quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Enfermeira é encontrada morta em banheiro de hospital

Uma enfermeira foi encontrada morta no banheiro da UTI do Frotinha do Antônio Bezerra. Uma funcionária do hospital, que não quis se identificar, relatou que o fato ocorreu por volta das 13h30 desta terça-feira, 9. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o próprio hospital acionou a polícia e o corpo da vítima foi encaminhado para perícia. O laudo que aponta a causa da morte, entretanto, ainda deverá ser divulgado.

Fonte: O  Povo

Ameaça de vírus deixa setor de endemias em alerta em Juazeiro do Norte-CE

O setor de endemias de Juazeiro do Norte está em alerta por conta da ameaça de que um novo vírus chegue ao município a partir da grande movimentação de romeiros e turistas que visitam a Região do Cariri durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores.

Para combater esta ameaça, carros fumacê passarão a circular pelas ruas com o objetivo de matar o mosquito transmissor do Chikungunya, bastante parecido com o do dengue.

Os sintomas também são semelhantes, mas este novo tipo de vírus detectado com mais frequência em regiões africanas faz com que os sinais durem por meses podendo levar, inclusive, à morte.
“A preocupação da Secretaria de Saúde é que nós temos uma média de 500 mil pessoas entrando e saindo de Juazeiro e que esse vírus possa a vir a ser trazido aqui para Juazeiro”, disse Anaile Montezuma, coordenadora de Vigilância à Saúde no município.

Anaile explicou o que pode acontecer com quem venha a ser infectado por esse vírus. Ela informou que já existe um caso registrado em Fortaleza. “A pessoa acometida pelo vírus do Chikungunya pode passar de seis meses a um ano sem conseguir andar, sem fazer nenhum tipo de atividade sua normal e pode, também, levar a óbito”, acrescentou.

Sintomas

Embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chikungunya, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite).

Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.

Ao contrário do que acontece com a dengue (que provoca dor no corpo todo), não existe uma forma hemorrágica da doença e é raro surgirem complicações graves, embora a artrite possa continuar ativa por muito tempo.

Polícia apreende celular e drogas na Cadeia Pública de Iguatu

A Polícia Militar que realiza a segurança da Cadeia Pública de Iguatu tem evitado, quase que diariamente, a prática de um crime contra a unidade prisional. Imbuídos no desejo de inserir materiais ilícitos no presídio, criminosos tentam arremessar o material por cima do muro da cadeia.

Nesta terça-feira, dia 09 de setembro, os militares apreenderam um celular, um carregador e três chips logo pela manhã. No período da tarde, uma nova investida foi evitada, quando os PM conseguiram apreender duas sacolas contendo dez comprimidos psicotrópicos. Ninguém foi preso ou identificado.

Ibope: Dilma sobe cinco pontos no Rio


A presidente Dilma Rousseff (PT) subiu cinco pontos percentuais nas intenções de voto dos eleitores do Rio de Janeiro em relação à última pesquisa Ibope e está tecnicamente empatada com a candidata do PSB, Marina Silva, segundo levantamento do instituto divulgado nesta terça-feira. Em São Paulo, a vantagem da ex-ministra para a petista caiu três pontos percentuais, sendo agora de 13. O senador Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar nos dois estados.

No Rio, Dilma subiu de 32% das intenções de voto, na pesquisa feita no dia 1º de setembro, para 37%. Marina, que tinha 38% dos votos na semana passada, caiu para 34%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Aécio também teve queda, passando de 11% para 9%. Votos brancos e nulos representam 11%. Não sabem ou não opinaram 5% dos eleitores ouvidos.

Claro diz que está aberta a analisar proposta para compra da TIM

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, disse nessa terça-feira (9) que a controladora da empresa, a mexicana América Móvil, foi sondada pelo banco BTG Pactual para participar de eventual compra da TIM Participações.

Segundo Zenteno, a empresa está aberta a analisar a proposta de compra da TIM.

"A América Móvil está sempre aberta para analisar qualquer oportunidade de consolidação no mercado, sempre que seja com valores razoáveis. A América Móvil é sempre muito cuidadosa em todas as suas aquisições", disse Zenteno a jornalistas, ao chegar a evento em Brasília.

A operadora Oi anunciou no fim de agosto ter contratado o BTG Pactual para viabilizar uma proposta de compra da TIM. Segundo fonte próxima ao tema, a empresa buscava o apoio de outras operadoras para a proposta.

Questionado se outras empresas também foram abordadas, Zenteno disse que não foram apresentados detalhes, mas que o BTG Pactual foi contratado para "bater em muitas portas e analisar todas as opções". Segundo o executivo, há oportunidades de consolidação no mercado brasileiro.

Zenteno declarou que a Claro espera para os próximos dias uma decisão de sua controladora sobre a participação no leilão da faixa de 700 MHz para Internet móvel de quarta geração (4G), marcado para 30 de setembro.

"Estamos fazendo os cálculos e esperando uma aprovação do Conselho da América Móvil para os próximos dias. Já temos toda a informação pronta, as análises, mas ainda não temos a aprovação final", disse.

Encontrado morto político que trabalhava na prefeitura de Salitre-CE


Cinco meses depois, um novo homicídio foi registrado em Salitre se constituindo no terceiro deste mês de setembro na região do Cariri e o segundo do ano naquele município. Na tarde desta segunda-feira, o corpo do funcionário público municipal Líbene Coriolano de Alencar, de 52 anos, foi encontrado no interior de sua residência na Rua Antonio Pereira, 461 no centro da cidade. Ele morava sozinho, trabalhava na Prefeitura de Salitre e foi visto por vizinhos chegando em casa na noite de domingo.

Como não compareceu ao trabalho na segunda-feira – o que não era comum – surgiu a desconfiança e amigos foram até sua residência quando encontraram o cadáver do mesmo com várias perfurações à faca. O fato foi comunicado à polícia e o corpo trazido para necropsia no IML de Juazeiro. Líbene era um apaixonado torcedor do Ceará e disputou sem êxito os cargos de deputado estadual nas eleições de 2006 e vereador em Campos Sales dois anos depois, sendo ambas pelo PP (Partido Progressista).

O último homicídio em Salitre tinha sido registrado no dia 1º de abril quando populares encontraram, no Sítio Água Azul, o cadáver do jovem José Queiroz Monteiro, de 22 anos, que era conhecido por Fernando. Ele residia no bairro Guarani em Campos Sales e foi morto a tiros. Fernando já tinha passagens pela polícia em Campos Sales e era suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas, mas familiares disseram não ter conhecimento que o mesmo vinha sendo ameaçado de morte.

Estado deve convocar 512 novos professores

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) anunciou ontem, em reunião com representantes do sindicato da Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (Apeoc), a convocação de 512 professores para o Ensino Médio, que figuravam na lista de aprovados e classificáveis de concurso público realizado no segundo semestre de 2013.

As vagas que serão ocupadas pelos professores são remanescentes das 3 mil oferecidas inicialmente pelo concurso público em questão. Conforme a Seduc, o certame classificou 2.997 profissionais e já havia nomeado mais 2.508 professores.

A Apeoc e a comissão formada pelos professores aprovados comemoraram o pronunciamento em relação à convocação para as vagas. "Conseguimos concluir mais esta etapa. Temos ainda outros 510 professores na lista de classificáveis, aptos a serem chamados, entretanto, a convocação ocorreu para o número máximo possível de vagas disponíveis", diz o presidente do sindicato, Anízio Melo.

Contratação

De acordo com Idilvan Alencar, secretário adjunto da Educação, o processo de contratação dos professores deve ser rápido, em função da carência nas escolas. "Já formamos uma comissão para definir o edital de convocação que dará as orientações sobre o processo. Até sexta-feira, ele deve estar concluído e será divulgado. Queremos que o processo seja concluído o mais rápido possível", informa.

O secretário coloca ainda que o número de vagas ofertadas foi definido em levantamento realizado em 2013 e ajudará a diminuir o déficit na quantidade de professores no Estado. "Essa é uma demanda que sempre sofre mudanças. Só podemos fazer um outro concurso para novos professores depois que este estiver concluído e tivermos um novo levantamento da necessidade", assevera Idilvan Alencar.

Forte terremoto sacode ilhas da Indonésia

Um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu o arquipélago Molucas, no noroeste da Indonésia, informou nesta quarta-feira (10) o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), centro que registra a atividade sísmica no mundo.

Não há, por enquanto, relato de danos ou vítimas, tampouco alerta de tsunami na região, informam autoridades.

Segundo o USGS, o epicentro do tremor foi localizado a 20 km de profundidade e a 122 km de Modayang.

Em 2004, um forte terremoto no norte de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226.000 mortos em regiões banhadas pelo Oceano Índico.