2 para cada 100 kWh), passaria para vermelha 1 em abril, devido à falta de chuvas que vem comprometendo a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas. 

Com os reservatórios mais baixos - e a proximidade do período seco -, aumenta a necessidade de uso das usinas termelétricas, que geram energia mais cara porque usam combustível para funcionar.

Governo anuncia ampliação do BPRaio para 13 cidades do Ceará

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (4) a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará. Segundo Camilo, 13 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do estado receberão unidades permanentes do batalhão. 

Além de Canindé, que já está em fase de implementação, o BPRaio deverá ser levado para outros 12 municípios cearenses: Aquiraz, Aracati, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova e Quixeramobim. 

Camilo Santana acrescentou que pretende, até o fim de sua gestão, implantar bases do BPRaio em todas as cidades cearenses com mais de 50 mil habitantes. 

"São cidades de médio porte que receberão o Batalhão do Raio neste ano e no próximo. Temos observado grandes resultados com a implantação do BPRaio no combate à violência", comentou o governador em sua página oficial no Facebook.

Acopiara entregue a bandidagem

A onda de assaltos não dá trégua no município de Acopiara. Pelo menos mais dois foram registrados na noite de ontem (4). O primeiro foi na praça da Matriz, tendo como vítimas duas mulheres, inclusive uma médica cubana. 

O segundo foi nas proximidades do CDI. Os larápios levaram da vítima um celular. A insegurança em Acopiara aumentou muito nos últimos meses. Até o final de 2016, o grupo que hoje administra a cidade falava que a falta de segurança era culpa do ex-prefeito Dr. Vilmar. E hoje, de quem é a culpa? 

Vale destacar, que ainda na tarde de ontem,aconteceu outro assalto a mão armada tendo como vítima uma mulher que estava no seu estabelecimento comercial, localizado na avenida Pedro Alves.