quinta-feira, 19 de abril de 2012

Durante perseguição, carro da polícia capota e policiais ficam feridos


A Polícia Militar de Juazeiro do Norte prendeu na tarde desta quinta-feira (19) sete homens suspeitos de roubar e vender motocicletas roubadas na região do Cariri, no Sul do Ceará. Além das prisões, os policiais recuperaram oito motos roubadas.

Durante perseguição a um suspeito de conduzir um veículo roubado, uma viatura da Polícia Militar capotou e quatro policiais ficaram feridos. O capitão da Polícia Militar Zivaldo Rodrigues chegou a ficar a preso a ferragens.

O acidente ocorreu em estrada carroçável na zona rural de Lavras da Mangabeira, na região do Cariri. Os policiais foram socorridos e levados ao Hospital Regional do Cariri. De acordo com o hospital, três soldados da PM tiveram ferimentos leves. O capitão Zivaldo Rodrigues contundiu um braço e teve escoriações leves.

Segundo a Polícia Militar, o carro usado na perseguição capotou três vezes e bateu em poste. O suspeito fugiu. A Polícia Militar diz ainda que a operação "dança da motinha" deverá continuar nos próximos dias. A polícia diz ter identificado outros suspeitos de crimes de roubos e receptação de motos roubadas na região

Homem é preso por ato sexual em ônibus ao lado de criança, no CE

Um homem de 22 anos foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira (19) após praticar ato sexual na frente de uma criança de 12 anos dentro do ônibus que faz a linha Grande Circular I em Fortaleza.

Segundo a Guarda Municipal de Fortaleza, o ônibus conduzia poucos passageiros e o suspeito estava sentado ao lado da criança e da mãe dela.

Ainda de acordo com a Guarda, após o homem mostrar o órgão sexual, a criança gritou e chamou atenção de um policial militar à paisana, que o imobilizou e entregou aos guardas municipais dentro do terminal de ônibus do Bairro Messejana. O suspeito foi levado para o 6º Distrito Policial e, depois, à delegacia da criança e do adolescente, onde a criança molestada e a mãe devem prestar depoimento.

Polícia prende seis pessoas e recupera oito motos furtadas da Araripe Veículos em Várzea Alegre-CE


 Os funcionários da Araripe veículos, Rosivaldo Araújo Rodrigues,
Valderlânio de Lima Santos e Cícero Robério Leite Cordeiro

Oito motocicletas foram recuperadas e seis homens presos, sendo a metade funcionários da Concessionária Araripe Veículos que funciona na Avenida Padre Cícero, 3770 em Juazeiro do Norte. Esse foi o resultado da operação denominada Dança da Motinha desenvolvida por polícias militares e civis nesta quinta-feira no município de Várzea Alegre. Os veículos eram furtados por funcionários da empresa e vendidos ao receptador Raimundo Fábio Garcia de Oliveira apontado como mentor da quadrilha.

Três pessoas presas residem em Várzea Alegre no caso os irmãos Cicero Luiz de Sousa, conhecido como Neguim da Coelce, e Francisco Luiz de Sousa Filho, além do próprio Fábio Garcia. Os funcionários da Araripe Veículos trabalham como recepcionista, mecânico e lavador. São eles Rosivaldo Araújo Rodrigues, Valderlanio de Lima Santos e Cícero Robério Leite Cordeiro. Segundo Boletim de Ocorrência feito nesta quarta-feira na Delegacia de Juazeiro, estes furtavam as motos ainda no depósito.
Os irmãos Cicero Luiz de Sousa, conhecido como Neguim
da Coelce, e Francisco Luiz de Sousa Filho, além do próprio
Fábio Garcia, presos em Várzea Alegre.
 
O passo seguinte era comercializar por um preço bem abaixo do mercado tendo como comprador Fábio Garcia acusado ainda de envolvimento no furto a uma casa lotérica de Várzea Alegre e o roubo de uma moto em agosto do ano passado. Este fazia a conexão com seu irmão e o Neguinho no sentido de vender as motos furtadas na região de Várzea Alegre. Modelos com preços entre cinco e oito mil reais, eram vendidos por algo em torno de R$ 1,5 mil.

