segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Prefeito de Acopiara diz que município é o que mais cresce na região Centro Sul do Ceará

O prefeito de Acopiara concedeu uma entrevista no último sábado em cadeia de rádio e soltou a língua: "O município de Acopiara é o que mais cresce na região Centro Sul do Ceará".

Em tempo

Para contrariar as informações do alcaide acopiarense foi divulgado recentementen o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM), dos 5.564 municípios brasileiros, e para a nossa vergonha, no Brasil, Acopiara amarga apenas a posição de número 3.387.

Só para o internauta ter uma idéia, no Ceará, Acopiara ocupa a vergonhosa posição de número 96.

Na região Centro Sul do Ceará, apenas o município de Iguatu está entre os dez melhores avaliados. No quesito Saúde, o município de Iguatu alcançou a classificação de alto desenvolvimento, alcançando o índice de 0,8903, perdendo apenas para o município de Sobral, na zona norte do estado, que atingiu índice de 0,8906.

No levantamento divulgado pela Firjan, Iguatu teve pontuação geral de 0,6926, ou seja, entre os 184 municípios do Ceará, Iguatu está na 10ª colocação em qualidade de vida. Em emprego e renda, a pontuação ficou em 0,4769.

Na educação, os resultados foram considerados muitos bons, atingindo um índice de desenvolvimento moderado de 0,7102.
 
Veja no quadro abaixo a verdade:
 

Servidores do Detran não aceitam proposta do Governo

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) não aceitaram a proposta do Governo do Estado após assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira (16). O estado de greve continua até a próxima quarta-feira (18), quando haverá uma reunião com o Governo.

De acordo com a presidente do Sindetran, Eliene Uchôa, após análise detalhada, a proposta apresentada pelo Governador Cid Gomes só beneficia os servidores que ganham mais. “A maioria dos trabalhores do Detran ganham até R$ 600 e a proposta do Governador não traz melhorias para esta categoria”, afirma Eliene.

Na quarta-feira, será realizada uma nova assembleia, no Detran da Maraponga, para apresentar uma contraproposta ao Governo.

Prefeito afastado de Pacajus renuncia ao cargo e vice assume

O prefeito afastado de Pacajus, Pedro José Philomeno Figueiredo (PSDB) enviou um ofício à Câmara Municipal confirmando sua renúncia ao cargo de chefe do executivo municipal. O documento foi datado do dia 13 de janeiro de 2012 mas, foi apenas na tarde desta segunda-feira (16) que o legislativo municipal confirmou o pedido de afastamento definito.

O atual prefeito interino, o vice Auri Costa Araripe, deverá ocupar o cargo antes ocupado por Pedro José.

A previsão é de que Auri Araripe seja  empossado ainda hoje.

Segue abaixo a renúncia do então prefeito afastado, enviada à Câmara Municipal.


Clique na imagem para ampliar

ProUni já tem meio milhão de inscritos para disputar 195 mil bolsas de estudo

O Programa Universidade para Todos (ProUni) recebeu, até o meio-dia desta segunda-feira (16), inscrições de 553 mil candidatos interessados em uma das 195 mil bolsas de estudo disponíveis para o primeiro semestre deste ano. Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de quinta-feira (19), exclusivamente pela site da ProUni.

O estado com maior número de inscrições, até o momento, é São Paulo, com 220.696 candidatos. Em seguida, vem Minas Gerais, com 122.601; Rio de Janeiro, com 74.078; Bahia, com 72.297; e Rio Grande do Sul, com 72.058. Do total de bolsas oferecidas, 98 mil são integrais e 96 mil, parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. As bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos. No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. A lista dos aprovados em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro.

Matrícula

Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula. Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes.

Os interessados em participar dessa lista de espera deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.
Pré-requisitos

Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

Natureza `diz´ a profetas que chuvas vêm em março

O inverno deste ano será bom, mas chuva para valer mesmo só a partir de março. É o que anunciam os “profetas da chuva”, reunidos em Quixadá, no Sertão Central, na tarde do último sábado. Há 16 anos, eles vão à Cidade falar de suas experiências de previsões da quadra chuvosa no Nordeste.

Vindos do município e de outras cidades da região, cerca de 30 profetas contam como enxergam em astros, nuvens, animais, plantas – e até em revelações místicas – recados da natureza.

