terça-feira, 19 de outubro de 2010

Em nota, diretor José Padilha nega apoio a Dilma


O diretor do filme Tropa de Elite 2, José Padilha, negou nesta terça-feira (19) que esteja apoiando a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. Em nota, publicada no blog do longa e divulgada à imprensa, Padilha afirmou que "não aderiu a candidata.

O nome do cineasta aparecia junto ao de outros 60 artistas e intelectuais - que apoiam a petista - em uma notícia divulgada pelo site da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Após a nota de Padilha, a CUT retirou o nome do diretor da lista.

CBF confirma e Seleção enfrenta França e Alemanha em 2011

A CBF anunciou na tarde desta terça-feira os primeiros adversários da Seleção Brasileira na próxima temporada. Os dois duelos que abrirão o ano de 2011 para a equipe de Mano Menezes serão contra a França e a Alemanha. Antes, o time nacional terá o confronto contra a rival Argentina, no dia 17 de novembro, em Doha, no Catar, além da revitalizada Copa Roca, em dezembro, na cidade de La Plata.

"Esses três amistosos já estão certos", disse Teixeira durante evento de lançamento do livro Anuário do Futebol Brasileiro.

De acordo com o calendário da Seleção Brasileira no site da Fifa, o Brasil enfrentará a França no dia 9 de fevereiro, no Stade de France, palco da final da Copa do Mundo de 1998, vencida pelos donos da casa contra os brasileiros. Por outro lado, o jogo contra a Alemanha está marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart.

Depois da Copa do Mundo da África do Sul, o Brasil enfrentou e venceu as seleções dos Estados Unidos, Irã e Ucrânia, o que rendeu elogios de Teixeira ao novo técnico Mano Menezes. "É um início de trabalho. Não teremos Eliminatórias e temos que nos preparar", disse o dirigente. "Acho importante que esse trabalho seja iniciado o mais rápido possível", acrescentou.

O presidente da CBF afirmou que a marcação de amistosos com adversários mais fortes a partir do próximo ano se deve a uma folga no calendário dos times europeus, que atualmente estão disputando as Eliminatórias para a Eurocopa de 2012.

Sérgio Guerra, presidente do PSDB, chama pesquisa do Vox Populi de 'sem-vergonha'

No dia em que uma nova rodada da Pesquisa Vox Populi apontou 12 pontos de vantagem da petista Dilma Rousseff sobre o candidato tucano José Serra, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, acusou a instituição de trabalhar para o governo e para o PT. Em entrevista à imprensa nesta manhã em São Paulo, o dirigente chamou o levantamento divulgado hoje "de pesquisa sem-vergonha" e afirmou que o instituto promove uma "poderosa" ação combinada para interferir na intenção de voto.

De acordo com Guerra, o erro do instituto de pesquisa no primeiro turno (que indicava a vitória de Dilma Rousseff em 3 de outubro) prova que houve uma manipulação dos dados. "Não dá para acreditar que foi um erro. Foi uma safadeza, uma falta de respeito pelas instituições brasileiras", acusou.

Segundo o dirigente, institutos de pesquisa, como Vox Populi, fizeram um trabalho sistemático contra as campanhas dos aliados do PSDB no primeiro turno e repetem a estratégia do que ele chamou "de nova conspiração." Para ele, os "institutos de pesquisa se tornaram campanhas eleitorais." A preocupação do partido, enfatizou Guerra, é que a repercussão das pesquisas na imprensa interfira na escolha dos eleitores e afete o ânimo dos militantes. "É uma ação irresponsável e leviana de uma instituição que não tem neutralidade", afirmou.

Guerra afirmou que o partido não pretende entrar com uma ação judicial para impedir a divulgação de novas pesquisas do instituto Vox Populi, embora tenha alegado que a repercussão desse tipo de pesquisa deixa a democracia brasileira comprometida. "Não dá para aceitar calado que uma instituição como essa, que trabalha para o governo, que faz a campanha do governo, do PT, atue impunemente", disse. No final, o tucano mandou um recado para o presidente do instituto: "Marcos Coimbra não vai eleger o presidente da República, ele não é o povo", afirmou.

Lei que troca doação de sangue por ingresso de futebol causa polêmica

`Doe sangue pelo seu time´ é a frase da campanha que a Lei estadual 5.816/10 instituiu desde o dia 8 de setembro e que causou polêmica. Pelo decreto, o torcedor que doar sangue voluntariamente recebe um ingresso para assistir ao jogo do seu time de futebol. A intenção é aumentar os bancos de sangue dos hospitais. Mas para o Hemorio, que ficou responsável pela coleta, a lei é inconstitucional.