A operação foi chefiada pelo Capitão L. Rodrigues do 2º BPM o qual sofreu um acidente no retorno para Juazeiro quando a viatura em que trafegava desceu uma ribanceira às margens da Rodovia Padre Cícero à altura do Sítio Vaca em Lavras da Mangabeira. O mesmo ficou preso às ferragens da Hilux e foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Ele é irmão do Capitão Luciano que comanda a PM em Várzea Alegre e esteve no local. Por telefone, disse ao Miséria que o mesmo está bem e internado no Hospital Regional do Cariri.

Motos apreendidas
 
Oito motos foram recuperadas e outras estão sendo procuradas. A maioria era vendida a produtores rurais e pelo menos quatro jamais foram emplacadas. Os envolvidos vão responder por crimes de formação de quadrilha, furtos qualificados e receptação. Ontem, os funcionários da Araripe Veículos foram levados pela polícia para ajudar na descoberta do paradeiro das motos.

Dupla assalta guichê da Expresso Guanabara, em Iguatu

Dois homens assaltaram, por volta das 13h20min desta quinta-feira (19), o guichê da empresa de ônibus Expresso Guanabara, que fica localizada na Rua professor João Coelho, próximo ao terminal rodoviário de Iguatu.

De acordo com informações da polícia militar, a dupla se aproximou a pé no local e um deles, de arma em punho, anunciou o assalto, e em seguida recolheram todo o dinheiro dos caixas.

Na fuga, a dupla tomou de assalto uma motocicleta Honda Titan 150cc de placa HXY 0834, de propriedade do mototaxista Antonio Chagas de Oliveira. Após realizar diligências a polícia localizou a moto, que se encontrava abandonada próxima a um posto de combustível na Avenida Guilherme de Oliveira.

A polícia agora prossegue a investigação no sentido de identificar e prender os autores do delito.

Agências da Caixa Econômica irão abrir mais cedo até o dia 11 de maio

A partir de segunda feira (23), as agências da Caixa Econômica Federal em todo o país, ampliarão o horário de atendimento ao público. Segundo nota do banco, as agências vão abrir uma hora mais cedo que o horário habitual para atender as demandas do Programa Caixa Melhor Crédito. O novo horário vai vigorar até o dia 11 de maio.

No sábado 12 de maio, a Caixa abrirá suas principais agências para a Ação Caixa Melhor Crédito. A ideia é divulgar “melhor compreensão do movimento do mercado em relação ao crédito, às taxas, às tarifas bancárias e outros serviços”.

“Essas medidas fazem parte da estratégia da Caixa de atuar junto à sociedade brasileira, por meio de noções de gestão financeira. Neste dia, quem procurar a Caixa vai receber orientações sobre a forma consciente e responsável de contrair empréstimos e alongar suas dívidas por meio de simulações em relação à necessidade do cliente e comparando as diferentes situações”, diz o banco, em nota.

A Caixa lançou o programa no último dia 9, com anúncio de redução de taxas de juros. Na mesma semana, o Banco do Brasil também reduziu juros. Após pressão do governo, bancos privados, como Itaú e Bradesco, também cortaram as taxas mínimas nos empréstimos para os clientes.

Sesa pretende vacinar 80 por cento da população contra gripe

Com o objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações por infecções pelo vírus da influenza na população que precisa de mais proteção, começa no dia 5 de maio, a Campanha de Vacinação contra Influenza no Ceará.

A meta da Secretaria da Saúde do Estado e das secretarias municipais é imunizar pelo menos 80% das crianças menores de dois anos, das gestantes, dos indígenas e dos idosos a partir de 60 anos.

Até o dia 25 de maio, serão disponibilizados 1.693 postos fixos de vacinação, que incluem unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Haverá, ainda, 7.320 postos volantes, que farão a vacinação em domicílio de pessoas acamadas.

Durante a campanha, a população vai contar com a vacina pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas pelo pneumococo, intensificação da imunização contra hepatite B para a faixa etária até 29 anos e vacina dupla adulto, contra difteria e tétano.

Polícia prende em Acopiara acusado de fazer mulher refém e atirar em criança de 10 anos

Após a divulgação da foto nas redes sociais do casal suspeito de assaltar um hotel, no bairro Mucuripe, em Fortaleza, fazer uma mulher refém e atirar em uma criança de 10 anos, no último dia 10 de abril, a polícia conseguiu identificar e prender Antônio Leonardo Chagas Silva, de 25 anos, na tarde desta quarta-feira (18), no município de Acopiara, na região Centro-Sul do Ceará.