Edilson Castelo Branco, 46, de Cipó dos Anjos, em Quixadá, é daqueles que ouvem estrelas. Ele observa a Dalva, o planeta Vênus, caminhar no céu. “Agora, ela já está voltando para a posição norte. A passagem dela vai ser em junho. É sinal de inverno bom, que nem 1985”, compara ele, que olha longe quando fala de cor todos os anos de seca, inverno bom e repiquetes, período de chuva pouca.

Chico dos Santos, o Chico Leiteiro, 73, diz que em janeiro começam chuvas isoladas, mas em fevereiro começa a melhorar, chovendo até junho. Ele observa canto de sapos em monturos, floração de árvores, produção de abelhas e o vento Aracati.

“Depois do inverno ele chega aqui às 8h, 8h30 da noite. Agora em dezembro já chega às 4 ou 5h da tarde. É sinal de inverno bom”, garante ele, que diz ter herdado de “rede” o dom de observar a chegada do inverno. Sobre o vento Aracati, ele conta que identificá-lo não é para todos, pois “ver é uma coisa; conhecer é outra”.

Cinco cearenses que estavam em navio na Itália desembarcaram em Fortaleza

Cinco dos 17 cearenses que estavam a bordo do navio que naufragou na Itália na sexta-feira (13) desembarcaram nesta manhã de segunda-feira (16) no aeroporto de Fortaleza por volta das 8 h (horário local). Todos são de uma mesma família que comemorava as bodas de ouro dos avós em uma viagem pela Europa.

"Estou feliz. É uma sensação muito agrável chegar em casa", disse Leila Pinto, uma das sobreviventes, ao desembarcar . "É bom estar em terra", afirmou Plínio Ramos, neto dos organizadores da viagem e que chegou com a namorada Lia Aragão. Os demais decidiram ficar no Recife para descansar e voltar ao longo do dia, de acordo com Antonio Coelho Cardoso, parente do grupo.

Os primeiros a chegar embarcaram em Lisboa neste domingo (15) em voo para Salvador (BA), com escala no Recife.

Madrasta é presa acusada de tentar matar enteada com água sanitária

Margarida Gonçalves da Silva foi encaminhada para a Delegacia Regional de Polícia Civil, em Crateús, neste final de semana, acusada de colocar água sanitária em uma garrafa com água, pertencente a sua enteada Maria Eliane de Sousa Gomes, 24, que trabalha como professora.

A tentativa de homicídio aconteceu na comunidade de Realejo, zona rural de Crateús. A enteada – que alega receber contantemente ameaças da madrasta –, ao beber a água, passou mal e logo foi socorrida e levada às pressas para o Hospital São Lucas, no município. O recipiente com o líquido foi apreendido pela Polícia local.

Comarca de Quixadá tem mais de 15 mil processos acumulados

A pouca quantidade de juízes titulares na comarca de Quixadá, no Sertão Central, está provocando o acúmulo de mais de 15 mil processos. A informação vem dos defensores públicos do município, que necessitam atuar extrajudicialmente para sanar essa demanda da população.

O defensor Júlio César, ressalta a interferência que a falta de juízes tem na realidade de homens que estão presos. Sem a avaliação dos processos, eles acabam permanecendo encarcerados, mesmo depois de cumprirem suas penas, ou seja, sem amparo legal que justifique.

Pedreiro é executado a bala em Iguatu

Na madrugada de hoje dia 16 de janeiro,aconteceu um homicídio a bala por volta das 00h00 em frente a Dibesa (Distribuidora de Bebidas Centro Sul), na rua Guilherme de Oliveira,na cidade de Iguatu.

A vítima foi FRANCIVAN LAUREANO DA SILVA,20 anos, solteiro, pedreiro, natural de Iguatu/CE, residente na rua Odilon Pinto de Mendonça, nº 09, vila Coqueiro, Iguatu/CE.

Segundo informações prestadas por populares chegaram dois indivíduos em uma moto, um deles sacou a arma e efetuou um disparo na cabeça da vítima, que veio a óbito no local, em seguida se evadiram tomando rumo ignorado. O I.M.L foi acionado, onde recolheu o corpo da vítima para ser realizado a perícia e a Polícia Militar se encontra diligenciando a fim de identificar e prender os autores do delito.

Destroços de sonda russa caem no Oceano Pacífico

Destroços da sonda Fobos-Grunt, que fracassou em sua missão de chegar a Marte, caíram na tarde deste domingo no Oceano Pacífico, próximo à costa do Chile. A nave é uma das mais pesadas e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerando na entrada da atmosfera.

