quarta-feira, 10 de outubro de 2012

nep começa a distribuir cartões com os locais de provas do Enem 2012

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão começar a ser distribuídos a partir desta quarta-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão é de que até o fim deste mês  todos os inscritos recebam seus cartões pelos Correios.

O cartão contém o número de inscrição; data, hora e local de realização das provas; indicação do atendimento diferenciado e/ou do atendimento específico solicitados; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação (se for o caso). Segundo Inep, os candidatos da região Norte vão receber primeiro os cartões de confirmação do Enem.

Esta edição do Enem vai contar com um recorde de inscritos: 6,5 milhões de pessoas. As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A partir de segunda-feira (15), os inscritos também terão a opção de imprimir o cartão por meio do hotsite do Enem. Quem tiver problemas pode entrar em contato com o Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Polícia intercepta carrada de documentos da Prefeitura de Acopiara

O Ministério Público de Acopiara está investigando a procedência de uma carrada de documentos pertencente a Prefeitura Municipal de Acopiara que estava sendo levada da Secretaria de Administração e Finanças, por um veículo D-20 (transporte escolar).  
 
O carro foi interceptado por policias do Ronda do Quarteirão e pela promotora de justiça da Comarca de Acopiara, Dra. Juliana Mota, na avenida Pedro Alves, próximo a linha férrea.
 
Não está descartada a possibilidade de que esses documentos seriam queimados. 
 
A justiça no Estado do Ceará está atenta a esse tipo de atitude, principalmente onde os prefeitos perderam o mandato temendo haver um verdadeiro desmonte nas prefeituras.

Prefeito eleito de Acopiara se reúne daqui a pouco com governador

O prefeito eleito de Acopiara, Dr. Vilmar, se reúne daqui a pouco, no Palácio do Governo em Fortaleza, com o governador Cid Gomes. 
 
O prefeito eleito estará acompanhado do deputado estadual Dr. Sarto (PSB). 
 
Na pauta Dr. Vilmar vai discutir projetos e ações em benefício do município de Acopiara que serão implementados a partir de 1º de janeiro de 2013.

Segundo colocado não será diplomado, afirma Márcio Torres

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem entre 20 e 40 dias para realizar novas eleições nos municípios que tiveram candidatos a prefeito indeferdios como os mais votados do pleito de 7 de outubro. O prazo, embora não seja fixado em lei, começa a contar, segundo o procurador regional eleitoral, Márcio Torres, a partir do último domingo.

Dos 184 municípios do Ceará, 15 estão sem definição de prefeitos porque os candidatos mais votados estão com candidaturas indeferidas e dependem de julgamento do TSE. Nesses municípios, se o TSE os mantiver indeferidos, haverá uma nova eleição porque a maioria dos votos se torna nula.

Caso o Tribunal Superior Eleitoral não julgue todos os processos de indeferimento até o dia 15 de dezembro, não haverá diplomação para o segundo colocado.

Com esse cenário, o presidente da Câmara Municipal eleito no dia primeiro de janeiro de 2013 assumirá interinamente o cargo de prefeito até a realização de uma nova eleição. Abaixo, você acompanha os municípios do Ceará que poderão ter uma nova eleição e, também, a entrevista do procurador eleitoral Márcio Torres.

Idosa de 74 anos é morta por assaltantes no interior do Ceará

Uma idosa de 74 anos foi vítima latrocínio na noite de terça-feira (9), na cidade de Santa Quitéria, a 222 km de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o marido da idosa, também de 74 anos, foi agredido com coronhadas. O assalto aconteceu na residência do casal.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), quatro homens invadiram a casa dos idosos por volta das 21h. Eles vasculharam a residência e acabaram disparando contra a mulher que faleceu na hora. O marido acabou sendo agredido ao tentar ajudar a esposa.

Os quatro suspeitos fugiram em duas motos. Não há pistas sobre localização ou identidades dos assaltantes.

Fla põe à prova mau momento do ataque contra forte defesa do Timão

O “Clássico das Multidões” já esteve bem mais empolgante para as duas maiores torcidas do país. Nos últimos anos, Corinthians e Flamengo brigaram diretamente por títulos nacionais e duelaram no mata-mata da Libertadores. Mas, para o confronto desta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o encontro não vale mais do que posições intermediárias na classificação. De um lado, a forte defesa paulista e o desinteresse pelo Brasileirão. Do outro, o mau momento do ataque carioca em busca da salvação do rebaixamento.

Deficiente físico é morto e irmão é lesionado a facadas em Uruoca-CE

Uma briga motivada por questões políticas deixou um morto e outro ferido na cidade de Uruoca. O fato ocorreu por volta das 12h40 desta terça-feira (09), na Rua Antonio Moreira, no centro da cidade.

Segundo apurou a PM, Os irmãos Dário Rocha Venâncio, 58 anos, deficiente físico e Francisco Idelburgo Venâncio, 56 anos, estavam no centro da cidade quando o verdureiro José Valmir Barros Tomé, 38 anos, chegou em uma bicicleta e foi logo desferindo golpes de faca nos irmão. 
O deficiente físico Dário Venâncio foi atingido com um golpe na altura da barriga, fazendo com que suas vísceras ficassem expostas. Já seu irmão, Francisco Venâncio, sofreu uma lesão na altura do peito esquerdo. Após ter lesionados os irmãos, o acusado fugiu do local sem deixar pistas. As vítimas foram socorridas para o hospital local e em seguida foram transferidas para Santa Casa de Sobral. O deficiente Dário Fernandes não resistiu aos fortes ferimentos e deu entrada já sem vida naquele hospital. Seu irmão se encontra internado, porém segundo informações, não corre risco de morte.