De acordo com o Sargento do Ronda do Quarteirão de Acopiara, Cleudo, Leonardo estava vendendo dois revólveres em uma feira no bairro Nova Acopiara, no mesmo município. Em uma abordagem, o suspeito tentou fugir de motocicleta, mas acabou caindo e foi preso.

Ao chegar na delegacia, um policial suspeitou que o Leonardo era o mesmo de ter assaltado um hotel em Fortaleza. Os policiais entraram em contato com a Agência de Investigação de Fortaleza (AIF), que estava cuidando do caso, e confirmou a suspeita. A irmã de Leonardo, que também aparece na foto, ainda está foragida.

Repercussão nas redes sociais

Um sobrinho da vítima divulgou as imagens do circuito interno do hotel na rede social Facebook na última segunda-feira (16). No mesmo dia, a foto já tinha sido compartilhada por mais de 3 mil pessoas. A repercussão do caso fez com que a polícia identificasse o suspeito.

Servidor da eletrobras more eletrocutado no interior do Piauí

Um funcionário da Control, empresa tercerizada que presta serviços à Eletrobras, morreu eletrocutado na manhã de ontem quarta-feira (18), na localida de Tanque dos Batistas, zona rural de Jaicós.

A vítima, identificada por Ataneal Carvalho, de apenas 23 anos, religava a energia do Posto de Saúde quando sofreu a descarga. Segundo relatos de testemunhas, vítima usava todos os equipamentos de segurança e foi atingido por uma rede de alta tensão que passa a menos de um metro ao poste onde ele executava o serviço.

VERGONHA NACIONAL: Programas Bolsa Família, construções de cisternas e kit's sanitários viram moedas de troca de votos em Acopiara


A Prefeitura Municipal de Acopiara pode se complicar de vez. O blog recebeu uma denúncia dando conta que a Prefeitura deste Município está utilizando os programas Bolsa Família, implantação de cisternas e a construção de kit's sanitários, do Governo Federal, para angariar votos para o sobrinho do prefeito que é pré-candidato ao cargo majoritário nas eleições deste ano.

Funcionários da Prefeitura estariam visitando as residências dos eleitores oferecendo os benefícios e em troca os mesmos votariam no pré-candidato apoiado pelo prefeito. A proposta não sendo aceita pelo eleitor ele fica impedido de fazer qualquer cadastro.

Como as três ações fazem parte de programas do Governo Federal, a denúncia foi reencaminhada para o Ministério Público Federal para tomar as medidas cabíveis.

Em tempo

Nas eleições em 2008, o Jornal A Folha de São Paulo publicou a seguinte matéria sobre esse tipo de assunto.

Folha de SP denuncia pesquisa falsa e uso da bolsa família em Acopiara

Uma grave denúncia está nas páginas do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira, e tem como foco principal o Município de Acopiara, onde um instituto de pesquisa induzia os eleitores a citarem o nome do prefeito Antonio Almeida, candidato à reeleição, como motivo para continuar recebendo o Bolsa Família. A denúncia é grave e mostra como os programas sociais, como denuncia a reportagem da Folha de São Paulo, estão sendo usados como moeda de troca na campanha eleitoral.

Veja abaixo íntegra da matéria da Folha de São Paulo.

Outro uso do Bolsa Família na eleição ocorreu em Acopiara (CE). Enquanto respondia a uma pesquisa encomendada pela campanha do prefeito, Antonio Almeida (PTB), Maria Aparecida Pereira, 51, foi surpreendida com uma pergunta sobre o Bolsa Família. A Folha teve acesso ao questionário.

"A senhora ou alguém que mora na sua casa recebe o Bolsa Família?", quis saber o pesquisador. "Sim, eu recebo", respondeu Maria Aparecida. Na seqüência, duas perguntas sobre eleição. Em quem votará para vereador e para prefeito.

"Quando eu disse que votaria no Vilmar [adversário do prefeito], ele perguntou se eu não tinha medo de perder o benefício", diz a dona-de-casa, que completa: "Fiquei com muito medo de perder". Mãe de seis filhos, ela saiu gritando pela rua, e o caso foi parar na Promotoria eleitoral, que abriu investigação. O prefeito nega a prática e diz que a denúncia é uma tentativa do adversário para prejudicá-lo.