De acordo com agências de notícias russas, os destroços caíram a cerca de 1.250 quilômetros da ilha Wellington, na costa sul do Chile. Um dos últimos relatórios divulgados pela agência espacial russa antes da queda gerou temores na Argentina, pois dizia que ela poderia cair na cidade de Rosário, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires.

De acordo com o órgão, o que sobraria da espaçonave ficaria dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos. Missão ambiciosa A sonda foi lançada em novembro com o ambicioso objetivo de recolher rochas de uma lua de Marte e trazê-las de volta para a Terra.

No entanto, a Fobos-Grunt teve problemas logo após seu lançamento, a 345 quilômetros de sua base. Esta é a terceira espaçonave importante a reentrar na atmosfera em quatro meses, após os retornos do satélite americano UARS, em setembro, e do telescópio alemão Rosat em outubro. Ambos caíram no oceano.

Juiz de Quixelô condena avô, por estuprar neta, a mais de 17 anos de prisão

O juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, da Comarca de Quixelô, condenou Antônio Pereira da Silva a 17 anos e seis meses de reclusão por ter estuprado a neta, de 12 anos de idade. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico na última quinta-feira (12/01).

Segundo denúncia do Ministério Público do Ceará (MP/CE), no dia 1º de junho do ano passado, por volta das 3h, Antônio da Silva constrangeu a vítima a manter relações sexuais, sob grave ameaça. A garota acordou para urinar quando o avô materno a acompanhou. Naquele momento, o acusado segurou a menina pelo pescoço e disse que, caso ela gritasse, a mataria.

Em seguida, tirou a roupa, colocou a vítima na cama e cometeu o estupro. Ainda de acordo com o MP/CE, cerca de 15 dias depois, o réu retornou à casa da neta e pediu para dormir. Novamente, durante a madrugada, “se postou de pé ao lado da rede da vítima que no momento gritou por socorro, sendo acudida pela mãe e pelo padrasto”.

Revoltado, puxou uma faca e cortou os punhos da rede onde estava a menina, além de ameaçar as pessoas que estavam no local. O Ministério Público denunciou Antônio Pereira da Silva pelo crime de estupro contra vulnerável duas vezes, uma na forma consumada e outra na forma tentada.

Ao julgar o processo (3444-45.2011.8.06.0153/0), o magistrado considerou que, apesar de o defensor afirmar que não há elementos para a condenação, as provas corroboram com a versão da vítima. “Ademais, há ocorrência de crime continuado”.

Por esses motivos, o juiz fixou a pena-base em dez anos. Além disso, aumentou em em um sexto pela tentativa de estupro, considerada como continuação da conjunção carnal. Como o acusado é ascendente (avô) da vítima, a pena teve aumento, ainda, de metade. Com isso, chegou a 17 anos e seis meses. A pena será cumprida, inicialmente, no regime fechado.

Ele permanecerá preso enquanto aguarda o trânsito em julgado da sentença (quando não há mais possibilidade de recorrer).

Detran/CE começa a utilizar computadores em prova teórica da primeira CNH

A partir de hoje(16) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) começa a utilizar computadores nas provas teóricas dos candidatos a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao final da prova, que contém 40 questões, o candidato saberá, imediatamente, se foi aprovado ou não e qual foi a sua nota. Estarão a disposição 85 cabines equipadas com computador, além de mais quatro de reserva, caso haja algum problema técnico com alguns dos outros equipamentos.

De acordo com o Governo do Estado, o objetivo é implantar gradualmente o processo nos outros 19 postos do DETRAN-CE, dos quais oito na Capital e 11 no Interior.

Maradona é operado às pressas nos Emirados Árabes


O treinador argentino Diego Maradona, técnico do Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, foi internado às pressas neste sábado (14) e terá que ser operado por conta de pedras no rim.

Via Twitter, o clube afirmou que “Maradona foi admitido no hospital depois de sofrer de leves complicações devido a pedras no rim. Ele será operado esta noite e é esperado que receba alta amanhã pela manhã”. Como “amanhã”, leia-se segunda-feira.

Maradona teve uma grande perda recentemente. Sua mãe, Dalma Salvadora Franco, faleceu cerca de dois meses atrás vítima de doença cardíaca.

Sexto corpo é encontrado no navio naufragado na Itália


Bombeiros encontraram o corpo de um homem no navio Costa Concordia durante a madrugada desta segunda-feira (16). Com a localização, sobe para seis o número de mortos e ao menos 14 pessoas permanecem desaparecidas.

O naufrágio da embarcação, que levava 3.200 passageiros e 1.000 tripulantes, ocorreu na sexta-feira (13) na costa italiana. O Itamaraty informou que 57 brasileiros estavam a bordo.

