quinta-feira, 16 de abril de 2015

178 cidades do Ceará farão ligações gratuitas em telefone público da Oi


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira (4) a lista das 178 cidades do Ceará que terão gratuidade nos telefones públicos da operadora Oi. A gratuidade será válida apenas para ligações locais, dentro da mesma cidade, para telefones fixos. Em todo o Brasil, serão afetados pela medida orelhões de 2.020 municípios. A empresa de telefonia teve que liberar o uso gratuito de parte de seus orelhões até o fim de 2012 por conta de irregularidades na oferta desses aparelhos, segundo a Anatel.

Clique aqui e veja as cidades contempladas:

Veneno que matou criança no CE foi dado pela mãe em sorvete, diz polícia


O veneno que matou Lewdo Bezerra, de 9 anos, em novembro de 2014, foi dado pela mãe, Cristiane Coelho, junto com um sorvete de morango, disse o delegado Wilder Brito. Ela também é suspeita de envenenar o pai do menino na casa onde viviam, no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza.
A mulher aguardava os resultados da investigação em liberdade e se mudou para o Recife após o crime, levando o filho mais novo do casal. Ainda nesta semana, a Polícia Civil deve pedir na Justiça a prisão dela por homicídio triplamente qualificado.

"A Cristiane, que dizia ter sido espancada pelo marido, matou o filho envenenado fazendo uso de sorvete de morango. Não há mais dúvida", afirmou o delegado nesta quarta-feira (15), após a conclusão do inquérito.

"O laudo [pericial] reafirma tudo o que a gente já suspeitava, que quem matou o menino Lewdo foi a Cristiane, a própria mãe, e quem envenenou o pai [de Lewdo Bezerra] foi também a mãe", disse Wilder, titular do 16º Distrito Policial.

Na madrugada de 11 de novembro, o subtenente do Exército Francileudo Bezerra e seu filho, Lewdo Bezerra, ingeriram veneno para rato, conhecido como "chumbinho". O pai ficou em coma por uma semana e se recuperou.

Francileudo chegou a ser apontado como suspeito de homicídio, porque, na madrugada do crime, a mulher contou à polícia que ele tinha matado o filho com tranquilizantes e tentado se matar, além de agredi-la. Mas a suspeita foi descartada após a conclusão do laudo, segundo Wilder Brito.
O advogado da mulher, Paulo Quezado, disse que ainda não teve acesso ao laudo.

Investigações

O laudo pericial da segunda reconstituição da morte do menino Lewdo Ricardo aponta que a mãe da criança fez pesquisas na internet sobre como envenenar pessoas com chumbinho. De acordo com o delegado e os peritos, Cristiane e Francileudo usavam o mesmo notebook, mas de formas diferentes. 

“Os equipamentos eletrônicos foram enviados ao núcleo de informática [perícia], e neles os peritos descobriram situações que precisavam ser esclarecidas”, disse o perito José Cordeiro de Oliveira. Por isso, segundo ele, houve a necessidade da segunda reconstituição do crime, feita em 8 de abril.
“Ela fez pesquisas sobre como envenenar uma pessoa com chumbinho [enquanto o marido estava trabalhando]”, afirmou o delegado.

De acordo com o primeiro depoimento da mulher do militar, feito no dia do crime, o marido obrigou que ela e o filho ingerissem tranquilizantes com objetivo de matá-los e, em seguida, tentou suicídio com remédios, mas o laudo toxicológico no corpo do menino indicou que ele morreu por ingestão de veneno de rato.

Imagens da casa

A polícia divulgou em fevereiro imagens da casa onde ocorreu o crime gravadas no dia em que foi feita a última perícia no local. São imagens do dia 30 de dezembro, mostradas pela primeira vez. A equipe encontrou chumbinho no encanamento da pia.

Convite da Prefeitura de Acopiara faz


Presos fazem motim em cadeia pública de Barbalha

Detentos da cadeia pública de Barbalha realizaram uma motim, após agredirem um preso, no inicio da tarde desta quinta-feira (16). Aproximadamente 15 presos iniciaram um conflito contra os agentes prisionais. Durante a ação, eles reivindicavam a retirada de um dos de visitação das famílias.