Mulher é demitida por soltar "pum", processa empresa e ganha a causa

Alguns processos judiciais, de tão bizarros, acabam ganhando destaque e uma atenção especial, ainda mais quando incidem sobre a nossa lei brasileira. Em São Paulo, uma funcionária conseguiu processar uma fábrica "pelo direito de peidar (soltar pum)":

Uma funcionária de uma fábrica de Cotia (SP) processou a companhia que a demitiu por justa causa. É que o motivo alegado para a demissão era flatulência.

O caso foi parar nas mãos do desembargador Ricardo Artur Costa e Trigueiros, do Tribunal do Trabalho da 2ª região, que deu ganho de causa à trabalhadora. "A eliminação involuntária, conquanto possa gerar constrangimentos e, até mesmo, piadas e brincadeiras, não há de ter reflexos na vida contratual".

Auxílio-paletó custa mais de R$ 250 milhões aos cofres públicos

O Congresso Nacional e 16 assembleias do País desembolsaram cerca de R$ 252,5 milhões para os pagamentos de 15 salários anuais dos parlamentares ao longo de quatro anos de mandato. As informações são do site Congresso em Foco.

São beneficiados um total de 1.315 políticos. Caso o dinheiro fosse destinado a projetos sociais, poderia por exemplo sustentar por quatro anos um total de 17 mil famílias com o benefício máximo do Bolsa Família, de R$ 306.

Na habitação popular custearia a construção de 4,7 mil casas populares de R$ 54 mil - teto do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" para esse tipo de moradia.

O auxílio extra, denominado de auxílio-paletó, na verdade, se somado permitira a compra de 126.250 ternos, considerando-se o valor de R$ 2 mil. Cada parlamentar poderia, assim, comprar com o auxílio-paletó, que recebe anualmente, pelo menos 20 ternos novos.

Agricultor acusado de estuprar e engravidar filha de 16 anos tem habeas corpus negado em Barbalha-Ce

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará negou nesta quarta-feira habeas corpus em favor do agricultor José Gregório dos Santos, de 41 anos, acusado de abusar sexualmente de sua própria filha M. A. D. S., na época com 16 anos e completará 18 na próxima quarta-feira. O réu teve a prisão preventiva decretada pela justiça de Barbalha em julho de 2011 à pedido do Delegado Marcos Antonio dos Santos e encontra-se recolhido à cadeia pública daquela cidade.

Segundo os autos do processo, a garota voltava da escola para sua casa no Sítio Barro Branco em uma das manhãs de janeiro de 2011 quando foi abordada pelo pai que se encontrava por trás de uma árvore. Ele a puxou pelo braço, amarrou, amordaçou com um pano na boca e a levou para um matagal. A adolescente foi abusada sexualmente e engravidou do acusado, cujo bebê completará um ano em setembro próximo. Em depoimento, José Gregório negou o estupro, porém dois exames de DNA confirmaram a paternidade do mesmo.

Segundo ela, o ato sexual durou uma hora aproximadamente e foi praticado outras vezes mediante ameaças para não contar o caso. O agricultor é suspeito de ser usuário de drogas e prometia exterminar a família se a filha “abrisse a boca”. Ele tinha ciúmes até do namorado dela, Cleverlânio Santos de Oliveira, e até sugeria o fim do namoro. Quando ela começou a sentir a possibilidade da gravidez decidiu fazer um exame as escondidas que terminou confirmado.

Estado vai construir novo presídio com 500 vagas

Um novo presídio vai ser construído no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O equipamento, com 500 vagas, será destinado a jovens adultos, do sexo masculino, com idades entre 18 e 24 anos, não reincidentes, ou seja, que passam pela primeira condenação.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), o presídio será utilizado como um centro de recuperação dos presos. Como parte do projeto de ressocialização, o equipamento pretende oferecer cursos profissionalizantes, como forma de estímulo ao “desejo de uma vida melhor”.

O Governo do Estado do Ceará, com apoio do Ministério Público do Estado, já divulgou o edital de licitação, com investimento de R$ 21 milhões. O presídio será construído com uma extensão de 13.336 m² (metros quadrados). Segundo o edital, prazo de conclusão da obra está previsto em 18 meses.

PMs descartam nova paralisação após reunião com governo

Representantes do Governo do Estado e dos PMs entraram em acordo durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (18), na Sede da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag).

