terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homens armados de fuzil assaltam agência do Banco do Brasil de Coreaú

Cerca de 6 homens armados com fuzis assaltaram, na manhã desta terça-feira (3), a agência do Banco do Brasil do município de Coreaú, a 275 km de Fortaleza. Durante a ação, houve troca de tiros entre polícia e assaltantes e uma pessoa ficou ferida.

Segundo o sub-tenente Valdecir, da Delegacia Municipal de Coreaú, os homens chegaram ao local logo após um carro forte ter abastecido os caixas eletrônicos do banco. Ainda segundo o oficial, houve troca de tiros e um homem identificado apenas como Mimi, que estava no banco na hora do assalto, foi ferido com um tiro de raspão no braço.

A polícia já encontrou 2 veículos utilizados na ação. O primeiro deles, um Strada, foi carbonizado pelos bandidos e abandonado em seguida. O outro, um Corolla que havia sido tomado de assalto, foi encontrado com os pneus furados em um córrego que dá acesso à localidade de Angicos, zona rural da cidade.


Viaturas do destacamento local e do batalhão de Sobral, sob o comando do major Lyndon Johnson, realizam diligências pela região a fim de prender os bandidos. Não foi informado se os assaltantes chegaram a levar alguma quantia do banco. 

Guimarães garante aliança entre PT, PROS e PMDB: “vamos estar juntos em 2014, não tenha dúvida disso”

Nessa segunda-feira (2), enquanto o ex-presidente Lula se reunia, em São Paulo, com os presidentes estaduais do PT para afinar a estratégia de reeleição da presidente Dilma Rousseff, o líder do PT na Câmara e virtual candidato do partido ao Senado, José Guimarães, passou a tarde em reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), em Brasília.

Atendendo a um pedido de Lula, Guimarães tenta construir um entendimento que mantenha unidos PMDB, PT e PROS no Ceará. No mês de novembro, Guimarães, juntamente com o governador Cid Gomes (PROS) e o senador Eunício Oliveira (PMDB), fecharam um pacto para se manterem unidos em 2014.
O líder petista afirmou que, apesar das especulações, “que fazem parte do jogo”, o PT, o PROS e o PMDB não vão se separar nas eleições do ano que vem.

“Nós vamos continuar juntos para o bem do Ceará, para dar continuidade a esse projeto que nós estamos desenvolvendo e, principalmente, ao palanque da Dilma aqui no Ceará”, afirmou.

Por fim, o deputado reafirmou a manutenção da aliança e declarou que os três partidos estão aptos a encabeçar a chapa majoritária do grupo.

“Nós vamos estar juntos em 2014, não tenha dúvida disso. Os três partidos estarão na chapa majoritária de 2014, provavelmente, porque são os partidos de maior representatividade no Estado do Ceará. Portanto, eu acredito que qualquer um desses partidos pode encabeçar a chapa majoritária, desde que tenha o aval do governador Cid Gomes.”

Cientistas australianos desenvolvem pílula anticoncepcional para homens


Um grupo de cientistas australianos desenvolveu uma pílula anticoncepcional para homens que bloquea o transporte de espermatozoides mas não afeta seu desenvolvimento, informou a imprensa local.

Seus criadores, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Melbourne, utilizaram ratos geneticamente modificados para testar este anticoncepcional que bloqueia duas proteínas que são essenciais para permitir que o espermatozoide se desloque por meio dos órgãos reprodutores masculinos.

De acordo com a emissora local ABC, durante os testes científicos, os ratos que receberam o produto tiveram relações sexuais mas não ejacularam esperma.


O chefe da pesquisa, Sab Ventura, afirmou que espera comercializar o anticoncepcional para homens em cerca de dez anos. Ele terá forma de pílula e provavelmente terá que ser ingerida diariamente.

Se após algum tempo o homem quiser ter filhos, terá apenas que deixar de tomar a pílula. Este novo anticoncepcional "não deve criar nenhum efeito secundário a longo prazo se o usuário quiser ter filhos depois ou se quiser reverter" suas funções, explicou Ventura.

As tentativas anteriores de criar um anticoncepcional masculino estavam focadas em anular as funções do espermatozoide, o que gerou preocupações em relação a problemas de infertilidade.

Durante a entrevista, Ventura estimou que o medicamento pode chegar às farmácias daqui a dez anos.

Prefeitura de Acopiara promove curso de educação ambiental



Com a missão de promover a defesa do meio ambiente a Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, realiza curso de educação ambiental para formular, planejar e coordenar a política ambiental de forma participativa e integrada com todos os níveis de governo e sociedade.

A abertura do curso aconteceu nesta terça-feira (03), no Liceu, com duração de 3 dias e parceria do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), representado pela técnica em meio ambiente, Evaneida Peixoto, e pela orientadora da célula de articulação social, Massília Santos, que capacitarão e/ou formarão multiplicadores sobre questões ambientais.

A técnica Evaneida Peixoto lembrou que devemos ter respeito acima de tudo. “Precisamos garantir um meio ambiente ecologicamente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo para presente e futuras gerações”, explicou.