O corpo localizado nesta madrugada estava em uma área não inundada do navio. O homem era um passageiro e vestia um colete salva-vidas. A identidade não foi revelada.
O acidente, ocorrido próximo à ilha de Giglio, a cerca de 40 quilômetros da costa, também deixou pelo menos 40 feridos, dois deles em estado grave.

Desaparecidos

Entre os desaparecidos estão quatro italianos: um pai de 36 anos e sua filha de 5 anos, além de duas mulheres sicilianas de 49 e 50 anos que estariam bem segundo os socorristas, mas cuja família não conseguiu entrar em contato.
Dois norte-americanos também não foram encontrados: a embaixada dos Estados Unidos informou em sua página do Facebook que 118 de 120 passageiros americanos foram encontrados.
Também há dois casais franceses e uma pessoa de nacionalidade não revelada entre os desaparecidos. A nacionalidade dos tripulantes desaparecidos não foi informada.

Preso quarto acusado de tentar explodir caixa eletrônico em Senador Sá

A polícia prendeu, na tarde deste domingo (15), o quarto acusado de tentar explodir um caixa eletrônico do Banco do Brasil no município de Senador Sá, na região Norte do Ceará. Damião Geraldo da Silva Rodrigues, de 31 anos, foi preso em uma pousada na cidade de Alcântaras, na Serra da Meruoca.

De acordo com a polícia, ele é natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e apontado como o chefe da quadrilha. Damião foi preso após policiais cercarem a casa da mulher dele e a seguirem até a pousada onde o acusado estava escondido. Outros três suspeitos também já foram presos.

O assalto

De acordo com a PM, os policiais realizavam patrulhamento, quando notaram uma fumaça preta saindo do local onde o caixa eletrônico fica. Quando se aproximaram do local, perceberam que havia três homens tentando arrombar o caixa eletrônico com um maçarico. Os criminosos não resistiram à prisão.

Além de Damião Geraldo da Silva Rodrigues, os outros três acusados de participar da ação, que foram presos em flagrante, são: Marcos Zacarioti (paulista), 39 anos; Milton Gaspar Ferreira (mineiro), 39 anos; e Francisco Aristeu Sousa Elitério (cearense), 25 anos.

Os homens foram presos e encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim, no Litoral Oeste do Estado. Eles serão autuados em flagrante por porte ilegal de armas, formação de quadrilha e tentativa de furto.

Número de alunos que tiveram notas modificadas no Enem chega a 129

Pelos menos 129 estudantes que fizeram as provas do Exama Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 tiveram notas retificadas em função de "erro material". É o que informa reportagem deste domingo (15) do Estado de S. Paulo, com base em documento do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/Unb).

A lista foi entregue à Justiça Federal de São Paulo e consta do processo em que o estudante Michael Cerqueira de Oliveira, de 17 anos, pedia vista da prova. Oliveira teve a nota alterada de "anulada" para 880 - foi o primeiro caso de mudança de nota, colocando em dúvida o sistema de correção da redação do Enem. Na semana passada, o ministério confirmou que outro estudante, desta vez de Belo Horizonte, também teve a nota corrigida.

Os nomes dos dois estudantes constam da lista a que a reportagem teve acesso. O ofício n.º 3.351/2011 é intitulado como "Nova situação de participantes do Enem/2011". No texto, consta que o Cespe/Unb "informa que, em função do erro material, os participantes do Enem/ 2011 listados abaixo tiveram sua situação ou nota alterada". Na sequência, a lista com os nomes tem três páginas e meia.

O ofício é endereçado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), braço do MEC responsável pelo exame. O documento é de 30 de dezembro de 2011, antes do primeiro caso de alteração da nota da redação vir à tona.

De acordo com o ministério, as mudanças registradas no documento não vieram depois de ação judicial, com exceção do caso do paulista Michael Cerqueira de Oliveira. Todos seriam casos simples, de problemas de registro ou falhas no scanner. Nenhum caso seria de mudança de avaliação. O MEC não explicou, no entanto, porque insistia até agora que só havia duas alterações em notas por erro.

Bom dia...

O site Acopiara Notícias está passando por alguns ajustes e por esse motivo estivemos  inativos por alguns dias.

Estamos ainda em fase de configurações para melhor acesso dos internautas.

O site Acopiara Notícias está ganhando um novo endereço. Para acessar a página ficará mais fácil. você irá clicar: http://www.acopiaranoticias.com

Obrigado pela compreensão.