quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Soldado é encontrado morto em posto da Aeronáutica

Um soldado foi encontrado morto, na noite de quarta-feira, em um posto de serviço da Aeronáutica, em Belém. A assessoria do Primeiro Comando Aéreo Regional (I Comar) afirmou que o militar levou um tiro na cabeça e sua arma havia desaparecido.

Segundo informações oficiais, Thiago Baracho, 20 anos, entrou em serviço às 18h. Por volta das 21h, horário em que outro soldado deveria assumir o posto, o rapaz foi encontrado caído e baleado. Somente seu armamento parecia estar faltando, uma vez que sua farda estava completa e sua carteira ainda estava com ele.

O militar, que trabalhava na segurança de um radar meteorológico localizado dentro do quartel de comando do Corpo de Bombeiros, havia ingressado na Força Aérea Brasileira em março deste ano e ainda era um recruta em serviço obrigatório.

O militar, que trabalhava na segurança de um radar meteorológico localizado dentro do quartel de comando do Corpo de Bombeiros, havia ingressado na Força Aérea Brasileira em março deste ano e ainda era um recruta em serviço obrigatório.

Chico Anysio é submetido a uma traqueostomia

Chico Anysio permanece internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com o boletim médico assinado por Luiz Cesar Cossenza Rodrigues, na tarde da última quarta-feira (8), o humorista foi submetido a uma traquestomia e uma endoscospia para colocação da sonda enteral. Ainda não há previsão de alta.

Depois do procedimento o paciente está respirando de forma espontânea com o aparelho apenas dando suporte. O quadro clínico de Chico Anysio permanece estável. A boa notícia é que ele não está mais sedado e já interage com a família.

Chico chegou ao hospital na última quinta-feira (2), com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, onde foi detectada uma obstrução de artéria coronariana, foi submetido a uma angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Tyson afirma que estava drogado quando mordeu Holyfield em 1997


O norte-americano Mike Tyson, ex-campeão dos peso pesados, admitiu que quando mordeu a orelha de Evander Holyfield, em 1997, estava influenciado pelo consumo de droga. A luta marcou o início do declínio esportivo do boxeador.

“Foram as drogas. Só pensava nas drogas. Eu pensava que era Deus, me sentia como Deus. Mas o que é feito, feito está”, afirmou Tyson ao jornal inglês The Guardian, que estampa o título “O homem de ferro se derrete”.

Tyson mordeu a orelha de Holyfield durante o combate válido pelo título mundial dos peso pesados da AMB (Associação Mundial de Boxe), ocorrido no dia 28 de julho de 1997, em Las Vegas, arrancando parte da orelha do rival. Em 1996, os dois já haviam se enfrentado e Holyfield também tinha levado a melhor.

“Eu não pensava no boxe quando o mordi. O boxe não me preocupava. Foi ruim o que eu fiz, muito ruim. Agi como louco”, afirmou o ex-pugilista de 44 anos.

Tyson foi extremamente duro consigo ao fazer um balanço da sua vida. “Minha vida inteira foi uma mentira” e se perguntou: “Quem sou eu? Me sinto incomodado quando as pessoas me adoram e me querem. Me sinto sujo”, finalizou.

O lutador de peso pesado soma 50 vitórias na carreira, sendo 44 por nocaute, e 6 derrotas. Além disso, se tornou o campeão mundial mais novo de sua categoria.

Funceme registra chuva em 42 municípios

A Região do Cariri, o Sertão Central,Centro Sul e a Região dos Inhamuns amanheceram sob chuva nesta quinta-feira (9). A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 42 municípios.

O maior volume foi no município de Aiuaba, onde choveu 97 milímetros. As precipitações também foram forte em Campos Sales (92 mm) e em Porteiras (80 mm).
Fora destas regiões, o boletim da Funceme também aponta pequenas precipitações em Maracanaú (0,6 mm), em Orós (2 mm) e em Jaguaretama (15,7 mm).

Previsão do tempoA previsão da Funceme para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado com chuva isolada no Centro Sul do Estado. A temperatura mínima prevista é de 25ºC e a máxima de 30ºC.

Câmara de vereadores de Acopiara se prepara para eleição

A população de Acopiara está prometendo lotar e acompanhar a eleição para escolha do novo presidente da câmara de vereadores de Acopiara nessa segunda-feira dia 13.

Os acopiarenses querem na verdade é ter a certeza quem são os vereadores que realmente merecem o voto do povo,visto que os comentários que rolam na cidade é que alguns vereadores estariam recebendo dinheiro em troca do voto.
Lembrando que o voto é aberto e todos que estiverem presentes estarão vendo e ouvindo em quem cada vereador votou.Até o momento apenas a situação tem candidato,trata-se do atual presidente da câmara Emídio Almeida,irmão do prefeito Antonio Almeida.

O povo de Acopiara espera com ansiedade que a oposição lance um candidato e concorra de igual para igual.

Isso é o mínimo de respeito que povo de Acopiara merece.