O secretário do Meio Ambiente, Alex Pinho, falou que esses 3 dias serão de muito aprendizado. “A tarefa de ajudar na preservação ambiental cabe a cada um de nós. Vemos um mundo sofrendo com as consequências das ações do próprio homem e se fazemos parte deste problema, temos que fazer parte da solução”, explicou o secretário.


O curso de educação ambiental é composto por oficina de conhecimento, palestra de educação ambiental, recursos hídricos, noções de legislação, resíduos sólidos e elaboração de um plano de ação. Também será realizada reunião com a comissão organizadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Secretário de Finanças da Prefeitura de Acopiara divulga calendário de pagamento após mudança de angência bancária

Secretário Edson Facó fala com exclusividade ao radialista Lindomar Rodrigues
sobre pagamento de servidores da Prefeitura de Acopiara
O secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Acopiara, Edson Facó acaba de anunciar o calendário de pagamento dos servidos públicos da Prefeitura Municipal. Até então, o pagamento estava sendo efetuado dento do próprio mês trabalhado. Com a mudança de agência bancária, não foi possível realizar o pagamento em tempo hábil. 

A partir de agora os servidores receberão os seus vencimentos na Caixa Econômica Federal. Os dados dos servidores já foram repassados para a agência para a devida abertura de contas.
 
Quem já tem conta aberta na CEF de Acopiara não precisa abrir outra. Os funcionários que possuem empréstimos consignados os descontos continuarão sendo feitos sem transtornos. Na hora de receber este primeiro pagamento o servidor deve estar munido de RG.

Segundo o secretário Edson Facó, o prefeito Dr. Vilmar quer pagar dezembro para todos os servidores da Prefeitura entre os dias 30 e 31 deste mês.

Calendário:

Dia 05 - quinta-feira a partir das 07h30min da manhã
* Servidores da Saúde

Dia 06 - sexta-feira a partir das 07h30min da manhã
* Servidores da Educação e FME que recebem dos 40%

Dia 09 - segunda-feira a partir das 07h30min da manhã
* Servidores da Educação que recebem dos 60%. Letras de A a J.

Dia 10 - terça-feira a partir das 07h30min da manhã
* Servidores da Educação que recebem dos 60%. Letras de K a Z.

Dia 11 - quarta-feira a partir das 07h30min da manhã
* Servidores do Fundo Geral


O secretário de Finanças, Edson Facó, informa ainda que está mantido o acordo feito com o prefeito Dr. 

Vilmar em relação ao calendário de pagamento do restante do 13º salário do ano passado, bem como o mês de dezembro.

Aumento da expectativa de vida do brasileiro reduz valor da aposentadoria

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haverá uma redução média de 1,67% no benefício do trabalhador que se aposentar a partir desta segunda-feira por tempo de contribuição.

De acordo com os dados da tábua de mortalidade projetada para o ano de 2012, divulgada hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida ao nascer passou de 74,1 anos, em 2011, para 74,6 anos, com acréscimo de 5 meses e 12 dias.

A diminuição se deve ao fator previdenciário, mecanismo utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tentar adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, penalizando quem se aposenta mais cedo, já que esse segurado, teoricamente, vai receber o benefício por mais tempo.

O cálculo leva em conta a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição para a Previdência Social e a expectativa de sobrevida, ou seja, quanto tempo o trabalhador deve viver a mais considerando a idade que tem agora. A nova tabela do fator previdenciário vale até 30 de novembro de 2014.

REGRAS
Para se aposentar por tempo de contribuição, o homem deve comprovar pelo menos 35 anos e a mulher, 30 anos.

Pela tábua de 2011, a expectativa de vida de um homem de 57 anos, por exemplo, era de 23,5 anos. Na tábua em vigor atualmente passou para 23,9. Com isso, a Previdência pagará o benefício para esse segurado até os 80,9 anos e não mais 80,5, o que representa um aumento de 143 dias no desembolso do governo federal.

Lobão agride Dilma e classifica presidenta como "inapta" e "burra"

O programa Roda Viva (Rede Cultura) entrevistou nessa segunda-feira (2) o eterno polêmico cantor Lobão, também colunista de Veja e autor do livro "Manifesto do Nada na Terra do Nunca".

Na atração, não faltaram agressões. "Dilma é completamente inapta, não sabe falar, não sabe fazer nada. É de uma estupidez galopante", disse Lobão, que se classificou como um "ex-petista".

Lobão também aproveitou o espaço para defender o golpe militar de 64. "Pelo que vejo das ditaduras comunistas, de Cuba, da ex-URSS, Venezuela, tudo indica que a gente se safou de algo muito pior."

Na mesma entrevista, ele voltou a atacar aqueles que define como "rebeldes chapa branca". Seriam eles Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo, e Mano Brown, dos Racionais MC´s. Lobão afirmou ainda que uma das maiores bobagens de sua vida foi ter apoiado Lula em 1989.

