quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ACOPIARA: Retrato do descaso

Muita gente na sede da Prefeitura Municipal de Acopiara, em busca dos empregos prometidos, vagas na prefeitura não há, porque o prefeito decretou estado de calamidade financeira. Hospitais praticamente fechados, sem médicos e enfermeiros no PSFs, lixo por todo lado, o bigodim, ninguém consegue mais encontrar, os servidores públicos, parte deles, estão com seus salários atrasados, apesar do gestor anterior ter deixado muito dinheiro em caixa, o suficiente para pagar o restante da folha.

É desmantelo que não acaba mais.

Moradores do distrito de Isidoro denunciam falta de atendimento médico na localidade e servidora sem qualificação na distribuição de medicamentos

Chegou a nossa redação, uma denúncia dando conta que a Unidade Básica de Saúde do distrito de Isidoro em Acopiara está sem atender a população desde o primeiro dia do ano e muitas das vezes o equipamento está fechado. O mais grave é que tem uma servidora, sem nenhuma capacitação, identificada como Erlânia Melo realizando a distribuição de medicamentos aos moradores. 

Para ter acesso aos medicamentos, basta o paciente chegar com um pedaço de papel em mãos escrito qualquer coisa que ela faz a entrega. 

Até o último dia do ano de 2016, esta servidora trabalhou como auxiliar de serviços gerais no posto e os moradores temem que a função atribuída a ela traga sérios prejuízos ao povo da localidade. "Todo mundo precisa de uma oportunidade para crescer, não sou contra. O problema é que ela não sabe o que tá fazendo", declarou o denunciante. 

O caso já teria sido comunicado ao novo prefeito de Acopiara que não esboçou nenhuma reação para resolver o problema. O Ministério Público deve ser acionado em relação ao assunto.

Duas mil famílias serão beneficiadas com escritura pública na cidade de Jucás

Em breve as famílias residentes no Bairro Alto do Thor, no município de Jucás, receberão mais um grande benefício que ficará na história política da cidade.

O Governo Federal, através da Secretaria do Patrimônio da União ( SPU ), promoverá a destinação a título de Doação ao Município de Jucás, o terreno de 2.141.800 m2, ou seja, todo bairro do Alto do Thor. 

A Prefeitura de Jucás, vai ficar responsável de promover a regularização fundiária, desenvolvendo o maior Projeto Social e Econômico da história do município. 

Será realizado um sonho de muitos anos, de quase 2.000 famílias moradoras do Alto do Thor, que moram em casas próprias mais que não possuem uma escritura e que com essa ação poderão ter a possibilidade da escritura pública da sua casa própria. 

Para o Prefeito Raimundo Luna Neto, esse momento marca sua trajetória política administrativa, porque esse também era seu grande sonho, um dia poder proporcionar essa alegria  a toda essa gente.

Chuva atinge Capital e Interior nesta quarta , Ipueiras registra mais de 100 milímetros

A pré-estação chuvosa continua a alegrar os cearenses com a expectativa do fim da seca que assola o Estado há cinco anos. Apesar de atingir uma pequena parcela dos municípios, alguns deles registram volumes significativos. 

Entre as 7h da terça-feira (10) e as 7h desta quarta (11), choveu em, pelo menos, 29 cidades, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu em Ipueiras, na região da Ibiapaba. Lá choveu 101 milímetros no período. 

Em Fortaleza, o registro foi pequeno. Apenas 7,2 mm. Entretanto, o índice tende a aumentar com a chuva da manhã nesta quarta na Capital, que em poucos minutos foi capaz de alagar vias e deixar a paisagem nublada. 

As outras cidades com maior registro de chuva foram: Quixeré (28,8 mm), Catunda (27 mm), Itaitinga (22 mm), Morada Nova (20,6 mm), Maranguape (19,2 mm) e Palmácia (16,8 mm). Ao longo do dia, a previsão da Funceme é de nebulosidade variável com chuva em todo o Estado. 

Na quinta (12), entre a madrugada e a manhã, “há possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte do estado. Céu parcialmente nublado nas demais regiões ao longo do dia”, informa o órgão.

TSE concede liminar e prefeito eleito de Saboeiro deve tomar posse ainda nesta semana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar nesta terça-feira (10) ao prefeito eleito de Saboeiro, José Gotardo (PSD), para assumir o camando do Município. 

A eleição estava sob-judice após Gotardo ter seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no mês passado, ele recorreu ao TSE e conseguiu a liminar para assumir o posto. A posse deve acontecer ainda nesta semana. 

José Gotardo foi eleito com 50.19% dos votos válidos, o candidato do PMDB, Dr.Tácido, ficou em segundo lugar com 44.66% e na terceira posição ficou Germano do PT com 5.15% dos votos.

Falta de médico e enfermeiro deixa população da zona rural com as mãos na cabeça em Acopiara

Uma cidadã residente no Sítio São João, em Acopiara, entrou em contado com o blog para denunciar a falta de médico e enfermeiros naquela comunidade. 

Como se não bastasse, as crianças estão com vacinas em atraso e os idosos estão sem remédio para pressão. Segundo a moradora que pediu para não ser identificada, "isso é uma vergonha". 

O PSF do sítio São João, Distrito de Santa Felícia, está praticamente fechado. 

Infelizmente, foram 90 dias de comemoração e o bigodim, mais uma vez não estava preparado para assumir a cidade.

Presos queimam colchões e destroem celas em cadeia no Ceará

Presos na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte realizaram um motim nesta terça-feira (10), no interior do Ceará e queimaram colchões. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), cinco celas foram quebradas pelos internos durante o conflito. 

Segundo a Polícia Militar, os internos iniciaram o motim durante a manhã. Eles queimaram colchões e quebraram objetos dentro das celas. A PM precisou intervir. 

Conforme a Sejus, 40 presos precisaram ser transferidos para a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc) após o tumulto. 

A Cadeia Pública de Juazeiro do Norte foi inaugurada há cerca de oito meses. A unidade prisional tem capacidade para 272 presos e custou R$ 9,8 milhões.

Nova Olinda tem chuva de granizo na tarde desta terça-feira

A cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, registrou chuva de granizo no início da noite desta terça-feira (10). O mesmo fenômeno havia ocorrido há sete dias após na zona rural de Sobral, na Região Norte do Ceará. 

O granizo em Nova Olinda ocorreu na região dos bairros Vila Alta e Triunfo. A chuva na cidade foi de seis milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Segundo o meteorologista da Funceme Raul Fritz, houve uma linha de instabilidade devido à influência da zona de convergência intertropical (ZCIT), que gerou a formação das nuvens que propiciam a chuva. 

"Normalmente essa linha se forma à tarde, se desenvolve durante algumas horas e depois se dissipa. É uma linha de instabilidade que acompanha todo o litoral e é mais frequente no mês de fevereiro", explica. 

A previsão da Funceme para esta quarta-feira (11) é de nebulosidade variável com chuva em todo o estado ao longo do dia. 

Na quinta (12), entre a madrugada e manhã, há possibilidade de chuvas isoladas no centro-norte do estado. Céu parcialmente nublado nas demais regiões ao longo do dia.