De acordo com o capitão Lucivando Rodrigues, responsável pela 2ª Cia do 2º Batalhão, os detentos iniciaram uma conflito com um dos internos por volta de 12h. Ao ouvir a confusão os agentes penitenciários da unidade prisional perceberam a movimentação e tentaram deter o conflito, mas foram rendidos.

Os homens chegaram a atear fogo em um colchão nos corredores das celas. Equipes do Corpo de Bombeiros, Força Tática de Apoia (FTA), de Juazeiro do Norte e Barbalha, estiveram no local.

Segundo o capitão, os presos exigiam alimentação, banhos de sol regular e visitação da família. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), a juíza da cidade esteve na cadeia conversando com os internos na tentativa de negociar os pedidos, onde ficou acertado as visitações apenas no sábado.

Por volta 13h30 a rebelião foi controlada. Apenas um interno ficou ferido e não houve transferência de presos.

Briga entre PF e MP podem prejudicar a Lava Jato

A briga declarada entre a Polícia Federal e o Ministério Pùblico Federação poderá ter consequências sobre a investigação da Operação Lava Jato. Nesta quinta-feira (16) a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota repudiando o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender depoimentos em sete inquéritos contra políticos investigados na Operação Lava Jato. A associação considerou o pedido como uma interferência na apuração realizada pela PF.

Ontem (15), a pedido da PGR, o ministro Teori Zavascki, relator dos inquéritos da operação no Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu depoimentos previstos para esta semana. A PGR alegou necessidade de realinhar a estratégia na condução da investigação.

Para os procuradores, os delegados não seguiram a ordem de depoimentos estabelecida pela PGR, conforme a estratégia da investigação. A procuradoria chegou a pedir aos delegados o adiamento das oitivas, mas a PF informou que era necessária uma decisão judicial.

A decisão envolve sete inquéritos abertos pelo Supremo sobre 40 investigados, entre eles os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o tesoureiro afastado do PT João Vaccari Neto, preso ontem, e o empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Nesses inquéritos, depoimentos foram marcados inicialmente para hoje e amanhã (17).

Ao chegar hoje à tarde para a sessão do STF, o ministro Marco Aurélio disse que a divergência entre a PF e o Ministério Público Federal (MPF) não é boa para a investigação.

“O inquérito busca a verdade. É preciso que as instituições funcionem nas áreas reservadas pela lei. Não é uma coisa boa o desentendimento entre autoridades.” acrescentou o ministro.

Para Marco Aurélio, é preciso que dois órgãos de investigação trabalhem em harmonia. “Se não é estabelecida uma ordem [dos depoimentos], ela [PF] define. A ordem deve ser realmente consentânea com o que se espera na tramitação no inquérito. Não pode haver tumulto, inversão na audição dos envolvidos, dos investigados, das testemunhas”, avaliou.

A questão envolvendo a Operação Lava Jato é mais uma divergência entre o MPF e a PF, relacionada com os limites do poder de investigação de cada órgão. Esta semana, a PGR emitiu nota técnica contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 412/2009) concedendo autonomia à PF.

Os procuradores são contra a promulgação da PEC. Eles entendem que a PF exerce atividade armada e deve ser submetida a controle rigoroso. Eles também alegam que uma das atribuições do órgão é o controle externo da atividade policial.

Os delegados entendem que a PGR não pode ter o controle exclusivo sobre a PF. Segundo eles, o MPF pretende esvaziar e enfraquecer o órgão.

Mais um assassinato é registrado em Juazeiro do Norte


O plantão de polícia registrou mais um homicídio a bala em Juazeiro do Norte (CE). O crime ocorreu na rua Rui Barbosa com rua Dom Pedro II. 

Segundo informações de populares, a vítima era conhecida por "Clecinho". Ele estava em companhia de um amigo identificado como "Galeguinho"que também foi baleado e socorrido ao Hospital Regional do Cariri.

Os crimes foram cometidos por dois homem encapuzados que estavam numa Hilux, cor azul, placas não anotadas que fugiram tomando rumo ignorado. A polícia esta apurando o caso.