Segundo regulamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), uma lei federal diz que a doação de sangue tem que ser "voluntária, altruísta e não remunerada direta ou indiretamente", ou seja, não se pode doar sangue em troca de um benefício. Segundo o Hemorio, as pessoas acabam mentindo, na entrevista prévia que é feita antes da coleta, para obter a recompensa.

"O Hospital Pedro Ernesto fechou por falta de sangue. Não é justo que um cidadão para conseguir uma cirurgia tem que conseguir doador de sangue. Eu criei uma campanha institucional que incentiva o doador de sangue. É pelo ato de solidariedade. Se isto é inconstitucional, é inconstitucional dar fruta, café e pão com manteiga", defendeu o deputado Dionísio Lins (PP), autor da lei.

O que diz a lei

O texto exige que o Hemorio implante um posto volante de coleta de sangue nos estádios de futebol, em dias de venda de ingressos para jogos. Os doadores voluntários receberão um bilhete cortesia para o setor de arquibancada. Segundo o decreto, a distribuição dos ingressos do tipo cortesia não poderá ultrapassar 10% dos bilhetes disponíveis para cada jogo.

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, a subsecretaria jurídica do órgão está preparando um pedido de inconstitucionalidade da lei, que será apresentado à Justiça.

“Uma coisa é incentivo de doação outra é comprar. Nós não estamos comprando. A Anvisa não me notificou em momento algum dizendo que é inconstitucional e acho que essa interpretação é equivocada. Vou fazer uma reunião emergencial para dizer que está equivocada e colocar essa lei em prática”, afirmou Lins. Segundo ele, um ofício seria preparado nesta terça-feira (19).

O Hemorio afirmou que em nenhum momento foi procurado pelo deputado para discutir a proposta. "Tudo o que é para beneficiar a população ou contrariar certo interesse as pessoas querem que convide o setor primeiro. Se ouvisse o setor, iam dizer que era inconstitucional, pra que vou ouvi-los? Lei se cumpre", contestou o deputado.

Promotor apresenta denúncia contra tesoureiro do PT por desvios da Bancoop

O promotor José Carlos Blat apresentou à Justiça denúncia contra o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, sob a acusação de envolvimento em desvios da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) em favor de ex-dirigentes da cooperativa e para o caixa dois do partido.

Blat está divulgando a acusação formal na CPI da Bancoop, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Ele disse que Vaccari e os outros ex-dirigentes acusados formaram uma "organização criminosa".

Segundo o promotor, os denunciados usaram várias empresas que tinham como sócios ex-diretores da cooperativa para cometer as irregularidades.
Blat afirmou que os acusados usaram cerca de R$ 100 mil para pagar hospedagens em hotel de luxo de espectadores para a etapa brasileira da Formula 1 em São Paulo.

Ele disse ainda que os desvios e prejuízos causados pelos acusados à Bancoop somam R$ 170 milhões. Os ex-dirigentes foram denunciados por lavagem de dinheiro e 1.633 operações que configuraram estelionato.

Segundo Blat, também há indícios de repasses indevidos da cooperativa para um centro espírita e uma instituição de caridade. Se a Justiça aceitar a denúncia, os acusados passarão a ser réus em um processo criminal.

Casal faz sexo em motel e briga com a chegada da conta

Um fato inusitado aconteceu em Juazeiro do Norte por volta das 14 horas desta segunda-feira no Motel Hawai que funciona na Rua Beata Maria de Araújo (Bairro Romeirão). O pagamento da conta gerou desentendimento e houve lesões corporais mútuas após um início de tarde com bastante sexo. Gilson Bezerra da Silva, de 28 anos, mora no Bairro Santo Antônio e disse a parceira que não tinha "um centavo no bolso" imaginando que a mesma tivesse grana para pagar a permanência.

Como não tinham combinado antes, o rapaz se surpreendeu quando Maria Auxiliadora, de 25 anos, residente no bairro Romeirão, confessou que, também, estava "lisa". As juras de amor foram por terra e a violência entrou em cena dentro do quarto com a troca de insultos entre os dois substituindo a troca de carícias. O funcionário que aguardava o dinheiro do lado de fora já ouviu foi a confusão envolvendo o casal por conta da ausência do dinheiro.

Gilson apanhou uma garrafa e quebrou lesionando sua ex-paixão com o gargalo de vidro que atingiu sua mão esquerda. A jovem não aceitou a agressão e decidiu revidar após tomar o gargalo de garrafa para, em seguida, lesionar o seu "amor" no rosto. A recepção do motel acionou a polícia e os Soldados Marçal, Gadelha e Alencar foram até lá acalmar os ânimos. O casal foi levado para a Delegacia da Mulher, mas nenhum quis representar contra o outro, sendo lavrado apenas um TCO.