Eleitores já podem ser presos, segundo TSE

Em vigor desde o dia 2 de outubro, a lei que proíbe a prisão ou detenção de eleitores deixa de valer a partir de hoje, às 17h.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nenhum eleitor poderia ser preso durante o período determinado, exceto nos casos de flagrante, em razão de uma sentença criminal por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Os candidatos que disputarão o segundo turno serão protegidos pela lei a partir do próximo sábado (13). A lei determina que nenhum candidato que participará do segundo turno de votação poderá ser detido ou preso, também com exceção para casos de flagrante.

As regras fazem parte do Código Eleitoral, e as datas seguem o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral para as eleições 2012. O segundo turno será realizado no próximo dia 28 de outubro.

30 cidades do Ceará seguem sem prefeito definido, diz procurador

A definição do prefeito em 30 cidades do Ceará ainda é incerta segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Nestas cidades, o candidato com maior número de votos teve o registro de candidatura barrada pelo tribunal.

Em Cedro e em Pacatuba, os dois candidatos de cada cidade tiveram candidatura invalidadas pelo TRE e todos os votos nas cidades são considerados nulos, até a conclusão do julgamento dos candidatos, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"O TRE faz faz uma contagem paralela que a Justiça Eleitoral somente divulgará quando do julgamento do recurso pelo Tribunal Superior Eleitoral", explica o procurador regional eleitoral Márcio Torres.

Caso os candidatos recorram e consigam o deferimento das candidaturas, os votos passam a ser contados normalmente, diz o procurador. Se o candidato com maior número de votos for impossibilitado de se manter na campanha, os votos deles serão descartados e será empossado com o candidato com maior número de votos, se ele obtiver mais de 50% dos votos válidos.

"No caso de os remanescentes não terem obtido mais de 50% dos votos válidos, vai ser necessária uma nova eleição no município", explica o procurador. A maior parte das candidaturas invalidadas no Ceará, segundo o promotor, foram barradas por conta da Lei da Ficha Limpa, que vigora nas primeiras eleições neste ano.

A Lei da Ficha Limpa impede que candidatos julgados e condenados por um grupo colegiado sejam eleitos.

Prefeito eleito no interior do Ceará é detido com carro de placa clonada

O prefeito reeleito de Antonina do Norte, no interior do Ceará, Antonio Filho (PDT), foi apreendido na noite desta terça-feira (9) por conduzir um veículo com placa clonada, segundo a Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Civil, o prefeito foi visto quando trafegava entre as cidades de Antonina do Norte e Crato, também no interior do Ceará. Segundo policiais, o carro original é de Jundiaí, em São Paulo.

A proprietária do carro original havia informado à polícia no Ceará que recebia multas por ultrapassagem irregular em semáforo e excesso de velocidade no Ceará, mesmo sem nunca ter ido ao estado.

A polícia procurava o veículo com a placa clonada, e o flagrou nesta terça. O prefeito Antonio Filho alegou que não tem qualquer envolvimento com clonagem de placas e disse que o veículo que ele usava era emprestado. A polícia diz que já identificou o amigo apontado como dono do carro clonado. Ele deve prestar depoimneto na quarta-feira (10).

O prefeito foi levado à Delegacia Municipal do Crato, onde ele prestou depoimento. O delegado estipulou fiança de três salários mínimos (R$ 1.866) para a soltura de Antonio Filho. O advogado do prefeito reeleito afirmou que a fiança seria paga ainda na noite desta terça-feira.

Profeta diz que mundo vai acabar dia 12/10 e famílias deixam `tudo´

O Parque Universitário, zona Leste de Teresina, um homem que já vem sendo chamado de profeta anuncia que o mundo vai acabar na próxima sexta-feira (12/10). Tanto que fez com que várias pessoas, famílias inteiras, abandonassem seus empregos, entregassem as recisões e deixassem suas casas para morar em uma espécie de arca, uma casa construída no bairro. O caso foi denunciado em reportagem no programa Bom Dia Meio Norte.

Luis Pereira da Silva, de 43 anos, natural do Ceará, está agora sendo investigado por estelionato e por submeter crianças e adolescentes em suposta situação de abandono.

Segundo o tal profeta, o fim do mundo irá acontecer na sexta, às 16h. E por acreditar ter recebido um dom divino, recruta pessoas e as coloca em uma casa onde são proibidas de ver TV, e até mesmo realiza casamentos entre adolescentes de até 14 anos. As crianças também são proibidas de estudar, e os moradores do lugar tem de renunciar todos os bens que possuem.

Acontece que depois de algumas denúncias, e ameaças de traficantes que moram na região, o profeta acabou fugindo do Parque Universitário. A própria Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) já ouviu depoimentos de aproximadamente 306 pessoas.

O mesmo profeta já foi autuado em flagrante no dia 27 de julho de 2007 por curandeirismo e charlatanismo. Uma mulher conta que ja foi vítima de agressões e acreditava no homem. Muitas pessoas que moram no Parque Universitário e que não acreditam nas profecias de Luis Pereira, acredita que esse se trata sim de um caso de abusos, onde pessoas são obrigadas a deixar seus empregos por conta da crença de que o mundo pode acabar.