Vaqueiro é assassinado a tiros no parque de vaquejadas de Farias Brito


O vaqueiro Cícero Correia de Alcântara, de 41 anos, que residia em Farias Brito, foi morto a tiros de revólver na cabeça por volta das 8 horas desta quinta-feira naquele município. Ele foi até o Parque de Vaquejadas a fim de banhar os cavalos e colocar água e alimentos para os animais quando terminou surpreendido pelos disparos. Cícero de João Matheus, como era conhecido, teve morte imediata. 

Moradores das imediações ouviram os estampidos de arma de fogo e ligaram para a polícia quando uma patrulha do Destacamento Militar de Farias Brito esteve no local e já encontraram a vítima sem apresentar sinais vitais. O caso está envolto em mistério e nenhum popular soube informar características do acusado e se este trafegava em algum veículo.

Nesta sexta-feira (17), inauguração do novo Centro de Saúde de Acopiara


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar inaugura nesta sexta-feira (17), as 19h, o novo Centro de Saúde de Acopiara. O equipamento foi completamente reconstruído.

O novo Centro de Saúde ganhou reforma completa e ampliação de suas instalações, contando com mais 3 consultórios médicos, rampa para acessibilidade de pacientes com necessidades especiais, revestimento cerâmico padrão em paredes, pintura geral, novos banheiros, auditório, novas instalações elétricas, estacionamento coberto, entre outros.

Para o prefeito Dr. Vilmar a reestruturação, reforma, ampliação e modernização do Centro de Saúde o deixa feliz e ciente do dever cumprido. "Poder entregar mais essa obra que passa a ser um posto avançado oferecendo todo conforto no atendimento da comunidade, pra mim é motivo de orgulho e mostra o zelo com que nós tratamos o que é público”, disse o prefeito.

Servidores fazem protesto e paralisam atividades em Iguatu


Um grupo de servidores municipais das áreas de saúde, educação, agricultura e segurança paralisaram as atividades nesta quarta-feira (15), em Iguatu. O protesto pacífico foi feito a Praça da Caixa Econômica, no centro.

Além de Iguatu, servidores de Cariús e Jucás esteve dando apoio a classe. O público lotou a praça com “apitassos” e cartazes em prol de melhorias nas condições de trabalho, bem como o Plano de Cargos e Carreiras (PCC). A concentração contou com quase 300 pessoas que saíram pelas ruas do centro em forma de manifesto.

Os servidores cobram pela regularização da data de pagamento, melhores condições de trabalho para atender a população, atualização do PCCR da lei 077/1990, valorização dos servidores, convocação dos concursados que foram aprovados no último concurso, pagamento de horas extras e adicionais de periculosidade e de insalubridade, que 50% dos cargos comissionados sejam destinados a funcionários efetivos e a regularização da data base para pagamento dos salários conforme a lei orgânica do Município.

O Prefeito de Iguatu Aderilo Alcântara disse que tem conversado abertamente com todos os servidores, mas que o município passa por dificuldades, mas que estará se reunindo e conversando para chegar a um denominador comum. Uma proposta levantada na Câmara Municipal pelo vereador Antônio Baixinho coloca como solução para o problema recursos da Câmara Municipal que não estão retornando mais para a prefeitura, ” hora nas duas últimas gestões, os presidentes retornavam com recursos financeiros da casa para a prefeitura e este dinheiro era utilizado na contrapartida para algumas obras, agora que a atual direção da Câmara Municipal não faz isto poderia direcionar para solucionar este problema dos servidores, já que a prefeitura demonstra não ter dinheiro para isto”, disse.

Perícia conclui que mãe matou Lewdo Bezerra e tentou contra a vida do marido


O delegado Wilder Brito, titular do 16º Distrito Policial divulgou nesta quarta-feira, 15, que o laudo pericial da Polícia Civil aponta Cristiane Coelho, mãe de Lewdo Bezerra, como autora da morte do filho de nove anos. “O laudo reafirma tudo o que a gente já suspeitava, que quem matou o menino Lewdo foi a Cristiane, a própria mãe, e quem envenenou o pai [de Lewdo Bezerra] foi também a mãe”.