Prisão evita nova morte em "guerra" entre famílias de Mombaça

Com a prisão de dois pistoleiros em Mombaça, no último final de semana, a Polícia evitou o que seria mais uma morte na escalada da violência que toma conta do município, dentro de uma intriga aparentemente sem fim envolvendo as famílias Castro e Bezerra Martins, na qual, segundo a própria Polícia, 36 pessoas já foram assassinadas em menos de 11 anos.

Os pistoleiros Ary Reis Silveira, mais conhecido por “Capote”, de 47 anos, natural de Tauá, e Giliarde de Souza Alves, 19, foram trazidos de Mombaça, ontem pela manhã, escoltados pelo delegado de Polícia daquele município, Marcos André Rodrigues, e recolhidos à carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter, no Centro de Fortaleza.Os acusados confessaram em depoimento que haviam sido contratados por um homem, que se identificou pelo nome de Júnior, para matar um comerciante de Mombaça, em comum acordo com um homem conhecido pelo nome de “Patrão” ou “Negão”, residente em São Paulo.

A prisão de Ary Capote e Giliarde foi efetuada pelo policial militar Francisco Nilton da Silva, momentos depois de ele ter sido procurado na Delegacia de Polícia de Mombaça pelo próprio comerciante, que suspeitava da presença de duas pessoas armadas em uma moto que rondavam o local em que ele estava.

O comerciante disse em depoimento na Delegacia de Mombaça que agora está temendo pela sua vida - O POVO opta por preservar a identidade dele. Ele pertence à família Castro, que mantém intriga com os Martins, mas disse que ele próprio não tem inimizade com ninguém.

Motivação passional

O término de um casamento em Mombaça foi o começo das mortes entre membros das familias Castro e Martins. Segundo a Polícia, a mulher de Bezerra Martins, o “Maninho”, o deixou e passou a namorar com Epitácio Bezerra Júnior. o “Júnior do Epitácio”. Por conta disso, Maninho, se sentindo traido, terias mandado matar Júnior, crime praticado pelos pistoleiros conhecidos por “Bacano” e “Bastos”. Os assassinos foram presos.

No velório de Júnior, o advogado Vicente de Castro, conforme apurou a Polícia , teria dito que iria mandar vingar a morte do amigo. Maninho e seu pai, Joaquim Cavalcante Martins, foram emboscados, por pistoleiros, em momentos distintos. Já Vicente foi morto em julho de 2001, em São Paulo.

E mais...

As mortes começaram em 2000, quando o agropecuarista Joaquim Cavalcante Martins, mais conhecido por “Joaquim de Dedé” foi assassinado a tiros, crime pelo qual Vicente de Castro foi indiciado como um dos envolvidos.

O dia 19 de janeiro deste ano, o irmão de Vicente de Castro, o comerciante Antônio Almeida de Castro, foi morto a tiros em Mombaça por um pistoleiro, que fugiu de moto.

Já Maninho foi morto no ano passado, no município de Várzea Alegre, no Cariri, quando viajava de Juazeiro do Norte para Mombaça.

Na viagem entre Mombaça e Fortaleza, para transferir os pistoleiros presos, o carro em que vinham os acusados virou quando passava pela cidade de Quixadá. Um dos pistoleiros, o delegado e um policial tiveram ferimentos leves decorrentes do acidente.

Conmebol volta atrás e Brasileirão tem retorno do G4

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) resolveu voltar atrás e disponibilizar mais uma vaga para os times brasileiros na Libertadores. Assim, os quatro primeiros melhores colocados no Brasileirão voltam a ter direito na principal competição do continente.

No mês passado, a Conmebol anunciou que o país que tivesse o campeão da Taça Libertadores teria uma vaga a menos. Deste modo, o Brasil perderia uma vaga, pois o Internacional foi o campeão este ano. Outra mudança seria a liberação de uma vaga para o vencedor da Copa Sulamericana.

O retorno do G4 foi decidido após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reclamou a perda de uma vaga na competição e teve a requisição avaliada nesta segunda.

Apesar da decisão do retorno do G4, o Brasil ainda pode perder uma vaga se o campeão da Sulamericana for um brasileiro.

Padre gaúcho tem os testículos mutilados em Santa Catarina

Um padre de 61 anos está internado no Hospital Regional de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, com os testículos mutilados. O caso ocorreu no final da tarde de domingo (17) na praia da Meta, no município de Balneário Arroio do Silva.