Durante o encontro, ficou definido o aumento do valor do vale alimentação para R$ 220,00 e carga horário de trabalho de 40h semanais para policiais do Ronda do Quarteirão e 42h para demais companhias.

Uma série de reuniões de negociação foi agendada após o fim da greve da categoria, em janeiro. Mas o adiamento de alguns encontros deixou o clima tenso. No entanto, com a retomada das conversas, os militares adotam um tom mais cauteloso.

“Uma nova paralisação da polícia militar já foi descaratada”, afirma o presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros do Ceará (Acsmce) Flávio Sabino.

Novas negociações

Segundo Flávio Sabino, uma assembleia geral da categoria deve ser realizada no próximo dia 26 de abril. O encontro deve decidir se a categoria vai ou não paralisar as atividades. De antemão, o presidente da Acsmce descarta qualquer movimento grevista dos Pms.

Cogerh registra que três açudes cearenses continuam sangrando

Apesar da pouca quantidade de chuvas registradas nos últimos meses, um levantamento divulgado nesta quarta-feira (18) pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) revela que três açudes continuam sangrando no Ceará.

Os reservatórios que apresentam volume acima de 100% são: Junco, no município de Granjeiro, Bacia Hidrográfica do Salgado, Muquém, no município de Cariús, reservatório da Bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe, e Valério, no município de Altaneira, também localizado na Bacia Hidrográfica do Salgado.

Dos 138 açudes monitorados pela Cogerh, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), dez apresentam volume acima de 90%:

Gavião (92,81%), em Pacatuba,
Tijuquinha (97,62%) em Baturité,
Quandú (91,50%), em Itapipoca,
Orós (95,22%) em Orós,
Trussu (96,79%), no município de Iguatu,
Olho D´água (94,31%), no município de Várzea Alegre,
Rosário (99,19%), no município de Lavras da Mangabeira,
Tatajuba (98,59%), no município de Icó,
Ubaldinho (99,33%), no município de Cedro,
Quixeramobim (90,58%), no município de Quixeramobim.

De acordo com a Cogerh, mesmo com a estação chuvosa abaixo da média, o volume acumulado nos reservatórios é considerado confortável. Atualmente o volume é de 12.622.300 m3 de litros d´água, o que representa 69,86% da capacidade total do Estado.

Lotofácil: Confira os números sorteados da Lotofácil nesta quarta-feira

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite desta segunda-feira (16) as dezenas do concurso 741 da Lotofácil.

Duas apostas acertaram as 15 dezenas e cada uma vai levar prêmio de R$ 784.337,68.

Confira os números sorteados: 02 - 03 - 05 - 07 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 16 - 17 - 18 - 21 - 24 - 25.

Aposta de SP leva prêmio de R$ 22,8 milhões da Mega-Sena

Uma aposta feita em São Paulo (SP) acertou as seis dezenas do concurso 1.381 da Mega-Sena, sorteadas na noite desta quarta-feira (18). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), o bilhete dará direito ao prêmio total de R$ 22.817.234,34.

Veja as dezenas sorteadas: 11 - 27 - 30 - 40 - 44 - 57.

De acordo com a Caixa, 109 apostas acertaram a Quina e devem receber, cada, R$ 23.177,49. Na Quadra, 7.087 apostadores devem receber R$ 509,25.

O prêmio estimado para o próximo concurso é de R$ 2 milhões para quem acertar os seis números, o concurso será feito no sábado (21).

Flu vence o Arsenal e garante melhor campanha da fase de grupos


O primeiro objetivo do Fluminense na Libertadores foi cumprido. Mas não faltaram emoções. O Tricolor sofreu, perdeu pênalti contra um atleta de linha no gol, e jogou apenas o suficiente para vencer o Arsenal de Sarandí-ARG por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, no Estádio Júlio Grondona, em Buenos Aires. Assimo como em 2008, o clube das Laranjeiras terminou com a melhor campanha da fase de grupos da competição sul-americana: cinco vitórias, apenas uma derrota e 15 pontos em 18 possíveis.

O desempenho garantiu o direito de decidir sempre em casa nas próximas fases do torneio. O adversário do Fluminense nas oitavas será Emelec-EQU ou Internacional. A chance é grande de que a partida de ida, fora do Rio de Janeiro, seja realizada já na próxima quarta-feira.