Segundo o laudo pericial, na hora em que o tenente estava no trabalho a mãe da criança fez pesquisas na internet sobre como envenenar pessoas com chumbinho. O documento aponta que Cristiane e Francileudo Bezerra utilizavam o mesmo notebook, mas com senhas diferentes. “Os equipamentos eletrônicos foram enviados ao núcleo de informática [perícia] e neles os peritos descobriram situações que precisavam ser esclarecidas”, disse o perito José Cordeiro de Oliveira, esclarecendo a necessidade a segunda reconstituição do crime feita em 8 de abril.

Wilder Brito acredita que a ex-mulher do militar matou a criança e tentou assassinar Francileudo para ficar com o amante e o dinheiro resultante de um seguro de vida que seria utilizado para morar com o novo companheiro.

De acordo com o delegado, a Polícia Civil deve pedir na Justiça, ainda nesta semana, a prisão de Cristiane Coelho por homicídio triplamente qualificado.

Salário mínimo deve ser de R$ 854 no ano que vem

O governo estabeleceu o salário mínimo de R$ 854 no ano que vem. O valor consta do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), enviado nesta quarta-feira, 15, ao Congresso Nacional. Para 2017, o valor previsto é de R$ 900,1 e, para 2018, de R$ 961. Neste ano, o salário mínimo está em R$ 788.

No documento, o governo definiu a meta de superávit primário do setor público consolidado de R$ 126,73 bilhões em 2016, o equivalente a 2% do PIB. O PLDO 2016 indica meta de R$ 104,55 bilhões para o governo central, 1,65% do PIB. Para os Estados e municípios, a meta no ano que vem será de R$ 22,18 bilhões, 0 35% do PIB. Já ao tomar posse, no início do ano, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o superávit primário “não seria menor do que 2%” em 2016 e 2017.

Neste ano, a meta de superávit é de R$ 66,3 bilhões, o equivalente a 1,2% do PIB. O governo espera estabilidade para o superávit primário depois de fazer uma economia de 1,2% em 2015. De 2016 a 2018 esse porcentual ficaria em 2%. Esse desempenho seria suficiente para reduzir a dívida bruta, que deve ficar em 62,5% do PIB este ano e desacelerar até 2018, primeiro para 61 9% no próximo ano, depois para 60,9 e finalmente chegaria a 60 4%.

Segundo o PLDO 2016 entregue hoje, o déficit nominal das contas públicas deve ficar em 5,16% este ano, recuar para 2,93% no próximo e seguir em desaceleração até 2018, sendo 2,33% em 2017 e 2,26% no ano seguinte. A dívida líquida fica em 34,9% em 2015 e segue com 34,9% (2016), 35,3% (2017) e 35,1% (2018).

Vasco bate o Rio Branco-AC e avança na Copa do Brasil


O Vasco entrou com um time bastante modificado em relação aos últimos jogos sob o comando de Doriva. Com a vantagem conquistada no primeiro jogo – vitória de 2 a 1, fora de casa – e visando o duelo contra o Flamengo, no domingo, pelo Carioca, o treinador viu a equipe passar por momentos delicados dentro da partida, mas saiu de campo com um 3 a 2 a favor. 

O Rio Branco até abriu o placar, mas as estrelas de Yago, que saiu do banco para empatar em seu primeiro lance, e Thalles, autor de dois gols, garantiram a classificação do Cruz-Maltino para a segunda fase da Copa do Brasil.

A vitória garante o Vasco na segunda fase da Copa do Brasil. O clube do Rio de Janeiro já havia largado na frente na briga por uma vaga ao vencer o primeiro jogo fora de casa. O próximo adversário do time de São Januário será o Cuiabá, do Mato Grosso, que eliminou o Murici, de Alagoas.

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar 33 milhões

Ninguém acertou as dezenas da Mega-Sena do concurso 1.695, realizado nesta quarta-feira (15) em Osasco (SP). O próximo concurso, que acontece no sábado (18) terá prêmio acumulado em R$ 33.000.000,00.

Veja as dezenas sorteadas: 24 - 36 - 38 - 43 - 44 - 58.

A quina teve 128 apostas ganhadoras, que levaram o prêmio de R$ 22.201,93 cada uma. Outros 8.910 bilhetes acertaram a quadra e cada aposta ganhará R$ 455,64.