O padre é de Lajeado, no Rio Grande do Sul, mas mora em Porto Alegre (RS). Eventualmente ele visitava um amigo na praia e teria chegado à casa desse homem às 16h sozinho, mas saído do local ensanguentado às 18h.
De acordo com testemunhas, o sacerdote afirmava que havia sido vítima de roubo. Ele foi socorrido por vizinhos, que dizem não ter ouvido barulho na casa. De acordo com o delegado da Central de Polícia de Araranguá, Jorge Giraldi, o padre alega que teria sido vítima de um casal encapuzado e armado, que o teria mutilado por vingança do posicionamento do padre, que seria contra a homossexualidade. E os testículos teriam sido jogados no vaso sanitário.

Quando a equipe de investigação chegou ao local, a casa estava suja de sangue e havia produtos próprios para curativos. No terreno ao lado da casa onde o fato ocorreu foram encontrados uma seringa e recipientes de plástico.

"Hoje (terça-feira) pela manhã retorno com uma equipe para procurar os testículos do padre na fossa. Não descartamos a possibilidade de automutilação. O padre não nos contou uma história convincente e se contradisse no primeiro depoimento ainda no hospital. Vamos investigar também quem estava na casa e se houve um casal envolvido", ressalta o delegado.

Conforme Giraldi, o arcebispo de Porto Alegre informou que o padre está impedido temporariamente de exercer o sacerdócio há cerca de quatro anos. Ele seria suspeito de envolvimento com pedofilia nas cidades por onde atuou.

O delegado acrescenta que o padre não é responsável por nenhuma igreja em Balneário Arroio do Silva e que fazia celebrações para poucas pessoas quando vinha visitar conhecidos em Santa Catarina.

Fazendeiro é degolado e tem o couro cabeludo e a face arrancados


Um homicídio com os mais absurdos requintes de crueldade foi registrado na manhã desta segunda-feira no município de Exu (PE), que faz limite com a região do Cariri. O comerciante e fazendeiro Antonio Hélio Siebra Alencar, de 43 anos, o "Hélio dos Coutinhos", foi degolado e teve o couro cabeludo e a face arrancados. Provavelmente, os autores do homicídio levaram como se fora uma prova do assassinato já que a polícia não encontrou o rosto e o couro.

O corpo foi encontrado por populares por volta das 09h30min de ontem perto da entrada para o Sítio Lágrima, distante 14 quilômetros do centro de Exu, onde o pecuarista possuía uma de suas duas fazendas. Ele era, também, comerciante e vendia cestas básicas, sendo que sua família se constitui em um dos maiores produtores de leite do município.
A polícia descarta a possibilidade de um latrocínio e trabalha com a tese de crime de pistolagem. É que os objetos pertencentes à vítima não foram roubados, inclusive o seu veículo Fiat Uno semi novo estava próximo ao corpo. No bolso da calça de Hélio foram encontrados R$ 650,00 um talão de cheque do Banco do Brasil e mais três cartões de crédito. A cabeça da vítima estava apenas encostada ao corpo já que havia sido degolada no mais brutal gesto contra um ser humano.

O que mais intriga a polícia é que o fazendeiro era bem relacionado e, aparentemente, não possuía inimizades. Segundo informou um Cabo da PM do Pernambuco, o único problema com Hélio dos Coutinhos foi um atropelamento com vítima fatal quando este residia no Rio de Janeiro. Após esse acidente, o mesmo teria sofrido dois atentados contra sua vida o que o fez retornar para Exu, sua terra natal.

Fabio Feldmann e Gabeira, do PV, declaram apoio a José Serra


Um dia após a senadora Marina Silva e o PV anunciarem “independência” no segundo turno da eleição presidencial, membros do partido declararam nesta segunda-feira (18) apoio à candidatura de José Serra (PSDB).

O apoio foi consumado em ato na capital paulista encabeçado pelo ex-tucano Fabio Feldmann e por Fernando Gabeira, ex-candidatos do PV aos governos de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Fotos dos dois ao lado de Serra foram espalhadas pelo local.

Em discurso, Serra classificou a aliança como “programática” e enumerou ações na área ambiental de suas gestões na Prefeitura de São Paulo (2005-06) e no governo paulista (2007-2010).

“O meio ambiente é importante e compatível com o crescimento. Mas mesmo se não fosse, eu seria ambientalista”, afirmou o tucano, que se disse "espectador assíduo" de canais de TV por assinatura focados em temas ambientais .

Alem de Feldmann, Serra e Gabeira, o ato reuniu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o governador eleito de SP Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM) e o senador eleito por SP Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), entre outros políticos tucanos e verdes.

Dilma é entrevistada pelo JN


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, foi entrevistada ao vivo nesta segunda-feira (18) no Jornal Nacional pelos apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes.

O candidato José Serra (PSDB) será entrevistado na terça-feira (19). A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.