terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Prefeitura de Acopiara inicia cobrança do alvará de funcionamento/2017

Os comerciantes de Acopiara já começaram a receber em seus estabelecimentos comercias o alvará de funcionamento para 2017. 

Quem não efetuar o pagamento da referida taxa terá que arcar posteriormente com juros e multas. 

Segundo informações, a entrega dos boletos para pagamento começou a ser feita pela municipalidade nesta segunda-feira dia 30.

Pergunta que não quer calar:

E a promessa feita pelo bigodim, de que não cobraria mais alvará em Acopiara, como fica?

É MUITA CHIBATA: Alunos do distrito de Solidão em Acopiara são transportados num veículo Fiat Uno

Os pais de alunos do distrito de Solidão, no município de Acopiara enviaram uma reclamação ao blog dando conta de que os alunos começaram hoje (31) o ano letivo sendo transportados num Fiat Uno, duas portas. 

O flagrante foi feito por uma mãe que não quer ser identificada, com medo de represálias e que achou um absurdo a cena. 

Ela alega que o carro fez mais de uma viagem conduzindo as crianças. A Secretaria da Educação de Acopiara será informada do caso para que tome providências

Centenas de alunos de Acopiara já começam ano letivo sendo prejudicados com falta de professores

A informação que nos chega, é que não houve aula na manhã de hoje (31) na escola Padre Crisares Sampaio Couto, no distrito da Barra do Ingá, por falta de professores. 

O mesmo problema foi verificado em várias escolas do município. O secretário da Educação de Acopiara fez uso de uma emissora de rádio local e afirmou que existe a necessidade de contratação de pelo menos 250 professores temporários para suprir a necessidade. Ele disse ainda que foi feita uma seleção e será publicada uma portaria com os nomes dos aprovados. 

O Ministério Público de Acopiara pediu a anulação do processo de seleção de professores temporários no município. O MP questionou uma série de irregularidades.Resta saber como vai ficar este certame que aguarda decisão da Justiça.

UTILIDADE PÚBLICA

O Açude da comunidade da Vila Isidoro, como é sabido passa por um dos seus mais baixos níveis de água já visto! O que acontece é que pescadores tanto da vila citada como os das vilas vizinhas, estão praticando a pesca no único reservatório de consumo da vila, agravando ainda mais a qualidade da água.

A Associação dos Moradores, já pediu encarecidamente para os pescadores pararem com a atividade pesqueira, no entanto não foi atendida. 

Estamos através dessa nota esclarecendo que se os pescadores não pararem com a atividade de pesaca, serão tomadas medidas mais drásticas! 

Att: Associação dos Moradores de Isidoro

Cidades do interior cearense e capital registram chuvas nesta terça-feira

Pelo menos 29 municípios do Estado do Ceará registraram chuvas até às 7h desta terça-feira (31), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Altaneira, na região do Cariri, marca a maior chuva do dia até agora com 30,5 mm no último dia da pré-estação chuvosa. 

A Capital cearense e municípios da Região Metropolitana amanheceram com céu nublado e agora registra forte chuva, desde 7h45min. Rapidamente, começaram os alagamentos e congestionamentos se formaram. 

Ainda não há informação oficial da Funceme de quantos milímetros atingiram Fortaleza e municípios vizinhos. 

A previsão do tempo de hoje é de "nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões cearenses".

População de Acopiara sofre com falta de medicamentos nos postos de saúde

Várias pessoas procuraram a reportagem do Blog para relatar as dificuldades que estão enfrentando quando precisam dos serviços de saúde pública na cidade de Acopiara. De acordo com os relatos, os Postos de Saúde da Família (PSF), estão totalmente defasados, faltam medicamentos de uso contínuo como os para Hipertensão e Diabetes, faltam materiais como os para realização de exames citológicos e até mesmo vacinas. 

A senhora Maria Aparecida contou que procurou o PSF do Bairro Moreiras para pegar medicamentos para Hipertensão, mas está faltando. Moradoras também relataram que procuraram o PSF para fazer o exame citológico para prevenção do câncer do colo do útero e não tinha material. 

“Eu fui” no PSF do Sítio São João, para pegar o medicamento de minha mãe mas não tinha e para comprar precisa de receita médica, mas não tinha médico. Até a vacina de meu menino não deram porque estava faltando. Para que serve um posto desse?” Desabafou uma moradora. 

Após tantos pedidos por parte da população, o blog resolveu expor a situação e esperamos que providências sejam tomadas para amenizar o sofrimento da população. 

Enquanto isso o prefeito de Acopiara, continua desfilando nas ruas de Fortaleza sem se importar com os problemas da cidade.

IPVA pode ser pago no Ceará em cota única e com desconto até esta terça

Quem paga o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Ceará tem até esta terça-feira (31) para pagar o valor em cota única, com 5% de desconto. 

De acordo com o secretário da Fazenda, Mauro Filho, a expectativa é de que cerca de 25% dos contribuintes optem pelo pagamento em cota única. Após essa data, a forma de pagamento será parcelada. 

Quem optar pelo parcelamento pode pagar em até cinco vezes, a partir de fevereiro, com o vencimento no dia 10 de cada mês, exceto em junho, cuja data de vencimento é o dia 12. O pagamento parcelado não fornece desconto, e a parcela mínima não pode ser inferior a R$ 50.

TRE cassa os diplomas do prefeito e da vice-prefeita de Aracoiaba

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes, cassou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (30) os diplomas do prefeito e da vice-prefeita de Aracoiaba, Antônio Cláudio Pinheiro e Maria Valmira Silva de Oliveira, por abuso de poder político e econômico das eleições de 2016. 

De acordo com o voto da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira a relatora do Recurso Eleitoral nº 103-67, na ação de Investigação Judicial Eleitoral, considerou que “houve sim o abuso de poder político e econômico por parte dos recorrentes, mediante a doação de veículos (ambulâncias) para a comunidade com as divulgações sabidamente inverídicas de que eram provenientes de recursos próprios da vice-prefeita reeleita com o aval do atual prefeito, com o propósito de captar votos de eleitores, como restou comprovado, sem sombra de dúvidas, o inegável desequilíbrio decorrente dessa perniciosa ação”. Afirma. 

A relatora foi acompanhado pelos demais juízes do tribunal. O juiz Cássio Felipe Goes Pacheco compôs o quorum da Corte, mas considerou-se inapto a participar o julgamento. 

Além da cassação dos diplomas, o prefeito e a vice-prefeita também ficam inelegíveis por 8 anos, a contar da data do pleito de 2016, mantendo a sentença do Juízo da 67ª Zona Eleitoral. Da decisão, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).