Ministério alerta para nova doença no País

O Ministério da Saúde determinou o aumento das ações de vigilância e prevenção da febre de chikungunya, uma doença que até agosto nunca havia sido registrada no País. Desde então, três casos foram confirmados. Os pacientes contraíram a doença em viagens ao exterior.
Dois são de São Paulo e um do Rio de Janeiro. Todos tiveram boa recuperação. Assim como a dengue, a febre de chikungunya é transmitida pelo Aedes aegypti contaminado por vírus. Há casos também de contaminação provocada pelo mosquito Aedes albopictus. Não há registro de circulação do vírus da doença nas Américas. Mesmo assim, o Ministério da Saúde avalia ser importante reforçar a vigilância, sobretudo diante do fato de o País apresentar grande quantidade de criadouros do mosquito.

"Seria irresponsabilidade dizer que há risco zero de surto", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. "Mas não há necessidade de alarme nem preocupações. Tivemos três casos importados, os pacientes tiveram boa evolução e as medidas de prevenção e controle foram aplicadas de maneira oportuna".
A doença provoca febre alta, dores de cabeça, mal-estar e dores nas articulações. Parte das pessoas infectadas desenvolve a forma crônica da doença, que duram de seis meses a um ano. "Há casos de pacientes que não conseguem escrever", conta Giovanini. Menos de 1% dos pacientes morre.

Desde outubro, o ministério se reúne com sociedades de várias especialidades médicas para discutir o assunto. Dentro das próximas semanas, um material informativo sobre o diagnóstico e o tratamento da doença será encaminhado a médicos e profissionais de saúde.

"Embora a doença apresente uma baixa mortalidade, ela preocupa por sua rápida capacidade de se alastrar e provocar surtos. Além disso, o tratamento pode ser dispendioso e demorado em parte dos pacientes", justificou Giovanini. "Nosso esforço é não deixar a doença se alastrar. Identificar rapidamente eventuais casos importados, isolá-los e tomar as medidas de prevenção." Para isso, o ministério usará a estrutura já existente para a dengue.

Os casos confirmados no Brasil já foram notificados à Organização Mundial da Saúde. Dois deles (um homem de 41 anos do Rio e outro de 55 anos, de São Paulo) apresentaram os sintomas depois de uma viagem para a Indonésia. A terceira paciente, uma paulista de 25 anos, esteve na Índia. Ela é a única que ainda apresenta dores nas articulações e está sendo medicada.

93% dos analfabetos ganham até dois salários mínimos

A redução do analfabetismo entre brasileiros com 15 anos ou mais tem acontecido de maneira lenta e permanece um grave problema na educação do país. Segundo estudo do Ipea (Insituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 93% dos analfabetos estão concentrados na faixa de renda de até dois salários mínimos. A análise, feita com base nos dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Municípios) 2009, foi divulgada nesta quinta-feira (9).

É na categoria renda que se "evidenciam as maiores disparidades entre as taxas de analfabetismo no país", considera o "Comunicado 70" do Ipea. A maior porcentagem de analfabetos (19,2%) está na faixa de renda de até um quarto de salário mínimo. Se somados, os segmentos de sem declaração de rendimentos ou sem rendimentos chegam a 17,1%.
Conforme a renda aumenta, menor é a taxa de analfabetos na população. No grupo com ganhos que superam cinco salários mínimos o índice fica em 0,3%.
Caso a redução do analfabetismo continue no ritmo dos últimos cinco anos, o país não irá chegar à taxa prevista na Conferência Mundial de Educação de Dacar, de 6,7% em 2015. A constatação foi feita por Mozart Neves Ramos, membro do conselho de governança do Movimento Todos pela Educação na época da divulgação da Pnad, em setembro.

Programas pouco efetivos
Segundo o Ipea, a lenta redução do analfabetismo "se deve à incipiente inserção nos programas de alfabetização de jovens e adultos, assim como à sua baixa efetividade".
Para os pesquisadores do instituto o problema é mais acentuado entre a população de 65 anos ou mais. "Tal afirmação é corroborada pelo aumento de cerca de 12% no contingente de analfabetos nesta faixa etária, no período aqui analisado" (2004-2009).

Madrugada de chuva e esperança para os acopiarenses

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (09) que chove forte em Acopiara. O rio Quincoê já apresenta cheia o que nos faz crer numa boa quadra invernosa.
 
A chuva chega em boa hora levando-se em consideração que muitos moradores da zona rural estavam passando sede. É possível que essas precipitações estejam ocorrendo em toda a região Centro Sul do Ceará.

IPVA 2011 – Valores podem vir menores

Pesquisa de mercado desenvolvida pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) indica redução ou manutenção dos valores do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2011 no estado. O documento, mostra o valor de mercado e imposto para 9.688 modelos de carros.

O Sindicato dos Revendedores dos Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel-CE) avaliou o estudo e aprovou os preços sugeridos pela Sefaz, conforme o presidente da entidade, Roberto Nestor Teixeira.

Ossada humana é encontrada na zona rural de Barbalha


Uma ossada humana foi encontrada por um vaqueiro identificado apenas por Damião por volta das 8 horas desta quarta-feira quando estava à procura do gado na zona rural de Barbalha. Ele percebeu o cheiro estranho e saiu na direção até se deparar com os restos mortais de um ser humano. Imediatamente, tratou de comunicar o fato à polícia. Momentos depois, foi identificado como sendo de Vicente José Duarte, de 64 anos, que residia na Rua Plínio Cavalcante, 249 (Bairro Alto da Penha) em Crato.

O cadáver se encontrava na localidade denominada Água Fria, distante cerca de 2 quilômetros de uma fazenda em local de difícil acesso. Coube a um irmão seu o papel de identificar e isso foi feito a partir de um par de sandálias e um boné que estavam perto da ossada. Segundo informações , Vicente era alcoólatra e vivia internado na casa de acolhida São João Batista Aliança de Misericórdia para se recuperar da doença.
Esta casa de recuperação funciona no Sítio Riacho do Meio II na zona rural de Barbalha de onde certa vez fugiu, mas o apelo para que voltasse terminou surtindo efeito. O mesmo sofrera um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e ficou com seqüelas que impediam certos movimentos. De acordo com um funcionário da casa, há 45 dias sua ausência foi novamente notada quando a direção manteve contatos com familiares que desconheciam o seu paradeiro.

Várias buscas foram feitas dentro do matagal, mas sem o êxito de encontrar Vicente o que só aconteceu na manhã desta quarta-feira por meio do vaqueiro. O corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. O delegado de Barbalha, Marcos Antonio dos Santos, vai instaurar um inquérito policial a fim de apurar o caso. A princípio, o único fato que chamou a atenção foi a existência de um pano em torno do crânio da vítima.

Inep divulga edital do novo Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), publicou, nesta quinta-feira (9), no "Diário Oficial da União", o edital do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas de ciências humanas e ciências da natureza serão reaplicadas em 15 de dezembro, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília).

De acordo com o texto, devem fazer o exame os alunos "identificados como prejudicados com os erros de impressão do caderno de prova da cor amarela, independente de nova inscrição".
Na publicação, também há uma lista das 218 cidades onde vai ocorrer o exame. Na relação, há municípios do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, de Mato Grosso do Sul, do Pará, de Pernambuco, do Piauí, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Sergipe, de São Paulo e do Tocantins.

Não haverá prova no Acre, em Alagoas, no Amapá, em Mato Grosso, na Paraíba, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, em Rondônia, em Roraima e no Distrito Federal.

Estudantes
Segundo o Ministério da Educação, os estudantes que têm direito a fazer a nova prova serão avisados até sexta-feira (10), por telefone, e-mail, mensagem SMS, carta ou telegrama.

Para saber onde vai realizar o exame, Clique aqui  digite CPF e senha para saber o local onde farão o exame.

Dilma oficializa indicação de mais dez ministros

A assessoria da presidente eleita, Dilma Rousseff, oficializou nesta quarta-feira (8), por meio de nota, os nomes de mais dez ministros que integrarão o futuro governo.
Entre eles, estão cinco do PMDB:

- senador Edison Lobão (MA) será o ministro de Minas e Energia;
- Wagner Rossi (SP) continuará no Ministério da Agricultura;
- o deputado Pedro Novais (MA) comandará o Ministério do Turismo;
- o senador Garibaldi Alves (RN) vai para o Ministério da Previdência;
- e o ex-governador Moreira Franco (RJ) ocupará a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Os outros cinco ministros oficializados nesta quarta são:

- a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), para o Ministério da Pesca;
- a deputada Maria do Rosário (PT-RS) para a Secretaria de Direitos Humanos;
- Paulo Bernardo (PT-PR), atual ministro do Planejamento, para o Ministério das Comunicações;
- Alfredo Nascimento (PR-AM) para o Ministério dos Transportes;
- e a jornalista Helena Chagas para a Secretaria de Comunicação Social.

A nota diz que Dilma “determinou a seus novos auxiliares que trabalhem de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e estabilidade econômica, assegurando a melhoria de vida de todos os brasileiros.”

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), nesta quarta-feira (8), pelo concurso 1.238 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 13 – 14 – 24 – 39 – 40 – 45
Segundo a Caixa, 41 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 28.938,22. Outras 3.065 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 553,00.

De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no próximo sábado (11), é de R$ 5 milhões.

Goiás perde título nos pênaltis, e Grêmio vai para a Libertadores


O Goiás não se intimidou com a pressão antes do jogo e com o estádio lotado, pressionou o Independiente em Avalleneda, mas não conseguiu o tão sonhado - e inédito - título internacional. Após perder por 3 a 1 no tempo normal uma partida em que atuou melhor durante a maior parte do tempo, o time brasileiro foi derrotado na disputa de pênaltis por 5 a 3 e ficou sem o caneco da Copa Sul-Americana 2010. Decepção esmeraldina, alegria gremista. Com a derrota da equipe goiana e a conquista do time argentino, o Grêmio, quarto colocado no Campeonato Brasileiro, se classificou para a Taça Libertadores de 2011. O Flamengo também foi beneficado, garantindo vaga na Sul-Americana do próximo ano.