segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Natureza `diz´ a profetas que chuvas vêm em março

O inverno deste ano será bom, mas chuva para valer mesmo só a partir de março. É o que anunciam os “profetas da chuva”, reunidos em Quixadá, no Sertão Central, na tarde do último sábado. Há 16 anos, eles vão à Cidade falar de suas experiências de previsões da quadra chuvosa no Nordeste.

Vindos do município e de outras cidades da região, cerca de 30 profetas contam como enxergam em astros, nuvens, animais, plantas – e até em revelações místicas – recados da natureza.

Edilson Castelo Branco, 46, de Cipó dos Anjos, em Quixadá, é daqueles que ouvem estrelas. Ele observa a Dalva, o planeta Vênus, caminhar no céu. “Agora, ela já está voltando para a posição norte. A passagem dela vai ser em junho. É sinal de inverno bom, que nem 1985”, compara ele, que olha longe quando fala de cor todos os anos de seca, inverno bom e repiquetes, período de chuva pouca.

Chico dos Santos, o Chico Leiteiro, 73, diz que em janeiro começam chuvas isoladas, mas em fevereiro começa a melhorar, chovendo até junho. Ele observa canto de sapos em monturos, floração de árvores, produção de abelhas e o vento Aracati.

“Depois do inverno ele chega aqui às 8h, 8h30 da noite. Agora em dezembro já chega às 4 ou 5h da tarde. É sinal de inverno bom”, garante ele, que diz ter herdado de “rede” o dom de observar a chegada do inverno. Sobre o vento Aracati, ele conta que identificá-lo não é para todos, pois “ver é uma coisa; conhecer é outra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário