segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cabra nasce com anomalia e chama atenção da população no RN


Essa vem da cidade de Sítio Novo, agreste do RN. De acordo com o blog Diário Sitionovense, parte da população da cidade que estava no centro na manhã desta sexta-feira (10), ficou admirada com o que viu. Um filhote de cabra que nasceu com uma anomalia genética que faz lembrar traços de um ser humano foi trazido a cidade após o nascimento. 

O fato aconteceu na comunidade de Impueira, onde o animal já nasceu morto. Segundo o dono da cabra seu Francisco, a mesma não estava bem nos últimos dias por isso resolveu chamar seu Zé Raimundo que fez o parto do filhote. 

A curiosa aparência do animal chamou a atenção de ambos que resolveram traze-lo para cidade onde muitos curiosos também se assustaram com o que viram. O animal deverá ser encaminhado para estudos na capital. 

Fonte: Regional-online

Padre de Fortaleza distribui rapadura em troca de material reciclável


O trabalho de um padre vem chamando a atenção da comunidade do Bairro Mucuripe, em Fortaleza, fora da igreja. Aos sábados, padre Bessa circula com o seu “Rapadura Móvel” pelas ruas para trocar lixo reciclável por saquinhos de doce típico cearense. O pároco conhecido pelos fiéis pelo espírito inovador e solidário está há um ano na paróquia de Nossa Senhora da Saúde.

A bordo de uma Parati bem antiga, padre Bessa anuncia no som a chegada do "Rapadura Móvel" e, em pouco tempo, a vizinhança sempre aparece disposta a colaborar.  De acordo com a pároco, a cada sábado ele chega a distribuir de 700 a 1000 sacos com pedaços de rapaduras. Em compensação, o carro fica cheio de recicláveis que depois são doados a catadores.

'É incrível. Cada rua que a gente passa, as pessoas saem de casa, limpam o quintal, separam o material. O importante é deixar o quintal limpo para acabar tanto com a dengue quanto com essa agressão ao meio ambiente", avalia o padre.

A rapadura gigante presa ao teto do carro ajuda a divulgar da campanha. As crianças são as mais engajadas em recolher lixo reciclável. "Eu fico na rua e, quando eu ouço o som, vou logo correndo e pego garrafa para dar para ele". diz o estudante Francisco Gabriel Rodrigues.

Quando não está celebrando missas, o padre Bessa conta que está envolvido em projetos sociais. Além do rapadura móvel,  ele dá aulas sobre cidadania, leitura, ecologia. Em troca, pede às crianças para trazerem latinhas e garrafas pet para doação. A comunidade tem aprovado as iniciativas. "Ela faz a diferença porque ele revoluciona a comunidade. Ele não está só na igreja. Ele está em um trabalho missionário", a afirma a pedagoga Solange Costa.

Mulher dá à luz dentro do presídio em Itaitinga

Agentes da Unidade Prisional Luciano Andrade Lima, antiga CPPL I, em Itaitinga, auxiliaram, na madrugada de ontem, no parto da companheira de um detento. Verônica de Souza Silva deu à luz a uma menina.

Excepcionalmente, em função de ontem ter sido o Dia da Criança, foi permitido que as acompanhantes pernoitassem na unidade prisional, o que somava cerca de 580 visitantes. Por volta das três horas, Verônica apresentou os primeiros sinais de contração, quando a bolsa estourou. Diante da situação, os agentes penitenciários do plantão foram acionados. A equipe atendeu a jovem até a chegada do corpo técnico de enfermagem do presídio.

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Ceará, Valdemiro Barbosa, a mãe e a criança foram encaminhadas ao Hospital Distrital Gonzaga Mota, em Messejana, e passam bem.

Segundo um agente, que não quis se identificar, os presos fizeram barulho para avisar que havia alguém doente. "Como havia poucos policiais e todos estavam no alto da muralha, nós tivemos que entrar sem a segurança policial", contou. Tão logo foi identificada a mulher em trabalho de parto, ela foi conduzida em uma cadeira até a enfermaria do presídio. Em seguida, foi solicitada uma ambulância do Samu, que chegou à unidade cerca de 40 minutos após o pedido.

Horário de verão começa no próximo dia 19

O horário de verão começa à 0h do próximo dia 19, quando os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vigorar até 22 de fevereiro de 2015.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. No último horário de verão, porém, que terminou em fevereiro deste ano, o forte calor e o uso do ar-condicionado reduziram a economia.

Na região da CPFL, com 301 municípios e 7,2 milhões de clientes, a economia de energia foi de 110 GWh, 30,54% menor que os 158 GWh poupados no horário de verão anterior ­entre 2012 e 2013. Já na área da Nacional, que atende 15 cidades, a redução na economia foi de 3,7% (de 0,80 GWh para 0,77 GWh).

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Quando a data coincide com o domingo de Carnaval, como ocorrerá nesta edição, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Camilo avança no território de Eunício e recebe adesão do município que deu maior percentual de votos ao peemedebista no primeiro turno


Aliados de Camilo Santana conseguiram nesta sexta-feira (10) a adesão do ex-prefeito de Quiterianópolis, Chico Vieira, que no primeiro turno apoiou Eunício Oliveira. O município registrou o maior percentual de eleitores do peemedebista, com 80,96% dos votos válidos.

O deputado federal reeleito Domingos Neto (Pros) esteve à frente do processo de adesão do ex-prefeito. “Superada a tensão da disputa proporcional, os deputados estão livres e disponíveis para visitar cada liderança, sensibilizando todos e todas para a importância de o Ceará continuar com este projeto que já melhorou a vida da população e vamos avançar muito mais”, disse Domingos Neto.

PSB elegerá novo presidente nesta segunda em meio a crise interna

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elege nesta segunda-feira (13) a nova comissão da executiva nacional da legenda. A eleição, que incluirá a escolha do novo presidente nacional do partido, ocorre em meio a crise interna gerada por divergências no apoio do PSB à candidatura do presidenciável do PSDB, Aécio Neves, no segundo turno da corrida presidencial.

Na última quinta-feira (8), após reunião da executiva do partido em Brasília, o PSB aprovou apoiar a candidatura de Aécio com votos favoráveis de 21 dos 29 membros votantes. Outros sete optaram por votar pela neutralidade, sem apoio a nenhum candidato, e um quis apoiar a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT).

Neste sábado (11), o presidente interino do PSB, Roberto Amaral, publicou uma carta em sua página oficial na internet criticando a posição tomada pela maioria de seus correligionários da executiva nacional. Na visão dele, o PSB “jogou no lixo” o legado de seus fundadores ao optar pelo apoio a Aécio.