Prefeitura de Acopiara recupera área verde de avenidas

 
A Prefeitura de Acopiara, através da Secretaria do Meio Ambiente, está preenchendo a arborização das avenidas Paulino Félix e Cazuzinha Marques com plantio de novas árvores.
O secretário Alex Pinho informou que estão sendo retiradas árvores comprometidas e impróprias para os locais, já ocorrendo a substituição por ipês amarelos e roxos, também ganham novas mudas os espaços onde não mais existiam árvores.


Todas essas árvores são plantadas e devidamente protegidas com garajau padronizado pela prefeitura. Já acontecem estudos em vários outros pontos para ganharem arborizações.

Fique sabendo

 
Foi retirada uma árvore do canteiro central da Avenida Paulino Félix, ao lado da praça do Banco do Brasil. Sua estrutura estava bastante comprometida com rachaduras, um enorme cupim vivo e o caule ocado. 

Para evitar um possível acidente e atendendo a solicitação de moradores, foi realizada analise por técnicos da Secretaria e o laudo apontou por sua retirada. No local foi plantado um ipê amarelo.

Barbosa determina fim do processo do mensalão para mais 2 condenados

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta segunda (2) o fim da Ação Penal 470, o processo do mensalão, para mais dois réus condenados no processo. Com a decisão, os mandados de prisão do ex-diretor do Banco Rural Vinicius Samarane e do ex-deputado federal do PL (atual PR) Bispo Rodrigues poderão ser emitidos a qualquer momento.

A decisão ocorreu após parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a favor do cumprimento imediato das penas. Segundo o procurador, as condenações não podem ser mais modificadas pelos embargos infringentes apresentados pelos réus. O recurso prevê um novo julgamento para os réus que tiveram pelos menos quatro votos pela absolvição. No entanto, os condenados não obtiveram a quantidade mínima de votos.

Samarane foi condenado a oito anos e nove meses de prisão, em regime fechado, por gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. Rodrigues recebeu pena de seis anos e três meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em outra decisão, Barbosa também negou recurso e determinou o fim do processo do mensalão para o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE), condenado a sete anos e dois meses de prisão.

Criança de 4 anos é assassinada com 1 tiro na cabeça em Nova Olinda

Por volta das 17 horas do ultimo domingo, na Travessa Leonel Pereira, 37 em Nova Olinda, a criança Raiani Melo dos Santos, de 4 anos, ali residente, foi atingida na testa por uma bala perdida. 

Segundo testemunhas, o ex-presidiário Fransuelton Simão de Melo discutia com outro homem identificado por Rogério quando sacou um revólver e atirou, mas o projétil atingiu a criança, enquanto Rogério fugia. 

Os pais da garota ainda socorreram a mesma para o Hospital de Nova Olinda e esta foi transferida ao São Francisco de Crato, onde morreu. O autor do disparo também fugiu.

Quem trabalha mostra resultados: Prefeito Dr. Vilmar entrega novos equipamentos para a saúde de Acopiara, inclusive, um desfibrilador


Conheça os adversários do Iguatu na 2ª Divisão Cearense em 2014

O presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, comandou o Congresso Técnico da Série B do Campeonato Cearense na tarde desta segunda-feira (2), na sede da FCF. Representantes dos 11 clubes participaram do evento; Maranguape, Crateús, América, Arsenal, Pacatuba, Trairiense, São Benedito, Barbalha, Nova Russas, Maracanã e Iguatu.

Na oportunidade, os clubes votaram e decidiram a fórmula de disputa do certame, que terá início em fevereiro de 2014. Dois grupos, um da Região Metropolitana: Maracanã, Maranguape, Trairiense, Arsenal, Pacatuba e América; e outro do Interior: Crateús, Barbalha, São Benedito, Nova Russas e Iguatu, disputarão a primeira em jogos de ida e volta.

Classificam-se três de cada grupo para a segunda fase, que será um hexagonal com partidas de ida e volta, onde o primeiro e o segundo lugar sobem para a Série A. Já o último colocado de cada grupo da primeira fase, será rebaixado para a Série C. Mauro Carmélio, informou ainda que a taxa de arbitragem dos jogos será paga pela FCF.

Vídeo mostra momento da batida do carro onde Paul Walker estava


Vídeo divulgado pelo site “TMZ” (assista aqui) na noite desta segunda-feira, 2, mostra o momento em que o carro onde Paul Walker estava bateu em um poste de luz. Nas imagens é possível ver que o local foi dominado por uma fumaça escura logo após a batida e que a polícia chegou minutos depois para interromper o trânsito na via.

O vídeo foi gravado por uma câmera de segurança posicionada no terraço de uma indústria e captou o momento exato do impacto.

Paul Walker estava em um Porsche quando o motorista, seu amigo Roger Rodas, perdeu o controle, bateu em um poste e o veículo pegou fogo. O acidente aconteceu no último sábado, 30, em Santa Clarita, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O acidente

O carro em que Paul Walker estava neste sábado, 30, quando morreu após uma batida, estaria a 160km/h. A informação é do site "Radar Online", que também informa que a velocidade máxima permitida na via em que Paul e seu amigo Roger Rodas, morto no acidente também,andavam era de 72km/h.

 Veja o vídeo: